• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrônomos acham planeta habitável "perto" da Terra

Eu vi essa matéria na tv e achei super interessante!
mas ocultarma o fato mais importante! a dsitancia do planeta! do jeito q eles falaram parecia q o planeta tava ali na eskina da lua!

Mas é super longe, não temos tecnologia p/ isso ainda!

Mas mesmo assim é interessante, quem sabe agora com a ameaça do fim da terra por catastrofe natural mais iminente o povo não fica mais esperto e cria alguma coisa q consiga vencer essa distancia rs
 
Eu vi essa matéria na tv e achei super interessante!
mas ocultarma o fato mais importante! a dsitancia do planeta! do jeito q eles falaram parecia q o planeta tava ali na eskina da lua!

Mas é super longe, não temos tecnologia p/ isso ainda!

Mas mesmo assim é interessante, quem sabe agora com a ameaça do fim da terra por catastrofe natural mais iminente o povo não fica mais esperto e cria alguma coisa q consiga vencer essa distancia rs

Mas, teoricamente, fica ali na esquina da Lua, tendo em conta as probabilidades de encontrar outro planeta habitável em distâncias razoáveis. :lol:

Aliás, isso me lembrou um episódio de Gintama que assisti esses dias atrás, e me fez pensar numa coisa: qual a probabilidade de que, no caso de uma possível colonização, a humanidade não dê a esse planeta o mesmo destino que deu à Terra?

Se as atitudes se resumirem a trocar de planeta quando o antigo estiver "morrendo", a história vai acabar se repetindo sempre. A humanidade estaria fazendo a mesma coisa que o clássico tipo de alienígena dos filmes de ficção, que passam de um planeta ao outro esgotando seus recursos e então seguindo em frente.

Antes de colonizar outros planetas e interferir com a vida alheia, a humanidade deveria tentar salvar seu próprio lar e aprender a cuidar dele. De outro modo, o universo de fato estará bem melhor sem nós.
 
Antes de colonizar outros planetas e interferir com a vida alheia, a humanidade deveria tentar salvar seu próprio lar e aprender a cuidar dele. De outro modo, o universo de fato estará bem melhor sem nós.

Isso é verdade do que adianta mudar de planeta se os problemas que temos aqui ainda vão nos seguir, é claro que nem todos os problemas vão poder ser resolvidos e alguns irão juntos, mas os principais podem ser resolvidos aqui.

E também somos seres terrestres não podemos nos esquecer que somos feitos para viver na Terra ,podemos até sobreviver em outro planeta mas não com a mesma qualidade.
Por mais que seja parecido o planeta sempre ira faltar algo, nós humanos podemos nos habituar facilmente por que podemos produzir tudo que precisamos, mas os de mais animais não e ainda dependemos muito de outros seres para sermos o que somos.
Exemplo: As bactérias, insetos no geral, fungos e etc...
 
Nessas que gostaria que Carl Sagan estivesse vivo ...:osigh:

só ele que consegue explicar essas coisas de astronomia para o pessoal leigo,como eu ...

separando a especulação do fato
 
Isso não é tão preocupante. Seria basicamente impossível que civis fossem mandados para lá antes de militares e cientistas que já tivessem passado por todo o treinamento.

Assim que a viagem de civis se tornasse possível, o treinamento deles certamente faria parte do processo.

A pergunta é: quantos civis poderiam arcar com os prováveis custos dessa viagem?

Mas quando fossem mandados militares e eles dissessem que os outros poderiam ir, a Terra já teria acabado, são 400.000 anos de viagem.
 
Eu vi essa noticia também e achei super interessante, mas o que mais me deixou curioso foi o fato do plante simplesmente não girar!?, acho que é um dos poucos.
 
Mas quando fossem mandados militares e eles dissessem que os outros poderiam ir, a Terra já teria acabado, são 400.000 anos de viagem.

De fato. Mas eu falava tendo em conta uma viagem na velocidade da luz mesmo. :lol:

Com a atual tecnologia, acho mais provável que fosse montada uma colônia espacial, e daqui a algumas milhares de gerações os descendentes dos primeiros habitantes da mesma chegassem lá. :dente:

E assim nasceriam os primeiros Newtypes... :jornal:

Quando inventarem o gerador de improbabilidade infinita chegaremos lá rapidim =]

Ou não. :lol:
 
Acho que sem velocidades tão grandes quanto a velocidade da luz é inviável pensar em colonizar outros planetas tão distantes. Acho mais fácil encher Marte de plantas e esperar (milhares de anos, mas é bem aqui na vizinhaça).
 
Acho que sem velocidades tão grandes quanto a velocidade da luz é inviável pensar em colonizar outros planetas tão distantes. Acho mais fácil encher Marte de plantas e esperar (milhares de anos, mas é bem aqui na vizinhaça).

Inviável não, impossível, imagine a quantidade de energia, para velocidades relativísticas as energias são muito altas, quantidades que nunca teríamos como realizáveis.
 
Nem tanto assim, Morfindel. Se fosse usado um sistema de geração de energia com base na desintegração molecular, acredito que seria bem possível.

Não lembro com exatidão, mas uma vez um professor me disse que a desintegração de apenas uma formiga geraria energia suficiente para abastecer New York por uma semana (não lembro exatamente se é esse período de tempo mesmo).
 
Nem tanto assim, Morfindel. Se fosse usado um sistema de geração de energia com base na desintegração molecular, acredito que seria bem possível.

Não lembro com exatidão, mas uma vez um professor me disse que a desintegração de apenas uma formiga geraria energia suficiente para abastecer New York por uma semana (não lembro exatamente se é esse período de tempo mesmo).

É assim sim, na relatividade a famosa fórmula E=mc² a massa da partícula tende ao infinito conforme aumenta-se a velocidade, na velocidade da luz a massa é infinita, então a energia fica infinita.
 
Aaaaahhh... fui dar uma pesquisada sobre isso. Não sabia dessa parte. :mrgreen:

De qualquer maneira, não precisamos exatamente da velocidade da luz. Se pudermos chegar lá em 30 ou 40 anos, tá bom já, creio eu. :lol:
 
Eu vi essa reportagem, lembrou um documentário que eu assisti no Discover falando a respeito das transformações do planeta Terra: que haveria uma nova era do gelo que provocaria uma grande extinção em massa e desgaste do solo, inapropriando-o pra cultivo e nosso planeta teria um fim como Marte, sem vida. O narrador terminou comentando que talvez nossa chance seria recomeçar em outro planeta, uma vez que as transformações na Terra, como o novo reencontro das placas tectônicas seria inevitável.
Pensei com os meus botões. Seria mais fácil investir dinheiro "construindo uma estação espacial tipo planeta" para substituir a Terra ou procurar outro planeta e desenvolver uma forma de habitá-lo? Por que a primeira opção, apesar de mais difícil de ser feita poderia garantir estabilidade, o que planetas como a Terra pelo visto não tem.
Pronto, viajei de mais. Peguem leve comigo.
 
São muitas teorias a respeito do futuro sombrio da Terra, mas prefiro pensar em viver bem o máximo da minha existência aqui do que me preocupar em habitar um outro planeta sem ter nem 10% da atmosfera "repirável", luz solar, e água que tem aqui.
 
Antes de colonizar outros planetas e interferir com a vida alheia, a humanidade deveria tentar salvar seu próprio lar e aprender a cuidar dele. De outro modo, o universo de fato estará bem melhor sem nós.
Você está supervalorizando o poder destrutivo do ser humano.
Mesmo que a gente se esforçasse muito, seriamos um peteleco tentando derrubar o everest. É mais provável um espirro de desastre natural limpar a humanidade do universo.
O próprio planeta já viu milhões de espécies serem extintas por um acaso. Antes do ser humano sequer existir. Eu fico meio cabreiro quando passam a falar agora que tudo é obra nossa.
Nós temos sim capacidade pra tornar o planet inabitavel para nós mesmos e algumas espécies de animais mais complexos. Mas a vida em si continuará aí com suas baratas e microorganismos muito depois de nós seguirmos nosso rumo.

De qualquer forma, devido as distancias, é uma pesquisa que tem que ser iniciada o mais rápido possível. Nosso planeta, e qualquer planeta na verdade, já tem data de morte desde quando nasce. Quanto mais tempo esperamos, menos tempo temos pra explorar planetas mais jovens.


Só acho que esse planeta deve estar num estado mais avançado em idade que a Terra, não? Estaríamos indo para um planeta mais velho e, talvez, com menos tempo ainda de vida que a própria Terra.
Pelo menos a falta de rotação indicaria que ele já entrou num estado de equilibrio com a sua estrela, coisa que por aqui ainda não ocorreu.
 
Pelo menos a falta de rotação indicaria que ele já entrou num estado de equilibrio com a sua estrela, coisa que por aqui ainda não ocorreu.

Isso teria alguma coisa haver com o deslocamento do eixo de rotação do planeta fazendo ele parar de girar?

Já ouvi falar que a Terra poderá passar por algo assim e a inclinação do eixo por mais banal que seja afeta muita coisa aqui.

Se o eixo fosse de exatos 0° simplesmente não haveria as estações do ano que tempos hoje, os dias e noites teriam a mesma duração em todos lugares do planeta. Não haveria a migração das aves e o que chamamos hoje de furacões, tufões e tornados seriam meras brisas.

Já se fosse 90° com os atuais pólos posicionados onde hoje é a linha do Equador, haveria épocas do ano que o polo sul ficaria 24hs continuamente recebendo luz solar de altíssima intensidade como se ali fosse sempre meio-dia e por outro lado o norte no oposto na mais completa escuridão e com temperaturas muito mais geladas que hoje. Com tantos extremos opostos os mares seriam absurdamente mais agitados e a mais fraca brisa nestas condições seria o furacão que temos atualmente. Resumindo: seria viver num inferno. Dificilmente a humanidade sobreviveria em condições tão extremadas, já que seriam estações do ano absurdamente muito mais intensas do que conhecemos em qualquer lugar do mundo hoje.
 
Última edição:
Seria mais como a lua que com relação a Terra também não possui rotação.
Eu nunca fiz os calculos e nem sei se quero fazer algum dia, mas recentemente vi um seminário apresentando isso. A gravidade do corpo mais massivo forçaria o menos massivo a frear até atingir um estado sem movimento relativo radial entre os 2 corpos.

Mas pensando bem, isso depende fortemente das condições iniciais do nascimento do planeta. Não dá pra fazer uma relação direta assim.
 
Aaaaahhh... fui dar uma pesquisada sobre isso. Não sabia dessa parte. :mrgreen:

De qualquer maneira, não precisamos exatamente da velocidade da luz. Se pudermos chegar lá em 30 ou 40 anos, tá bom já, creio eu. :lol:

Mas para esse tempo deveríamos (sm levar em conta a dilatação do tempo) viajar a metade da velocidade da luz, ainda precisa de muita energia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo