• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atirador mata ladrão com refem e granada

Éomer?! :amem:

Se eu usasse chapéu, tiraria-o para você. Não consigo perdoar a falta de respeito pela vida de pessoas de bem. Me irrita o descaso, a falta de consideração pelas pessoas, e um monte de coisa ruim que domina o mundo.
Talvez, pela vida que eu tive, pelas coisas que passei, todas as vezes que fui discriminado, pela tristeza da perda de amigos, dos amigos destes, talvez eu seja meio que revoltoso ou reacionário. Sei lá...

Mas entendo o que muitos defendem quando trazem a "pena" quando se fala da Pena. Mas difícilmente vejo grandes mudanças, ou mesmo alguma solução sem primeiro existir uma reação mais drásticas para alguns tipos de crimes.

E não vou dizer que não tive dó. Tive, mas não daquele bandido, mas da mãe dele, do que ela sentiu ao ver a cena na tv e no fracasso que ela deve ter sentido ao ver o fim do filho, daquela forma, em rede nacional...
 
Éomer, meu Amigo, você nunca teve uma arma engatilhada na sua cabeça, né? Nem viu um amigo ser morto, ser assaltado e intimidado, um moleque que não aguenta um tapa seu folgar contigo e não poder dar um sôco por ele estar armado. Não teve um parente sequestrado, um traficante vendendo em frente da sua escola...

Amigos, só quem nunca sofreu na mão desses animais eé que tem pena e pensa em direitos humanos.

Eu, Amigos, falei pouco de mim nesse meu tempo de Fórum. Pois bem, eis o motivo; Eu crescí numa favela, numa casa feita de restos de madeira, num barraco, num dos bairros do m² mais caros de São Paulo, com apenas um tênis para usar, muitas vezes de 2ª mão. Uma vida sofrida.
Nem por isso virei ladrão, matei alguém, me afundei na droga e virei um desses animais. Eu sei o que é a violência, vejo-a todos os dias quando vou para o trabalho, no meu trabalho...

Não concordo
tem gente que não sofreu e é revoltada
e tem gente que sofreu e vai por outro caminho.

Mas acredito no seguinte:
- Quem tira vida, não consegue depois devolve-la. Então se tem a capacidade de matar por algumas notas, por "amor", por drogas, ou qualquer um desses motivos cretinos, deve pagar por isso.
- As punições são leves, porque um bandido teria medo de matar, se o maximo de pena que ele vai pegar é 32 ou 36 anos? (não lembro qual é o maximo no brasil, mais é por volta disso). Ai por bom comportamento reduz. Se pagar um bom advogado reduz... e por ai vai a merda...
- Se o cara pode pagar com a vida, acho que pensaria duas, três, quatro, cinco mil vezes antes de matar.

E por essas coisas que citei, eu não preciso ter uma arma apontada na minha cabeça, para acreditar.


Entendi o que você quis dizer, Hellchan.
Eu concordo em parte... eu acho que muita coisa tem que mudar, e realmente acho que deveria existir facilidade para resolver esse tipo de problema.
Na verdade, a legítima defesa de terceiro ta aí pra isso, o negócio é saber utilizar ela com moderação e nos momentos adequados. O problema surge no fato de:
1. Para que as pessoas não abusem desse instituto, a legítima de defesa só é considerada válida nos casos em que existe francamente tal excludente de ilicitude.
2. Como as vezes essa análise é feita sem bom senso, punindo-se quem não deve ser punido, muitos atiradores de elite ficam temerosos e não adotam as ações necessárias.
Aí fica essa meleca toda.

Não sou a favor de tirar a vida de todos sequestradores, sempre é pertinente tentar resolver o conflito através do diálogo ou de outra forma que não termine fatalmente - efetuar disparos contra pernas, braços, mãos, etc. -, mas concordo que em alguns casos o único modo de defender a vida da vítima é agindo de forma letal. Aí entra o que eu disse, cada caso é um caso, devemos avaliar quando há real perigo à vida de alguém e, mesmo assim, agir apenas do modo necessário. Esse tipo de ação não é ilegítimo, desde que praticada da forma correta:yep:

É dificil usar legitima defesa, quando tem um cara apontando uma arma pra ti, e você não tem NADA.

Não Hurin, eu realmente não tive uma arma engatilhada na minha cabeça uma única vez. Eu passei por dois assaltos e já tive três ou quatro armas engatilhadas na minha cabeça. E no segundo eu vi a minha mãe baleada na minha frente. A última vez por quase quatro horas, enquanto os vagabundos deixavam a minha família praticamente sem nada. E o meu pai levar uma coronhada covarde. E já vi amigos mortos por bandidos, sim. Eu também cresci em um lugar barra pesada, perdi amigos pro tráfico, mas também vi gente que dormia não num barraco, mas na rua e que nunca teve capacidade de fazer mal a uma mosca. E graças a Deus vários dos meus amigos que tavam se perdendo no mundo o meu pai ajudou a dar um futuro, um norte. Desafio qualquer um a dizer que eu não vi e vivi coisas tristes nessa vida, mas graças a Deus isso nunca despertou em mim um espírito de revanchismo. E depois de ver tantas vezes a morte de perto como eu poderia ser a favor da morte, não ser pró vida? graças a Deus eu acho que não me deixei contaminar, pois não desejo isso pra ninguém.


generalizações são sempre perigosas.

Mas continuo dizendo que, numa situação limite, foda-se a vida do bandido.

Vira bandido quem quer. Quem não se esforça. Quem se deixa cair nas drogas, no trafico.
Morar em favela, ter uma arma apontada pra ti, te oferecerem drogas, não acho que é desculpa pra certas atitudes.

Vimos diversas causas para a criminalidade aqui nesse tópico. Todas são igualmente inadmissíveis. Algumas são compreensíveis. O sistema econômico em que vivemos é altamente exploratório e excludente, e isso é fato inegável. As chances de "sucesso" não são de forma alguma igualitárias para todos, não importa o discurso ideológico hipócrita e demagógico. Um empresário bem sucedido e admirado, por exemplo, arremessa inúmeras pessoas na miséria. A retribuição vem à cavalo. Outra perspectiva é o psicopata (ou insira aqui um nome chocante à escolha), um sujeito a princípio tratado como doente.

O culpado deve ser punido, óbvio. Atentar contra alguém não tem absolutamente desculpa alguma. Aí é que busco a igualdade, assim como ele deve ser punido, sua integridade deve ser respeitada até o limite do possível (que se resume à ameaça extrema).

O sistema judiciário busca as causas de um crime, não somente analisar o crime em si e as consequências do tal crime. É pura ignorância não ver o fato numa perspectiva macro.



Generaliizar o poder de morte. Se o sequestrador está ameaçando uma vida, resolve-se isso instituindo o poder de morte a um terceiro (policial, magistrado, etc), ou seja, fazemos exatamente o que condenamos no sequestrador. É absurdo, é contracenso. Isso não é vacina pra colocarmos o problema como solução.




Coisa linda! Palminhas pra vocês. :clap:

Quem tem problemas mentais e/ou é mais desumano agora é o que eu gostaria de saber.



Jean Charles de Menezes assassinado por policiais britânicos com trocentos tiros na cabeça ao ser confundido com um terrorista, alguém lembra? Caso exemplar do que a liberdade de matar pode causar a inocentes num julgamento precipitado estabelecido a priori sem critérios.



Claro que não! Por isso eles vão presos, alo-ou.

Kainof, pegar frases minhas retiradas do contexto e distorcer elas, não acho que vai ajudar a melhorar seu ponto de vista.
Se você, que é tão inteligente, tem bons argumentos, acho que pode se fazer desnecessária a retirada de fragmentos, de um contexto, afinal, suas respostas acabaram ficando incoerentes, se reler todo meu texto, e não apenas os fragmentos que você retirou.

Mas continuando a conversa... ^^
Pelo que li da resposta do pessoal, ninguém esta falando para matar todos os bandidos.

E engraçado, que raramente são os bilionários que morrem nas mãos de bandidos. Normalmente são mais pais de familias, jovens com futuro promissor... (e eu estou falando quando são BANDIDOS versus INOCENTES, e não quando são guerras entre bandidos, tráficos e etc...)

E psicopata é psicopata. Bandido é bandido. Se quer juntar os dois pra impacto, é outra história. Quando eu falei de psicapata, é UM CASO, DIFERENTE de bandido. E na nossa sociedade existe os dois. (como em qualquer outra sociedade).

E concordo que sua integridade deva ser respeitado. Mas ai ressalto que deve ser respeitada o tanto que ele respeita a de outras pessoas.

Na hora que o banido esta apontando uma arma na cabeça de um refém, existe poucos minutos para agir. Não dá pra convocar um bando de psicologos e traçar o perfil, chamar amigos e parentes para saber qual é a causa e porque o cara ta fazendo aquilo. Muitas vezes é matar ou morrer.

E concordo com você, não é a solução. Entretanto desculpa a minha frieza, mas entre matar um marginalzinho que ta ameaçando um inocente, ou deixar morrer um inocente, eu escolho o marginal.
Não acho que isso me torna igual ao marginal. O marginal teve escolha, teve chance de se render, teve chance de fazer algum bem. Já o inocente que ta nas mãos dele, não teve escolha nenhuma.
Se mesmo assim o bandido escolhe continuar agindo dessa forma, quem ta assinando sua morte, seria ele mesmo.

Sim, virou até filme o Jean Charles. :cool:
E sim, eles foram precipitados. E sim, precisa melhorar MUITO todo o sistema pra poder fazer essas coisas, sem erro.
Mas no caso que estamos falando aqui, é:
Um cara aponta uma arma na sua cabeça. Ele vai roubar tudo de você. Seu dinheiro, sua dignidade, sua vida. Você prefere que ele morra, ou que deixem você morrer?
Tirando o FÚRIA, NINGUEM sugeriu que desse arma nas mãos dos policiais para eles irem matando ai a paisana.
O que aconteceu com o Jean Charles é um erro ridiculo, pelo que entendi, ele não tava com uma arma na mão para atirarem assim nele. Foi confundido com um homem-bomba, mas ninguém tinha certeza. E isso foi um erro.
A maioria aqui esta se referindo aquele que tem certeza que ta com uma arma apontada pra cabeça de um inocente.

Tenho a leve impressão que como você mesmo disse, não dá para generalizar.
O caso do Jean Charles não tem NADA haver com o caso citado aqui. E com a força policial que muitos aqui concordam em usar.

E como ja disse no começo desse post, sobre prisões...
Isso é muito pouco no nosso Brasil. E ja expliquei o motivo.

Olha, não to tentando convencer ninguém.
Apenas estou mostrando meu ponto de vista. Não quero que concordem comigo ou discordem. Não quero mudar a cabeça de ninguém.
Espero que essa conversa continue sadia.
Eu realmente estou gostando bastante, tem alguns pontos legais para se pensar.
Se eu faltei com respeito com alguém, peço desculpas, as vezes, na empolgação, posso digitar algo que possa ter um sentido meio duvidoso.
Mas é isso ai^^
 
É dificil usar legitima defesa, quando tem um cara apontando uma arma pra ti, e você não tem NADA.

Por isso que eu falei legítima defesa de terceiro. É legítimo sim interferir em um crime sendo praticado por outra pessoa para proteger, no caso, a vida de outra pessoa. Respeitados os requisitos da legítima defesa, os policiais estão sim amparados por esse instituto e podem agir. Então não é que não esteja prevista nenhuma forma de facilitar a ação miliciana, mas simplesmente que ela deve ser regrada por bom senso, para evitar-se um poder exagerado nas mãos de alguém.

Estou atrasado pra faculdade, depois eu volto aqui e leio os outros posts com mais calma e posto melhor.
 
Realmente, dar o poder de escolher se outro ser humano vive ou morre não deve ser atribuído a ninguém, principalmente quando há tão pouco tempo para julgar o caso com prudência. Claro que é necessário tomar uma atitude rápida, ou aumenta a chance de algo ruim acontecer, mas sempre que possível, a "execução" deve ser evitada.

Não conheço nada do assunto, mas será que não tem como investir mais em novas tecnologias que possam desabilitar de forma não-letal? Conheço o teaser, mas não sei se a vítima, no caso, tomaria um "choquinho de leve" também, mesmo que os eletrodos estejam só no sequestrador. Já vi alguns dispositivos sônicos que causam um baque instantâneo seguido de confusão em quem for dirigido. Mas ainda há muitos outros métodos possíveis para causar o efeito desejado. Só falta descobrir quais e como utilizar.

Uma vez que a situação foi controlada, aí é uma outra história. O sistema carcerário atual obviamente não funciona. A pessoa sai pior na maioria das vezes.
Querer que um pedófilo morra é totalmente natural, porque seus atos são revoltantes (ferem o nosso instinto natural de proteção à cria, mesmo que a cria não seja a nossa) , mas a quem cabe a execução?
Eu, pessoalmente, acredito que o sistema tem que começar a reabilitar. Uma idéia minha que deveriam haver algumas colônias agrárias em que os condenados teriam que plantar sua própria comida, fazer os reparos necessários no maquinário e em seus alojamentos, enfim, aprender como é que as coisas são numa sociedade (óbvio que não a "nossa" sociedade, que é muito mais complexa e desorganizada), uma miniatura simplificada em que vejam que cada um tem seu lugar. Enquanto isso, podem ter cursos profissionalizantes e prestar serviços para gerar receita para manter guardas e os materiais e professores desses cursos.

Claro que muitos podem dizer "Pô, que utopia! Nunca vai acontecer, num existe dinheiro para isso". Eu digo que, se fosse contado todo o dinheiro que vai para as cadeias, para os hospitais que tratam das vítimas, para tantos advogados de defesa e assistentes sociais que ficam prestando serviços custeado pelo Estado, e se fosse considerada a produtividade que aumentaria, e que os presos podem sim gerar receita, fazendo serviços diversos em que se especializaram, seria sim uma ótima opção de programa de reabilitação

Não imagino que isso possa servir para todos os presos, claro. Mas há uma vasta maioria em que esse sistema pode ser aplicado, e pode gerar resultados muito legais

Mas isso são só idéias. Se forem um monte de besteiras, por favor queiram ignorar. Não vou ficar chateado ;)
 
Fico imaginando o que se passa na cabeça daquele pai que foi baleado e teve o filho, um bebêzinho que levou um tiro na cabeça diria ao ler algumas opiniões aqui...

Não consigo, me desculpem, ver as coisas da forma que algumas pessoas. Não acho que alguém tenha o direito de tirar a vida de outro. A pessoa, o cidadão( se é que se pode chamar animais como esses criminosos assim ) é que abandonaria a escolha de manter sua vida quando colocasse a vida de outros em perigo, ou tirasse a vida de outros.

Enfim, vou deixar de postar nesse tópico, pois sou muito a favor da máxima " Olho por olho... " , se é que me entendem!
 
Vou meter o meu bedelho, mas colônia agrária (eu já vi uma para dizer) funciona para ladrãozinho de galinha, pra quem furtou pra comer, e não pra psicopata que tem coragem de ameaçar e tirar realmente a vida de um outro ser humano, como no caso que gerou essa discussão. A esse tipo de bandido, e a outros tbm, a colônia penal só gera raiva e desespero, que vai fazer ele fazer coisas piores quando sair de lá.

Vocês acham que o bandido em questão pensaria em algum momento se valia mais a vida da mulher ou a dele? Claro que não, ele só consegue pensar nele... Existe uma lenda de tratamentos alternativos para psicopatas, mas quem fala isso realmente não entende, já que esses tipos de psicose são desvios de caráter, que não tem cura e nem punição... Me diz, o que sobrou???

O sistema penal brasileiro tem sim muuuitas falhas. Vou exemplificar com um julgamento quase lógico de um psicopata na hora de pensar se vale a pena ou não matar alguém. Tipo, se tem alguém te incomodando muuito, e se tu achas que vale a pena, mata. Com bons antecedentes, reu confesso, bom comportamento, arruma uma legítima defesa forjando um corpo de delito que tu vais ficar uns 2 anos na prisão. Ou nem isso. Dependendo do caso vale até a pena.
Eu não o faria nunca, mas acha que um psicopata teria peso na consciência?? Coloque-se para pesar: tu te livras da pessoa pra sempre, não pagas NADA por isso (pq dois anos na vida de uma pessoa não é praticamente nada) e ainda fica a lenda de tu teres matado um, que pode ajudar na fama pretendida... Precisas matar uma vez só e deu.
Ou se tem alguém te ameaçando, és obrigado tu mesmo a matar a pessoa, pq a polícia não pode fazer nada enquanto o bandido não te matar...

Mas há outra solução? Tem! Nós usarmos alguma arma contra nós mesmos, e não correr o risco de ser um estranho o fazê-lo.
 
Última edição:
Vou meter o meu bedelho, mas colônia agrária (eu já vi uma para dizer) funciona para ladrãozinho de galinha, pra quem furtou pra comer, e não pra psicopata que tem coragem de ameaçar e tirar realmente a vida de um outro ser humano, como no caso que gerou essa discussão. A esse tipo de bandido, e a outros tbm, a colônia penal só gera raiva e desespero, que vai fazer ele fazer coisas piores quando sair de lá.

Vocês acham que o bandido em questão pensaria em algum momento se valia mais a vida da mulher ou a dele? Claro que não, ele só consegue pensar nele... Existe uma lenda de tratamentos alternativos para psicopatas, mas quem fala isso realmente não entende, já que esses tipos de psicose são desvios de caráter, que não tem cura e nem punição... Me diz, o que sobrou???

O sistema penal brasileiro tem sim muuuitas falhas. Vou exemplificar com um julgamento quase lógico de um psicopata na hora de pensar se vale a pena ou não matar alguém. Tipo, se tem alguém te incomodando muuito, e se tu achas que vale a pena, mata. Com bons antecedentes, reu confesso, bom comportamento, arruma uma legítima defesa forjando um corpo de delito que tu vais ficar uns 2 anos na prisão. Ou nem isso. Dependendo do caso vale até a pena.
Eu não o faria nunca, mas acha que um psicopata teria peso na consciência?? Coloque-se para pesar: tu te livras da pessoa pra sempre, não pagas NADA por isso (pq dois anos na vida de uma pessoa não é praticamente nada) e ainda fica a lenda de tu teres matado um, que pode ajudar na fama pretendida... Precisas matar uma vez só e deu.
Ou se tem alguém te ameaçando, és obrigado tu mesmo a matar a pessoa, pq a polícia não pode fazer nada enquanto o bandido não te matar...

Leia o meu post acima. "Não imagino que sirva para todos os presos". Claro que se forem psicopatas (e sobre isso eu não entendo absolutamente nada mesmo, corro o risco de falar besteira), deve haver um tratamento diferente, oras. Não sei que tipo de internação, ou medicação, ou acompanhamento psicológico, que pode ser aplicado.
Fora que, se o comportamento anormal for causado por um distúrbio, uma doença, que justiça há em executar o doente? E se não foi, por que foi causado? Uma criação inadequada, ou maus tratos, ou sei lá mais o que? É totalmente culpa dele?

Mas eu pergunto: o que você faria com os delinqüentes incômodos (tanto ladrões de galinha, quanto psicopatas, etc..), se o destino deles estivesse somente nas suas mãos?


Mas há outra solução? Tem! Nós usarmos alguma arma contra nós mesmos, e não correr o risco de ser um estranho o fazê-lo.

suicidio.jpg


????
 
Fora que, se o comportamento anormal for causado por um distúrbio, uma doença, que justiça há em executar o doente? E se não foi, por que foi causado? Uma criação inadequada, ou maus tratos, ou sei lá mais o que? É totalmente culpa dele?

Mas eu pergunto: o que você faria com os delinqüentes incômodos (tanto ladrões de galinha, quanto psicopatas, etc..), se o destino deles estivesse somente nas suas mãos?
Primeiro que não há tratamento para psicopatas pq isso não é doença, é um desvio de caráter. Segundo, não há nada pra fazer com eles pq não é reversível. Terceiro, um doente mental não se executa, se trata. E quarto, os ladroes de galinha e outros delinquentezinhos, geralmente, ficam bem em colônias penais e acompanhamento psicológico e social.

Ai entra aquela história de que toda generalizaçãó é preguiçosa: coloca um psicopata no meio dos ladroezinhos de galinha dentro de uma colônia penal pra ver o que dá depois de uns 5 anos... Ah, pq os pequenos ficam 5 anos. Os estupradores, no máximo 2-3.
 
O fato é que o atirador fez bem feito. Se ele tivesse errado o tiro ou se o ladrão tivesse explodido a granada aí o atirador ia ser pego pra cristo.

By Raphael Silvério
Murph Fator
 
Ok. Dar carta branca pra matar à vontade será a solução para os nossos problemas com a violência.

Pois eh...esqueci q voltamos ao tempo dos gladiadores onde as pessoas aplaudiam sobre a arena coberta de sangue...
Desde qdo tem q ser motivo de aplauso uma cena daquelas? Por acaso eh bom alguem morrer? Acham realmente q matar eh a solução?
Nunca aprenderam q ódio gera ódio?

Isso me lembra aquilo q Gandalf falow pro Frodo...sobre alguns q merecem viver, morrem...mas alguns q merecem morrer, vivem...Quem eh capaz de julgar isso?
 
Última edição:
Em situações dessas, ao meu ver, executar o maldito com uma boa bala na cabeça é a unica solução.
Ora, qual vida vale mais? a dele ou a da refém? Ele vai fazer amesma coisa depois, mesmo se for preso, porque prisão não concerta ninguem aqui no Brasil, só piora.

E a morte de um ser humano me parece sim um motivo para aplauso. Se for uma vida dessas, que só faz mal aos outros, que só vai trazer sofrimento para outros, é sim bom que uma vida dessas se perca, afinal, morto, ele COM CERTEZA não vai repetir esse tipo de besteira.
Quando um inseto esta trazendo problemas e espalhando doenças, nós o matamos e ficamos felizes de tê-lo feito. A vida de um sujeito desses tambem só tras mal, então o matemos e fiquemos felizes.
 
Só relembrando que os aplausos não foram pela morte. Mas pela ação.
Pra mim é obrigação da policia inverter os papéis em situação de refem. Ao invés da vitima estar sob risco de morte, é o sequestrador quem tem que estar.
Primeiro passo é a negociação. Mas por algumas horas. Um cara que vai ficar 1 dia inteiro sem se render certamente não vai fazer isso de graça. Sem contar que o estrago psicologico de alguem que fica como refem por dias é inimaginavel.
Segundo passo é procurar um ponto de tiro que não seja letal mas suficiente para que a vitima consiga ser separada do sequestrador.
Em terceiro caso tenta-se um tiro mais perigoso. Principalmente no caso desse cara que tava com uma granada, trazendo perigo para dezenas de pessoas. Não agir dessa forma é a mesma coisa que dizer que 1 vida humana dele vale mais do que a vida de 20 ou 30 em torno dele.

Acho que a maioria acha que as coisas se resolvem muito hollywoodianamente. Que uma conversa com um policial desconhecido vai fazer o sequestrador cair em prantos e pedir perdão. Pode até acontecer, 1 em cada 20. Nos outros 19 o refem é quem vai pedir perdão diretamente pra Deus.
 
Sinistro pensar q soh o bandido faz coisas más, enquanto toda o resto eh bonzinho. Não estou querendo justificar a ação do cara. Minha intenção naum eh defender ninguem, mas simplesmente acho uma completa falta de humanidade as pessoas aplaudirem uma morte do jeito q foi.

Ficar se achando mto bom e o resto mau eh uma baita falta de auto-análise. Esse lance de mocinho e bandido soh acontece em filmes...
 
Sinistro pensar q soh o bandido faz coisas más, enquanto toda o resto eh bonzinho. Não estou querendo justificar a ação do cara. Minha intenção naum eh defender ninguem, mas simplesmente acho uma completa falta de humanidade as pessoas aplaudirem uma morte do jeito q foi.

Ficar se achando mto bom e o resto mau eh uma baita falta de auto-análise. Esse lance de mocinho e bandido soh acontece em filmes...

Se o homem tivesse "tons de cinza" ele não estaria segurando uma granada com uma refém.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo