1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Até 2016, todos os celulares do Brasil terão 9 dígitos, diz Telebrasil

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 27 Jul 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A partir de 29 de julho, os números de celular da capital paulista e de mais 63 cidades em seu entorno ganharão um 9 à esquerda. No post anterior do Radar Tecnológico, um leitor perguntou: “Por que não o 9 para o Brasil todo?”.

    São Paulo e sua região metropolitana serão as primeiras áreas a adotarem o nono dígito porque a demanda por novos chips está quase equivalente a capacidade de oferta de linhas. São 42 milhões de chips em uso ou prontos para a venda na área 11 hoje. E o limite — até onde as combinações de números com oito dígitos são possíveis — é de 44 milhões de chips.

    Acrescentar o 9, portanto, é uma medida que pretende resolver o problema enfrentado na Grande São Paulo. Mas ela não será adotada apenas no Estado de São Paulo.
    diz Eduardo Levy, conselheiro da Telebrasil, associação que reúne empresas de telecomunicação.

    Ele explica que a decisão de adicionar o 9 aos números locais leva em conta as necessidades futuras também dos outros Estados do Brasil. Dessa forma, para ele, criar a área tarifária 10 para as cidades vizinhas a São Paulo (medida defendida pela Associação de Engenheiros de Telecomunicação) seria não enxergar o País. Não só o 10, como o 20, o 30 e os outros códigos próximos aos DDDs da capitais teriam de estar disponíveis. O 10 poderia trazer menos problemas para São Paulo, mas não resolveria o problema do País, diz Levy.

    Qualidade

    Acrescentar o nono dígito provocará o aumento da oferta de linhas justamente no momento em que as operadoras enfrentam a punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão suspendeu as vendas de chips pelas operadoras em razão das reclamações de consumidores sobre os serviços prestados.

    Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o problema não é aprovar o nono dígito. O que tem de ser verificado, segundo a advogada Veridiana Alimonti, do Idec, é se a medida está sendo adotada juntamente com ações que tenham em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

    Além da interrupção ou falhas nas chamadas de voz, o atendimento inadequado ao número crescente de usuários continua a ser um problema permanente, lembra ela.
    Cobrança indevida e omissão de informações, como o término de promoções no momento da contratação, estão entre as principais queixas, segundo o Idec.

    Para Veridiana, as operadoras têm também de calcular se elas conseguem atender todos aqueles consumidores que elas estão atraindo com promoções que, inclusive, nem sempre são tão boas como anunciadas. Neste momento, a Anatel exige das operadoras planos de investimentos para os próximos dois anos.
    diz a advogada.

    A Anatel informou na quinta-feira que os planos de investimentos das operadoras serão colocados na internet para que a população possa acompanhar se o cronograma traçado está sendo cumprido.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É sempre assim, a culpa é de Sampa, alguns estados como Acre, Roraima e Amapá nem precisariam sequer ter 8 dígitos, mas por tabela são obrigados mais a frente a entrar na roda e aí se lascam junto :lol:

    O que me tranquiliza mais é que agora a Anatel está mais em cima, pois não adianta vender chip que nem água até esgotar todos os algarismos possiveis e a qualidade continuar ruim.
     
  3. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Eu sou a favor de colocar mais DDD.

    E como o Furia de la ciudad disse, alguns estados não precisam nem de 8 dígitos.
     
  4. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Eles tinham é que fazer um monitoramente das linhas antigas e não utilizadas e não meter mais um número.
     
  5. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Também pensei nisso :think:.
     
  6. Lu Meyn

    Lu Meyn Usuário

    Também...
    Ou fazer 50 dígitos logo =) Pelo menos seria divertido =P
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    IPv6. Meu celular é 2001:db8::ff00:42:8329


    Tenho dito.
     
    • LOL LOL x 1
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Mais DDD sou amplamente favorável com toda a certeza

    Principalmente na região de maior demanda que é a Grande SP. Inevitavelmente a área do DDD 011 que abrange muito mais que apenas a Grande São Paulo terá que ser desmembrada em duas pra chegada de outro DDD e a chegada do 010 vem bem a calhar.
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  10. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Pois é, já recebi notificação e tudo. ¬¬
     
  11. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quero ver se nas outras áreas que entrarem no 9° digito os celulares da Nextel ficarão também de fora, pois aqui no 011 onde moro quem tem Nextel continua ainda fora dessa regra.
     
  12. Furia, isso é respondido no próprio link que você postou. :eek:
    Sim, vão continuar fora.
     
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Passei batido na linha que fala dos de tecnologia "rádio". Foi mal :lol:

    Nunca tive um desse tipo porque apesar da rapidez que eles tem pra completar a ligação, usando algumas vezes de amigos e parentes eu nunca me acostumei me comunicar nessa modalidade.
     
    • LOL LOL x 1

Compartilhar