• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateísmo

Aioros de Sagitário disse:
Zeus disse:
Legolas Greenleaf disse:
Tudo tem uma resposta. Absolutamente tudo.

Não é verdade, já foi provado que algumas perguntas são simplesmente imponderáveis, na década de 30, mais especificamente na Matemática (portanto não é válido fora dela). Podem pesquisar mais sobre "Gödel's Incompleteness Theorem"
..ou seja, não há necessidade algumaem encontrar uma resposta para nossa existência na Terra. Você pode dizer que foi criado à imagem e semelhança de Deus, ou que foi engedrado em um tubo de ensaio pelo Senhor Mochila, o Onipotente; isso não muda o fato de que você está vivo.
Mas não há sentido mesmo em encontrar a resposta da existência.
Todo mundo sabe que tudo existe graças ao Grande Rato Beringela. :obiggraz:
 
HAUHAUHAUHAUHAUAHUAH


ROFL

cai


se ajoelha!!!!!


ALELUIA AO GRANDE RATO BERINGELA!!!!!!!


AHUAHAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHUA


Dwarf

ps. bons tempos akeles
 
No sentido original, sem deus, eu sou completamente atéia. Quanto à criação da matéria que conhecemos, devo ser agnóstica... me abstenho de tentar entender ou arranjar uma explicação. Vida? Acaso, ou no máximo um destino tão certo como se uma bola q eu largar sem apoio vai cair.

No geral, digo que não acredito em qq coisa sobrenatural, mas vez ou outra (raras e rápidas) me pego com medo da possibilidade de algumas serem reais...


Eu adoro estórias de fantasia, com elfos, dragões, fadas, bruxos... e até deuses como os gregos, com forma física e que podem interferir no "mundo real", mas a idéia de um deus como o cristão (ou tolkiendili) é surreal demais pra mim... inclusive me incomoda ouvir ou ler a respeito dele como sendo verdadeiro (aliás, quero ver como vai ser qndo eu chegar mais adiante no Silma...).
 
Malva disse:
No sentido original, sem deus, eu sou completamente atéia. Quanto à criação da matéria que conhecemos, devo ser agnóstica... me abstenho de tentar entender ou arranjar uma explicação. Vida? Acaso, ou no máximo um destino tão certo como se uma bola q eu largar sem apoio vai cair.
É dessa forma que também penso. A 'espiritualidade da qual refiro a mim mesmo possui função unicamente ilustrativa; Força de Vontade = Força de Espírito; Colocando todo o meu espírito nessa empreitada; etc.

Malva disse:
No geral, digo que não acredito em qq coisa sobrenatural, mas vez ou outra (raras e rápidas) me pego com medo da possibilidade de algumas serem reais...
Medo do 'sobrenaturl' eu realmente não possuo nenhum.


Malva disse:
Eu adoro estórias de fantasia, com elfos, dragões, fadas, bruxos... e até deuses como os gregos, com forma física e que podem interferir no "mundo real", mas a idéia de um deus como o cristão (ou tolkiendili) é surreal demais pra mim... inclusive me incomoda ouvir ou ler a respeito dele como sendo verdadeiro (aliás, quero ver como vai ser qndo eu chegar mais adiante no Silma...).
Também sou dessa linha. Eu aprecio imensamente histórias fantásticas, mitologias e semelhantes pela criatividade por detrás de tais criações; as religiões todas do Mundo não passam de mitologias para mim; quando falam como se isso fosse real, também me incomoda.
 
Eu acredito demais em deus.
Apesar de odiar com grande parte das minhas forças as religiões.

Acho que ter fé, e ter uma religião é diferente demais.
Concordo com o Kabral, quando ele disse que ninguém é descrente em totalidade.
Eu realmente não me importo com o que seja o Deus, ou o que ele pode fazer por mim. Mas é uma força a mais que acaba criando pra mim.

Na verdade, acho o que torna diferente, é que quem acaba transformando essa crença numa fé exotérica, acaba tendo formas de expressar/demonstrar isso, que acabam sendo estranhas a quem não possui a mesma fé...
 
Aleixo disse:
Concordo com o Kabral, quando ele disse que ninguém é descrente em totalidade.
Pois é; no fim das cntas, eu possuo uma forma muito particular de fé, a qual é imensamente complicado explicar aos demais.
 
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!
 
Sétimo Nazgûl disse:
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!

*Deriel dá uma respirada* Puxa! Ar! Mas ainda, nada de deuses.

Desculpa a franqueza, mas não preciso de qualquer deus que "acredite em mim" :eek:
 
Sétimo Nazgûl disse:
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!

Não deveria de ser ao contrário? :wink:
 
Sétimo Nazgûl disse:
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!
Eu não preciso que ninguém acredite em mim. :hellboy:

Foram criadas inúmeras religiões no passado para explicar esse e aquele fenômeno natural; foram criadas religiões para considolidar a dominação de homens sobre outros homens.

Até que ocorre que homens provenientes do Norte dominam todo o Mundo, e impôem sua cultura e religião; por que o deus deles está correto? Os outros deuses estavam errados?

Resposta da qual os homens antigos acreditavam: porque o deus deles é mais forte que o nosso.

:hellboy:

Não há deus nenhum olhando por você; no fim, vamos todos morrer e apodrecer da mesma forma.
 
Sétimo Nazgûl disse:
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!
Eu também acredito em mim. Penso, logo existo. :lol:

E o ar não é completamente invisível. Ele pode ser preso, comprimido, expandido e, se você baixar muito a temperatura, ele congela e fica visível. :roll:

Mas respondendo à sua pergunta, pra mim é difícil sim acreditar em um Deus Todo-Poderoso como descrito na bíblia. Como eu já disse, se por acaso eu precisar de uma religião algum dia desses, o que é difícil, vai ser uma politeísta. Já acho meio tosco simplificar todas as coisas que ainda não foram explicadas dizendo que foram os Deuses que fizeram. Agora, um só Deus, que pode tudo, sabe tudo, e que faz tudo que a ciência ainda não explicou, não cola mesmo. :wink:
 
"Uma pessoa que ativamente nega a existência de toda e qualquer divindade é um Ateísta"

Isso soa completamente ridículo se você não definir o que é uma divindade, porque existem tantos sentidos para a palavra "Deus" quanto pessoas no mundo.

Pooooooor exemplo, temos um autor respeitadíssimo entre ocultistas, que num livro cabalístico, falando sobre Descartes e seu "Penso, logo sou", se fez entender assim:

"(...) Eu sou, logo existe alguma coisa, nos parece uma base mais primitiva e mais simples da filosofia experimental.

Eu sou, logo o ente existe.

Ego sum qui sum: eis aí a revelação primária de Deus no homem e do homem no mundo, e é também o primeiro axioma da filosofia oculta.

820833_150_18.jpg

O ser é o ser.

Esta filosofia tem, pois, por princípio o que existe, e nada tem de hipotético nem de casual."

De acordo com a progressão do raciocínio, chega-se de "o ser é o ser" a "Deus é aquilo que há". Se você acredita que existe um universo, então você acredita no conceito de Deus das ciências ocultas. Parabéns, você não pode mais ser considerado um ateu, pois existe uma definição de Deus que se encaixa na sua visão das coisas. E se você argumentar que Deus, desse ponto de vista, não existe, estará argumentando que não existe coisa alguma, pois já foi definido Deus como o conjunto de tudo aquilo que existe. Assim, é absolutamente incoerente a qualquer lógica contestar Deus desse ponto de vista; em outras palavras, é impossível esse Deus não existir, a menos que não exista coisa alguma, incluindo você. E como você pensa, você existe, logo existe algo, logo existe Deus.

Assim, para se definir ateu como "aquele que não acredita em nenhum Deus", defina o que é Deus.
Se você quis dizer "aquele que não acredita em nenhum Deus, sendo Deus definido como o conceito popularmente atribuído à palavra", então estou com vocês.
Mas como o conceito popular de Deus não é o que eu considero (não sendo eu o único), eu não me considero ateu. Quando me perguntam o que eu sou, sempre respondo que sou "livre pensador", sendo definido como aquele que estuda e ouve atentamente todos os argumentos, e vai filtrando pelo bom senso e montando seu conjunto de convicções pessoais, e elas não tem a menor conexão com nenhuma religião específica.

(Com um pouco de leitura, conclui-se que o axioma acima é a raiz da religião judaico-cristã, logo existe alguma razão lógica para que se diga que Deus existe, e essa razão foi esquecida e misturada a fatores culturais ao longo dos séculos - ou deveria dizer milênios. Pena.)

O melhor das religiões é que existem mais de 100 delas (religiões de verdade, não essas Igrejas Universais que só servem pra encher o bolso do pastor) e todas partem do princípio de que ela é a certa e todas as outras estão erradas. Em todas tem um monte de gente que fala que o Espírito Santo conversou com elas e disse que estavam no caminho certo e que tinham que levar os outros pra esse caminho e coisas assim.

Sem querer ofender, você parece não conhecer muitas religiões. Você falou apenas de uma religião e justamente a única que se encaixa. Linhas dentro do Cristianismo (como Católicos, Luteranos, Batistas, Presbiterianos, etc) não são consideradas religiões. São Igrejas, ou talvez Seitas. Religiões mesmo são a Hindú, a Xintoísta, Budista (que não se considera uma religião, e sim uma filosofia de vida), Islamista, Pagã, Espírita, Umbandista, entre muitas outras, e é extremamente comum dentre elas encontrarmos religiões que respeitem em absoluto as outras crenças, e em momento algum assumem a prepotência de estar de posse da única verdade.
 
religião: qualquer grupo teísta, seja qual for o(s) theos em questão

deus: qualquer conceito não natural utilizado para tentar explicar algo natural. Se disser ("afirmar por defininção") que deus é algo natural *ziiiiiiiiiiiiiiiip*, Navalha de Occam nele, pois é desnecessário.

ateu: alguém para quem a existência de quaisquer divindades mostra-se desnecessária, supérflua e, principalmente, não comprovada.

É muito simples me converter: basta que se prove a existência de deus. Qual(is)quer um. Aliás, até onde eu sei, quem se acha de posse da verdade única e indiscutível são os teístas, não os ateus.
 
É muito simples me converter: basta que se prove a existência de deus. Qual(is)quer um. Aliás, até onde eu sei, quem se acha de posse da verdade única e indiscutível são os teístas, não os ateus.

Essa pergunta é feita toda hora por mtos ateus e até pra falsos cristaos. No dia q alguem me provar ou ao mundo, ele concerteza irá adoralo como deve ser feito para uma divindade superior.


Posso ser ateu, mas gosto de analizar o q impregam na religão. Por isso digo e afirmo, o budismo é sem duvidas a religião q se trata mais de moral do que qualquer outra. Principalmente a falta de rivalidade é um dos preceitos que valorizam. MAs logico há sempre fanaticos em cada canto do mundo. Existe fanatismo em todas as religioes, até no budismo. Sao esses q estragam toda a filosofia, levando o desprezo e morte aos companheiros............
 
Sétimo Nazgûl disse:
Por que é tão difícil acreditar na existência de um Deus que nos criou, nos ama e que quer compartilhar com a gente a vida eterna? Será que é porque Ele é invisíve? O ar também o é mas nem por isso ele é imaginário! Deus tem um propósito para cada um de nós! Ainda que nós não acreditemos Nele, Ela acredita em nós!!!
E por que é tão dificil de aceitar que alguém não acredite?

[]'s
 
Por isso digo e afirmo, o budismo é sem duvidas a religião q se trata mais de moral do que qualquer outra

No caso budismo não seria uma religião, e sim uma doutrina.
 
Sempre me falam disso do Budismo não ser uma religião, mas eu ainda não saquei a diferença. Pra mim todas as religiões são doutrinas.
 
deus: qualquer conceito não natural utilizado para tentar explicar algo natural. Se disser ("afirmar por defininção") que deus é algo natural *ziiiiiiiiiiiiiiiip*, Navalha de Occam nele, pois é desnecessário

Navalha de Occam no conceito de Navalha de Occam, pois é desnecessário.
Você me dirá que este tópico está armazenado na região X do servidor. Eu te direi "isso é desnecessário. Eu entendo o tópico sem isso, logo essa região do servidor nem deve existir."
(na verdade, se fossemos levar um raciocínio típico, argumentar-se-ia que essa coisa chamada "servidor" não existe, sob forma alguma.)

dizer "eu sou ateu, sendo deus definido como qualquer conceito não natural utilizado para tentar explicar algo natural" é redundante. Que você acha que deus é algo sobrenatural para explicar o natural, você já deixou claro quando disse que era ateu! Mas você ainda não disse que deus é esse de que você fala. Não disse se é um espírito, uma pessoa, uma personalidade responsável pela administração do universo, se é vivo, se é o rótulo de um grupo de coisas ou idéias (e no caso quais seriam), etc.

Para dizer que algo não existe, você deve falar de algo específico, do contrário até mesmo "algo" é um nome, e eu posso dizer: não acredito em Algo. E ao dizer que deus é algo sobrenatural para explicar o natural, você não está definindo; saindo pela tangente, de uma certa forma. A menos que você defina o que é "natural".
isso posso fazer para você: natural é o relativo a natureza.
Mas... como se define "natureza" ?

Já estamos no campo da semântica há muito tempo com essa coisa de "deus", como me foi mencionado recentemente, e esse é um problema típico de discussões entre Teístas e Ateístas: frequentemente pensam as mesmas coisas (ou no mínimo coisas não conflitantes), mas chamando de coisas opostas e conflitantes.

Reificação / Hipoestatização
Reificação ocorre quando um conceito abstrato é tratado como uma coisa concreta.
"Eu percebi que você descreveu ele como "mal". Onde esse "mal" existe no cérebro? Você não pode mostrar isso para mim, então eu digo que isso não existe, e nenhum homem é "mal"."

é assim que me soa essa de "sobrenatural para explicar o natural". ironicamente, é assim que me soa os argumentos de muitos teístas também.

Albert Einstein disse:
"I believe in Spinoza's God who reveals himself in the orderly harmony of what exists, not in a God who concerns himself with fates and actions of human beings."

Entre outras coisas...:
Spinoza believed that everything that exists is God.

Spinoza achou uma raiz hermética funda como de pinheiro.

E não é que eu concordo com o Einstein... ?
 
Ah, você confunde uma coisa: ateu não é quem não acredita, mas quem acha o conceito de deus desnecessário. Ele não é necessário pra explicar absolutamente nenhum evento ocorrido até hoje.

A citação de Einsteins é saborosa não? Mas infelizmente Einsteins era ateu.

COnceitos abstratos podem ser muito bem testados e verificados, não se compararm a quaisquer deuses, cuja existência não é comprovovável sob nenhum aspecto. "Mal" é um aspecto moral e cultural, um rótulo... "isto é ruim", também não há nenhuma condição de comparação.
 
Aliás, panteísta é um ateu com medo de dar o passo adiante. Que tal assumir a dura verdade de que somos os únicos responsáveis pelas nossas vidas e dar esse passo? :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo