• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Kurt

El Doctor
Um assaltante foi atropelado na noite desta quarta-feira (12) pela própria vítima no cruzamento da Alameda Jaú com a Rua Haddock Lobo, na região dos Jardins. Segundo a polícia, o criminoso estava com uma arma de brinquedo.


A vítima, um advogado, estava no carro com a namorada a caminho de um restaurante para comemorar o Dia dos Namorados. Quando o advogado parou no semáforo, foi abordado pelo criminoso, que roubou seu celular e relógio.


Quando passava pela frente do carro da vítima, o assaltante foi atropelado pelo motorista, que perdeu o controle do veículo e bateu em dois carros estacionados. O celular e relógio roubados, estimados em R$ 15 mil, foram recuperados pela vítima.


Na delegacia, a vítima contou que agiu por impulso. Apesar de ter sido assaltado, o advogado pode ser investigado por lesão corporal dolosa, caso fique comprovado que atropelou o ladrão com a intenção de machuca-lo e não para se defender.


O ladrão, que estava sem documentos e disse ser menor de idade, foi encaminhado para o Hospital das Clínicas e não há informações sobre seu estado de saúde.

Fonte

__________

Atitude válida? É certo ele ser processado por lesão corporal com dolo?

Depois posto minha impressão sobre o caso.
 
Última edição:
Acho que sim, né? Ele teve a intenção de atropelar e não foi em legítima defesa.

Achei curioso esse trecho:

Apesar de ter sido assaltado, o advogado pode ser investigado por lesão corporal dolosa, caso fique comprovado que atropelou o ladrão com a intenção de machuca-lo e não para se defender.

Não sei se estou interpretando mais do que devo, mas esse "apesar de" passou uma ideia que ele não deveria ser investigado por nada, como se a vítima de um crime ganhasse créditos para cometer ela própria um crime também.

Agora olha os comentários:

A culpa, no final das contas, é essa desigualdade social monstruosa que existe em nossa sociedade! Concentração de dinheiro nas mãos de poucos enquanto a esmagadora maioria sobrevive (ou tenta) com as migalhas que caem da farta mesa que essas pessoas privilegiadas se alimentam! Se continuarmos a exigir penas mais duras, redução da maioridade, etc, etc. esse quadro não irá mudar! Essas pessoas continuarão a desejar ter um relógio de R$15.000,00![/u]

Isso é um absurdo. Como o advogado teve coragem de fazer isso com o probre homem. Ele provavemente estava roubando para alimentar a esposa e os filhos. A desigualdade no Brasil é muito grande, devido a falta de oportunidade o indivíduo não teve como estudar e não conseguiu um bom emprego. Por isso entrou no mundo do crime. Quem é o monstro nessa história?

Lamentável. O tempo toda essa causalidade entre desigualdade social e criminalidade entra em cena. Chega ser um desrespeito com o pobre honesto.
 
Por que será que esses comentários - em particular o 2º - me soam sarcásticos, Grimnir?
 
Última edição:
Sinceramente eu não sei. É tão caricato, clichê, infundado, míope, inocente, leviano e ofensivo que parece ironia. Agora estou que nem o Sheldon Cooper que não consegue identificar sarcasmo. :lol:

Ele deveria ter escrito apenas: "Isso é um absurdo. Como o advogado teve coragem de fazer isso."
 
Gente, que ironia que nada, esses comentários foram pra valer. O povão é assim mesmo.

E, sinceramente? Não condeno o cara não. Com a oportunidade que ele teve e uma polícia tão ineficiente e corrupta para pequenos furtos, acho que faria algo semelhante porque, pra mim, isso foi a forma que ele encontrou de defender a si e a namorada do assalto em si (não necessariamente do assaltante). Seria o mesmo que condenar o taekwondista do vídeo abaixo porque o cara que ele parou com o golpe fraturou a mandíbula.

 
Última edição por um moderador:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

O grande problema desse tipo de atitude eh que ela incentiva o latrocinio.

Mas Grimnir, o que exatamente tem de infundado em afirmar que essa situacao eh produto de desigualdade social? A unica parte absurda, imo, eh conferir direito de cometer atrocidades aas vitimas da violencia social. Todos, o advogado e o assaltante, devem ser punidos!
 
Eu não digo que o cara estava certo, mas hoje em dia, o cidadão contando apenas com ele mesmo... fica muito difícil de não cair na tentação de "fazer justiça com as próprias mãos".
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

O grande problema desse tipo de atitude eh que ela incentiva o latrocinio.

A certeza da impunidade já é um incentivo ao latrocínio.

- - - Updated - - -

Eu não digo que o cara estava certo, mas hoje em dia, o cidadão contando apenas com ele mesmo... fica muito difícil de não cair na tentação de "fazer justiça com as próprias mãos".

Nem me fale. Certa vez reagi por perceber que o assaltante não estava armado afinal. Contudo, foi justamente isso: eu contando comigo mesmo porque fui assaltado na Paulista, em frente ao local onde tem uma daquelas bases fixas da PM, e ainda tive que segurar o ladrão por 15 minutos até chegar a viatura! Difícil se controlar nessas horas, mas olha que m**** que é a segurança pública pelo menos aqui na Capital! (Ah sim, eu desencorajo qualquer um a tomar medidas parecidas. Eu tive sorte. Aliás, atacar o ladrão como o rapaz fez aí também envolve o risco de ter alguém dando cobertura.)
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

A certeza da impunidade já é um incentivo ao latrocínio.
Certeza da impunidade? De onde vc tirou isso?

Ladroes matam, na maior parte das vezes, para evitar que a vitima reaja, ou que possa acionar a policia. Ou seja: matam defensivamente. Claro que, de acordo com a midia, matam exclusivamente por sadismo.

Se concordamos ate aqui, entao concordamos que ladroes, em essencia, matam para aumentar as chances de impunidade. Logo...
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Certeza da impunidade? De onde vc tirou isso?

Ladroes matam, na maior parte das vezes, para evitar que a vitima reaja, ou que possa acionar a policia. Ou seja: matam defensivamente. Claro que, de acordo com a midia, matam exclusivamente por sadismo.

Se concordamos ate aqui, entao concordamos que ladroes, em essencia, matam para aumentar as chances de impunidade. Logo...

Eu realmente espero que isto não seja uma Apologética da Bandidagem.

Um jurista disse certa vez: as leis são duras, as penas são duras, mas não sua aplicação. (Não queiram que eu me lembre agora do nome dele.) Ao se apoiar na leniência e incapacidade do aparato de segurança pública existente, tais criminosos não veem porque deixar de matar a vítima após cometer o assalto. A ideia de que mata-se de forma "defensiva" pode ser desconsiderada quando vemos tantas outras situações semelhantes em que havia testemunhas ou câmeras registrando a ação. (Uma postura defensiva tal como pensada por você teria de envolver uma certa estratégia para a remoção de potenciais dados que poderiam ser usados para a punição e localização do agressor, não?) Ao mesmo tempo, considerado gratuito chamar isso de "sadismo", visto que "cada caso é um caso". Mas a "certeza da impunidade" é algo que pesa muito, sim, principalmente quando vemos menores "assumindo" um crime realizado por toda uma quadrilha.
 
Última edição:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Mas Grimnir, o que exatamente tem de infundado em afirmar que essa situacao eh produto de desigualdade social?

Pq eu acho o argumento falacioso. Quando alguém diz que a desigualdade causa a criminalidade, basicamente diz que o pobre não pode ter algo que deseja (não necessariamente supérfluo, como o caso do relógio da reportagem) e que para tanto cometerá crimes. Em primeiro lugar é um argumento questionável do ponto de vista de preconceito, pois parece que a questão moral é automaticamente descartada. É claro, sempre podemos recorrer ao argumento de que o indívuo foi animalizado e "compelido a cometer crimes por sua condição social". Qual será o real alcance desse argumento? E o que acontece com os pobres que não cometem crimes?

vai-dar-merda-o.gif

Já avisei que esse argumento vai dar merda...

Além disso, tenho outra crítica, dessa vez sobre a análise dos dados. No final das contas, é isso que interessa, né? Podemos argumentar o dia inteiro sobre a filosofia da criminalidade, mas o relevante é o que a evidência empírica tem a dizer sobre isso. Já falo logo que nunca pesquisei seriamente o assunto, apenas li um artigo ou outro. Fora algumas googleadas, já que acho o tema muito interessante.

Existe uma forte correlação entre desigualdade sócio-econômica (normalmente representada pelo Índice de Gini) e criminalidade, em especial para as taxas de homícidio. Dois problemas logo de saída: correlação não é causalidade e dizer que as pessoas matam pq são pobres é difícil de aceitar, já que a capacidade de matar outro indívuo exige um pouco mais de flexibilidade moral do que o ato de roubar, né? Espero que concordemos com isso. Outro problema é com a própria natureza dos dados. Economias mais pobres e mais desiguais tem maior criminalidade. Ao mesmo tempo, economias mais desenvolvidas tendem a ter uma população carcerária maior do que as menos desenvolvidas. Isso significa que elas são menos violentas? Depende da definição, né? A conclusão sobre a causalidade e sobre a real natureza do problema não é muito clara.

--

Sobre o tópico, continuo achando que o adevogado agiu errado e deve ser punido. Se fosse em legítima defesa (e não foi o caso, já que o ladrão estava fugindo), isso até seria um atenuante.
 
Última edição:
Bruce, eu tbm já reagi... só que não chamei a polícia.

De qqr forma, é perigoso e caso a pessoa machuque o meliante, ainda pode assumir processo msm...

Nós, que somos as vítimas, é que parecemos ser duplamente onerados...
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Grimnir, nao estou em casa, e portanto, no momento, a resposta tera q ser curta. O problema eh q eu so volto pra casa no sabado xD

Sobre a relacao criminalidade x desigualdade, os sociologos podem dar mais detalhes tecnicos. Alguem sumona o Felagund ai?

Eh claro q ninguem vai matar pq eh pobre. Mas vc concorda comigo que matar, como objetivo em si, eh excecao? Matar pode ser necessario pra roubar; ou seja: o ladrao, normalmente, mata pq precisou matar para conseguir roubar.

Nao faz sentido afirmar que desigualdade explica a vontade manifesta de matar, sendo que essa vontade nem existe senao como consequencia de um objetivo real.

Ou vc realmente acredita que matar eh o objetivo final? Se sim, podemos aplicar a mesma logica ao advogado: ele, desde o inicio, queria matar o assaltante, e finalmente teve a oportunidade. Portanto, criminoso incorrigivel.

Pode ate ser verdade que o advogado tenha uma vontade latente de matar meliantes, mas entende o absurdo de generalizar isso?
 
Apesar de ter sido assaltado, o advogado pode ser investigado por lesão corporal dolosa, caso fique comprovado que atropelou o ladrão com a intenção de machuca-lo e não para se defender.

Olha, qual é o limite que separa o ato de defesa com a intenção de machucar?? Poxa, se vc está se defendendo é melhor mesmo que você machuque a pessoa porque se a pessoa ficar bem ela vai pra cima de você com mais raiva ainda! eheheh

Achei lindo a atitude do motorista!
No país que vivemos , os ladrões roubam e mesmo a pessoa não reagindo eles acabam matando do mesmo jeito.
Quem sabe se os criminosos começassem a ter mais medo da sociedade talvez eles pensassem duas vezes antes de sair tacando fogo em pessoas, roubando e matando qualquer um que aparecer na frente...
Se eu não fosse covarde do jeito que sou e não ficasse sem reação numa situação como essas eu atropelava, voltava, passava por cima e atropelava de novo :devil: Estou cansada de ser vítima. Cansada de ter medo de sair de casa.

Like this :fire:
 
Última edição por um moderador:
Eu ando escutando histórias de reações com uma certa frequência. Será que realmente está ficando mais comum? Se o poder público não funcionar para de alguma forma conter a criminalidade/impunidade então é lógico que as pessoas buscarão formas de se defender/reagir. Amon latrocínios já ocorrem! Pode estimular? Pode, mas se isso acontecer, eu não duvido que a população passe a se armar. A não ser que o poder público resguarde a segurança delas.
 
^Aí infelizmente vai virar uma guerra civil...

Já reagi, mas não aconselharia ngm a fazer o mesmo, até pq pra bandido matar não custa nada...
 
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Grimnir, nao estou em casa, e portanto, no momento, a resposta tera q ser curta. O problema eh q eu so volto pra casa no sabado xD

Sobre a relacao criminalidade x desigualdade, os sociologos podem dar mais detalhes tecnicos. Alguem sumona o Felagund ai?

Eh claro q ninguem vai matar pq eh pobre. Mas vc concorda comigo que matar, como objetivo em si, eh excecao? Matar pode ser necessario pra roubar; ou seja: o ladrao, normalmente, mata pq precisou matar para conseguir roubar.

Nao faz sentido afirmar que desigualdade explica a vontade manifesta de matar, sendo que essa vontade nem existe senao como consequencia de um objetivo real.

Ou vc realmente acredita que matar eh o objetivo final? Se sim, podemos aplicar a mesma logica ao advogado: ele, desde o inicio, queria matar o assaltante, e finalmente teve a oportunidade. Portanto, criminoso incorrigivel.

Pode ate ser verdade que o advogado tenha uma vontade latente de matar meliantes, mas entende o absurdo de generalizar isso?

Não sei se estou olhando os dados errados, mas no Brasil o Índice de Gini tem diminuído anualmente (o que significa menos desigualdade) em todas as regiões, mas a criminalidade tem aumentado também em todas as regiões, exceto Sudeste (acho que vi essa informação no Mapa da Violência de 2010). Ou seja, o país está ficando menos desigual, mas a violência continua a crescer na maioria das regiões.

Sobre os homicídios: Não acho que normalmente matar seja o objetivo final, assim como também não acho que o objetivo final do ladrão seja levar pão e leite para as crianças em casa. Não sei se entendi muito bem o ponto desse debate sobre o homicídio.
 
Última edição:
Re: Assaltante é atropelado pela própria vítima em SP. [+Leia o primeiro post]

Quem sabe se os criminosos começassem a ter mais medo da sociedade talvez eles pensassem duas vezes antes de sair tacando fogo em pessoas, roubando e matando qualquer um que aparecer na frente.

Se eles ficarem com medo aí a coisa fica feia, pois matar será uma ferramenta para garantir o sucesso do crime.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo