• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atitudes violentas contra mulheres são vistas como normais, mostra estudo

Que coisa horrível!


Sério, eu não tenho nenhum respeito por homens que fazem isso com sua mulher. E se eu sei que um cara fez isso eu não vou mudar minha opinião nunca. Por mim tudo que der errado na vida dele será pouco.
 
Que forma suja de argumentar, dizendo que eu dei fail porque eu não te entendi e ainda me provocando como se as mulheres fossem vitimizadas, e não vítimas. Toma mais dois fails pra largar de ser palhaço!

Como eu disse, aquele fail foi pelo menosprezo. Você pode não dar a mínima pra mulheres que apanham dentro da própria casa e que correm risco de serem assassinadas se tentarem se defender, denunciar ou sair de casa, mas fazer pouco da situação é desrespeitoso para com quem sofre com ela e para com quem se importa.

Só há 'sujeira' e 'menosprezo' na tua suscetibilidade. O que eu falei de mais? Eu não questionei em nenhum momento a existência de violencia e a necessidade óbvia de se combatê-la, critiquei a forma como é veiculada de forma propagandística e vitimista algo que deveria ser encarado com mais seriedade e menos paixão.

Os teus fails, como os do Bruce, atestam o mesmo sintoma: não é nada mais que suscetibilidade, ou usando português moderno, frescura.
Na cabeça de vocês ser contra a linguagem das propagandas do governo e certos exageros equivale a defesa da violência contra as mulheres.

Esse post, por exemplo, é uma palhaçada completa e, no entanto, levou 6 ótimos. Como explicar isso? O que menos importa aqui é o debate, o que conta é preservar as vossas dignidades de uma discussão mais séria sobre o assunto, sobre certos espectros ideológicos que encobrem a questão, questão que envolve outros aspectos ideológicos e outras questões mais obscuras.

Mas pra que discutir isso? pra que sair do espectro pasmaceiro das 'polícias públicas de costume' que tentam nunca reformar os costumes que perpetuam violência mas a fingir que o homem não é um ser moral, mas uma coisa, uma merdinha atomizada que pode ser 'aperfeiçoado' por códigos linguísticos e manipulações?

É mais fácil acusar o babaca do Paganus, aquele machista de merda, de estar dando de ombros pro mal da violência contra as mulheres.

O que vocês andam fazendo com a Valinor hem? Esse é outro tópico que tem degenerado em um baixo nível tão grande que fica até difícil argumentar alguma coisa.
 
  • Grr
Reactions: Tek
Eu sinceramente não consigo ver a vitimização no tal estudo.
Isso é sério?????

Você realmente acha que tem alguma seriedade um estudo em que afirma peremptoriamente que a maioria dos homens acha de boas espancar mulher?

Não, pára, pera pera pera, isso é sério??? Não é trollagem mesmo?
 
Nesse caso defenderei em parte o Paganus porque foi meio o que eu disse antes.
Tem que se ter muito cuidado ao fazer um julgamento sobre o que é apresentado, ainda mais quando se trata de comportamental.
Partir dessas estatísticas e concluir algumas das coisas que são concluídas é um pouco vitimização. Ainda mais que algum dos números mostrados eu não me surpreenderia que fosse identico caso a pergunta fosse feita a mulheres com relação a homens (apenas 12% das mulheres diriam que batem na cara do namorado traidor?).

A conclusão do estudo eu não diria tanto que é vitimização pois ele toma cuidado de usar termos amenizadores como "algumas atitudes violentas", etc. Mas a outra que já taxa que isso prova machismo, etc, eu já acho realmente far-fetched.
 
Se o estudo é "fabricado", qual é a realidade então?
Se ler meus posts verá que eu não disse que os dados são fabricados, mas são manipulados de forma desonesta, que a apresentação desses dados se vincula a uma propagandística, a uma retórica que não expressa a realidade dos fatos descritos, mas a uma realidade que se quer se enxergue. É um tipo de 'sugestão', se preferir.

Isso é comum nessas pesquisas, não. Nenhuma delas é 'neutra', todo estudo estatístico, por mais que se pretenda 'impessoal' na sua quantificação da realidade (quantificação que, per se, já trai certa postura filosófica), traz no bojo toda uma carga de valores, sejam os do pesquisador, sejam os da plateia, sejam os do ambiente em que se vive, e tudo entrelaçado em um tipo de 'mensagem' de um teor ideológico mais ou menos claro...

Isso é claro pra mim aqui.

Não nego os dados da pesquisa, mas o tratamento, a interpretação e principalmente a conclusão (ao que deveríamos ficar mais atentos) dos dados são claramente vitimistas, exagerados, e traem sim sugestionismo de audiência, e com finalidade ideológica muito clara.
 
O estudo afirma que:

1) Muitos atos de violência não são considerados como violência doméstica para alguns homens: 56% admitiram ter cometido atos de violência quando descritos e 16% admitiram ter cometido violência de forma genérica. Por uma questão de lógica, dá pra concluir que os 16% são um subconjunto dos 56%. Então tem uma fatia grande dos entrevistados que não acham que certos atos sejam realmente "violência doméstica"

2) Segundo o estudo, quase um terço dos entrevistados concordam que quando a mulher apanha, ela tem culpa no cartório.

Eu concordo, @Paganus, que nenhum estudo é isento. O pesquisados tem quase sempre uma intuição inicial sobre os resultados e isso pode acabar sendo refletido na forma de apresentá-los para guiar o leitor para a conclusão desejada.

Só não consigo entender qual é a ideologia que você tanto fala. As mulheres são vítimas dessas agressões, mas isso não significa que a mulher seja vítima in natura ou que ela já entra em qualquer relacionamento como a parte frágil. É esse o seu ponto?
 
Só há 'sujeira' e 'menosprezo' na tua suscetibilidade. O que eu falei de mais? Eu não questionei em nenhum momento a existência de violencia e a necessidade óbvia de se combatê-la, critiquei a forma como é veiculada de forma propagandística e vitimista algo que deveria ser encarado com mais seriedade e menos paixão.

Os teus fails, como os do Bruce, atestam o mesmo sintoma: não é nada mais que suscetibilidade, ou usando português moderno, frescura.
Na cabeça de vocês ser contra a linguagem das propagandas do governo e certos exageros equivale a defesa da violência contra as mulheres.

Esse post, por exemplo, é uma palhaçada completa e, no entanto, levou 6 ótimos. Como explicar isso? O que menos importa aqui é o debate, o que conta é preservar as vossas dignidades de uma discussão mais séria sobre o assunto, sobre certos espectros ideológicos que encobrem a questão, questão que envolve outros aspectos ideológicos e outras questões mais obscuras.

Mas pra que discutir isso? pra que sair do espectro pasmaceiro das 'polícias públicas de costume' que tentam nunca reformar os costumes que perpetuam violência mas a fingir que o homem não é um ser moral, mas uma coisa, uma merdinha atomizada que pode ser 'aperfeiçoado' por códigos linguísticos e manipulações?

É mais fácil acusar o babaca do Paganus, aquele machista de merda, de estar dando de ombros pro mal da violência contra as mulheres.

O que vocês andam fazendo com a Valinor hem? Esse é outro tópico que tem degenerado em um baixo nível tão grande que fica até difícil argumentar alguma coisa.
Que isso, cara! Pra alguém que lê tanto, você devia saber interpretar texto! Quer que eu procure uma forma de desenhar que o problema não é você achar o estudo tendencioso, mas a forma como você MENOSPREZOU a questão? O Fusa tem a mesma opinião que você sobre a vitimização e não tomou uma rajada de avaliações negativas!

Você acha que o Bruce e eu estamos de frescura te dando fail, mas mais fresco é você que fica mimizando pelo tópico justificando os fails e os péssimos que recebe com "vocês não entenderam" ou "vocês estão sendo levados pela intenção do estudo" e minhas avaliações positivas da mesma forma. Olha o que VOCÊ está fazendo com o tópico, o que VOCÊ está fazendo com o nível de discussão da Valinor!

Se você tem um post com a mensagem "Este post recebeu avaliações negativas demais e por isso foi ocultado" enquanto eu estou recebendo vários ótimos, pode ser sim que eu e os avaliadores sejamos retardados, mas também pode ser que você esteja falando besteira. Já pensou nessa possibilidade? Desce do pedestal, Paganus. Esse é seu mal!

Olhe seus posts aqui: no primeiro, em que você falou aquele monte de baboseira, recebeu várias avaliações negativas. Depois, quando resolveu postar que nem gente grande, expondo sua opinião de forma inteligível, ninguém te avaliou mal! Só voltei a te dar fail quando você quis ficar de frescura, então se olha no espelho antes de vir falar de mim, ok?

E por favor, só cite esse post se for pra levar a discussão adiante. Tenho mais o que fazer do que ouvir mimimi.
 
Duas observações:

Bater em alguém e usar o argumento de que "foi provocado" é ridículo e absurdo de todas as maneiras, seja lá de quem for que venha a provocação: criança, mulher, homem mais fraco ou mesmo de um homem mais forte.
Esse argumento sempre vem de alguém babaca.
Não. termo suave demais. Vem de alguém violento, covarde e eventualmente homicida.
Cabe a parte mais fraca, se afastar desse monstro. Ou pelo menos, não provocar esse monstro. O que a lei deve fazer, é óbvio.
O monstro continuará monstro. Cabe ao mais fraco, ser esperto e continuar inteiro.
Você não está fazendo uma pequena confusão na interpretação do que eu escrevi?


Depois, caso o homem conviva com uma mulher assim, talvez devesse ser lembrado de uma coisa chamada divórcio ou separação, também conhecidos por hipotéticas expressões como: "dar o fora" ou "dar um pé na bunda" de alguém que está lhe enchendo o saco.
Marido e mulher? Convívio? Onde citei marido e mulher?
Não especifiquei. Na verdade, as situações que presenciei, foram entre estranhos e, mais de uma vez, em discussões de trânsito.

É @Reverendo, não faz muito sentido isso não. Assim como há mulheres com dependência emocional dos homens, o contrário também acontece. Se a mulher é uma fucking bitch, se separa dela e pronto.
Mea culpa. Eu deveria ter especificado que as situações tensas que presenciei não foram entre marido e mulher.
 
Última edição por um moderador:
Isso é sério?????

Você realmente acha que tem alguma seriedade um estudo em que afirma peremptoriamente que a maioria dos homens acha de boas espancar mulher?

Não, pára, pera pera pera, isso é sério??? Não é trollagem mesmo?

Vou falar pela terceira ou quarta vez, e sei que o Paganus não vai ler pq devo estar bloqueada pra ele, mas é pra todo mundo.

Agressão não é só bater. Não é preciso nem ofender verbalmente. Jogos de manipulação, dizer que a culpa é toda do outro, fazê-lo se sentir constrangido, é agressão também.

Abandono em situações de doença, de grande necessidade emocional ou financeira, sem supri-las (no caso da financeira) ou dar um tempo pra pessoa se acostumar à separação (no caso da emocional), também é agressão.

Descaso com a opinião do outro, achar que "com mulher não se discute" (oi, Paganus o/) ou achar que vale algo mais do que o/a parceiro/a no relacionamento, é agressão sim.

A maioria dos homens não acha certo bater, mas acha que de vez em quando "tá de boas" manipular a mulher, mentir ou considerá-la menos digna de certas coisas do que ele dentro do relacionamento.

Essas atitudes vêm mais de homens, não por eles terem nascido homens, mas por eles terem sido educados numa sociedade assim, e quebrar esse padrão torna-se mesmo difícil.

Mas que a maioria (de homens e mulheres, infelizmente) vai acabar dizendo que a mulher "provocou" um estupro ao sair de saia curta ou decote tarde da noite, ou ainda que a mulher provocou ao homem para que uma agressão acontecesse... ah isso é vero!

Assim como muitos homens disseram-se contra estupro numa pesquisa, mas não contra "sexo forçado". Tipo, oi? O cara acha q forçar a barra qdo a mulher está dizendo "não" é válido? Não é estupro? É charminho? É fazer-se de dificil?

As várias nuances da violência estão aí, e muitos sequer a reconhecem como violência.
 
Última edição:
Só contestaria uma coisa nessa pesquisa, e talvez eu possa ter interpretado errado.
Mas ofensas verbais e humilhação não é nem de longe uma singularidade da violência contra a mulher,na verdade e infelizmente é uma coisa bem cotidiana. No dia a dia, principalmente no transito, essas ações são constantes, e são praticadas por todo tipo de gente, de crianças a idosos, mulheres e homens, não importando a raça, credo ou orientação sexual. Eu até comentei com um grupo de amigos que esse tipo de violência deveria ser levada mais a sério no país.

E outra, não se limita ao Brasil, quando se joga online é fácil perceber como as pessoas se humilham constantemente, principalmente quando a habilidade de uma supera as outras.

Um exemplo rápido é chamar outras pessoas de lixo, coisa que tenho escutado com frequência. Pra mim é uma das maiores ofensas que um ser humano pode receber.


Posso até tomar uns fails ai, mas pra mim o problema da violência contra a mulher é um pedaço de um problema bem maior, pois é consequência de uma sociedade machista. O problema em si é que a sociedade brasileira é muito violenta, muito mesmo, e não estou falando de ladrão e tráfico não, e sim na convívio diário. Então antes de começar a tratar a coisa pontualmente, deveríamos propor um estudo que apontasse o porque de sermos tão violentos e começar a partir daí
 
Só contestaria uma coisa nessa pesquisa, e talvez eu possa ter interpretado errado.
Mas ofensas verbais e humilhação não é nem de longe uma singularidade da violência contra a mulher,na verdade e infelizmente é uma coisa bem cotidiana.

Não mesmo, Ranza, mas ocorre que existe todo um léxico que visa a diminuir a mulher - ou seja, uma ofensa que se justifica por causa do gênero.
 
Ranza, concordo com vc, mas penso que se todo mundo tem de encarar a violência no dia a dia, a mulher tem de encarar com mais frequência. Pior: vinda daqueles que deveriam ser seus companheiros - e nem falo só de parceiros, mas de familiares mtas vezes.

A violência se tornou algo completamente banalizado, é "cool" ser "malzão", etc. Ser bom, íntegro, é um demérito na sociedade. Aqui no forum msm, na minha época de polêmicas (rçrç) cheguei a receber MPs que não pelo conteúdo mas pela forma que foram postadas eram quase um soco na cara. Fosse em outros tempos, ou com outra pessoa, eu sairia daqui e nunca mais voltaria. Mas como as pessoas em questão sequer me conhecem direito - e sempre tem as que valem a pena - acabei ficando.

Mas tipo, sério q as pessoas acham normal se reportar a outrem com violência?
 
Lindoriel disse:
Agressão não é só bater. Não é preciso nem ofender verbalmente. Jogos de manipulação, dizer que a culpa é toda do outro, fazê-lo se sentir constrangido, é agressão também.

Abandono em situações de doença, de grande necessidade emocional ou financeira, sem supri-las (no caso da financeira) ou dar um tempo pra pessoa se acostumar à separação (no caso da emocional), também é agressão.

Ranza disse:
Mas ofensas verbais e humilhação não é nem de longe uma singularidade da violência contra a mulher,na verdade e infelizmente é uma coisa bem cotidiana. No dia a dia, principalmente no transito, essas ações são constantes, e são praticadas por todo tipo de gente, de crianças a idosos, mulheres e homens, não importando a raça, credo ou orientação sexual. Eu até comentei com um grupo de amigos que esse tipo de violência deveria ser levada mais a sério no país.

Inclusive isso tem nome, bullying! E ocorre em todo tipo de relação, pessoal, profissional, amorosa, entre homens, mulheres, crianças, basta uma relação desigual de poder.
 
Pearl, a relação homem/mulher, quando é abusiva, em, vejamos, uns 80%90% das vezes, o homem ainda é o dominante, e por isso essas agressões acabam sendo mais frequentes para com o sexo feminino do que para com o masculino.

Existe mulher que manipula, agride o homem? Claro! Mas a proporção ainda é bem desigual. Assim como há mulheres que estupram e há mulheres que abusam sexualmente de crianças, mas ainda tem bem mais homens, até pq crimes sexuais têm mais a ver com poder do que com sexo propriamente dito, e essa acaba sendo uma forma de homens babacas, inseguros e idiotas reafirmarem seu poder contra alguém mais fraco - mulher ou criança.

Editando: o negrito foi edição posterior.
 
Última edição:
Lindoriel de onde você tirou esses 80 e 90%?

Você realmente acredita que em apenas 10 a 20% das relações entre homens e mulheres existe respeito e cumplicidade? Que de 80 a 90% de todas as mulheres são vítimas de um papel dominante do homem? Eu tenho um pouco mais de fé nas relações humanas, e, pelo menos, das pessoas que eu convivo a coisa não é bem assim.

De certa forma, eu também concordo com o ponto do Fusa e do Paganus de achar os números da pesquisa da Avon exagerados. Talvez nessa pesquisa tenha faltado apontar nível socioeconômico e a regionalidade para entender um pouco melhor esses números.
 
Última edição:
Pearl disse:
Você realmente acredita que em apenas 10 a 20% das relações entre homens e mulheres existe respeito e cumplicidade? Que de 80 a 90% de todas as mulheres são vítimas de um papel dominante do homem? Eu tenho um pouco mais de fé nas relações humanas, e, pelo menos, das pessoas que eu convivo a coisa não é bem assim.

Nããããooooo, eu não disse que 80/90% das relações homem/mulher são abusivas, eu disse que 80/90% das relações homem/mulher onde há abuso, o homem ainda é o dominante.

Reli a frase que postei e realmente ficou ambígua. Posso editar lá e corrigir. Mas a verdade é que homens ainda estupram mais do que mulheres, espancam mais do que mulheres, abusam mais de menores do que mulheres.

Não que todo homem seja abusador, ou que a maioria seja abusador, mas qdo há abuso, ainda é perpetrado em maior numero pelos homens.

Sobre as estatísticas, vou usar um dado de algo grave, como o estupro, mas como estupro é agressão de poder e não de sexo, acaba bebendo na mesma fonte da dicotomia dominante/dominado.

Os termos se confundem e os atos se entrelaçam. Pesquisa realizada no Hospital das Clinicas da USP mostrou que o principal combate deve ser na própria casa da criança visto que o pai é o agressor mais comum (38%dos casos), seguido pelo padrasto (29%), do tio (25%), e de algum primo (6%), totalizando 88% das ocorrências dentro do ciclo de convivência da criança. Os vizinhos são 9% e os desconhecidos são 3%. As crianças analisadas têm abaixo de 10 anos.

A pedofilia é o abuso de menores, é o incesto, é a molestação de menores. A Pedofilia é um transtorno onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes. O abusador deve ter no mínimo 16 anos de idade ou ser pelo menos 5 anos mais velho que a vítima. O abuso ocorre em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais. A grande maioria de abusadores é do sexo masculino, mas suspeita-se que os casos de mulheres abusadoras sejam sub-diagnosticados.

Fonte: http://www.oncdp.org.br/site/index.php/pedofilia3/175-abuso-sexual-pedofilia-aliciamento-e-estupro


Então. Nesse caso peguei um dado extremo, de estupro de menor, porém é um padrão que reflete o fato de o dominante ser, na maioria dos casos, o homem.

E só o fato da grande maioria dos agressores estarem dentro da casa, imagino que a maioria desses homens seja casado/tenha um relacionamento com uma mulher, especialmente nos casos em que o pai é o abusador. Logo, pq esperar que esses homens tratem as suas esposas de maneira menos escrota, se são capazes de violar aos próprios filhos?

Pearl disse:
Talvez nessa pesquisa tenha faltado apontar nível socioeconômico e a regionalidade para entender um pouco melhor esses números.

Se for preto, pobre e nordestino/acreano/viver no meio do mato, a incidência de cometer uma violência é maior?

Já ouvi mto caso de violência dentro de casas de "familia bem educada", eu mesma sou branca, tenho ensino superior e não sou pobre, e minha familia passa longe de ser bem estruturada. Detalhe que meus pais estão casados até hoje, mas por motivos religiosos/socioeconômicos, pois o casamento deles já foi pras cucuias faz tempo e sim, já houve agressão inclusive física.

E só pra reiterar, TODOS os meus ex eram abusivos (sim, imã de homem ruim), dois eram descendente de alemães (neonazistas? Rç) e TODOS eram brancos, educados e com ensino superior e criados em "boas familias" ("boas" no modelo que a sociedade dita, mas na verdade as mães eram todas meio esquizofrênicas e paranóicas, mas enfim) mas é melhor eu parar por aqui senão chega algum boçal (branco, alfabetizado e com acesso à internet) dizendo que eu só sei falar da minha vida pessoal e que ninguém mais aguenta me ouvir falar disso... enfim.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo