• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus são mais raivosos que a média?

Nada mais extremista do que dizer que todas as religiões estão erradas. Imagino que ou você inclui o seu sistema de crenças nessa afirmação, ou seja, que você sabe que está errado, ou então você será um baita arrogante.
 
Provavelmente vc leva as coisas muito a sério então.

XD a medida de "muito" é tão relativa, Lu! Eu posso alegar, em contra partida que é você que leva "pouco" a sério... E ambos são argumentos igualmente válidos XD É quase um flood! A discussão entraria em loop eterno kkkkkkk

Vou te contar uma história que aconteceu comigo: Eu, que adoro todo esse universo das religiões, estava participando de uma missa afro... O que é uma missa afro? É uma missa normal, com um padre normal, mas celebrada com instrumentos musicais de origem africana, e que estava sendo celebrada, pela comemoração de um evento, em uma horta comunitária.

Os vizinhos da horta, uma comunidade pobre e de grande influência evangélica, ouviram os tambores e não tiveram dúvidas! "É macumba!!!"

Eles então, que não são nada bobos, orientaram as criança da comunidade a atirar pedras em nós! Qual não foi a minha surpresa quando, no meio da missa, com uma quantidade enorme de idosos no local, pedras começaram a voar por cima da cerca e acertar aleatoriamente as pessoas!!! Saímos na rua para verificar, e, enquanto as crianças corriam, algumas pessoas dentro das casas gritavam "macumbeiros!!! vão todos pro inferno!!!"

Chamamos a polícia, mas quando a viatura chegou, as crianças já tinham sumido... E por sorte ninguém se machucou com gravidade. B.O. feito só pra constar, mas não havia muito mais a fazer...

Depois de passar por coisas como esta, a última coisa que eu quero é uma piada que reforce no imaginário das pessoas a ideia de que tudo ligado à cultura negra é relacionado a macumba, ou que as religiões afro-descendentes/africanas são ruins...

Muita inocência achar que piadas como essas não causam nenhum efeito, e ficam apenas na mesa do bar, enquanto pessoas ainda sofrem por intolerância religiosa... E sofrer não é por aguentar uma piada, é por ter sua integridade física posta em cheque! E ainda estamos falando de um caso muito leve... Não estou nem citando mortes aqui!

Seriam tão mais úteis piadas que zombassem daqueles que tem preconceito de qualquer tipo... U.U Mas insistem em zombar daqueles que já tem problemas suficientes pra dar conta... No final, qual é a finalidade do humor?

(medo de começar a ficar igual o Paganus... Alguém me pare antes disso, ok?)
 
Nada mais extremista do que dizer que todas as religiões estão erradas. Imagino que ou você inclui o seu sistema de crenças nessa afirmação, ou seja, que você sabe que está errado, ou então você será um baita arrogante.

Também não sou fã de dizer que toda religião está errada. Mas não acho que ateus se incluem em "sistema de crença". O ateu não tem a crença da não-existência, ele simplesmente não tem nenhuma crença em nada. Está fora do rolê. :lol:
 
Relaxa, gato! Não queria verdades absolutas, só queria entender sua opinião pessoal mesmo! ^^

Mas, tirando as religiões da vertente Abraâmica, quais religiões teriam fatos históricos que vc considera ser de um passado negro?

Agora, sobre os deuses, acho que vale entender pra que serve um/o deus dentro da religião... E pq q os deuses acabam sempre encarnando ou tendo características humanas (paixões, defeitos etc...). Lembre-se sempre da manutenção do tecido social... Ainda que deuses não existam (uma suposição), por que eles foram criados? O que esses deuses representam para as pessoas, qual é a relação delas com essa divindade, e qual é a necessidade que esses deuses suprem para essas pessoas? Ainda que deuses existam apenas como uma criação humana, no imaginário das pessoas eles existem! Acho que muito mais interessante do que discutir se isso é devido ou não, é entender o motivo....

Mitologia grega/nórdica/egípcia... que são religiões bem mais antigas do que as atuais. Concordo que se foram inventados eles existem, mesmo que de forma fictícia. Não nego que a religião seja boa, e é difícil entender o motivo da fé das pessoas, pois cada pessoa pode ter um motivo diferente.

Nada mais extremista do que dizer que todas as religiões estão erradas. Imagino que ou você inclui o seu sistema de crenças nessa afirmação, ou seja, que você sabe que está errado, ou então você será um baita arrogante.

Não estou sendo arrogante. A MINHA crença é de que elas estão erradas. Da mesma forma que o evangélico fala que quem segue uma religião africana (umbanda, candomblé, etc) está errado. Eu ACHO que todas estão, não quer dizer que eu não possa estar errado em meu ponto de vista também, pois o problema de crenças e religiões é que não temos como provar qual é a certa, isso é uma escolha pessoal. Se acha que sou arrogante por pensar assim ok.
 
Fui mordido por um ateu semana passada, não sei, mas acho que estou virando ateu também!




PQP vir num tópico sério pra fazer essa piada ruim...

Algo me diz que foi o @Morfindel Werwulf Rúnarmo . Esse avatar lupino não engana... :think:

Assim, ninguém tem certeza de nada até morrer. Se é que depois de morrer teremos como ter certeza, mas ninguém até hoje voltou pra dizer como é depois de passar pelas portas da esperança.

Nós, espíritas, discordamos... :lol:
 
Não estou sendo arrogante. A MINHA crença é de que elas estão erradas. Da mesma forma que o evangélico fala que quem segue uma religião africana (umbanda, candomblé, etc) está errado. Eu ACHO que todas estão, não quer dizer que eu não possa estar errado em meu ponto de vista também, pois o problema de crenças e religiões é que não temos como provar qual é a certa, isso é uma escolha pessoal. Se acha que sou arrogante por pensar assim ok.

Ou seja, você pensa como o evangélico.

Também não sou fã de dizer que toda religião está errada. Mas não acho que ateus se incluem em "sistema de crença". O ateu não tem a crença da não-existência, ele simplesmente não tem nenhuma crença em nada. Está fora do rolê. :lol:

Cara, acho que todos em algum tipo de sistema de crença. Nem que seja: "eu acredito que existe uma explicação racional e científica pra isso, mesmo que atualmente estejamos ano-luz dessa resposta."
 
Entendi que você acha que as religiões estão todas erradas, assim como qualquer outro religioso pensa das outras religiões.
** Posts duplicados combinados **
Sério que o Paganus deletou a conta... Again?
 
Bom, você nunca vai ver um liberal indiferente à posição ideológica alheia - seja do colega ao lado ou do Governo. :lol:

Assumir uma posição envolve discuti-la e tratar de posições alheias - e isso principalmente quando há uma polarização que te envolve social e politicamente.
 
Bom, você nunca vai ver um liberal indiferente à posição ideológica alheia - seja do colega ao lado ou do Governo. :lol:

Assumir uma posição envolve discuti-la e tratar de posições alheias - e isso principalmente quando há uma polarização que te envolve social e politicamente.

Por outro lado, nem todo mundo é obrigado a discutir isso com você. Quando vejo um ateu compartilhando uma provocação no FB (não é uma indireta p vc), parece um ataque a todos os religiosos, queiram eles ou não debater o assunto.
 
Por outro lado, nem todo mundo é obrigado a discutir isso com você. Quando vejo um ateu compartilhando uma provocação no FB (não é uma indireta p vc), parece um ataque a todos os religiosos, queiram eles ou não debater o assunto.

Complicado é quando invadem o grupo alheio pra promover isso. Numa timeline de perfil passa. Mas numa timeline de comunidades voltadas para um determinado grupo, sabendo que a resposta pode ser violenta - e isso para ambos os lados -, é algo muito pretensioso.
 
li por cima os posts aqui, mas me parece que a única opção religiosa que PODE ser 100% humilde (nem sempre a pessoa irá manifestá-la humildemente) é o agnosticismo. não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo