• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda As Sete Maravilhas de Arda - Discussão

Como a votação final do Sete Maravilhas deve acontecer?


  • Total de votantes
    14
  • Votação encerrada .

Décimo

The Swanson Code
Bom, inspirado na recente escolha das Sete Maravilhas do Mundo moderno, cujos vencedores foram anunciados este fim-de-semana, tive a ideia, que achei interessante, de que fosse levada a cabo entre fãs e estudiosos de Tolkien uma eleição desse género, tendo em conta o riquíssimo legendarium tolkieniano.

Inicialmente pretendia que escolhêssemos as Sete Maravilhas de Arda; mas depois pensei melhor e achei que isso seria demasiado abrangente, até porque há uma grande separação entre as várias eras, principalmente entre a Primeiras e as duas restantes. Então achei que o melhor a fazer seriam duas votações distintas: a eleição das Sete Maravilhas de Beleriand, as do "Mundo Antigo", e a das Sete Maravilhas da Terra Média, o "Mundo Moderno". Quanto a Aman, achei mais adequado ser incluída juntamente com Beleriand.

O natural seria votar primeiro nas maravilhas de Beleriand, mas devido a alguns problemas vou começar pelas da Terra-Média, que ao fim e ao cabo é a votação mais importante e com maior número de escolhas. Mas com calma; primeiro, vamos todos pensar no maior número possível de monumentos que possam ser nomeados; depois, se for muito mais que 20, terá de se proceder a uma pré-eliminatória.

Aqui está a lista que elaborei:

  • Amon Sûl, o Cume do Tempo
  • As Argonath
  • Barad-dûr, a Torre Negra
  • Caras Galadhon
  • Fortaleza de Hornburg
  • Meduseld, o Palácio Dourado
  • Minas Moria (Kazad-dhûm)
  • Minas Tirith
  • Pelargir
  • Os Portos Cinzentos
  • Orthanc
  • As ruínas de Osgiliath
  • As Torres Brancas de Elendil
  • Tharbad
  • Tirith Aear em Dol Amroth
  • Torre de Dúrin
  • Valfenda (Rivendell)
  • Porto de Umbar

A considerar:
  • Torre de Cirith Ungol
  • Dunharrow, o refúgio dos Rohirrim nos vales das Montanhas Brancas.
  • Edhellond, um porto élfico em Gondor.
  • Os Faróis de Gondor
  • Fornost, a antiga capital de Arthedain.
  • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
  • Lond Daer, o porto na foz do Guathló.
  • Minas Morgul.
  • O Portão de Mordor (juntamente com Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes).

Acabar por não chegar a 20, mas houve vários que deixei de fora. Enfim, digam de vossa justiça. Há algum edifício que não figure na lista e acham que merece um lugar entre os nomeados? Acham que as escolhas deviam ser mais específicas; por exemplo, devíamos colocar Torre de Echtelion em vez de Minas Tirith? Discordam com o fato de colocar monumentos que no tempo da Guerra do Anel estão arruinados? Acham que algum dos que coloquei de fora merece estar no final? Opinem.

Nota: Por enquanto sugiro que, caso se queiram relembrar-se do que são as construções da lista, usem a Enciclopédia de Arda ou a Enciclopédia Valinor.

Após ser decidida a lista final, haverá um curto período de espera em que serão apresentados os nomeados, através de uma série de mini-artigos e várias pinturas de artistas que se inspiraram na obra de Tolkien. Espero que esta iniciativa possa, no mínimo, proporcionar-nos bons momentos de diversão - e quem sabe ajudar também aqueles que só recentemente descobriram o deslumbrante mundo de Tolkien a saber mais sobre a sua extraordinário riqueza. =]

Atenção


Convém assinalar o seguinte aspecto:

Realmente é importante estabelecer algo assim, considerar essa votação como sendo, segundo as suas palavras, "As 7 Maravilhas da Terra-Média à época de SdA". Quando escolhi as hipóteses pensei como eram no seu esplendor, mas isso vai dar azo a muita subjectividade e incoerência nas escolhas. Acho que ninguém vai discordar que é o melhor a fazer, caso contrário teremos gente votando pelo que eram, outros pelo que são. Precisamos de um ponto de referência.

Sendo assim, não se esqueçam de que estamos a considerar as maravilhas como o que elas são na época da Guerra do Anel. Alguns dos listados são tidos em conta como ruínas e não o que foram depois de construídos - embora continuem belas construções na maior parte dos casos.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: DW
Puxa, adorei a idéia, 10º!! Se for o caso, podemos fazer uma votação como o Shazan fez com os Games. Vai ficar bem legal! :yep:
 
Ah, sim, não deixei muito explícito mas o objectivo final é obviamente abrir uma votação, com a lista final escolhida, em que cada usuário escolherá os 7 que prefere. :D

Aliás, o meu plano é o seguinte: definir a lista final dentro, pelo menos, dos próximos 3 dias, e depois reservar uns 5 ou 6 para apresentar cada um dos nomeados. Espero que lá pelo dia 20 já tenhamos a votação aberta!
 
Elena, a ilha dos numenorianos não vai entrar? Não conheço muito a historia de Númenor, mas deve ter alguma coisa que possa ser incluída..
 
Sim, esqueci-me de comentar o caso de Númenor. Eu pensei que talvez fosse melhor colocar os seus nomeados na lista de Beleriand, pois esta última tem consideravelmente menos escolhas. É verdade que Númenor tem mais a ver com a Terra-Média da Segunda e Terceira Eras do que com Beleriand, mas a opção até é válida pois ambas são regiões com uma certa semelhança, que foram destruídas, e a votação da Terra-Média é mais relativa a construções que existiram durante a Terceira Era.

Se a maior parte das pessoas discordar posso reconsiderar - de qualquer maneira apenas tenho uns dois potenciais nomeados de Númenor, Eldalondë e Calmindon acho.
 
Última edição:
òtima idéia, Décimo, minha lista fica assim:
01- Orthanc,
02- Argonath,
03- Fornost,
04- Torre de Ecthelion,
05- Ruínas de Osghiliath,
06- Amôn Sûl (ruínas do Topo do Vento),
07- Farol de Amôn Dinn (este vc se equeceu, ou não pode entrar na lista?),
08- Salões de Minas Moria,
09- Fortaleza de Helm, e finalmente,
10- Caras Ghalandon (se não puder entrar por algum motivo, vai aí Rivendel no lugar...)

abração!!
 
07- Farol de Amôn Dinn (este vc se equeceu, ou não pode entrar na lista?),

Nenhum dos dois - achei que não era grande coisa para se colocar. Afinal, é uma construção bem simples, nada por aí além; e se colocasse um deles seria o farol de Halifirien, pois tem mais história. No entanto, até que não é má ideia se os considerarmos a todos, há algumas semelhanças com a muralha da China até. =P Vou editar lá no post e colocá-lo entre aqueles a considerar, depois vê-se o que o pessoal acha. Boa ideia Alca.

Ah, vi também que disse a Torre de Echtelion. Acha que é melhor assim do que colocar Minas Tirith?

E a lista de nomeados terá 20 candidatos, não se esqueçam. ;)
 
Mas seria mais interessante dividir entre as 7 maravilhas construídas, e as 7 maravilhas naturais de Arda, ou não?
 
Mas seria mais interessante dividir entre as 7 maravilhas construídas, e as 7 maravilhas naturais de Arda, ou não?

Talvez possamos fazer isso no futuro; por agora vai ser as Maravilhas da Terra Média e de Beleriand mesmo. Mas fica registada a ideia. ;)
 
Minhas escolhas:
  1. Argonath;
  2. Moria;
  3. Orthanc;
  4. Amon Sûl;
  5. Minas Tirith;
  6. Valfenda;
  7. Erebor.
Só para eu não esquecer meus votos. É importante lembrar que Erebor não é só uma montanha no meio do nada, mas também é uma morada dos anões (ou, argh! "ananos"... :disgusti: ).


Tenn' enomentielva!
 
10º, sobre colocar monumentos arruinados advindos da Guerra do Anel, acho que não é má idéia, porque ruínas são belas também. O problema é que tem ruínas que não se sabe a aparência, como Tharbad. Eu, por exemplo, nunca vi nenhuma imagem do local.
 
Última edição:
Utilizando-se de um exemplo da própria votação que você está querendo trazer para a Terra-média, o Coliseu foi uma das novas 7 Maravilhas escolhidas, e é tecnicamente uma ruína.


Tenn' enomentielva!
 
Também acho que ruínas devem se incluídas, porque tem algumas muito bonitas, como a de Osgiliath. Porém é como o AlissonTuor disse, todas precisam ter fotos para poder-mos avaliar melhor, pois só com a descrição dos livros fica difícil, cada pessoa imagina o lugar de um jeito diferente. ;)
 
Acho que as Ruínas não deveriam ser colocadas na votação como se fossem ruínas, mas como se fossem o que eram em toda a sua grandeza, como Osgiliath, antiga capital de Gondor, ANTES de ser ruína. E se pode colocar Maravilhas de Beleriand, por que não colocar Gondolin aí também?
 
Minhas escolhas:
  1. Argonath;
  2. Moria;
  3. Orthanc;
  4. Amon Sûl;
  5. Minas Tirith;
  6. Valfenda;
  7. Erebor.
Só para eu não esquecer meus votos. É importante lembrar que Erebor não é só uma montanha no meio do nada, mas também é uma morada dos anões (ou, argh! "ananos"... :disgusti: ).


Tenn' enomentielva!

Bom, mas Erebor é uma montanha, e nós estamos tratando contruções feitas por Homens, Elfos, Anões, Hobbits, etc. Só se considerarmos o Grande Salão de Thráin, aí tudo bem, até já está nos candidatos a considerar para a lista de nomeados.

10º, sobre colocar monumentos arruinados advindos da Guerra do Anel, acho que não é má idéia, porque ruínas são belas também. O problema é que tem ruínas que não se sabe a aparência, como Tharbad. Eu, por exemplo, nunca vi nenhuma imagem do local.

Utilizando-se de um exemplo da própria votação que você está querendo trazer para a Terra-média, o Coliseu foi uma das novas 7 Maravilhas escolhidas, e é tecnicamente uma ruína.

Acho que as Ruínas não deveriam ser colocadas na votação como se fossem ruínas, mas como se fossem o que eram em toda a sua grandeza, como Osgiliath, antiga capital de Gondor, ANTES de ser ruína.

Nessa questão das ruínas, durante a escolha dos nomeados, pensei um pouco como o Jedi Solo, tive em conta aquilo que elas foram. Só não considerei monumentos que tenham sido completamente destruídos, os outros podem ser nomeados mesmo enquanto ruínas.

Também acho que ruínas devem se incluídas, porque tem algumas muito bonitas, como a de Osgiliath. Porém é como o AlissonTuor disse, todas precisam ter fotos para poder-mos avaliar melhor, pois só com a descrição dos livros fica difícil, cada pessoa imagina o lugar de um jeito diferente. ;)

Bom, estamos a tratar de uma obra literária, então as descrições do livro são grande parte do material que temos. Não há desenhos ou pinturas nem de um terço desses monumentos que listei. A votação será sempre um pouco subjectiva mesmo em relação a alguns monumentos menos comentados, mas vai ter de ser assim.

Mas o mais importante agora é eleger os 20 nomeados. Então sugiram quem acham que pode preencher as duas vagas que faltam, certo? :beam:

  • Torre de Cirith Ungol
  • Dunharrow, o refúgio dos Rohirrim nos vales das Montanhas Brancas.
  • Edhellond, um porto élfico em Gondor.
  • Os Faróis de Gondor
  • Fornost, a antiga capital de Arthedain.
  • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
  • Lond Daer, o porto na foz do Guathló.
  • Minas Morgul.
  • O Portão de Mordor (juntamente com Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes).

E se pode colocar Maravilhas de Beleriand, por que não colocar Gondolin aí também?

Leia com atenção:

Myself disse:
Inicialmente pretendia que escolhêssemos as Sete Maravilhas de Arda; mas depois pensei melhor e achei que isso seria demasiado abrangente, até porque há uma grande separação entre as várias eras, principalmente entre a Primeiras e as duas restantes. Então achei que o melhor a fazer seriam duas votações distintas: a eleição das Sete Maravilhas de Beleriand, as do "Mundo Antigo", e a das Sete Maravilhas da Terra Média, o "Mundo Moderno". Quanto a Aman, achei mais adequado ser incluída juntamente com Beleriand.

O natural seria votar primeiro nas maravilhas de Beleriand, mas devido a alguns problemas vou começar pelas da Terra-Média, que ao fim e ao cabo é a votação mais importante e com maior número de escolhas.

Cada coisa a seu tempo. Faremos uma votação para as maravilhas de Beleriand depois de elegermos as Sete Maravilhas de Arda. ;)
 
Última edição:
Bem, não vi Isengard aí. Então, caso entre na "competição", só falta mais um, e tenho uma proposta: a Cidade do Lago, ou Valle.

Ou então Carn Dûm, apesar de eu não saber como é: se é uma cidade ou um acampamento ou uma região descampada onde os Nazgûl viviam...
 

Essa é a minha lista:
  1. Minas Tirith​
  2. Amon Sûl​
  3. Os Portos Cinzentos​
  4. Barad-dûr​
  5. Fornost​
  6. Orthanc​
  7. O Portão de Mordor​
 
Bem, não vi Isengard aí.

Coloquei Orthanc. ;)

Então, caso entre na "competição", só falta mais um, e tenho uma proposta: a Cidade do Lago, ou Valle.

Não coloquei a cidade do lago porque acho que é uma coisa meio rústica, não é algo realmente belo que seja capaz de se equiparar a contruções élficas ou gondorianas.

Ou então Carn Dûm, apesar de eu não saber como é: se é uma cidade ou um acampamento ou uma região descampada onde os Nazgûl viviam...

Carn Dûm é uma cidade. Mas a verdade é que não há uma única indicação da sua aparência, e acho que há melhores opções.

Bom, vou sugerir duas para adicionar: os Faróis de Gondor e o Portão Negro. Ambos estão amplamente descritos e têm os seus méritos. O que acham?
 
Mas as informações de como Carn Dûm é bate com as informações de como Tharbad é: praticamente nada!

O problema é que se tirar Tharbad seria um a menos, e olha que já está difícil de encontrar as 20. Mas sem querer ficar dando palpite, mas já o fazendo, 20 não é muito?
 
Última edição:
hahahaha, que mico! Orthanc está em Isengard! Só o anta aqui que não viu isso, haushaushaushua...foi mal!

Mas as informações de como Carn Dûm é bate com as informações de como Tharbad é: praticamente nada!

Não é tanto assim. Tharbad está relativamente bem descrito. É dito que era uma cidade fortificada, junto ao rio, onde também havia um porto, que foi erguida em redor de uma torre que originalmente guardava a estrada; e havia também a grande ponte sobre o rio Gwathló, a única passagem entre o Sul e o Norte de Eriador. Já sobre Carn Dûm, não temos referência nenhuma de como era para além da sua localização.

O problema é que se tirar Tharbad seria um a menos, e olha que já está difícil de encontrar as 20. Mas sem querer ficar dando palpite, mas já o fazendo, 20 não é muito?

Não acho. Nós estamos com "maravilhas" a mais e vamos diminuir o número de opções? Não me parece o mais indicado. Além disso, por exemplo, o número de nomeados nas 7 maravlhas do mundo era de 21. Acho que é um número bom.

Aliás, dei uns retoques à lista. Retirei Tharbad, adicionei o Portão de Mordor e os Faróis. Falta uma, então coloquei o Grande Salão de Thráin, por sugestão do Slicer.

  • Amon Sûl, o Cume do Tempo
  • As Argonath
  • Barad-dûr, a Torre Negra
  • Caras Galadhon
  • Os Faróis de Gondor
  • Fortaleza de Hornburg
  • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
  • Meduseld, o Palácio Dourado
  • Minas Moria (Kazad-dhûm)
  • Minas Tirith
  • Pelargir
  • O Portão de Mordor e Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes.
  • Os Portos Cinzentos
  • Orthanc
  • As ruínas de Osgiliath
  • As Torres Brancas de Elendil
  • Tharbad
  • Tirith Aear em Dol Amroth
  • Torre de Dúrin
  • Valfenda (Rivendell)
  • Porto de Umbar

Poderá ser essa a lista definitiva?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo