1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Autores famosos e a repercussão de suas obras..

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Vivi, 24 Out 2006.

  1. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Bom este tópico tem a finalidade de se discutir a repercussão que as obras dos autores tem sobre a humanidade..
    Começando pela obra que Calimbadil o fiel lembrou..

     
  2. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Agora me pode dizer de que retrata o livro??
    *yams*
    :lol:
     
  3. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    o livro fala de um jovem, o Werther, que se apaixona por uma moça mas não é correspondido (ela está noiva de outro, acho)
    como ele não aguentava ve-la feliz com outro homem, ele se matou
     
  4. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    FOGO...
    ~Isso se chama de paranoia...
    Matar-se por uma rapariga??
    O mundo estaria bem mais pequeno...
    *yams*
     
  5. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones


    Alemanha,1774. Johann Wolfgang Goethe pensa na repercussão do trágico fim de Werther, que havia provocado uma comoção geral, entre os jovens. Logo se multiplicaram suicídios idênticos. O gesto havia-se tornado, em pouco tempo, sedutor, e a moda, alarmante, a ponto de ficar conhecida como o mal do século. Goethe observa o que está acontecendo e sente-se profundamente amargurado, Afinal, Werther não tinha existido verdadeiramente: era apenas uma criatura da sua fantasia, uma personagem de ficção.

    Subitamente, aos 25 anos, Goethe fica conhecido na Europa inteira, nos meios cultos do Novo Mundo e até no Oriente, graças ao "caso Werther". Mas, apesar da fama, restou-lhe uma lembrança amarga do livro, condenado por todos aqueles que entendiam a vida como luta e conquista e não como renúncia e fuga, e pela Igreja, que o colocou no Índice dos Livros Proibidos. "Onde eu me sentia liberto e aliviado, porque havia transformado a realidade em poesia, meus amigos se enganaram, acreditando que se devia transformar a poesia em realidade."

    Dois anos antes da publicação do livro, Goethe encontrara Charlotte Buff. "Era uma dessas mulheres que, sem inspirar paixão violenta, exercia invencível encanto sobre cada um dos que a rodeavam." Goethe não escapou à atração dessa mulher, que, sendo casada, não correspondia aos seus sentimentos. Enquanto escrevia o Werther, foi Charlotte que lhe serviu de modelo para a personagem feminina do romance. Mas a obra se radica também em outro fato: a surpresa e o espanto causados pela morte de um colega da Universidade de Leipzig, que se suicidou para escapar a uma paixão sem esperança. O Werther, é, portanto, o fruto de uma experiência real e dolorosa, transfigurada através da imaginação. Essa é a razão por que o autor se refere ao romance que lhe trouxe popularidade como a uma "confissão geral". Afirmação verdadeira para toda a sua obra, tão interligadas estão, nela, vida e ficção. A experiência amorosa que lhe inspirou o Werther não foi a primeira nem a última. Dos quinze aos 74 anos, Goethe apaixonou-se por diversas mulheres.


     
  6. Edu

    Edu Draper Inc.

    Ei, esse não é aquele best-seller que Napoleão leu umas 17 vezes?
     
  7. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Olha, eu sei que Napoleão lia literatura política, principalmente Rousseau..

    mesmo assim vou dar uma pesquisada!!
     
  8. Edu

    Edu Draper Inc.

    Tenho quase certeza que é esse mesmo, Vi. Sei que o livro virou febre na época, há séculos atrás, e que o próprio Napoleão admitiu tê-lo lido dezenas de vezes (acho que foi 17 mesmo)... mas tô com preguiça de procurar :roll:

    Eu li sobre isso no meu livro de História.
     
  9. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Não achei nada amigo... se alguém souber de algo...:D
     
  10. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Devemos nos lembrar tambem do "mein kampf" de Hitler, que até hoje inspira jovens neonazistas com seus ideais de eugenia e os leva a cometer linchamentos e outros crimes afins.
    Schpenhauer tambem causou um certo efeito werther mas ele e seu pessimismo Não ficaram famosos como o personagem de Goethe.
     
  11. Edu

    Edu Draper Inc.

    Foram só sete vezes, e não dezessete como eu disse :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  12. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Ainda quero lê-lo..
    e se eu tentar me matar... deixem apenas se for por uma boa causa ok?:lol:
     
  13. Alanië

    Alanië Usuário

    Nossa, também fiquei curiosíssima com esse livro. Quero lê-lo sim, qual o problema?
    Acho que hoje a linguagem de alguns livros está tão pesada que esse vai ser fichinha (assim espero, claro).
     
  14. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    NAo se preocupe...
    Antigamente a mentalidade das pessoas era mais pequena...
    Agora a nossa mente esta mais aberta e nao ha esses problemas ne??
    Apesar que a um tempo atras (quando saiu o jogo Manhunt para ps2) houve um adolescente que matou uma pessoa da mesma maneira que no jogo...
    *yams*
     
  15. Alanië

    Alanië Usuário

    É, se for pensar bem, hoje é mais fácil algum adolescente de mente fraca se deixar influenciar por um game do que por um livro. Nos jogos, a coisa toda é mais "real", não precisa ter imaginação. Agora no livro, como a imaginação é mais usada, acaba sendo uma coisa mais "interior".
     
  16. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Imagino que na Europa ainda seria possivel, pois ainda existe a cultura da leitura.. não com tanta intensidade quanto um game influenciaria..
     
  17. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Foi precisamente na Europa que os actos de homicidio graças a video game tem vindo a aumentar de dia para dia...
    Em inglaterra e um desastre...
    Enfim...
    OS videos games tem a tendencia de influenciar muito mais ano apos ano...
    *yams*
     
  18. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Pra quem quer ler é recomendável procurá-lo na internet ou numa biblioteca pois as primeiras traduções estão melhores e é claro, o livro já caiu em domínio público faz tempo.
    A venda do mein kampf é proibida e sua locação restrita, recomenda-se procurar no site que eu indiquei no outro tópico para fazer o download.
     
  19. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Passa aqui tb!!!
     
  20. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Já que o tópico é sobre autores e repercussão de suas obras o que me dizem de Jack Kerouack. Que através do livro On the Road influenciou toda a geração Beat e criou uma legião de mochileiros pelo mundo inteiro. Inclusive no Brasil.
     

Compartilhar