• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Auto da Barca do inferno" (Gil Vicente)

#_Slash_#

Philip Marlowe Follower
BOM eu tenhu q ler esse livor do Gil vicente mais a linguagem eh intranha !!alguem jah leu ??
 
A linguagem é estranha porque é Português medieval :wink:

Gil Vicente é tão importante para o teatro português que a gente quase pode dizer que não havia teatro de língua portuguesa propriamente dito antes de suas peças. São peças simples, de cunho religioso ou satírico quem vale a pena conferir, principalmente se formos atrás de noções sobre a sociedade da época (Gil Vicente fazia fortes críticas sociais em suas peças).

Ah, sim. E é "auto", não "alto". Auto é o nome que se dava na Idade Média para qualquer peça curta, de tema religioso ou profano. :wink:

Depois posto um trecho do Auto da Lusitânia, muito interessante, inclusive por causa do jogos de palavras.
 
Esse livro é muito bom.

A história, a linguagem, os trocadilhos e o jeito de contar a tornam um dos melhores autos que eu já li.

Não se deixe assustar pelo português medieval, considere ele um charme do livro!
 
Já li há muito tempo como trabalho escolar. No começo a linguagem pode ser difícil, mas se vc mergulhar nas palavras, imaginando as cenas como se estivessem sendo representadas por atores na sua frente vc vai achar ótimo. Pode parecer viagem minha, mas é assim que costumo ler os livros de linguagem difícil, como Os Lusíadas de Camões ou os poemas de Augusto dos Anjos.

É classe!
 
Segue o trecho que eu prometi. Reparem no jogo de palavras, centenas antes de qualquer propaganda de operadora telefônica aparecer, Gil Vicente já brincava muito com isso :wink:

...

Entra Todo Mundo, homem como rico mercador, e faz que anda buscando alguma cousa que se lhe perdeu; e logo após ele um homem, vestido como pobre. este se chama Ninguém, e diz:

Ninguém: Que andas tu aí buscando?

Todo Mundo: Mil cousas ando a buscar:
delas não posso achar,
porém ando perfiando,
por quão bom é perfiar.

Ninguém: Como hás nome, cavaleiro?

Todo Mundo: Eu hei nome Todo Mundo,
e meu tempo todo inteiro
sempre é buscar dinheiro,
e sempre nisso me fundo.

Ninguém: E eu hei nome Ninguém,
e busco consciência.

Berzebu para Dinato

Berzebu: Esta é boa experiência!
Dinato, escreve isso bem.

Dinato: Que escreverei, companheiro?

Berzebu: Que Ninguém busca consciência,
e Todo Mundo dinheiro.

...
 
sim, é muito legal o auto da barca do inferno. eu sempre gostei de autos.... mas a linguagem eh dificil mesmo.... mas dah pra levar tranqüilo.... :wink:
 
Slash, to um pouco atrasado pra dar uma explicação mas tudo bem... Hehehe, faço das palavras da Lovejoy minhas... O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Lusitânia são demais, adoro ambos! Tente ler o Auto da Lusitânia principalmente, porque é o que mais me interessa... O Velho da Horta e "A Farsa de Inês Pereira" também são legais, ah, qualquer peça de Gil Vicente vale a pena! hehehehe
Ah, uma parte da definição que a Lovejoy não lembrou de citar: Um Auto geralmente acaba com um milagre (como o próprio filme brasileiro, o Auto da compadecida, se você já reparou ^^)
Na verdade, eu estou estudando isto este ano na escola, e vim pro fórum pensando em abrir um tópic sobre Gil Vicente...hehehehehe, por isso to me empolgando tanto, não repara não! =]
 
Eu gostei muito do Auto da Barca do Inferno e do Auto da Lusitânia, gostaria de ler mais, mas a linguagem arcaica às vezes me deixa perdido e eu fico desestimulado a continuar.
 
Eu ti ve que ler para a escola... o bom do libro eh q ele eh pequeno e rasoaval.. mais uma coisa q eu achi interessante eh q ele sobressalta o pensamento das pessoas da Idade Média virado para a Igreja Católica.
 
Eu li ano passado por vontade própria, ou seja, nada de escola mandar ler! 8-)
Achei bem legal, é uma espécie de pré-realismo meio surreal! :mrgreen:
Gostei d'A Farsa de Inés Pereira tbém, bem interessante e engraçado! O ruim é o português arcaico msmo, a edição que eu li tinha que ler com dicionário...não tem nenhuma edição em português moderno? :o?:
 
Relaxa Lady Gigi, é difícil mas é pequeno! Li a edição do Colégio Objetivo esse ano, tem a tradução de cada palavra, até mesmo das expressões bizarras de espanhol misturado com português...
Pra você ter noção, Lady, eu recebi e li ele no onibus antes de chegar no clube. Ou seja, em uma hora. O chato foi ler Memórias Póstumas de um Sargento de Milícias, isso sim é grande e chato :/
 
Melkor disse:
O chato foi ler Memórias Póstumas de um Sargento de Milícias, isso sim é grande e chato :/

Esse é legal. Chato é o Memórias Póstumas de Brás Cubas. Se ele não estivesse morto eu matava ele. ô carinha mala!
 
Nossa eu li semana passada para a escola...e nesse exato momento estou fazendo um trabalho com o grupo online sobre o livro^^"
Mas é bom sim!! Bem...podia ser mto pior pelo menos... :lily:
É bem curtinho!! A mniha edição tinha uma legendinha esperta q facilita muitoooo!!!
 
Lady Gigi disse:
é...eu vou ter que ler esse livro para o 2º semestre. Espero que não seja muito difícil!

É, eu também...
Meu professor de teatro está querendo adaptar pra gente representar essa peça no final do ano... Quero só ver a chumbreguice que vai sair... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Autos realmente são legais! E esse do gil vicente é particularmente muito bom!
Eu tinha que ler um trecho para um trabalho de literatura ano passado e gostei tanto que li ele todo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo