• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateísmo

Ateu eu não sou..... pois acredito em Deus.... ou em uma entidade divina... e tals....
Mas que não gosto da obrigação de ir na igreja eu não gosto, e não vou.... eu rezo a hora que eu achar que devo rezar..... essas coisas assim
 
Dirhil disse:
Ateu eu não sou..... pois acredito em Deus.... ou em uma entidade divina... e tals....
Mas que não gosto da obrigação de ir na igreja eu não gosto, e não vou.... eu rezo a hora que eu achar que devo rezar..... essas coisas assim

Sou que nem o Di, acredito em Deus, mas não sou religiosa ao extremo, de frequentar a igreja e tal e rezar, uma vez ou outra. Tenho muitas dúvidas, questiono os dogmas e etc, mas sempre acabo acreditando na existência de um ser divino. Somente nisso, no restante dos ensinamentos religiosos sou extremamente cética.
 
Ateu. Totalmente.

E não tem explicação de porque sou ou não sou. Simplesmente eu não acredito.

Mesmo que isso soe extremamente estranho para algumas pessoas...
 
Para mim é difícil acreditar que existe algo tão poderoso como o Deus narrado na bíblia, na qual este é o todo poderoso que escreve o destino de tudo e de todos.

Eu não acredito que o Deus da bíblia criou o mundo em que vivemos. É impossível acreditar que ele estava com vontade de criar algo e pensou "ah, seria legalum mundinho" e simplesmente foi e criou em 6 dias. Eu imagino que ele foi fumar uma ervinha da boa no 8º dia.

Para mim a teoria de que deus criou o mundo é ridícula, pois daonde é que veio então deus ? do nada ? Por isso eu prefiro acreditar na ciência, embora não possa ser totalmente correta, ela é a mais consiente dos fatos, pois as histórias da bíblia parecem um grosso livro de fadas. Eu não sei como acreditar em tantas coisas narradas na bíblia, como de abrir um mar, caminhar sobre as águas e várias baboseiras. Para mim isso tudo é só metaforas, ou algo do tipo; pois literalmente não acredito nisso, só memso pelo sentido que ela tenta passar, daí quem sabe pode ajudar em algo na nossas vidas, diretas ou indiretamente.

Eu prefiro acreditar nas coisas boas, prefiro acreditar naquilo que me é ensinado de bom. Eu prefiro acreditar nas coisas boas que meus pais, amigos, professores (de filosofia e envolvdos do tipo, principalmente) e demais pessoas me ensinam. Nelas eu aprendo a viver; já as coisas ruins que são armazenadas durante a vida, eu penso que servem para aprendermos a dividí-las com as coisas boas que sabemos. Pois assim nós sabemos viver, é aí que escolhemos e fazemos comparativos para viver melhor.

Num ''Deus'' exatamente, seja como ou qual for, eu não acredito muito, é difícil acreditar que isso exista no nosso mundo real. Eu não gosto destas histórias de deus no mundo real, mas adimiro histórias de fantasia que tenham um Deus, como no mais conhecido dos exemplos, as obras de Tolkien, nesse caso, o Deus Eru. São nesses casos que é legal de acreditar em deus, pois na fantasia pode-se discutir a teoria do "E se ?" (vide teoria minha lançado nos meus primeiros tempos de Valinor).

A fantasia é a base para sustentar a humanidade, é nela que as pessoas se alegram e usam-na para viver. Veja o caso de quantas pessoas usam coisas fantásticas para viver. Duvido que haja uma pessoa no mundo que não goste de uma história, seja mais simples que seja de fantasia. ou pelo menos que adimire. E é nisso que eu me baseio para viver, é a coisa que serve de sustento para a minah vida, tanto é que Tolkien é a coisa que eu mais gosto na minha vida, seja livros ou filmes, tirnado é claro meus pais e família :mrgreen:

Portanto eu me divido nessa teoria, e o que eu digopara quem em pergunta sobre queijo: eu não gosto de queijo, mas a pizza é a minha comida preferida :roll:


Ah, abaixo tem uma histórinha que alguem me contou:

Existia uma pessoa que acreditava muito em Deus, tudo o que acontecia ao seu redor ele colocava a "culpa" em Deus.

Num dia, ele foi para uma pacata cidade e pediu um lugar para se hospedar, mas ninguem o deixou. Então ele foi vagando pela cidade, ate que encontrou um matagal, com arvores grandes e parecia manter um calor dentro. Ali ele montou sua cabana e dormiu pela noite. Na manhã do dia seguinte, ele acordou e sentia o cheiro de fumaça no ar e muitos gritos dramáticos.

Preocupado com o que estava acontecendo, ele saiu dali e foi em direção à cidade. Ao chegar mais perto, encontrou casas pegando fogo e muita gente triste, chorando por perderem suas casas. O homem perguntou o que havia acontecido, então uma velha mulher lhe disse que um bando de marginais havia passado pela cidade e atearam fogo em casas, destruiram coisas e deixaram todos em pânico. Juntamente com a desgraça, muirtas pessoas morreram.

Foi então que o homem se lembrou de Deus e justificou o quanto Deus foi bom para ele, pois ele poderia ter morrido numa destas casas.
 
Outro dia eu perguntei prum cara qual era a sua religiao e ele me disse:
--- Eu sou ateu, graças a Deus!---que estupido! :lol:
 
Na verdade eu tenho sim uma religiao: o heavy metal :mrgreen:

Bricadeiras a parte, eu sigo a minha consciencia. É ela que me diz o que é certo e o que é errado. Mas logicamente ela tambem pode estar errada. :mrgreen:
Resumindo: viva sua vida sem se preocupar com o que vem depois, faça o que quiser, desde que respeite o direito à liberdade do outro.
 
Eu sei o q é ateísmo, mas acredito em deus....
Fui criada no catolicismo, mas não estou presa a este, pois (como tantos outros q aqui já postaram) qstiono mtos dos dogmas.
Eu axo importante acreditar em deus e acredito até por uma questão de lógica.
Eu vejo a necessidade de uma força maior q tenha criado e coordene o universo.
:wink:
 
Faram¡r disse:
Eu acho que sei o que é ateismo, e me considero um ateu.

Alias, o ateista não apenas negaria apenas a existencia de qualquer divindade, mas de qualquer existencia espiritual, mística, certo? Nesse caso eu sou ateu.

Claro que eu gostaria que existisse vida após a morte, Deus, e outras coisas que facilitassem a nossa vida, mas isso me parece tão improvavel quanto a existencia de elefantes em Marte.

Eu penso a msm coisa, e se tivesse uma votação pra ter ou não céu e inferno eu votaria a favor.

Agora, eu acho mto mais provavel existir elefantes em Marte do q qqr tipo de existencia espiritual. Acho q desde de os 14/15 anos q eu parei de acreditar em qqr tipo de existencia espiritual. talvez por ser um tanto realista e racional demais, essas coisas não fazem sentido algum pra mim e mtas vezes me revolta ver até que ponto uma crença pode dominar a vida de uma pessoa, de povos inteiros.

Sou bem do tipo "só vendo pra crer, e olhe lá, que é bem capaz q eu ache q é alucinação ou truque". A única coisa em q eu acredito é em decomposição após a morte.

Porém se fosse pra ter alguma relligião, crença, whatever, eu seria pagão, mas não esses pseudo pagãos atuais. Seria daqueles de sacrificar ovelhas e dançar nu em volta das fogueiras nos ritos de Beltaine :lol:
É sem duvida mto mais interessante...
 
Eu sou espírita.
Tenho amigos Ateus, e conheço um pouco sobre o Ateísmo.
Eu acredito em Deus, e nunca fui à igreja por vontade própria. Não gosto de igreja. Eu rezo sim, mas do jeito q eu quero e quando eu quero. Eu acredito em Deus porque é o nome que deram à entidade divina q eu acredito que tenha criado tudo isso. Nada de Adão e Eva, eu não acredito numa palavra da Bíblia, nem sei se acredito em Jesus.
 
Como diria um amigo meu (nem sei se isso é uma frase dele ou não): "Religião é uma bengala para aqueles que não conseguem se apoiar em sua própria vontade".
 
Eu não tenho religião proprimente e considero o deus judaico-cristão (onipotente, onipresente, etc etc) completamente absurdo.

No entanto, não sei se consigo conceber um universo sem uma entidade superior. Sem um criador.

Não tenho absolutamente nenhum conhecimento pra afirmar isso, mas me parece que a ciência ainda não consegue explicar algumas coisas básicas, por exemplo como surgiu o universo, ou simplesmente pra que serve a existência.

Provavelmente essas perguntas não tem respostas mesmo, mas eu tenho dificuldades pra conviver com elas (e realmente admiro quem consegue; inclusive o pessoal que postou aqui). É aí que entra o meu deus, que eu não sei se é bem um deus: uma inteligência superior que deu um empurrão pra criar o universo e para quem ele tem um sentido.

Obviamente esse meu deus não explica muita coisa, e dá margem a mais dúvidas ainda (de onde ele mesmo surgiu, por exemplo). Na verdade, eu nem tenho certeza se acredito nele. É mais um concepção do que uma crença.

Bom... como deu pra perceber eu sou bastante confuso e incerto quanto à existência de um deus. Acho que isso me enquadra como um agnóstico, não é?
 
Eönwë disse:
por exemplo como surgiu o universo, ou simplesmente pra que serve a existência. Provavelmente essas perguntas não tem respostas mesmo

Resposta uniforme não. A resposta é multipla e unica de cada um. Você por exemplo Eönwe, o que pensa sobre o porque da vida ? Claro, esta é uma resposta muito discutida e de várias opiniões pessoais, mas e se começarmos a discutir ? Por que não ? Que tal cada um opinar sobre o que pensa do motivo da existência ? 8-)

Umas das frases que eu concordo e sempre digo quando possível é que tudo o que acontece na vida, no planeta ou algo que ocorre não é por acaso. Portanto eu penso que se uma doença existe, é porque foi resultado da vida humana, e para isso, médicos e cientistas, além de outros inteligentes no assunto, precisam descobrir a chave certa para matar o enigma, no caso a doença :mrgreen: .

Isso não é incrível ? A vida é um enigma 8-)
 
Sr. Cachopardo disse:
Eönwë disse:
por exemplo como surgiu o universo, ou simplesmente pra que serve a existência. Provavelmente essas perguntas não tem respostas mesmo

Resposta uniforme não. A resposta é multipla e unica de cada um. Você por exemplo Eönwe, o que pensa sobre o porque da vida ? Claro, esta é uma resposta muito discutida e de várias opiniões pessoais, mas e se começarmos a discutir ? Por que não ? Que tal cada um opinar sobre o que pensa do motivo da existência ? 8-)

O que eu penso? Eu não vejo um motivo para a existência, e no fundo acho que ele não existe. Mas ao mesmo tempo não consigo aceitar isso.

Me sinto confuso... :o?:
 
Eönwë disse:
Eu não vejo um motivo para a existência, e no fundo acho que ele não existe. Mas ao mesmo tempo não consigo aceitar isso.

Me sinto confuso... :o?:

Motivo pode não ter, segundo o seu ponto de vista. Mas que tal você fazer a existência, que não existe, ter um motivo para existir ? :wink:
 
Tudo tem uma resposta. Absolutamente tudo. Não é porque não a conhecemos que ela não existe. Muita gente já tentou me converter pra alguma religião usando isso como argumento, perguntando pra mim como a tão falada ciencia explica o surgimento da vida, da Terra e outras coisas assim. Eu simplesmente digo que ela não explica, por enquanto.

Quando não se sabia o por quê da chuva, dos eclipses, das pragas, sempre se dizia que era a vontade de Deus. Quando questionados sobre essas coisas, a resposta dada era muito parecidas com a que você deu pro surgimento do mundo, Eonwe, a de que não tem uma resposta lógica. Hoje, a explicação pra essas coisas são banais, como o surgimento do mundo um dia vai ser também. A ciência e tecnologia não chegou nem na metade de tudo o que pode evoluir. Mas, quando encontrarmos a resposta pra essas coisas, vão achar outra sem resposta e usá-la pra dizer que Deus é a única explicação. Isso nunca vai acabar.
 
Legolas Greenleaf disse:
Tudo tem uma resposta. Absolutamente tudo.

Não é verdade, já foi provado que algumas perguntas são simplesmente imponderáveis, na década de 30, mais especificamente na Matemática (portanto não é válido fora dela). Podem pesquisar mais sobre "Gödel's Incompleteness Theorem"
 
Tb acredito em coisas que nao tenham respostas, mas coisas que estão além da imaginação humana, de resto.... :think:

----------------------------------------------------------------------------------------------

Deriel ta tao modesto como Zeus... :lol: :mrgreen:
 
Zeus disse:
Legolas Greenleaf disse:
Tudo tem uma resposta. Absolutamente tudo.

Não é verdade, já foi provado que algumas perguntas são simplesmente imponderáveis, na década de 30, mais especificamente na Matemática (portanto não é válido fora dela). Podem pesquisar mais sobre "Gödel's Incompleteness Theorem"
Poutz, tem razão. Eu já li sobre isso quando tava no cursinho, mas na hora de postar só tava pensando nesses negócios de origem da vida, do mundo, etc. :wall:


Deixa eu reformular: "Todas as coisas que hoje em dia são consideradas obras de Deus têm uma resposta racional." :wink:
 
As vezes me pego como ateu, às vezes não. Nem eu consigo definir. Por horas acredito numa existencia superior, e tudo mais, porém, por diversas vezes também me pego como um ateu, questionando e descrendo em qualquer fato relacionado à uma entidade superior, ou à uma crença.
Tenho amigos ateus, satanistas, catolicos, um pouco de td... acho que sou meio uma mistura deles.
Talvez eu nunca consiga firmar uma opinião a respeito.... acho que a mente humana é deveras complexa para aceitar uma só verdade acerca de qualquer assunto. Sempre cogitamos hipoteses diversas, e no meu caso, geralmente não opto decididamente por uma dessas hipoteses, mas continuo a avaliá-las constantemente.
E mesmo assim vou à igreja de vez em quando.... apesar de geralmente eu não concordar com o fato de precisar adorar a um deus num templo... se eu creio num deus (quando creio) eu rezo em casa. Minha fé é a mesma em qualquer lugar. Templos são dispensáveis.
 
Zeus disse:
Legolas Greenleaf disse:
Tudo tem uma resposta. Absolutamente tudo.

Não é verdade, já foi provado que algumas perguntas são simplesmente imponderáveis, na década de 30, mais especificamente na Matemática (portanto não é válido fora dela). Podem pesquisar mais sobre "Gödel's Incompleteness Theorem"
..ou seja, não há necessidade algumaem encontrar uma resposta para nossa existência na Terra. Você pode dizer que foi criado à imagem e semelhança de Deus, ou que foi engedrado em um tubo de ensaio pelo Senhor Mochila, o Onipotente; isso não muda o fato de que você está vivo.

Lord Ashram disse:
Como diria um amigo meu (nem sei se isso é uma frase dele ou não): "Religião é uma bengala para aqueles que não conseguem se apoiar em sua própria vontade".
:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo