• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus, graças a Deus

Saiffyros

Usuário
Aproveitando a discussão do tópico sobre religião, uma pergunta interessante a ser feita para ateus, como eu, é a seguinte: Num mundo sem Deus e aparentemente sem sentido, como achar ou dar um sentido a vida humana e como justificar nossas crenças que se apoiavam na crença em um Deus?

Esse é o grande desafio porque embora dizemos ser ateus, vivemos numa sociedade cristã, com valores cristãos. Tipo sou ateu, mas aceito a monogamia, nego o adultério, concebo o mundo como tendo uma origem (antes Deus, agora big bang), considero que matar é errado, considero que todos somos iguais, desprezamos o egoísmo, valorizamos a humildade... e inúmeras coisa mais. Tudo idéias ou ideais cristãos. Quando eu nego o Deus cristão eu preciso colocar todo o pacote cristão em cheque (estou usando o cristianismo como exemplo). Cristianismo não é o Deus cristão é todo um conjunto de valores. Ele foi o primeiro a pregar que todos somos iguais e sem apelar ao cristianismo dificilmente podemos defender essa idéia. Por que afinal, todos sabemos, somos todos diferentes, tanto é que em psicologia e medicina já se fala em tratamentos individulizados e não mais em teorias gerais. Como posso dizer que somos todos iguais se tenho tempo pra ficar divagando em um fórum enquanto pessoas morrem de fome lá fora, enquanto outras passam frio. É muita hipocrisia ao meu ver.

Se não há Deus e não há sentido por que ainda devo respeitar o outro? Por que não usá-lo como um meio para atingir os meus objetivos? O que acham disso? Em suma: como fica a ética?

Ser ateu é negar a existência de um Deus, mas isso implica colocar uma quantidade enorme de valores em cheque. Agora existem outros que são anticristo. Isso é contra o cristisnismo. Como eu. Gostaria de ouvir comentários. Sei que não tem praticamente nehuma relação com RPG, mas a gente acaba achando um elo...
 
Acho que o simples fato de negarmos a existência de deus não nos impede de concordar com alguns dos standards religiosos, já que percebemos serem imprescindíveis para uma vida em sociedade ou apenas por questões pessoais mesmo.

Mas eu confesso que mais de uma vez desejei a mulher do próximo (não me limitando a desejar, mas a pegar mesmo hehehe) e me senti bem bagarai fazendo isso.
 
Mas eu confesso que mais de uma vez desejei a mulher do próximo (não me limitando a desejar, mas a pegar mesmo hehehe) e me senti bem bagarai fazendo isso.

É exatamente o que estou dizendo Sky. Você ainda tem o valor cristão, mesmo negando Deus. Poque foi criado num lugar onde eles sempre pregaram isso (desejar a mulher do próximo é errado). Ai mesmo sendo ateu você ainda é vítima do cristianismo.

"Não desejar a mulher do próximo quando o próximo estiver próximo."
 
IMO, religião não é algo que se discute. Mas vou fazer alguns comentários. Só pq vc não concorda em algo com a Igreja, vc não precisa ser ateu. Não gosto quando as pessoas associam Deus e Jesus Cristo tão diretamente assim à Igreja Católica. É só pesquisar sobre a história dela. Eu discordo com inúmeras coisas que a Igreja nos "impõe", gosto de me classificar como católico crítico.
 
Eu não acredito em vida após a morte, não acredito em uma entidade criadora superior, não acredito em reencarnação, enfim, eu não só rejeito o magrão e o pai dele como também não acredito em nada que eu não possa ver, tocar ou algo assim (usando gadgets do Dr. Reed Richards), ou seja: sou ateu, cético e o escambau.

Mas fui criado por cristãos e cresci numa sociedade cristã, ou seja: muitos dos valores que tenho para mim advém do cristianismo, mas apenas os abraço por achar correto, não por serem parte de um dogma religioso ou algo assim.
 
IMO, religião não é algo que se discute. Mas vou fazer alguns comentários. Só pq vc não concorda em algo com a Igreja, vc não precisa ser ateu. Não gosto quando as pessoas associam Deus e Jesus Cristo tão diretamente assim à Igreja Católica. É só pesquisar sobre a história dela. Eu discordo com inúmeras coisas que a Igreja nos "impõe", gosto de me classificar como católico crítico.

Já passei dessa fase.

Sou ateu, mas também fui criado numa sociedade católica. Aceito os valores da sociedade à qual pertenço, mas não dou mais valor à eles do que eles merecem. Na maioria das comunidades ao redor do mundo existem os mesmo preceitos (não matar, respeitar família, etc), e vejo isso como mais uma obra da humanidade para organizar as coisas a sua volta. E apenas isso, nada de dez mandamentos.
 
Mas fui criado por cristãos e cresci numa sociedade cristã, ou seja: muitos dos valores que tenho para mim advém do cristianismo, mas apenas os abraço por achar correto, não por serem parte de um dogma religioso ou algo assim.
Sim, praticamente todo mundo faz isso, mas ai é que entra o elemento racional. Você escolhe os elementos que acha correto, Deus sendo eliminado.

Mas outra pessoa assume Deus, por achar correto.

"Eu não acho correto" e "Eu acho correto"

Como decidir entre um e outro? Precisamos de argumentos, justificação racional.

Como justificar os valores cristãos sem assumir a divindade de Jesus, a trindade, Deus como um ser superior...??? Essa é a questão.

Na maioria das comunidades ao redor do mundo existem os mesmo preceitos (não matar, respeitar família, etc), e vejo isso como mais uma obra da humanidade para organizar as coisas a sua volta. E apenas isso, nada de dez mandamentos.
Esse argumento da maioria é falacioso. Eu poderia justificar a existência de Deus dizendo que a maioria acredita...
 
Última edição por um moderador:
Já passei dessa fase.
Não é fase. Simplesmente acredito em Deus, em algo superior. Pra mim Ele existe... pra mim a vida é mais do que nasci, vivi, morri e microorganismos vão decompôr o meu corpo.
 
Ética não tem nada a ver com religião ou fé, Safyros, o cara do seu avatar tem bastante coisa escrita para sanar qualquer duvida nisso e ele veio bem antes do cara da cruz & cia

Pq vc precisa de um motivo mistico/ sagrado/ sobrenatural para ter bom censo... Ok, se vc vive numa sociedade aonde não tem nenhum codigo de conduta sobre roubo, nada te impede de roubar a casa de um infeliz, beleza!

...mas depois podem vir cinco sujeitos mais fortes e armados e roubarem a sua casa, e sucessivamente até o caos social e a guerra civil

Dae veio o contrato social, a lei, a justiça, a politica e a ética
 
Você é livre para fazer o que quiser, e pensar o que quiser. Minha opinião é que independente da religião, o que realmente onta é a sua fé no(s) deus(ses) da mesma, e se você é uma pessoa boa; não é necessário que siga essa religião (como ir na igreja, fazer rituais...), basta que você acredite nela.
 
Tá vou ser polêmico agora, mas é o que sou! Eu tenho total certeza que DEUS não existe!

E religiosos não me venham com ladainha de que na proximidade da morte eu vou pedir clemência, pois eu já quero aceitar minha morte como deve ser! Meu sofrimento eu mesmo fasso o possível para não deixar pessoas preocupadas e sequer peço ajuda divina! Ou seja, nada neste mundo pode me fazer acreditar em Deus! (aí o crente maluco vem dizer que se o céu se abrir, luzes ofuscarem a terra, e o deus aparecer na minha frente, ou uma voz tão comovente dizer palavras na minha mente eu apenas digo que nunca foi, não é e nunca será Deus!)

:yep:
 
Tá vou ser polêmico agora, mas é o que sou! Eu tenho total certeza que DEUS não existe!

E religiosos não me venham com ladainha de que na proximidade da morte eu vou pedir clemência, pois eu já quero aceitar minha morte como deve ser! Meu sofrimento eu mesmo fasso o possível para não deixar pessoas preocupadas e sequer peço ajuda divina! Ou seja, nada neste mundo pode me fazer acreditar em Deus! (aí o crente maluco vem dizer que se o céu se abrir, luzes ofuscarem a terra, e o deus aparecer na minha frente, ou uma voz tão comovente dizer palavras na minha mente eu apenas digo que nunca foi, não é e nunca será Deus!)

:yep:

Eu também não acredito bem numa "força suprema", mas não pensas mesmo que exista forças que não podemos ver nem enxergar?
 
Eu também não acredito bem numa "força suprema", mas não pensas mesmo que exista forças que não podemos ver nem enxergar?

A muito pelo contrário! Já ouviu falar da filosofia hermética? :roll:

Eu acredito sim que exista algo além das nossas compreensões (notar que eu não citei deuses, planos ou existências únicas).
 
A muito pelo contrário! Já ouviu falar da filosofia hermética? :roll:

Eu acredito sim que exista algo além das nossas compreensões (notar que eu não citei deuses, planos ou existências únicas).

Desculpe-me, acho que te interpretei mal. Talvez você não acredite então no Deus dos cristãos/islamitas/judeus/espíritas etc, mas acredita em outros tipos de forças sobrenaturais, certo?
 
Desculpe-me, acho que te interpretei mal. Talvez você não acredite então no Deus dos cristãos/islamitas/judeus/espíritas etc, mas acredita em outros tipos de forças sobrenaturais, certo?

Já eu... não. Acredito nas forças intermoleculares forte e fraca, nos neutrinos e na bomba atômica. :yep:
 
Como eu já disse antes, eu acredito em coisas além de nossa compreenção, no sobrenatural, devido a experiências desagradaveis com essas coisas. E não adianta a ciencia tentar explicar, que não vai me convencer, por mais que eu goste da ciencia, física, etc. Tem coisa realmente que está mto além de nós. Agora, dizer oq, é complicado.
 
Os princípios da moral e ética que temos hoje em dia não foram criados pelo cristianismo. 5 séculos antes de Cristo, Confúcio já havia dito a frase "Façam aos outros o que gostariam que lhes fizessem. Não façam aos outros o que não gostariam que lhes fizessem. Vocês só precisam desta lei. É a base de todo o resto"

O Código de Hamurábi é anterior a Cristo.
E assim por diante.

Claro que o cristianismo uniu vários conceitos, e provavelmente seu sucesso vem daí. Mas cada um desses valores possui sua fonte, poucos deles surgiram unicamente do cristianismo.

Eu acho muitos pontos do cristianismo absurdos, enquanto que outros fazem parte de minhas práticas cotidianas.
Mas não significa que eu viva princípios cristãos por que eu acredito que matar e furtar é errado.

Esses princípios éticos não são exclusivos do cristianismo ou de outras religiões.
O próprio confucionismo é um sistema filosófico que não aborda o conceito de um deus, e no entanto possui muitos princípios éticos e morais que ainda hoje são difundidos pelo mundo. O mesmo vale para o budismo.


Concluíndo: a verdadeira ética não é aquela imposta por dogmas, e sim aquela advinda do entendimento racional.

Um ética imposta por dogmas pode permitir as coisas mais aburdas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo