• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin, 2013)

Quem espera anime sem cg, pode esquecer. As ultimas animações do estúdio Mappa vão do puro cg como em Listeners e Dorohedoro ao hibrido com objetos e crituras em 3d como em Gran Blue Fantasy e To the Abandoned...
Eles vão estar em outra animação exclusiva do Crunchyroll, The God of the Highscholl e tem animações de luta interessantes e ser obra vinda da Webtoon e ter o protagonista que parece a versão masculina da Ed de Cowboy Bebop.

Dificil dizer como será Shingeki com esse estúdio.
 
Saiu o trailer com legendas em português, para quem quiser conferir.


O novo diretor do anime soltou essas palavras também sobre a temporada que está por vir.


Hayashi afirmou:

"Começando nesta temporada final, assumirei o cargo de diretor. Juntar-me no meio desta batalha é muito emocionante. Com total cooperação do Wit Studio e do diretor Araki, continuamos o trabalho da temporada.

A qualidade da temporada é mais alta que o resto e a energia do staff é colocada nela. Nós transmitiremos isso o máximo possível e faremos o possível. Por favor, aguardem ansiosamente a temporada final de Attack on Titan."


Mais aqui:
 
Alguém acompanhando o mangá? Estão gostando da história? Agora o Eren como o grande vilão que quer destruir toda a humanidade e deixar apenas os descendentes de Ymir vivos.

Está um pouco difícil de engolir todas essas mudanças. Algumas motivações ali meio que parecem que se perderam. Até mesmo a Mikasa, que era uma personagem super querida no começo, se tornou meio que secundária nos últimos grandes acontecimentos. Fico curioso qual será o papel dela para tentar evitar o Eren de destruir tudo.

A matança neste último capítulo foi bem intensa. Antigos companheiros se matando sem dó. Agora que eles conseguiram sair da ilha de navio, é bem capaz que consigam chegar a tempo de impedir o Eren de matar todos, mas sinceramente ainda não sei como pretendem fazer isto além de tentar um diálogo. O Eren está protegido por vários colossais.
 
Capítulo bem intenso no mangá. Eren começou a destruição do mundo e o mangaká não quis poupar cenas, como de costume. Estou curioso para descobrir o final do mangá. Não acho que irá ficar apenas na conversa deles tentando convencer o Eren do contrário.
 
Attack-on-Titan-Final-Season-e1600791694918.jpg


Pôster da final season.
 
Quem aí está contando os dias pra estreia da última temporada de SnK?

Enquanto ela não chega, preparei este vídeo pra gente poder trocar uma ideia sobre um capítulo MUITO IMPORTANTE do mangá.

SPOILER ALERT: Se tu ainda não leu o capítulo 122 do mangá, salva este vídeo pra depois. 😉
 
Revi a S1 para finalmente ver as temporadas seguintes (S2-S4). Em uma nova assistida é natural começar a notar alguns defeitos, como...

...o fato de estabelecerem no meio do primeiro arco (S1E1-13) que o Eren tinha um evento traumático anterior à tragédia de Shiganshina (envolvendo a Mikasa), o que soa apelativo e faz aquela tragédia perder impacto em retrospectiva. E de fato, esse evento traumático nem acrescenta muito ao personagem, os autores poderiam ter estabelecido que o pai do Eren tivesse salvo a Mikasa, por exemplo.

Mas os méritos do arco superam esses defeitos em muito. Por exemplo, do mesmo jeito que o George Lucas teve certa genialidade ao estabelecer o sabre de luz, e adaptou a luta de espadas para um contexto futurista, há um quê de genialidade em como eles estabeleceram o modo com que os humanos lutam com titãs, adaptando uma luta ultramoderna, quase de tipo homem-aranha, para o ambiente medieval. E os vilões, os titãs... muita gente compara com zumbis e histórias de terror, mas para mim há uma diferença bastante grande, o "terror" de Shingeki é mais o "terror" dos filmes de guerra, e não o terror de filmes de terror. Daí faz muito sentido que os titãs tenham feições humanas apenas levemente deformadas - são quase como uma faceta da humanidade. E por isso o anime assume muitas vezes um quê de história trágica - no decurso do primeiro arco, por exemplo...

...tanto a Mikasa quanto o Armin chegam naturalmente à conclusão de que o ataque dos titãs é mera manifestação do caráter trágico da experiência cotidiana humana. É um tipo de conclusão filosófica que dificilmente aparece tanto em filmes de terror quanto em filmes de guerra. E esse tipo de coisa já coloca o anime num nível acima de vários outros, em que os embates se dão mais por diversão ou por mera vontade de poder ou vingança de vilões/antiheróis.

Fullmetal Alchemist Brotherhood também tinha, no começo da história, a tendência de ir por esse caminho mais singular - por exemplo, no arco da Nina, ou no que diz respeito ao sacrifício humano - mas mais pro meio isso já se perde: o objetivo se torna meramente derrotar vilões, e quando os bons personagens decidem derrubar o Füher, por exemplo, há todo um clima de diversão e aventura.

Shingeki tem um ritmo frenético, boas reviravoltas... E apesar do anime todo se passar em apenas um país, considero o anime um exemplo de bom worldbuilding. Em meros 13 episódios constrói um universo relativamente convincente, melhor do que muitos animes e muitas séries - já temos um relance de classes sociais, instituições, múltiplas cidades, e tudo apresentado naturalmente, conforme a necessidade da história pede, sem socar informações no espectador.

-----

O segundo arco já sinto que dá uma certa enfraquecida, em especial na aventura fora das muralhas. Acho que quando o anime se foca em humanos titanizados a história perde um pouco da sua força, e temos mais do mesmo do que temos em diversos animes em que robôs gigantes se enfrentam. Mas não chega a ficar ruim, e tem bons momentos, como, por exemplo...

...na ocasião em que o Eren decide não usar seu poder de titã na perseguição à Titã Fêmea. O episódio é meio ruizinho, melodramático, na vibe de "confiar nos colegas". Felizmente a série se redime no episódio seguinte - a decisão do Eren resulta em quatro mortes bem morridas, de personagens que pareciam que iam ser protagonistas, bem ao espírito de GoT. Em sua fúria, Eren aparentemente iria ganhar da Titã Fêmea, mas nova reviravolta: é derrotado. Quer dizer, apesar de desvios, se manteve fiel ao espírito caótico do primeiro arco.

-----

Vi a S2 ontem, em um único dia. Mas me arrependi de ver desse jeito, deveria ter apreciado melhor os episódios, muita coisa de uma vez e não sei bem o que achar.

Fiquei surpreso que a S2 já começa à pleno vapor. Esperava um ritmo mais tranquilo, em que pudéssemos conhecer mais sobre o universo, especialmente a cidade mais interna. No final da S1 eu imaginava que o titã dentro da muralha era um easter-egg, algo que teria aparecido brevemente ali mas que ninguém teria notado - para minha surpresa, a temporada começa com todo mundo apontando pro titã da muralha... :shock: Mas sei lá, ainda que a invasão dos titãs tenha sido legal, começar desse jeito me faz ter a sensação que tenho em Dragon Ball Z, em que os vilões ficam se sucedendo e isso compromete o worldbuilding e a própria sensação de ameaça, afinal se toda hora há ameaça, o conceito de ameaça se perde...

Seja como for, teve aspectos bem interessantes, como o titã bestial, e a revelação de que humanos se transformam em titãs, fatos surpreendentes e organicamente revelados. Já quanto às revelações envolvendo os titãs colossal, encouraçado, Historia e Ymir... Pô, quer dizer que, sem ninguém saber, havia cinco titãs na turma de cadetes? E mais uma membro da realeza? Ah, sei lá, não desceu bem... Aqueles titãs nem precisavam ser gente conhecida.... E o jeito que foi revelado foi bem estranho, os caras do nada chamam o Eren de canto com todo mundo perto, e falam "viu, seguinte: somos os vilões, atacamos as humanidade, mas faça boca miúda e vamos conosco de boa". WTF? :lol: As coisas começam a ficar meio mal contadas, por exemplo, é dito que a Ymir veio de fora muralhas, mas não é explicado como raios isso é possível. A cidade parece ser bem simplória, e não ter defesa contra os titãs.(*) Os vilões falam que "a vida fora das muralhas não é tão ruim", mas não falam um pio sobre o que é a vida fora das muralhas. Também não justificam nem de longe os seus atos... Por que acarretaram toda aquela tragédia do primeiro arco? Entrar na cidade não justifica... Enfim, fico com a sensação que falam muito e dizem pouco, se acaba com mais perguntas do que respostas...

Pelo visto há todo um país fora das muralhas... Para ver como a coisa foi mal contada: eu tinha interpretado a história da Ymir como ela vivendo em algum ponto fora da muralha, sendo resgatada para dentro da muralha, aderido ao culto das muralhas (ou similar) e depois expulsa novamente. Até porque no anime ela é jogada de algo similar a uma muralha... Os uniformes dos guardas são diferentes, mas sei lá né, como ela diz que vagou por 60 anos fora das muralhas, bem poderia ser o caso de ser um uniforme mais arcaico mesmo. Seja como for, como a própria Ymir faz o flashback, ela poderia ter sido mais reveladora....
 
Última edição:
Muitas de suas duvidas são contadas nas próximas temporadas. Eu aconselho você não dar uma olhada nos spoilers. Você pode acabar pegando uns ali dos quais não vai gostar depois que você chegar perto dos episódios e entender o real significado do spoiler. O anime está indo para seu arco final e o mangá está bem próximo do final, ou seja, tente evitar os spoilers, mas acredite, muitas coisas são explicadas. O mangaká volta muitas vezes para explicar coisas importantes.

No meu ver as temporadas caíram sim um pouco de qualidade. A primeira é sensacional por conta de ser algo novo e em um ritmo bem frenético. Não que as demais não sejam boas, mas a história como um todo dá uma pequena trégua na ação. Isto se faz necessário quando ele precisa explicar muitas coisas sobre aquele mundo em si. Ao menos tudo é bem explicado.
 
Acho que muita gente vai ficar decepcionado com esse arco final, quem não curtiu o arco politico por ter pouca ação da temporada passada, vai ter sérios problemas com este que não é tão chocante como a primeira temporada, se não fosse tão curiosa ja teria abandonado o manga.

Imagina quando verem a chocante "morte do Levi", e do nada ele ressuscita (por causa do fanservice) e ainda tem forças para lutar contra titãs.
 
@Haran Alkarin : Eu reforço aqui o conselho do @Turgon: Fuja dos spoilers porque vale a pena! A história toda se interliga muito bem e o arco da Ymir é importantíssimo para isso. Eu comecei a assistir tarde, passei pela série toda basicamente na sequência e acabei vendo o penúltimo episódio da segunda parte da S3 na mesma semana que o último saiu (aí eu vejo lá no começo do tópico com gente esperando anosess pela S2...).

Como não li o mangá (e propositalmente fiquei longe de site e wikis, tem coisas eu só confio à Valinor ❤) tive a experiência 100% não-spoiloada e valeu a pena, contando que aqueles últimos episódios da temporada me deixaram quase trollado.
Digamos que o Isayama estava a fim de dar um soco no estômago de todo mundo que é apressado demais nos julgamentos. O roteiro joga tantos verdes que eu nem sei como demorei tanto para sacar, mas quando a ficha caiu eu acabei me sentido meio mal até.

Só esperar até dezembro agora, o que é tranquilizador depois daquele rumor (mirror) de que ela seria adiada para 2021.


Quem aí está contando os dias pra estreia da última temporada de SnK?

Enquanto ela não chega, preparei este vídeo pra gente poder trocar uma ideia sobre um capítulo MUITO IMPORTANTE do mangá.
Eu estou mas, naturalmente, vou passar longe do vídeo. Pra quem estiver na mesma situação e quiser ver uma bobiça relacionada até lá, recomendo Attack on Titan: Junior High -- é uma paródia bem nonsense e sem nada do desgraçamento mental generalizado do anime (até fazem boas piadas com algumas histórias trágicas).
 
As coisas começam a ficar meio mal contadas, por exemplo, é dito que a Ymir veio de fora muralhas, mas não é explicado como raios isso é possível. A cidade parece ser bem simplória, e não ter defesa contra os titãs.(*) (...). Enfim, fico com a sensação que falam muito e dizem pouco, se acaba com mais perguntas do que respostas...

Pelo visto há todo um país fora das muralhas... Para ver como a coisa foi mal contada: eu tinha interpretado a história da Ymir como ela vivendo em algum ponto fora da muralha, sendo resgatada para dentro da muralha, aderido ao culto das muralhas (ou similar) e depois expulsa novamente. Até porque no anime ela é jogada de algo similar a uma muralha... Os uniformes dos guardas são diferentes, mas sei lá né, como ela diz que vagou por 60 anos fora das muralhas, bem poderia ser o caso de ser um uniforme mais arcaico mesmo. Seja como for, como a própria Ymir faz o flashback, ela poderia ter sido mais reveladora....

Revi a S2 com mais calma, e acho que o anime deu uma bola fora nessa questão da cidade da Ymir. Olhando só o que vemos em cena, parece que houve todo um esforço pra levar o espectador a pensar que a Ymir veio de dentro das Muralhas mesmo. O fato de ela ter vindo de fora das Muralhas é dito claramente apenas naquelas "informações recentemente divulgadas" que aparece na hora do intervalo, mas nada claramente é dito sobre isso em cena. Teria sido muito melhor que não tivesse sido explicitado no texto... De minha parte, por exemplo, eu interpretava até o momento que o Reiner e o colega tinham vindo de uma cidade bem fantasiosa, uma cidade de titãs. Inclusive Ymir diz que teme ser "comida" pelo guerreiros da cidade. O fato do titã macaco ficar curioso com os humanos, e desconhecer os equipamentos de mobilidade tridimensional, também parecia indicar algo desse tipo. E explicaria o receio de Reiner em abrir o jogo - quem iria voluntariamente a uma cidade de titãs? Também explicaria a confusão mental do Reiner, porque ele teria passado toda sua vida em um contexto bem fantasioso, então é natural, uma vez que tivesse vivido muito tempo em uma cidade humana, passasse a preterir os titãs. Mas com o texto escrito ficamos sabendo que a Ymir veio de fora, e a cidade parece bem normal, então a hipótese de uma cidade de titãs se torna supérflua.

Aliás, não falei no outro post, mas o titã colossal foi uma decepção. Primeira temporada: figura intimidadora pra caramba, quase como um deus-demônio, chega causando o terror, parece não ter feito mais nada meramente porque não quis. Temporada seguinte: na verdade é um cadete bem bobão, lentíssimo, cabecinha, não ajuda nas lutas, CGI fajuto...

Ih, começo a pensar que a série tá perdendo a mão...

(1) Para fazer uma revelação (se um titã come um titã com poder, o poder passa para aquele que comeu), do nada o Eren lembra de uma conversa da S2, e interpreta a fala de um jeito bem forçado, que ninguém que assistiu a S2 poderia ter interpretado. Seria muito melhor ter feito a revelação logo de uma vez na S2, e de um jeito explícito, até porque o episódio é bem carente de revelações claras.

(2) Já o Erwin vai revelar um grande segredo que o pai professor falou para ele, há toda uma criação de expectativa sobre a história, mas no final das contas novamente nada é informado ao espectador... Esse negócio de esconder a informação do telespectador enquanto todos personagens na cena sabem do que tão falando é de dar nos nervos... O bom mistério é aquele que existe no contexto da própria cena, e não por meios artificiais como esse, em que a cena encerra ou silencia arbitrariamente...

(3) E fora a apelação... tipo a mãe da Historia ser morta na frente dela sob a leniência do pai que pretende criá-la (porque sim né, se você vai separar a filha da sua mãe e pretende criá-la, nada mais natural do que matar a mãe na frente da filha)... e pior: enquanto morre na frente da filha, a mãe declara que a filha não deveria ter nascido. Pqp, apelação pra caralho, pouquíssimo realista...

(4) Um universo tão promissor, tantas possibilidades, e os caras me vem pela terceira vez com "sequestro de Eren"? Por favor né...

E outra, isso me faz pensar, por que diabos o Reiner não sequestrou Eren na calada da noite e discretamente, logo após a batalha de Trost? "Chega aí Eren, bora trocar uma ideia." *Eren leva tranquilizante no pescoço e desmaia* *Reiner se transforma em titã e dá no pé, com Annie e o outro cara nas costas.*
 
Última edição:
(4) Um universo tão promissor, tantas possibilidades, e os caras me vem pela terceira vez com "sequestro de Eren"? Por favor né...
Eu fiquei uns bons episódios fazendo piada ruim com isso, o cara é mais sequestrado que a Princesa Peach! Tive que fugir do padrão de nomes zoeiros que eu ia dando a medida que os personagens apareciam (Titannie, Titãgarela, Titãtorrado, ...) e chamar ele de Eren Beute mesmo.
 
Eu ainda gosto e leio Attack on Titans, mas pelo jeito vocês já chegaram na parte que eu comecei a desanimar um pouco também.
 
Talvez seja porque minhas espectativas tinham baixado demais, mas curti como a temporada se desenvolveu e acabou redimindo a série por enquanto. Tava reclamando que os autores não revelavam nada, mas do ep. 6 em diante é uma revelação atrás da outra... No geral curti. Esperava que a segunda temporada tivesse sido exatamente isso: um começo mais lento, uma história menos focada nos titãs, e mais pra frente revelações bastante importantes... E os flashbacks, que tendiam a ser entendiantes, foram bem mais interessantes: o flashback do rei misericordioso, do militar que descobre que não é especial, do tio do Levi... E o sequestro do Eren foi o único sequestro que fez sentido, poderia muito bem ter acontecido logo após a S1...

Em retrospecto, a série só deu uma esculachada no que diz respeito ao Reiner e ao colega, quer dizer, segundo arco da S2. Seria bem mais legal se surpreendentemente encontrássemos o Titã Encouraçado só agora, bem na muralha Maria, e nem precisaria ser alguém conhecido. Até porque não saquei porque todos tinham tanta certeza que eles estariam esperando na muralha Maria: para mim Reiner e o outro tinham ido em um lugar qualquer para se preparar para um nova investida, nada indicava que eles estariam justamente lá.
 
Última edição:
Ótimo final, e super afinado com a primeira temporada. De arrepiar os patrulheiros finalmente saindo das Muralhas e conhecendo o mar. Apesar disso, há certa melancolia: encontram um titã, e se compadecem, enxergando-o como um igual... e o mar não parece tão diferente de uma muralha: um gigante obstáculo que separa os personagens de uma ameaça, obstáculo que hora ou outra será superado... Quer dizer, as expectativas são atendidas e subvertidas ao mesmo tempo.

Inclusive por mim a série poderia muito bem terminar aqui, pouco me interessa no que vai dar esse conflito entre marlianos e eldianos. Começamos a série com um conflito entre a humanidade e monstruosidades 'alienígenas', mas ao final essas monstruosidades não existem mais - não porque foram derrotadas, mas porque foram escancaradas como uma faceta da humanidade. Digo "escancaradas" porque esse fato já estava no espírito da primeira temporada: por três ou quatro vezes os personagens explicitamente enxergavam nos titãs mera manifestação da irracionalidade existente no mundo humano ou mesmo natural. E de fato, terminamos o anime com os pretensos campeões da Humanidade se tornando um país pequeno inserido em um conflito típico, e os titãs se tornando meramente humanos desafortunados.

Especulando... O único que parece estar um pouco acima dessa irracionalidade é o antigo rei, que na série passa uma imagem meio ruim, a imagem de um covarde. Mas talvez sua descendência seja aparentemente tão inerte não porque esteja presa à vontade do antigo rei, mas porque adquire um ponto de vista superior sobre o mundo mesmo, uma espécie de Nirvana em vida. E inclusive a comparação de Reiss, dizendo que o primeiro rei seria Deus, não soa tão absurda sob esse prisma. Já que a série vai continuar, talvez o ponto final também desemboque em uma solução parecida com a do antigo rei. Para tanto, o Armin parece o candidato ideal para seguir os passos daquele rei, já que também representa um pacifismo, e por isso, inclusive, o Erwin foi preterido. Aliás, há aqui de novo nova congruência com a temática geral da série: do mesmo jeito que a vida dos titãs é comparada com um pesadelo, Erwin, à beira da morte, sonha com sua própria vida, com um dia que perguntara ao pai o que havia além das Muralhas. Levi, ao invés de ver nisso algo virtuoso (como o desejo de conhecer) e pelo qual vale a pena viver, enxerga naquilo também um sonho ruim, um "pesadelo", pois "todos somos escravos de algo", e por causa disso Erwin teria se tornado um "demônio". Quer dizer, a vida dos titãs e dos humanos são meramente duas faces da mesma moeda. Já a vida de Armin se encaminha para uma vida mais búdica e mais parecida com a da próprio antigo rei, no sentido de despertar do pesadelo ainda em vida. Tanto é que derrota o Titã Bestial apenas resistindo à dor.

Mas ele não pode meramente adotar a estratégia do antigo rei né, se não toda a história seria meio redundante. Talvez ele consiga fazer com o que o mundo inteiro atinja esse Nirvana aí, como alguns vilões de outros animes pretendiam. Já o Eren, pelo visto, ainda vai optar por aquela irracionalidade, pois ao final da temporada enxerga que a liberdade só virá quando matar "todos os inimigos do outro lado [do oceano]". Aliás, divagando mais ainda, Armin já tem o poder de titã, e não sabemos quase nada sobre seus pais, né? Não lembro muito e vou evitar pesquisar pra não topar com spoilers. De repente ele até seja da família real, até porque ele é bastante parecido com a Historia.

Enfim, impressões muito positivas, para mim é o melhor anime do gênero, apesar de um punhado de defeitos no meio da série, ali entre os episódios 32-42 (dos 59 totais, e contando...). Porém, botando em termos desses números, e comparando com o que o anime entrega tanto no começo e quanto no final, consigo relevar, até porque praticamente todos os animes sofrem do mesmo mal, como Death Note e Code Geass, no começo do segundo arco/temporada, Fullmetal também, e por aí vai.
 
Última edição:

Que primor de cena... A bizarrice do Armin virando um titã e comendo o vilão.... Apesar da bizarrice, o piano é suave, a câmera se dirige para personagens mais afastados enquanto deixa Armin apenas ao fundo... "Podemos perdoá-lo? Ele não teve escolha a não ser se tornar um demônio, fomos nós que o forçamos a fazê-lo." Mas a fala é sobre o Erwin, que morre tranqulamente, e não sobre Armin! De fato, eles parecem ignorar o titã ao fundo, como se a vida não-sobrenatural do Erwin já fosse demoníaca o suficiente e não deixasse nada a desejar aos titãs com esse respeito...
 
Mangá

Eren já deixou bem claro que não irá parar por conta de uma simples conversa, como eles haviam planejado. Ele irá com seus planos até o fim. Sem contar que ele não irá tentar impedir a equipe de exploração de agir, o que eu achei muito bacana! Pois ele poderia muito bem impedi-los usando o poder do seu titan. Teremos boas batalhas para acontecer!

Aliás, gostei do fato do Armin ter assumido o comando da tropa de exploração. Será bem legal descobrir qual será sua nova estratégia para parar o estrondo do Eren.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo