• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aulas e professores

Primula

Moda, mediana, média...
Apesar de este mesmo assunto ter sido discutido neste tópico

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=15399

...eu recebi um texto muito bom (dois se considerar o que veio no link do texto) que acho muito importante para ser colocado NO MEIO daquele tópico.

Me desculpem os moderadores por isto. Só peço que deixem assim por um tempo para posterior merge com o tópico anterior. Acharão muito interessante o que estas pessoas tem a dizer. (e descobrir que alguma coisa que já leram por aí na verdade veio de um livro)

Prof. Victor Rivelles no boletim interno do instituto de física da USP disse:
A aula bombom e o prêmio Nobel

A Folha publicou no caderno Sinapse do dia 27 de setembro v[arios artigos sobre uma crise anunciada na educação: a falta de professores qualificados. Um dos artigos, entitulado "Aula Bombom", chama a atenção. Um ex-professor de matemática explica porque abandonou a profissão: "propor pesquisas, leituras e desafios, fora ou dentro da sala de aula tornou-se heresia. O aluno deve entrar e sair sabendo tudo o que foi dito, o que nos leva a falar pouco e do jeito mais simples e a evita a necessidade de maturação e reflexão". Mais adiante, ele acrescenta "propor reflexão, labor, leitura, nem pensar. Aula tem de ser bombom: você abre, dá duas mordidas e fim. O professor cumpre sua 'missão' e o aluno sai sabendo. Propunha que discutissem temas, lessem textos em sala e fora dela. Isso foi considerado 'não explicar a matéria'. Sugerir que pensassem na resposta ou que a procurassem nas anotações foi interpretado como 'se negar a responder as dúvidas do aluno'".

Essa é a nossa realidade. Educadores convenceram grande parte das escolas, pais e alunos de que isso é formação de qualidade. Felizmente, nem todos compartilham dessa opinião. Charles J. Sykes, em seu livro "Dumbing Down Our Kids: Why American Children Feel Good about Themselves, but Can't Read, Write, or Add" (St. Martin's Press, 1995) lista onze lições que as escolas deveriam ensinar mas não o fazem:

1) A vida não é fácil, acostume-se a isso.
2) O mundo não está preocupado com sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil antes de você sentir-se bem consigo próprio.
3) Você não ganhará U$40.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você consiga comprar seu próprio carro e telefone.
4) Se você acha que seu professor é dureza, espera até ter um chefe.
5) Vender hamburgueres não é indigno. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6) Se você fracassar não culpe seus pais e não fique lamentando seus erros, aprenda com eles.
7) Antes de você nascer, seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem suas contas, lavarem suas roupas e ouvirem você dizer o quanto você é maneiro. Portanto, antes de salvar florestas tropicais dos parasitas que apareceram na geração de seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
8) Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada da vida real.
9) A vida não é dividida em semestres. Os verões não são sempre livres e poucos empregadores estão interessados em ajudá-lo a se encontrar. Você terá de fazer isso sozinho.
10) A televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm de deixar o barzinho e ir trabalhar.
11) Seja legalcom os CDFs. Há uma grande chance de você vir a trabalhar para um deles.

E nós, o que ensinamos aos nossos alunos? Como estamos preparando-os para a vida após a formatura? G. t'Hooft, prêmio Nobel de Física de 1999, traz em sua home-page http://www.phys.uu.nl/~thooft/theorist.html uma série de recomendações para estudantes tornarem-se físicos de primeira categoria. Além de insistir no estudo detalhado de assuntos básicos de física e matemática e na resolução de exercícios de todas as maneiras possíveis, ue vale também para os alunos de licenciatura, ele é categórico sobre um ponto: evitem as aulas bombons!


Sobre a página que prof. Rivelles menciona, vou traduzi-la aqui parte dela:

G. t'Hooft disse:
COMO se TORNAR um BOM FÍSICO TEÓRICO
by Gerard 't Hooft

Este é um site de internet (ainda em construção) para jovens estudantes - e qualquer outra pessoa - que ficaram (como eu) fascinados pelos desafios impostos pela ciência de verdade, e que - como eu - estão determinados a usar seus cérebros para descobrir coisas novas sobre o mundo físico em que vivemos. Resumindo, é para todos que decidirem estudar física teórica, em sua própria hora.

Frequentemente acontece de eu receber cartas - bem intencionada, mas totalmente inúteis - de físicos amadores que acreditam ter resolvido o mundo. Eles crêem nisso, só porque não entendem absolutamente nada da forma como problemas de verdade são resolvidos em Física Moderna. Se você realmente quer contribuir para nosso entendimento teórico das leis físicas - eé uma experiência excitante se você tiver sucesso! - há várias coisas que você precisa saber. Primeiro de tudo, leve o problema a sério. Todos os cursos de ciências são ensinados em Universidades, então naturalmente, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar numa Universidade e aprender tudo que você puder. Mas se você ainda for muito novo, no ensino fundamental, e antes de ser admitido em uma Universidade, terá de aguentar todas as piadas infantis que eles chamam de ciência por lá? E se você for mais velho, e não está com vontade de se juntar aquele monte de estudantes novinhos?

É possível, hoje em dia, juntar conhecimento que você precisa a partir da internet. O problema é que há também muito lixo na internet. Será possível garimpar essas páginas raras que serão de alguma serventia? Eu sei exatamente o que deve er ensinado para o estudante iniciante. Os nomes e tópicos de todas as aulas e cursos são fáceis de listar, e é o que eu fiz abaixo. Minha intenção é fazer uma busca na web onde os artigos e livros realmente úteis estão, de preferência passíveis de download. Desta forma, os custos de se tornar um físico teórico não devem passar do preço de um computador com conexão para internet, uma impressora, e um monte de papel e caneta. Infelizmente, eu ainda tenho de recomendar que comprem livros também, mas é muito mais difícil aconselhar nisso agora - talvez num site futuro. Primeiro vamos limitar-mo-nos ao mínimo necessário. Os assuntos listados abaixo devem ser estudados. Qualquer omissão será punida com... fracasso! Mas entendam-me direito: você não precisa acreditar em qualquer coisa só tendo fé que funciona - verifique se está certo. Tente resolver de formas alternativas, tantas quantas você puder. Você descobrirá, em cada tentativa, que realmente aqueles sujeitos realmente resolveram da forma mais esperta possível. Impressionante. O melhor dos textos são os exercícios. Faça-os, veja se realmente entendeu tudo. Tente alcançar o estágio onde você descobre os inúmeros erros de impressão, pequenos erros de conceituação, e erros mais importantes, e imagine como você escreveria esses textos de uma forma melhor.

Posso dizer a vocês de minhas próprias experiências. Eu tive muita sorte de ter professores excelentes ao meu redor. Isso me ajudou a não ficar girando em círculos. Me ajudou a ganhar o Prêmio Nobel. Mas eu não tinha internet. Eu vou tentar ser o seu professor. É uma tarfa formidável a que me proponho. Eu estou pedindo a estudantes, colegas, e professores que me ajudem a melhorar este site. No momento está feito para apenas aqueles que desejam se tornar físicos teóricos, mas não os físicos comuns, mas os melhores, aqueles que estão determinados a ganhar seu próprio Premio Nobel. Se você é mais modesto que isso, bem, termine esses cursos miseráveis primeiro e siga os caminhos normais fornecidos por educadores e mentecaptos-especializados que tão cuidadosamente mastigam tudo em porções bem pequenas antes de passar para vocês. Esta página é para pessoas ambiciosas. Eu estou certo que qualquer um pode fazer isto, se for abençoado com certa carga de inteligência, interesse e determinação.

Física Teórica é como um arranha-céu. Tem fundações sólidas em noções matemáticas elementares e noções de física clássica (antes do século 20). Não fique pensando que física de antes do século 20 é "irrelevante" já que hoje sabemos muito mais. Naqueles dias, foram cimentados as bases firmes por onde hoje andamos. Não tente construir seu arranha-céu sem primeiro reconstruir suas próprias fundações. Os primeiros andares de seu arranha-céu consistem de formalismos matemáticos avançados que dão às teorias físicas Clássicas uma beleza própria. Elas são necessárias se você quer ir mais alto. Então, a seguir vem vários outros assuntos listados abaixo. Finalmente, se você for louco o bastante para resolver esses problemas tremendamente complexos de reconciliação da física gravitacional com o mundo quântico, você terminará estudando relatividade geral, teoria de supercordas, teoria M, compactificação Calabi-Yau e assim por diante. Esse é atualmente o topo do arranha céu. Há outros picos, tais como condensação de Bose-Einstein, efeito Hall fracionário, etc.. Também são assuntos bons para Prêmios Nobel, como os últimos anos mostraram. Devo deixar um aviso: mesmo que você seja tremendamente esperto, você com certeza vai ficar travado em algum lugar. Surfe pela net sozinho. Encontre mais respostas. Diga-me o que achou. Se o site foi de alguma ajuda para entrar na Universidade, se motivou alguém, ajudou alguém no caminho,e aliviou seu caminho em direção à ciência, então eu chamo isso de site de sucesso. Por favor, me avise. Aqui está a lista.

Observe que este site NÃO tem intenção de ser muito pedagógico ou didático. Eu evito textos com muitas figurinhas coloridas, mas de distraem demais, como os autores que tentam ser divertidos. Também, os assuntos inclusos são algo focados nos meus interesses.

A palavra de ordem é: se você quer ter sucesso na vida, não faça corpo mole.
 
No 1º texto, já vi aqueles 11 objetivos atribuídos a Bill Gates, numa palesta numa escola secundária...
Concordo com a idéia geral dos textos. Não consigo imaginar a geração "futuro do Brasil" o sendo. Claro, tirando as pessoas que ralam e que têm a oportunidade de estudar em escolas decentes, em oposição às "papai-pagou-passou" e à porcaria que as públicas se tornaram. Infelizmente, acho que isso não constitui uma quantidade significativa dos estudantes.

Ai meu Deus, onde vamos parar... :think:
 
Última edição:
É....
E uma das polemicas q giram em torno disso sai vez ou otra no jornal.....
O negócio dos vestibulinhos.....
Q seriam stressantes pras criancinhas entrarem em disputas desse tipo nessa idade e talz.....Aí a maioria das escolas fazem um vestibulinho imbecil q mais parece aula de arte.....

O governo tb q priva mais pela igualdade em tudo.....Até no ensino superior.....Até hj naum sei se o governo vê as Universidades como um meio de se efetuar politicas d igualdades sociais ou se ele as vê como instituições do saber q tem q escolher sempre o melhor e mais preparado independentemente da razão d pq ele é mais preparado.....

esse tipo de assunto tem boas polemicas pra se discutir......
 
Primula disse:
A palavra de ordem é: se você quer ter sucesso na vida, não faça corpo mole.

Agora, se quiser aproveitar a vida, faça.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo