• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrônomos encontram estrela com 'segredo da juventude eterna'

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Astro tem quantidade de lítio bem maior que o normal para a sua idade.
Pesquisa se baseia em imagem produzida por telescópio do ESO.[/h]

eso1235e.jpg

Messier 4, com destaque para a estrela rica em lítio (Foto: ESO)​

Uma nova imagem divulgada nesta quarta-feira (5) pode trazer o que astrônomos chamaram de “segredo da juventude eterna” das estrelas. O estudo foi feito por especialistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que conta com participação brasileira.

A imagem mostra o aglomerado estelar Messier 4, também conhecido como NGC 6121, que fica na constelação do Escorpião. A região é composta por estrelas bastante antigas e já foi alvo de uma série de estudos – ela pode, inclusive, ser identificada com uso de um telescópio amador.

A equipe do ESO analisou várias estrelas individualmente. De acordo com a radiação emitida por cada uma, os astrônomos puderam calcular a composição química e a idade dessas estrelas.

Em uma dessas, os resultados foram intrigantes. Foi encontrada uma estrela velha com grande quantidade de lítio, uma substância incomum nessa idade. Geralmente, a estrela tem muito lítio no início de sua existência, mas destrói esse estoque ao longo de bilhões de anos, e chega ao fim já com uma pequena quantidade.

O que os astrônomos ainda não sabem é a fonte do lítio nessa estrela específica. Eles vão tentar descobrir se a estrela manteve o lítio original ou se conseguiu renovar seu estoque de alguma maneira.

Fonte
 
Durante o início da faculdade fiz um projeto de Iniciaçao Científica na área de Astronomia, não tinha nada a ver com estrelas, mas estudei uma coisa interessante que pode ser uma explicação para esse lítio na estrela. Durante a história de formação do Sistema Solar, houve uma súbita incursão de determinados elementos químicos que não existiam aqui (Ca ou Na, se não me engano). Esses elementos foram misturados aos planetas e asteróides que estavam se formando. No caso da estrela, pode ter havido uma incursão de lítio naquele sistema vindo de algum aglomerado externo.

OBS: Posso estar falando alguma besteira, pois faz tempo que fiz este projeto, e esse era apenas um detalhe da pesquisa.
OBS2: Não sou da área, é apenas uma idéia que tive.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo