• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Augusto Boal

Thorondir

Usuário
Da Wikipédia:
Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro, 16 de março de 1931 — Rio de Janeiro, 2 de maio de 2009) foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional.
Nas palavras de Boal:

O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espect-atores'.

Boal ficou famoso por participar do Teatro de Arena, em SP. Acho que todo mundo que gosta de teatro PRECISA ler sua tese do Teatro do Oprimido, que é baseada nas propostas do Paulo Freire, o educador.

É de longe o meu autor teatral favorito. Tive a honra de vê-lo ler um texto que fez para Nelson Rodrigues. O texto era longo, longo, longo. Mas ficou extremamente marcado em mim.

Como curiosidade, Boal é o amigo da música "Meu caro amigo", de Chico Buarque e Francis Hime.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo