• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astronomia da TM

Não sou nem de longe um 'expert' em Tolkien e toda sua obra, contudo gostaria de saber, há algum tipo de formulação astronomica? Outros plantes girando em torno do sol?
:think::think::think:
Além disso, a gravidade na TM seria aproximadamente 9,8m/s²? (tá essa foi meio forçada... hehee)
Eis algumas pergutinhas que não querem calar hehe =D
 
Salgueiro, bim camarada, isso é dificil responder.
segundo o Silmarillion, o Sol gira em torno da Terra-média, assim como a lua, e não se mencionam outros planetas.

mas Tolkien desejava criar uma mitologia para a inglaterra com sua obra, então podemox dizer que a historia da TM e basicamente a história da Terra, de uma forma mais "mágica", por falta de palavra melhor.
então talvez o sol girar em torno da Terra pode ser apenas uma alusão à antigas crenças da humanidade..

mas fora isso, não existem registro (até onde li) de outros planetas além da Terra Média
 
Fora o movimewnto do Sol e da Lua existe também mençao a respeito das estrelas, em particular o que acredito ser a nossa conhecida Estrela D'Alva. Esta estrela, no universo de Tolkien, seria Earendil, pai de Elrond, com uma silmarill presa à testa, protegendo os céus em seu navio/barco a vela. É relatada como a estrela vespertina, a estrela da tarde, aquela que mais brilha no entardecer, se não estou enganado.
Tolkein não falava muito do espaço exterior, fora a origem do Sol e da Lua, por isso, tudo com relação à astronomia é muito limitado.
 
O fato de não existir menção a outros planetas não significa que só existe Arda (Arda é a mesma coisa que todo o planeta). Toda a imaginação com relação ao que existia nos confins de Eä ( universo) fica a cargo do leitor.


Acontece que Tolkien não precisava tbm criar mais do que o riquíssimo universo específico que ele criou...já não bastassem as colossais construções mitológicas representadas pelos inúmeros personagens, inúmeras geografias, batalhas, línguas complexas, lendas etc..não seria necessário Tolkien ir além...

Seria, acho eu, impossível para Tolkien criar a visão da Terra-média sobre o mundo cósmico desconhecido...
 
Deve-se levar em consideração o fato de O Silmarillion ter sido escrito no fim século 19 início do 20; sendo assim, o conhecimento sobre as estrelas utilizados nos textos deriva daqueles utilizados por exploradores e navegadores como guia. Há algumas estrelas com nomes que formam o Valacirca que, no momento não lembro os nomes :mrgreen:

Inclusive, até andei pensando (viajando mesmo!) se os elfos interpretavam as estrelas tal como faziam os oráculos e xamãs humanos.
 
Tudo o que Tolkien foi mais do que o necessário, ele criou um mundo inteiro, acho que é mais do que eu espava da maioria das pessoas , por que hoje em dia não se leva mais a imaginação a sério, o que é uma falta de respeito contando que todos nós nascemos muito bem dotados dela, nos fazem viver e criar apenas coisas que são ou possam ser reais, isso para mim é uma grande mentira, por que não podemos viver um outro mundo, vivendo ao mesmo tempo o real??
mas voltando ao assunto, que deixei para trás :oops:, acho que o universo ficou em aberto, vai da imaginação de cada um imaginar ou não como seria!
:cool:
 
Há algumas estrelas com nomes que formam o Valacirca que, no momento não lembro os nomes :mrgreen:

A Valacirca, Foice dos Valar, corresponde à nossa constelação da Ursa Maior, se não me engano.

E, a exceção das estrelas (e do barco de Eärendil), do Sol e da Lua também nunca vi nenhuma outra referência ao Universo e suas questões astronômicas ou a gravidade. Não creio que o Professor tenha escrito alguma referência sobre isso.
 
Certamente que Tolkien não precisava criar muito mais do que já fez, mas dúvidas sempre estão por ai hehehhe....
Agradeço as explicações ^^ =D
Inclusive, até andei pensando (viajando mesmo!) se os elfos interpretavam as estrelas tal como faziam os oráculos e xamãs humanos.
De fato! Pensando bem, às vezes realmente eles fazem o papel, como quando Galadriel mostrou o 'futuro' pro Frodo e pro Sam...(isso dá outro tópico não?)
por que hoje em dia não se leva mais a imaginação a sério
Muito pelo contrário minha dama! A indústria que mais fatura dinheiro dentro do entreterimento é a industria de jogos, que ganha o dobro da industria de cinema (que fica em segundo lugar) sendo assim a imaginação é bem paga hehehe ^^
por que não podemos viver um outro mundo, vivendo ao mesmo tempo o real??
podemos e o fazemos, internet, somos muitas pessoas diferentes na internet e ainda diferente do que somos no real ^^
 
Das constelações que Varda criou, até a história das Duas Arvores que deram origem ao Sol e a Lua, são as maneiras que Tolkien usou para nos mostrar a astronomia de Arda.
Quanto a gravidade, visto que Tolkien queria que Arda fosse de fato a nossa Terra, podemos então dizer que são as mesmas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo