• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Asteróide raspa na Terra e bate recorde de aproximação

Conan

Cavaleiro Pendragon
010130110211-guinada-asteroide.jpg

O asteroide 2011 CQ1 fez a maior aproximação já registrada até hoje.[Imagem: NASA]

Recorde de aproximação


Na última sexta-feira, dia 04, um pequeno asteroide até então desconhecido passou raspando pela Terra.

Segundo a NASA, o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 quilômetros da superfície do planeta.

Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada.

O asteroide "tirou tinta" da Terra em uma área sobre o sul do Oceano Pacífico. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%.

O recorde anterior havia sido registrado em 2004 - mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 quilômetros da superfície do planeta.

Saída pela esquerda

E a aproximação inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar pela Terra, o asteroide fez a curva mais fechada que os astrônomos já haviam registrado para um corpo celeste.

Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar completamente sua órbita, fazendo-o virar à esquerda em 60 graus.

A curva foi tão fechada que foi suficiente para mudar a categoria do asteroide.

"Antes da recente aproximação com a Terra, este objeto estava na chamada órbita de classe Apolo, que fica na maior parte do tempo fora da órbita da Terra," explicaram Don Yeomans e Paul Chodas, do Programa NEO (Near-Earth Object: objetos próximos à Terra).

"Depois da aproximação, a atração gravitacional da Terra modificou a órbita do objeto para uma órbita classe Atenas, quando o objeto passa a maior parte do tempo dentro da órbita da Terra," explicaram os astrofísicos.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/
 

Anexos

  • 010130110211-guinada-asteroide.jpg
    010130110211-guinada-asteroide.jpg
    11,2 KB · Visualizações: 16
Eu fico me perguntando, com todos esses milhoes de aerolitos por ai por que nenhum deles ainda ñ esmagou a Terra;e o que fariamos para impedir que caissem em cima de nossas cabeças
 
Eu fico me perguntando, com todos esses milhoes de aerolitos por ai por que nenhum deles ainda ñ esmagou a Terra;

Porque o espaço é um lugar muuuuuuuuuuuuuuuito grande, e os asteróides grandes são bem poucos. Daí a chance de ocorrer um impacto significativo ser pequena.

e o que fariamos para impedir que caissem em cima de nossas cabeças

No momento nadica de nada. Só rezar.
 
1 m de diâmetro? Dá nada =] Acho que nem passava pela atmosfera

ainda bem, pq pelo que entendi, ele só fez curva por conta do tamanho dele!8-O

mas se muito não me engano, os maiores são detectaveis, embora se muito não me engano tambem, tem uma faixa de tamanho perigosa que não é muito detectavel não...
 
Pensei que fosse algo substancialmente grande com pelo menos 100 metros de diâmetro que aí sim faria um bom estrago onde vier a cair.
 
1 m de diâmetro? Dá nada =] Acho que nem passava pela atmosfera

Se não me engano, muito, com esse tamanho, acabam nem classificando como asteróide, e sim meteoroide. Com menos de 50m, em geral, são todos vaporizados pela atmosfera terrestre. Mas... o interessante disso é que houveram sim, corpos com 30, 40 metros que passaram muito próximos da Terra sem serem detectados (até estarem praticamente em cima do planeta :P)
 
Por isso que adoro e sou fã da série Cosmos de Carl Sagan onde num dos episódios ele explica com precisão a definição correta por tamanho, composição e formato o que realmente é um asteróide, um meteoro, um cometa, poeira estrelar, etc.

Embora de tempos em tempos a comunidade astrônomica se reune e resolve redefinir como fizeram com Plutão, rebaixando-o da classificação normal de planeta.
 
Afê, também entrei aqui morrendo de medo. Me traumatiza esse assunto, sério.-_-

Nós temos ainda muita sorte de um asteróide enorme não ter se chocado com a terra e feito com a gente a mesma coisa que fez com os dinossauros. Eu sou bem leiga (ou ignorante, como preferirem :D) no assunto, mas li que um dos principais fatores da terra não ter se chocado com tantos asteróides na sua longa existência é a "proteção" de Júpiter (que atrai muitos desses asteróides vagueando do espaço para sua superfície)... Então...
 
Última edição:
Vocês notaram que a trajetória desse sujeito sugere um estilingue gravitacional? ([ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Gravity_assist[/ame] para detalhes teóricos ou baixem uma simulação feita com o Mathematica).
 
, mas li que um dos principais fatores da terra não ter se chocado com tantos asteróides na sua longa existência é a "proteção" de Júpiter (que atrai muitos desses asteróides vagueando do espaço para sua superfície)... Então...

É proteção até um certo ponto, pois sempre algum pode escapar do cinturão e com uma trajetória improvável vir a passar em direção da Terra.
 
Um dia vai acontecer

Espero que a raça humana nem esteja mais aqui pra ver o estrago (se for algo maior, claro), mas as probabilidades matemáticas jogam todas contra nosso planetinha...
 
1 m de diâmetro? Dá nada =] Acho que nem passava pela atmosfera

Certamente não. Quando li o título eu pensei, "como ninguém viu", não deu em lugar nenhum (que eu tenha visto), mas também com esse tamanho.

ainda bem, pq pelo que entendi, ele só fez curva por conta do tamanho dele!8-O

mas se muito não me engano, os maiores são detectaveis, embora se muito não me engano tambem, tem uma faixa de tamanho perigosa que não é muito detectavel não...

Ele faria curva de qualquer jeito, só dependeria da velocidade, não da massa, esse teve sorte, com esse tamanho o provável é que nem fosse detectado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo