1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aüle e Yavanna ou Tulkas e Nessa

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Glorfindel de Valinor, 26 Jan 2004.

1. Um dos maiores mistérios dos livros da ËA, é quem é Tom Bombadil e FrutaD'ouro, será que eles são Maiar?
    Na minha opnião, eles são mais poderosos que simples Mair, eles podem ser Valar.
    Ambos se encacham em dois Valar perfeitamente bem, Tom pode ser Aüle, mas pq viria a TM?
    Na minha opnião, se Aüle viesse realmente a TM, seria por causa de Saruman, pois Saruman, era aprendiz de Aüle, e qundo transviou-se para o lado das sombras, Aüle veio a TM para quebrar seu Cetro, e arrancar o poder que restava dentro de Saruman.
    E FrutaD'ouro por sua vez seria Yavanna, que estava esperando a hora certa para vir a TM, o colocar as coisas em ordem, arvores e flores.
    Porem, Tom e FrutaD'ouro se encaicham muito bem com Tulkas, e Nessa, mas ñ saberia dizer pq estes vieram a TM.

2. Finarfin

Finarfin Usuário

Tulkas naum tem nada a ver com Tom.. e a Yavanna é a que melhor se encaixa com Fruta.....

Aulë naum precisariam vir até a Terra-média só por causa do Saruman... os Valar naum mais se intrometiam diretamente nos assuntos da Terra-média..... se Aulë foi até a Terra-mèdia, era para tirar umas férias....

3. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Caramba, de novo isso! :lol:

Sério, não há como Tom ser Aulë ou Goldberry ser Yavanna. Os ainur se afastaram da Terra Média faz muito tempo, e não haveria razão pra montarem um resort de veraneio se não fosse por um motivo muito bom.... Afora isso, Tom estava demasiado ligado a coisas que são mais da área de atuação de Yavanna do que de Aulë, e me causaria estranhamento que o pai dos anões nem que de vez enquando fosse dar uma bisbilhotada nos labores dos seus filhos, nas montanhas. :D

4. Finarfin

Finarfin Usuário

Tom também tinha um nome anão, só naum me lembro qual.. e se ele tem esse nome significa que ele visitava os anões sim....

5. Há um tópico existente sobre esse assunto e não deveria, pelas regras, ter criado em novo. Mas na minha opinião Tom Bombadil não era um Valar e nem pderia ser já que Tolkien deixa bem claro que a sua ultima intervenção na Terra-média foram os Ístari.

6. Edrahil

Edrahil Usuário

Não se trata de uma discussão fácil de ser resolvida, e não pretendo eu dar um ponto final. Mas acho que dar mais um sal ao tempero da coisa.

Na página inicial da Valinor, se forem até área "Arda", entrem no setor de "Textos, Ensaios e Estudos", e procurem um texto com o seguinte título: "Quem é Tom Bombadil?".

Trata-se de um texto de Gene Hargrove, traduzido pelo Deriel, que busca fazer uma relação entre Tom e Aule, assim como Fruta d'Ouro e Yavanna.

Leiam e tirem as suas conclusões.

7. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Vocês podem relaxar e apenas discutir nos tópicos. As regras já são atentamente observadas pela equipe de moderação.

Compartilhar