• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrônomos encontram reserva de petróleo no espaço

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Refinaria cósmica é descoberta a 1.300 anos-luz do nosso planeta.[/h]

9997040828183659.jpg

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)​

De acordo com uma notícia divulgada pelo Instituto de Radioastronomia Milimétrica (IRAM), localizado na Espanha, um grupo internacional de astrônomos descobriu vastas quantidades de petróleo na Nebulosa Cabeça de Cavalo, localizada na Constelação de Órion.

Segundo o IRAM, os astrônomos detectaram a presença de uma nova molécula interestelar — chamada C3H+ — na nossa galáxia, pertencente à família dos hidrocarbonetos, ou seja, os compostos químicos que compõem o petróleo e o gás natural. Os cientistas fizeram a descoberta com o uso de um radiotelescópio de 30 metros, afirmando que essa região do espaço é uma verdadeira refinaria cósmica.

[h=3]Petróleo espacial[/h]

Conforme explicaram os astrônomos, a Nebulosa Cabeça de Cavalo apresenta 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade de água existente no nosso planeta, e a descoberta pode reacender as discussões sobre o petróleo ter origem mineral em vez de ser um composto fóssil resultante da degradação de matéria orgânica.

Contudo, se a questão de como explorar a camada pré-sal parece complicada demais, imagine ter que viajar a 1.300 anos-luz da Terra — onde se encontra a Nebulosa Cabeça de Cavalo — para obter o inédito petróleo interestelar! Sem contar como essa novidade seria taxada caso fosse comercializada aqui no nosso planeta.

Fonte
 
O empenho dos divulgadores da matéria original em florear os títulos por alguns cliques é incrível! Ok, são hidrocarbonetos, mas isso não implica em petróleo como o conhecemos. Notem que o pre-print do artigo original se chama "The IRAM-30m line survey of the Horsehead PDR: II. First detection of the l-C3H+ hydrocarbon cation" e não inclui as palavras "oil", "petroleum" ou "refinery" (é, eu só li o resumo e parti para o "pesquisar" :shame: ).


Mas sabem que não é tão ruim? Se a notícia circular desse jeito entre alguns governos, omitindo os 1300 anos-luz, é provável que teremos bem mais apoio para a pesquisa espacial :)
 
O mais interessante destas descobertas é o quanto está sendo descoberto a semelhança entre o universo e o nosso proprio planeta. Nada poderia ser melhor para nos compreendermos e aceitarmos as dificuldades ou ameaças que o universo ofereça.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo