• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Autor da Semana

Quantos dias você prefere para Indicações do Autor da Semana?


  • Total de votantes
    11

Melian

Período composto por insubordinação.
Olá, pessoas! (Sou a personificação da simpatia, né? Eu sei que sou. Mas não quero falar sobre minha simpatia, quero falar sobre algo mais interessante).

Manter o Literatura "ativo" é responsabilidade de cada um de nós que gosta deste espaço. E eu vejo que as pessoas têm uma boa vontade de postarem nos tópicos que criamos, o que fez com que eu ficasse animadinha e apresentasse a ideia deste "evento" para os vermelhinhos e roxinha e eles passaram a ideia aos verdinhos.

A ideia é a seguinte: a cada semana, um autor seria escolhido como "foco" (inicialmente, por meio de uma lista de indicações, feita pelos próprios usuários, e, a partir dela, seria criada uma enquete para escolher o autor. Funcionaria do seguinte modo: se nesta semana estamos falando sobre Alvares de Azevedo, já estaria rolando a enquete para o autor da próxima semana. A pessoa que indicasse o autor ficaria responsável por criar pelo menos um tópico).

Então, o autor vencedor teria uma semana de destaque. Seria criado um tópico para o autor (no qual seria listada sua obra, e curiosidades, etc), e tópicos para as obras dele. É bem provável que já exista tópico para a maioria dos autores que escolhermos, povo. Neste caso, pode rolar uma "revitalização" do tópico, e serem criados tópicos para algumas outras obras do autor que não tenham tópicos.

Naumintendu: Melian, quem pode participar da brincadeira?
MM: Mulheres, homens e crianças. Sim, todos os usuários do fórum. Vermelhinhos, roxinha e verdinhos inclusos. Eles podem indicar um autor e fazer campanha para ele, assim como qualquer participante. Eu sei, eu sei que vocês não gostarão de ver o Kainof prometendo mundos e fundos (lá ele!) para quem votar no Molière.

Naumintendu:Melian, tem de ser autor de Literatura Brasileira?
MM: Não, Deus Tolkien nem é brasileiro, e este fórum existe por causa dele. Pode ser autor de literatura brasileira ou estrangeira.

Naumintendu: Mas, Melian, pode ter autor de crônicas?
MM: Luis Fernando Verissimo me disse que sim.

Naumintendu: Melian, eu quero indicar o Rafael Bán Jacobsen, como faço?
MM: Vamos criar um tópico só para as indicações, beleza? Mas você está ciente de que se o autor que você indicou vencer a enquete, você terá de criar, pelo menos, um tópico, né?

Naumintendu: Me explica direito isso aí, Melian: se eu escolho um autor, na hora de criar os tópicos sobre ele, SOMENTE eu poderei fazê-lo?
MM: Não, pessoa, você tem a obrigação moral ( :lol: ) de criar pelo menos um tópico, mas as outras pessoas do fórum podem criar tópicos sobre as obras do autor, entende?

Naumintendu: Melian (Eu já disse que gosto do seu nick? Por isso, toda hora tenho de repeti-lo), qual é o prazo para as indicações e quando eu vou poder votar? Tô querendo exercer meu direito ao voto. Democracia é uma coisa linda, não é?
MM: Como já estamos na terça, (eu criaria o tópico ontem, mas levei um tombo quando voltava da aula e fiquei atordoada :lol: ), excepcionalmente nesta semana, teremos até quinta-feira para as indicações. Depois disso, teremos três dias de votação. A partir da próxima semana, as indicações ocorrerão na segunda, na terça e na quarta. E teremos, então, três dias para a indicação e três dias para a votação, que será encerrada no sábado.

Naumintendu: Por que a votação não vai até domingo?
MM: Porque a pessoa que indicou o autor vencedor da enquete tem de ter pelo menos um dia, o domingo, para preparar o tópico bonitinho que vai postar na segunda-feira, né?

Naumintendu: Melian, você está sendo tão gentil ao responder as minhas dúvidas.
MM: Bajular-me não fará com que o autor que você indicar vença a enquete, mas uma boa campanha pode conseguir isso. Então, quando for indicar seu autor, faça um pequeno comentário, vendendo o seu peixe, dizendo o motivo pelo qual ele merece vencer.

Naumintendu: Melian, e se eu tiver outras dúvidas, mando MP para você?
MM: Olha, ficarei feliz (mentira!) em receber uma MP sua, mas não por isso, ok? Este tópico ficará aqui, lindinho, para esclarecermos as dúvidas, beleza? Por enquanto, agradeço-te por ter sido paciente e ter lido o tópico até aqui. Agradecimentos mais calorosos virão se você decidir se juntar a nós para que esse evento dê certo.

Já decidiu qual autor indicará? Quando decidir, indique: Autor da Semana - Indicações


Histórico no tópico de indicações
 
Última edição por um moderador:
Gostei da proposta. Só um detalhe: é bem capaz que os autores indicados tenham páginas na Wiki etc. Eu pessoalmente acho que, se houver bons links de referência, não tem necessidade de refazer tudo. Fica então a sugestão - que inclusive serve para incetivar os mais preguiçosos - de que o post de apresentação do autor seja mais de ordem pessoal - por exemplo, quais as obras mais interessantes (nem sempre são as mais conhecidas), como você conheceu o autor, etc. Os links serviriam para quem quiser se aprofundar.
 
É bem isso aí que a Anna falou, gente, não é preciso escrever uma dissertação no tópico de apresentação do autor. Se precisar incluir algum dado meio difícil de se lembrar, a Wiki (e outros trequinhos que podem ser encontrados facilmente nesse mundão que é a internet) pode te auxiliar, mas o principal consiste na expressão das suas impressões sobre o autor. Tipo o esquema do "Cinco Livros Favoritos", entendem? Vocês não precisam se preocupar em listar ca.da.de.ta.lhe da vida e da obra do autor. As lacunas são essenciais para que haja discussões, para que os demais membros do fórum possam, com seus posts, acrescentarem informações.
 
Alguns recadinhos:

  • Editei o primeiro post com o histórico dos tópicos já criados sobre os autores;

  • Movi os tópicos sobre a J.K. Rowling para o sub-fórum de Hogwarts;

  • Fixei o tópico da semana para ficar mais visível.
 
O Morfs sugeriu, no outro tópico, que tenhamos três dias para indicações de autores. No formato atual, temos dois dias para indicações, quatro dias para votação, e um dia livre, o domingo, para que a pessoa que indicou o autor que venceu possa começar a preparar o tópico. Eu perguntei, por mil vezes, o que vocês achavam da mudança. Se achavam necessária ou não. Mas vocês não responderam, seus chatos. Então, como sou super democrática (democracia é quando eu mando em vocês; ditadura é quando vocês mandam em mim), acho importante criar uma enquete para decidirmos isso. Só para termos certeza e coisa e tal. Na verdade, a enquete funciona como um MICROFONE, saca? Quando eu falo por meio de uma enquete, vocês me escutam. Então, peço a algum dos moderadores que crie uma enquete simples, perguntando se as pessoas preferem dois ou três dias para as indicações.
 
O Morfs sugeriu, no outro tópico, que tenhamos três dias para indicações de autores. No formato atual, temos dois dias para indicações, quatro dias para votação, e um dia livre, o domingo, para que a pessoa que indicou o autor que venceu possa começar a preparar o tópico. Eu perguntei, por mil vezes, o que vocês achavam da mudança. Se achavam necessária ou não. Mas vocês não responderam, seus chatos. Então, como sou super democrática (democracia é quando eu mando em vocês; ditadura é quando vocês mandam em mim), acho importante criar uma enquete para decidirmos isso. Só para termos certeza e coisa e tal. Na verdade, a enquete funciona como um MICROFONE, saca? Quando eu falo por meio de uma enquete, vocês me escutam. Então, peço a algum dos moderadores que crie uma enquete simples, perguntando se as pessoas preferem dois ou três dias para as indicações.
Feito.
 
Você pode não ter usado, mas eu usei o domingo, sim. O meu primeiro tópico foi um artigo, e eu o escrevi, praticamente todo, no domingo. Fica muito apertado a votação terminar às 23:59 minutos de domingo e a pessoa, na segunda, ter de programar o tópico, antes de criá-lo. Geralmente, na segunda, a pessoa tem de estudar, trabalhar, etc. Criar o tópico é meio cansativo: reunir informações, selecionar o que tem de colocar e coisa e tal. O domingo livre permanece, por questão de bom senso.
 
Já fui lá conferir, Éomer. O tópico ficou muito bom. Não deixem de ler, pessoas.
 
O Morfs sugeriu, no outro tópico, que tenhamos três dias para indicações de autores.

Fica menos corrido com três dias, dá pra pessoal turista ver o tópico, pensar no autor e decidir se está afim de indicar. E as enquetes têm, geralmente, pelo que percebi, seu maior número de votos nos primeiros dois dias em que foi criada.

A tempo, o domingo para criar o tópico do autor da semana é essencial. Usar a tarde-noite da depressão pra isso é dar um novo sentido de existir para esse período da vida cíclica semanal.
 
Como assim temos 15 votos na escolha do autor da semana e apenas seis votos aqui? APESAR DOS MEUS CABELOS DOURADOS, NÃO ME CHAMEM DE LOIRA. EU SEI QUE EU NÃO VOTEI AQUI, MAS CADÊ OS OUTROS OITO VOTOS?

Morfs, trollar-te-ei neste tópico também, rapá, só assim para o povo votá.
 
Como assim temos 15 votos na escolha do autor da semana e apenas seis votos aqui? APESAR DOS MEUS CABELOS DOURADOS, NÃO ME CHAMEM DE LOIRA. EU SEI QUE EU NÃO VOTEI AQUI, MAS CADÊ OS OUTROS OITO VOTOS?

Morfs, trollar-te-ei neste tópico também, rapá, só assim para o povo votá.

Trollar-me-ás até aqui? Essa é a definição de respeito e amizade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo