• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateísmo

Deriel

Administrador
Vocês sabem o que é ateísmo? Você se considera um ateu? E humanismo secular?

"A person who actively denies the existence of any and all deities is an Atheist"

"Uma pessoa que ativamente nega a existência de toda e qualquer divindade é um Ateísta"
 
Eu acho que sei o que é ateismo, e me considero um ateu.

Alias, o ateista não apenas negaria apenas a existencia de qualquer divindade, mas de qualquer existencia espiritual, mística, certo? Nesse caso eu sou ateu.

Claro que eu gostaria que existisse vida após a morte, Deus, e outras coisas que facilitassem a nossa vida, mas isso me parece tão improvavel quanto a existencia de elefantes em Marte.
 
Embora eu admire imensamente o místico, o espiritual e o sobrenatural, não consigo conbecer que a idéia de todas as religiões e entidades transcendentais derivadas destas não passam de criação humana.

A criação imaginativa e o potencial de criatividade, é isso o que prezo;

Mas, feliz ou infelizmente, nada disso existe, então, pelo visto, seria eu enquadrado entre os Ateístas.

Tal alcunha, contudo, não me agrada, assim como nenhuma outra.

E, o que ocorre quando se 'acredita' naquilo que sabe que não existe?
 
O ateu é aquele que tem como divindade o materialismo dialético. :mrgreen:
A crença absolutizante na matéria.

Dentro das minhas limitações, me reservo ao direito de apenas dizer que eu só sei que nada sei.
 
Eu não acredito em deus (letra minuscula mesmo), então acho que isso faz de mim um ateu. Eu parei de tentar encontrar provas da existencia ou não existencia de deus, ja que pra mim isso não passa de perda de tempo. Tenho coisas mais importantes com o que me preocupar.....
 
Eu já tentei acreditar em deus, mas não rolou mesmo. Eu comecei a encrencar com o monte de gente que eu via que se dava mal em N coisas, aí falava: "Não faz mal, Deus vai me ajudar", e ficava parada esperando a ajuda cair do céu. Há dez anos que pra mim ele não é mais do que uma personagem de livro. :eek:


Aliás, se por acaso eu for seguir alguma religião (difícil), vai ser uma politeísta. Não sei, esse negócio de existir um Deus que pode tudo, sabe tudo, perdoa tudo, realmente não cola. :think:
 
Eru disse:
O ateu é aquele que tem como divindade o materialismo dialético. :mrgreen:
A crença absolutizante na matéria.

É uma premissa falsa, ateísmo não é sinônimo de materialismo pois uma pessoa pode consistentemente negar a existência do sobrenatural enquanto afirma a existência de objetos abstratos (como amor, compaixão, tristeza). Mas, na verdade, confesso que não sou Ateu, sou um fiel seguidor do Unicórnio Rosa Invisível (abençoados sejam seus cascos sagrados).

ipulogoblack_small.gif


É engraçado como as pessoas têm dificuldade em entender que ausência de crença é ausência de crença, não substiuição de uma divindade por outra. Não há crença, há a total ausência de qualquer tipo de evidência, portanto "crença absolutizante" é só uma frasezinha de efeito. Philosophical Materialism.
 
Deriel disse:
É engraçado como as pessoas têm dificuldade que ausência de crença é ausência de crença...
...ou seja eu nunca fui realmente Ateu, u vez que jamais assumi uma postura de descrença completa.

Aliás, duvido que existam pessoas totalmente descrentes; nem que seja crentes ou da Ciência ou de si mesmos.

Eu sou um fidelíssimo crente de mim mesmo; além disso, costumo me referir à Natureza - "Mãe Terra" - como uma entidade - não necessariamente consciente. Entidade esta que eu amo do fundo do coração.
 
Eu já acreditei em Deus, mas eu começei a dúvidar e questionar, e seguindo um lógica (depois de muitas discurções com muitas pessoas religiosas ou "quase" religiosas) eu me descraditei por completo em Deus (ou qualquer divindade).
Sou um tanto quanto cético também para coisas sobrenaturais.

Uma coisa que me chama muito a atenção é como algumas pessoas tem tomado ateísmo quase como outra religião (sendo a Ciência, 'c' maiusculo mesmo, seu "Deus"), no sentido que desprezam completamente qualquer coisa não provada pela ciência (eu não sou assim, ainda acho que tem muitas coisas que a ciência ainda tem q descobrir, mas acredito que haja uma explicação lógica p/ tudo, meio contraditório não?!)

Vocês consideram "sobrenatural" a existência de alienígenas inteligentes? Porque, acho que há a possibilidade deles existirem (embora eu não defenda a existência deles).
 
Vocês consideram "sobrenatural" a existência de alienígenas inteligentes? Porque, acho que há a possibilidade deles existirem (embora eu não defenda a existência deles).
A existência deles não é algo sobrenatural. Se nossa existencia é um fato natural, a existencia de outras espécies é algo natural também. Eu acredito que existam, mas não que venham aqui nos examinar e aparecer no céu como luzinhas dançantes.
 
Eu penso quase como o Kabral no primeiro post dele há tantas controvérsias e coisas inconsebiveis, que se você para para pensar durante um tempo, é um pulo para descrença total em qualquer ser superior, mas eu não sei ao certo se eu sou ateu ou não porque por incrivel que pareça as vezes eu temo ou creio em algo como se fosse um surto repentino, mas acho que isso é principalmente por causa da formação de todos que se fixa na cabeça e eu ao menos não consigo tirar da cabeça. Além disso eu não tenho coragem de ser totalmente ateu vc fala que não acredita em tal coisa daí já te olham torto, ou por exemplo como uma vez em que me perguntaram se eu acreditava na teoria criacionista ou evolucionista, daí eu disse "sei lá" e entao um cara me chamou de ateu como se fosse um palavrão, fizeram quase a mesma coisa com um professor meu quando ele respondeu evolucionista.
 
Não acredito em Deus, mas acredito em alienígenas, claro eles podem ser mais avançados que nós, ou mais atrasados, mas eles existem, eu acho.

Deus eu acreditava até 2 anos atrás, depois que, ironicamente, entrei na crisma, então passei a enxergar o mundo com outros olhos, que quem faz a diferença não é nenhum ser supremo, e sim nós.
 
Eu sou ateia.
A minha mãe é ateia.

Se ouvesse Deus fazia alguma coisa por nós, não nos mandava fazer.
E acho que rezar, só nos faz ter confiança, porque algumas pessoas acreditam demais, percebem?


Uma coisa que eu não percebo é porque há tantas religiões, e umas resultam melor do que as outras. :roll:
 
O melhor das religiões é que existem mais de 100 delas (religiões de verdade, não essas Igrejas Universais que só servem pra encher o bolso do pastor) e todas partem do princípio de que ela é a certa e todas as outras estão erradas. Em todas tem um monte de gente que fala que o Espírito Santo conversou com elas e disse que estavam no caminho certo e que tinham que levar os outros pra esse caminho e coisas assim.
 
Arwen Undómiel a Terrível disse:
Se ouvesse Deus fazia alguma coisa por nós, não nos mandava fazer.

Só mesmo com uma sabedoria divina pra falar sobre o que Deus faria.

A propósito, citando o divino Goethe:

MARGARIDA: Acreditas em Deus?

FAUSTO: Quem pode, filha,
Dizer:- Eu acredito em Deus? Pergunta
Aos padres e aos sábios, a resposta
Parece escarnecer de quem pergunta.

Quem é que ousa
A dar-lhe um nome e a afirmar se atreve:
Eu creio nele? E quem, sentindo,
A dizer se abalança: "Não, não creio"?
O que tudo contém que tudo anima,
A mim, a ti e a si contém e anima.
Dos céus não vês além curvar-se a abóbada?
E firme a nossos pés não jaz a terra?
Com amoroso olhar astros eternos
Não se elevam? Não cravo nos teus olhos
Os meus, e penetrar em ti não sentes
Na mente e coração todo o Universo,
Que, arcano insondável, se desdobra
Visível e invisível de ti junto?
Com esse sentimento o peito inunda;
E quando nele imersa te sentires,
O nome então lhe dá que mais quiseres:
Delícia, coração, ou Divindade!
Nome não acho, o sentimento é tudo;
O nome é rumor vão, o nome é fumo
Que o brilho dos céus cobre e ofusca!
 
Nao sei bem se sou ou não, pois muitos que creem como eu se definem assim...
Eu acredito em Deus, só nao como um homem barbudo que fica sentado numa cadeira dizendo quem vai pro céu e quem não vai...
 
Bom tenho minhas duvidas, nao sei se sou ateu, mas concerteza nao sou cristão e nem budista, etc. Não adotei nenhuma religião como base para os meus principios ou duvidas. Acreditar em Deus tb nao acredito, nao importando qual seja reverenciado. Adimiro certas religiões pela ideia, tipo budismo. Sou mais preso a realidade, se me provarem q algo existe eu irei acreditar, mas se me provarem. Nunca me provaram q Deus existisse entao pra mim ele nao existe ainda, quem sabe.


Portanto pela ideologia eu deveria ser ateu.
 
Lendo aqui me lembrei de Epicuro: "Se Deus quer suprimir o mal e não pode, é impotente; se pode mas não quer, é invejoso; se não quer nem pode, é invejoso e impotente; se quer e pode, por que não o faz?"

Sou e não sou ateísta, é como se um grande conflito estivesse aqui dentro... o meu lado racional e prático concorda com Freud e acha, resumidamente que a Religião é na verdade uma projeção do Inconsciente e nessa projeção Deus ocupa a posição paterna.

Por outro lado a necessidade de uma crença me levou ao Kardecismo. Mesmo isso indo de certa forma contra o que eu sei que não tem explicação, mesmo assim eu rezo.

A religião é fundamental para pessoas como eu (que precisam).

Eu estenderia a pergunta do tópico para, Vc segue o ateísmo, o agnosticismo ou o ceticismo?
 
Não, ateu eu não sou. Mas também não me rotulo como místico/cristão/crente, essas coisas. Acho que o rótulo mais próximo de mim seria o Agnosticismo. Mas mesmo assim eu não o aceito, por não concordar com muitas idéias agnósticas. Eu tenho uma visão própria de deus, vida pós-morte (que, aliás, é uma expressão contraditória por sí só), existência, essas coisas. Em suma, eu acredito que exista "alguém" acima, mas acredito acima de tudo no potencial e capacidade humanas, para o bem e para o mal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo