• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Galerinha do mal, faz sentido ser relativista com o advogado e justificar o ato como "calor do momento", mas n faz sentido ser relativista com o bandido, certo?

Lembrando que o advogado estava fora de perigo qdo executou o ato.

É diferente pois só um deles é agente da situação. O resto é consequencia.

A não ser que fosse contra um politico comprovadamente corrupto. Aí eu reviria quem era o agente dessa situação.
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Peguem, por exemplo, as grandes metropoles brasileiras: Elas são uma contradição per si, bairros maravilhosos, mansões e condominios que vc não ve com a mesma frequencia quase nenhuma outra metrópole no mundo, e logo ali, pouco depois, favelas e barracos pessoas sendo agredidas, violentadas em seus direitos quase diariamente por um estado que não valoriza a vida deste individuo.

Eis o que já vi do caso brasileiro: Menos desigualdade e mais criminalidade.

Relat%C3%B3rio+SECOM+2012+-+%C3%ADndice+gini.jpg


Mapa+da+viol%C3%AAncia.JPG


Outra coisa é uma pessoa que nunca foi valorizada com isso, como pessoa, que sempre teve a sua vida desprezada por professores, atendentes médicos, cidadãos acima da piramide social e que sofre e sofreu diariamente com discriminação e violência por parte do estado.

E qual é o argumento para a população inteira de uma comunidade extremamente carente não estar no crime?

Gozações à parte, Alê... Todo ato de violência, no calor do momento é motivado por uma ação de involuntária, portanto é algo instintivo. Isso excetua, é óbvio, o ato de violência sob premeditação, como um sociopata faria.
Isso vai da tendência individual de cada um. Pessoas de sangue mais quente, ou até mesmo calmas que explodem diante de um momento de tensão - o que meu pai chama de sujeito 'louco manso' - tendem a reagir de formas extremas.

Até onde é sei, é justamente por conta disso que existem atenuantes e agravantes na hora de julgar um crime. Eu concordo com todo o aspecto psicológico que você falou, mas isso não muda o fato que foi uma tentativa de homicídio, aos olhos da lei. É claro, o advogado poderá argumentar que agiu sob impulso ou desequilíbrio emocional (estresse pós-traumático, como você citou). Acho, no entanto, inconcebível que um juiz bata palmas para a atitude do advogado e que não decida por nenhum tipo de punição.

Digo isso não pq ache que o bandido é um pobre coitado fruto das desigualdades sociais. Eu não compro essa tese e já expliquei pq.

Galerinha do mal, faz sentido ser relativista com o advogado e justificar o ato como "calor do momento", mas n faz sentido ser relativista com o bandido, certo?

Lembrando que o advogado estava fora de perigo qdo executou o ato.

Não acho que seja a mesma coisa. O bandido saiu de casa armado, ou seja, não foi a passeio. Possivelmente ele pensou: "Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter". Ele assumiu o risco de dar merda. Não estou dizendo que ele tinha intenção de matar, mas decerto estava preparado para isso. O advogado não saiu de carro pensando em atropelar bandidos.
 
Última edição:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Hoje se um bandido rouba e vai pra cadeia , logo logo ele é solto. Mas se ele mata e fica na cadeia a família ganha bolsa vagabundo assassino por cada filho. Ou seja, é muito mais "negócio" matar depois do assalto.

Não. Não é assim. Não existe isso de "bolsa"-bandido.

O advogado não saiu de carro pensando em atropelar bandidos.

Mas no momento em que acelerou ele tinha sim a intenção de matar. Se enquadra em tentativa de homicídio. E a arma do assaltante era de brinquedo, o advogado podia não saber disso, mas ele não corria risco nenhum.
 
A intenção era a de recuperar 15 mil reais roubados.

A justiça meteria o cara na cadeia daqui uns meses, na melhor das hipoteses. Meses tais suficientes pro advogado só poder ficar chupando o dedo pelo que foi roubado.
 
Última edição:
Decerto eu sou fascista.
Pq acho que, se o cara sai de casa com inteção de prejudicar outros fazendo algo que implica algum risco para si mesmo, a vítima deve ter algum direito de defender.
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

E a arma do assaltante era de brinquedo, o advogado podia não saber disso, mas ele não corria risco nenhum.

O estresse traumático provocado por ela é idêntico a uma arma verdadeira, ou seja: o dolo envolvido, por parte do assaltante é o mesmo. Eu é que não iria perguntar pro meliante se a arma dele é de verdade, né?
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Não. Não é assim. Não existe isso de "bolsa"-bandido.



Mas no momento em que acelerou ele tinha sim a intenção de matar. Se enquadra em tentativa de homicídio. E a arma do assaltante era de brinquedo, o advogado podia não saber disso, mas ele não corria risco nenhum.

Ah morfs, whatever q era falsa. A vitima nao sabia, logo essa informacao nao serve de mt cousa.
 
Eis o que já vi do caso brasileiro: Menos desigualdade e mais criminalidade
Sinceramente, ficar reduzindo toda a analise social a essa palhaçada de indici Gini, coisa criada por liberais para justificar bem estar social no liberalismo é reducir demais todo o contexto.
Vou postar pesquisas de pesquisadores brasileiros sobre a relação, se quiser eu posso até buscar autores clássicos que debatem isso, mas não vou ficar discutindo gráfico de índice liberal na discussão de desigualdade, na real.

http://desigualdade-social.info/mos/view/Fenômenos_gerados_pela_Desigualdade/

http://www.rolim.com.br/cronic47.htm

http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/viewFile/6514/6483

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612011000100007&script=sci_arttext

E qual é o argumento para a população inteira de uma comunidade extremamente carente não estar no crime?
Impossível uma populáção carente em larga escala NENHUMA estar no crime. Mas caso aconteça, é como eu disse, nem tudo é desigualdade social, existem pobres que simplesmente não entram na criminalidade por uma série de fatores: Medo de serem presos ou mortos, moral que não permite, um certo nivel de conforto que não vale a pena arriscar entrando no crime, muitas vezes uma não-necessidadede de se arriscar!
Igual com um empresário: Pq tem empresário que sonegam impostos, e outros que não? Pq para alguns isso vale a pena, e para outros não...
 
Última edição:
Sinceramente, ficar reduzindo toda a analise social a essa palhaçada de indici Gini, coisa criada por liberais para justificar bem estar social no liberalismo é reducir demais todo o contexto.

Índice de Gini é coisa de liberal e no entando foi criado por um estatístico/sociólogo italiano e esse mesmo coeficiente foi usado no exercício empírico em um dos artigos que você citou. Eu não sou contra teorias, mas nada mais inútil do que uma teoria que não reflete dos dados. Isso é não é coisa de liberal, isso é coisa de ciência.


Só texto, sem dados.


Poucos dados.


Só texto, sem dados.


Tem um exercício empírico usando o liberal coeficiente de Gini. De qualquer forma, pelo o que entendi do artigo, os autores fizeram uma análise fixa no tempo e encontraram uma correlação. Só que correlação não é causalidade. Além disso, acho que esse tipo de relação tem que ser acompanhada no tempo, ou seja, usando dados em painel.

Eu não sou contra artigos só com texto e sem dados, Felagund. Apenas sou da opinião de que se uma teoria é apresentada, ela deve ser comprovada empiricamente.

Igual com um empresário: Pq tem empresário que sonegam impostos, e outros que não? Pq para alguns isso vale a pena, e para outros não...

Logo, não é um problema de renda, mas de escolha moral e percepção de risco de punição (Gary Becker já falava isso no artigo "Crime and Punishment" de 1974).
 
Atitude válida? É certo ele ser processado por lesão corporal com dolo?

Depois posto minha impressão sobre o caso.

Uai. Eu acho que a atitude foi 100% válida. Foi legítima defesa. É claro que o processo penal será instaurado, mas ele vai ser absolvido por legítima defesa.

O cara roubou objetos que eram dele. Ele tem o direito de reaver aquilo à força.

Se teve força desproporcional, eu acho que não. O assaltante tinha uma pistola (ou pelo menos ele acreditava que era uma arma de verdade)... Ter atropelado o assaltante foi uma atitude legal, na minha opinião.
 
Última edição:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

O cara roubou objetos que eram dele. Ele tem o direito de reaver aquilo à força.
To lendo mto absurdo nesse topico, mas vou comentar somente este: de onde vc tirou essa ideia maluca?!
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Uai. Eu acho que a atitude foi 100% válida. Foi legítima defesa. É claro que o processo penal será instaurado, mas ele vai ser absolvido por legítima defesa.

O cara roubou objetos que eram dele. Ele tem o direito de reaver aquilo à força.

Se teve força desproporcional, eu acho que não. O assaltante tinha uma pistola (ou pelo menos ele acreditava que era uma arma de verdade)... Ter atropelado o assaltante foi uma atitude legal, na minha opinião.

Adoraria saber onde esta definido esse direito. Dica: nao vale citar filmes de vinganca.

Serio, as pessoas podem achar o q for, mas seria surreal um juiz nao punir o advogado pq a atitude dele foi "legal" e q ele "estava no seu direito".
 
Última edição:
De boa?
Eu parto do princípio que todos, sem exceção, todos devem ser responsabilizados pelas suas atitudes e escolhas tomadas.
Não interessa a classe social, não interessa a desigualdade social/racial/religiosa/sexual/time de futebol e gosto musical.

Tomou uma decisão? Então arque com as consequências.
Ponto.
 
de um lado temos o bandido que saiu de casa disposto a conseguir alguma coisa com uma arma de brinquedo e foi atropelado no próprio assalto
do outro um advogado que saiu de casa pra namorar e acabou atropelando o bandido

os dois estão errados

o bandido, inquestionável o porquê
o advogado se não queria matar, na minha opinião, queria machucar
não acho que ninguém, mesmo acabando de ser roubado seja capaz de atropelar o bandido APENAS por stress/adrenalina/whatever
existe sempre vingança, ou seja, o cara fez merda também
se o bandido tivesse tentando atirar nele ou coisa assim tudo bem, legítima defesa
mas o cara tava indo embora, então ele não corria mais risco de vida

como é advogado e tem um relógio de 15 mil, não vai ficar na cadeia, obviamente
*hello, moramos no brasil*
mas que deve pelo menos ser julgado, imo, é inegável
provavelmente vai dar algumas cestas básicas e pronto
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Ainurian + Laks = I rest my case.
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

To lendo mto absurdo nesse topico, mas vou comentar somente este: de onde vc tirou essa ideia maluca?!

Adoraria saber onde esta definido esse direito. Dica: nao vale citar filmes de vinganca.

Tá aqui, campeões:

Legítima defesa da posse: Segundo o Direito Civil, é a prerrogativa legal que assiste ao possuidor de defender, pela força, e de imediato, sua manutenção ou restituição na posse de um bem, em caso de turbação ou esbulho.


De boa?
Eu parto do princípio que todos, sem exceção, todos devem ser responsabilizados pelas suas atitudes e escolhas tomadas.
Não interessa a classe social, não interessa a desigualdade social/racial/religiosa/sexual/time de futebol e gosto musical.

Tomou uma decisão? Então arque com as consequências.
Ponto.

Justamente. Não é porque o cara é um riquinho, que tava com relógio de 15 mil, que ele não tem direito de reaver um bem seu que foi roubado. O assaltante arcou com as consequências do que fez.
 
Última edição:
Uai. Eu acho que a atitude foi 100% válida. Foi legítima defesa. É claro que o processo penal será instaurado, mas ele vai ser absolvido por legítima defesa.

O cara roubou objetos que eram dele. Ele tem o direito de reaver aquilo à força.
Não... Cê é burro cara, que loucura. Como você é burro, que coisa absurda. Isso aí que você disse é tudo burrice. Eu nem consigo gravar muito bem o que você falou porque você fala de uma maneira burra.

:rofl:
 
Última edição:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Cara, eu juro q li e reli o post do eriadan e nao sei dizer se ele ta zuando ou nao.

Mas sei qno thor nao entendeu o post da laks. Ou entao entendeu como quis.
 
Na verdade eu tava vagueando pelo fórum procurando algum post pra responder com isso. :rofl:


Mas não concordo com o Thor mesmo não, com base no que estudei e no que vejo na prática. O ladrão já tinha ido embora e o cara joga o carro em cima dele? Causa minorante, mas dificilmente legítima defesa: ela seria invocável caso a vítima tivesse atropelado o assaltante enquanto se encontrava ameaçada. Quanto ao desforço incontinenti, "meios moderados" é requisito.
 
Última edição por um moderador:
Ele mencionou esse vídeo aqui, Grimnir:

 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo