• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda As Sete Maravilhas de Arda - Discussão

Como a votação final do Sete Maravilhas deve acontecer?


  • Total de votantes
    14
  • Votação encerrada .
É, ficaria mais acessível...10 dias não é tanto tempo =]
 
Última edição:
Muito bem, então vou descrever o ponto em que estão as coisas.

Serão apresentados 2 candidatos por dia, de entre um total de 20, pelo que o período de apresentação durará 10 dias. A apresentação omeçará no próximo domingo ou segunda, dia 15 ou 16, dependendo da tomada de decisão em outros aspectos.

A lista final de nomeados actual é a seguinte:

  • Amon Sûl, o Cume do Tempo
  • As Argonath
  • Barad-dûr, a Torre Negra
  • Caras Galadhon
  • Os Faróis de Gondor
  • Fortaleza de Hornburg
  • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
  • Meduseld, o Palácio Dourado
  • Minas Moria (Kazad-dhûm)
  • Minas Tirith
  • Pelargir
  • O Portão de Mordor e Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes.
  • Os Portos Cinzentos
  • Orthanc
  • As ruínas de Osgiliath
  • As Torres Brancas de Elendil
  • Tharbad
  • Tirith Aear em Dol Amroth
  • Torre de Dúrin
  • Valfenda (Rivendell)
  • Porto de Umbar

Após a conclusão da apresentação, será iniciada uma enquete, em que cada usuário poderá escolher 7 nomeados. A votação demorará um mês, aproximadamente (consoante a participação dos usuários).

Enfim, estamos nos últimos dias, o que tiverem a acrescentar ou discordarem vão dizendo. =]

Edit: Ponto a decidir - cada candidato terá um tópico, ou será um tópico por dois?
 
Última edição:
Um tópico por dois concorrentes é melhor na minha opinião.
De preferência candidatos opostos, de alguma maneira.
Barad Dûr com Minas Tirith, por exemplo.
 
Acho que 1 tópico pra cada é melhor. Espaço individual pra cada candidata ser apresentada. Não faz sentido, ao meu ver isso de "candidatos opostos", já que a disputa é de todas contra todas, não de um específico contra outro.

Sugestão no nome: Minas de Moria.

Não lembro se os livros dão muitos detalhes sobre Pelargir, mas de qualquer forma fica minha sugestão de substituí-la pelo Palácio de Thranduil, na Floresta das Trevas.

E talvez role substituir alguma outra (Tharbad, talvez?) pelas estátuas dos homens-púkel, que, aliás, de cara nos remetem às estátuas da Ilha de Páscoa, hehe.
 
Eu tenho um mapa de Pelargir; pode servir para especificá-la, caso não seja trocada.

Aproveitando isso, digo que qualquer coisa que precisarem, como imagens ou mapas, eu posso ajudar
 
Última edição:
Boa, Alisson, o "Atlas da Terra-Média" tem várias ilustrações e "plantas" de vários locais. Seria itneressante incluir essas imagens nos tópicos das candidatas.
Vamos ver o que o 10º acha sobre as minhas opiniões de substituição. Ou, então, pode-se acrescentar essas duas opções novas sem tirar nenhuma.
 
Um tópico por dois concorrentes é melhor na minha opinião.
De preferência candidatos opostos, de alguma maneira.
Barad Dûr com Minas Tirith, por exemplo.

Acho que 1 tópico pra cada é melhor. Espaço individual pra cada candidata ser apresentada. Não faz sentido, ao meu ver isso de "candidatos opostos", já que a disputa é de todas contra todas, não de um específico contra outro.

Sim, e além disso nem todos têm um "oposto". Continua a ser aquele problema, para mim não há nada de mal, mas se os admins não gostarem da ideia de muitos tópicos novos abertos, fazemos de outro modo.

Sugestão no nome: Minas de Moria.

Tudo bem, assim é que é correcto.

Não lembro se os livros dão muitos detalhes sobre Pelargir, mas de qualquer forma fica minha sugestão de substituí-la pelo Palácio de Thranduil, na Floresta das Trevas.

O Palácio de Thranduil foi muito bem lembrado; é muito bem descrito graças aos Hobbit e há várias ilustrações. Mas Pelargir também é relativamente bem descrita e se você pesquisar no Google vai ver que há algumas imagens. Hum, talvez possa ser por Tirith Aear então? Eu gostava muito de colocar a torre, algo de Dol Amroth ainda por cima, mas não tem imagens e é parcamente descrita. Infelizmente parece-me ser o melhor a fazer.

Panda disse:
E talvez role substituir alguma outra (Tharbad, talvez?) pelas estátuas dos homens-púkel, que, aliás, de cara nos remetem às estátuas da Ilha de Páscoa, hehe.

Não é nada mal pensado. Como já devem ter percebido eu gostava mesmo de colocar Tharbad, tem aquele perfil de antiga grande cidade, perdida e em ruínas, mas com um grande significado histórico (um pouco como Timbuktu =P); seria também uma oportunidade de as pessoas aprenderem sobre algo menos conhecido do legendarium. E os nomeados ficariam um pouco mais distribuídos geograficamente; Tharbad, a roxo em baixo, "equilibra" um pouco a diferença entre o norte e o sul (e eu nem pus os faróis).

attachment.php


Por outro lado os Homens de Púkel estão mais bem descritos (embora só haja uma imagem que preste) e têm também um grande significado, para além dessa comparação que você estabeleceu. E estão num estado de conservação algo superior na época da Guerra do Anel.

Proponho votos por isso. Digam qual preferem, vamos lá: Tharbad ou os Homens de Púkel?

Acho que depois dessa decisão já temos a lista final prontinha. =]

Eu tenho um mapa de Pelargir; pode servir para especificá-la, caso não seja trocada.

Aproveitando isso, digo que qualquer coisa que precisarem, como imagens ou mapas, eu posso ajudar

Boa, Alisson, o "Atlas da Terra-Média" tem várias ilustrações e "plantas" de vários locais. Seria itneressante incluir essas imagens nos tópicos das candidatas.

Sim, imagens do Atlas da Terra-Média seriam uma boa adição. E se você puder dar uma ajuda com isso Alisson, agradeceria. :D
 

Anexos

  • wondersmap.JPG
    wondersmap.JPG
    57,6 KB · Visualizações: 185
Última edição:
10º, na net mesmo (talvez até na galeria da valinor) dá pra encontrar algumas ilustrações do Atlas, eu acho.

Se o máximo de opções são 20, a sua listagem antiga já contava com 21. =P
 
Querem que eu poste os mapas que eu tenho aqui? Não sei se são do Atlas, porque nunca cheguei a vê-lo, mas alguns deles são difíceis de ser encontrados. Caso queiram que eu poste, só posso fazê-lo agora à noite.
 
Décimo, dá para aumentar o máximo de opções na enquete, se necessário. =]

Isso facilita imenso e é um alívio enorme. Valeu.

Assim escusamos de retirar Tharbad, e incluímos os Homens de Púkel. Tirith Aear mantenho de fora porque é um candidato fraquinho mesmo (a não ser que alguém encontre documentação que eu não conheça sobre ela, ou tenha alguma imagem). Portanto, acho que pode ser assim:

  • Amon Sûl, o Cume do Tempo
  • As Argonath
  • Barad-dûr, a Torre Negra
  • Caras Galadhon
  • Estátuas dos Homens de Púkel
  • Os Faróis de Gondor
  • Fortaleza de Hornburg
  • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária
  • Meduseld, o Palácio Dourado
  • Minas de Moria (Kazad-dhûm)
  • Minas Tirith
  • Palácio de Thranduil
  • Pelargir
  • O Portão de Mordor e Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes.
  • Os Portos Cinzentos
  • Orthanc
  • As ruínas de Osgiliath
  • As Torres Brancas de Elendil
  • Tharbad
  • Torre de Dúrin
  • Valfenda (Rivendell)
  • Porto de Umbar

Dúvida: o nome das estátuas dos Druédain pode ser aquele ou há um mais correcto? Já não me recordo.

Amanhã já começo a juntar toda a documentação que tiver, recolher excertos de livros, pesquisar coisas úteis, etc. Toda a ajuda que puderem dar é bem-vinda, principalmente com imagens. Os textos também deverão precisar de ser revistos, mas não irá ser uma tarefa muito complicada porque eles serão relativamente pequenos.
 
Última edição:
Ué, eu jurava que Cirith Ungol estava entre as candidatas!
 
Última edição:
É, eu ia sugerir colocar Dunharrow (ou "Templo da Colina") inteira, mas acho que o que mais se destaca ali são as estátuas dos homens-púkel mesmo :think:

Aliás, aquelas três torres que tinha a oeste do Condado entraram? É que ali na lista tá "Torres Brancas de Elendil", mas eu não tenho certeza se são essas :mrpurple:

Eu sei que Caras Galadhon já entrou, mas será que Cerin Amroth não merecia? :think:

E a Torre de Dúrin já não está incluída em Moria?
 
Eu acho que muitas das supostas maravilhas são mais cidades que monumentos, e embora em alguns casos justifique (como Moria ou Minas Tirith) no caso de Pelargir, Carn Dûm, Osgiliath seria melhor escolher algum monumento, se houver, ou excluir as cidades. Em Osgiliath poderia ser por exemplo a Cúpula das Estrelas ou a Sala do Trono.
E os homens-púkel foram uma boa lembrança, bem melhor que Pelargir, e talvez que Tharbad.
Eu sugiro Aglarond, as Cavernas Cintilantes. Pelo que o Gimli fala, elas são realmente uma maravilha, ainda que natural. Outras opções, ainda que não tão boas, são o túmulo de Elendil em Halifirien, o memorial do desembarque de Ar-Pharazôn que havia em Umbar (ainda que ele tenha sido derrubado pelos Haradrin antes da época da guerra do anel), e a Fortaleza de Gundabad, onde Durin despertou na 1ª Era (embora tenha sido tomada pelos orcs).
 
Ola
Eu acho uma excelente ideia mas discordo com alguns dos locais apontados.
deveiram ser mais especificos em referir as maravilhas da terra media; colocar uma cidade inteira é, no meu entender, demasiado.
Por exemplo: em vez de colocar Minas Tirith colocava-se a torre branca de Echtelion e o local onde os reis estão sepultados ( não me lembro o nome), Aragorn foi enterrado aí.
O mesmo acontece com Rivendell, apesar do local aparecer mencionado como um todo ( é descrito algumas salas mas não monumentos ou arquitecturas particulares, pelo menos eu não me lembro).
Nas minas de moria colocava-se a porta onde a irmandade passou e a escada, que Gandalf refere na luta com o Balrok.
Quando se referem a Dunharrow, referem-se às estatuas em pedra, os Púkel-men que pertenceram aos Drúedain, não é?
Não acho problema em que se escolha "coisas" em ruinas.
Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária e o Portão de Mordor podia estar selecionados para a final.
Vamos ser diplomaticos e incluir alguma coisa do hobbits, os grandes Smials é uma boa escolha.
Bom acho que chega de conversa.
xau
 
Aliás, aquelas três torres que tinha a oeste do Condado entraram? É que ali na lista tá "Torres Brancas de Elendil", mas eu não tenho certeza se são essas :mrpurple:

São sim. =]

Eu sei que Caras Galadhon já entrou, mas será que Cerin Amroth não merecia? :think:

Sinceramente não acho. Caras Galadhon parece-me mais vistoso, nem que seja pelo facto de estar habitado, ao contrário de Cerin Amroth - e um monte abandonado não é como uma ruína, acaba por ser mais uma "maravilha natural"; além disso, CG é mais bem descrito e tem mais imagens.

Eu acho que muitas das supostas maravilhas são mais cidades que monumentos, e embora em alguns casos justifique (como Moria ou Minas Tirith) no caso de Pelargir, Carn Dûm, Osgiliath seria melhor escolher algum monumento, se houver, ou excluir as cidades. Em Osgiliath poderia ser por exemplo a Cúpula das Estrelas ou a Sala do Trono.
E os homens-púkel foram uma boa lembrança, bem melhor que Pelargir, e talvez que Tharbad.

Ola
Eu acho uma excelente ideia mas discordo com alguns dos locais apontados.
deveiram ser mais especificos em referir as maravilhas da terra media; colocar uma cidade inteira é, no meu entender, demasiado.
Por exemplo: em vez de colocar Minas Tirith colocava-se a torre branca de Echtelion e o local onde os reis estão sepultados ( não me lembro o nome), Aragorn foi enterrado aí.

Compreendo o vosso problema. Mas é que é realmente difícil escolher algo dentro delas- por vezes nem há uma estrutura que se destaque, como no caso de Pelargir, mas as cidades não deixam de ser por isso, na minha opinião, verdadeiras maravilhas, aliás, é a cidade num todo que é bela e não apenas um pequeno aspecto ou outro. Temos o caso, na votação "real" efectuada há alguns dias, de Machu Picchu. Enfim, vamos analisar cada caso em separado.

Bom, quanto a Minas Tirith, esta não é uma cidade "normal", como aquelas a que estamos habituados. É, como direi, algo mais compacto, é quase como se tudo o que a compõe pudesse ser considerado um todo no seu conjunto, com todos os edifícios dispostos naquela forma cónica. Foi por isso que a considerei. No entanto, se o pessoal em geral concordar com isso, simples, substitui-se pela Torre de Echtelion.

Quanto a Pelargir, é como disse atrás, não tem nada que a destaque, mas não é por isso que deixa de ser uma opção válida. E no caso de Osgiliath, acho que é o que mais se pode comparar com Machu Picchu. Tem várias coisas que podemos escolher, mas até pelo facto de a cidade estar em ruínas seria mais fácil considerá-la num todo. Pelargir até poderemos tirar da lista (para adicionar os Smials, por exemplo, como é falado mais à frente), mas Osgiliath seria até bastante injusto. Mas, como já disse para Minas Tirith, se quiserem, trocamos por um edifício específico.

Eu sugiro Aglarond, as Cavernas Cintilantes. Pelo que o Gimli fala, elas são realmente uma maravilha, ainda que natural. Outras opções, ainda que não tão boas, são o túmulo de Elendil em Halifirien, o memorial do desembarque de Ar-Pharazôn que havia em Umbar (ainda que ele tenha sido derrubado pelos Haradrin antes da época da guerra do anel), e a Fortaleza de Gundabad, onde Durin despertou na 1ª Era (embora tenha sido tomada pelos orcs).

No caso das Cavernas Cintilantes, são maravilhas naturais como disse, e aqui apenas estamos considerando coisas feitas por Homens, Elfos, Anões, etc. Está sendo pensada uma votação para Maravilhas Naturais, mas para mais tarde.

Até cheguei a pensar no túmulo de Elendil no Halifirien, mas este foi mais tarde levado para Minas Tirith, e era lá que estava na época da Guerra do Anel; e mesmo que não tivesse sido, não acho que tivesse argumentos para figurar na lista final. De qualquer maneira, o Halifirien está lá de certo modo incluído, devido aos Faróis.

O mesmo acontece com Rivendell, apesar do local aparecer mencionado como um todo ( é descrito algumas salas mas não monumentos ou arquitecturas particulares, pelo menos eu não me lembro).

Nas minas de moria colocava-se a porta onde a irmandade passou e a escada, que Gandalf refere na luta com o Balrok.

Pessoalmente acho melhor considerar Rivendell como um todo. Como já disse atrás, o fato de serem e não apenas uma estrutura não impede que sejam consideradas maravilhas - por vezes, e acho que esse é o caso de Rivendell, é a cidade num todo que vale a pena recordar. Mas se quiserem, temos várias coisas que podemos escolher, por exemplo a "Last Homely House" onde Elrond habitava.

Se quiserem considerar apenas uma parte de Moria também, acho que o melhor é aquele salão que a Sociedade atravessa antes de chegar à câmara de Marzabul, não me recordo do nome.

Quando se referem a Dunharrow, referem-se às estatuas em pedra, os Púkel-men que pertenceram aos Drúedain, não é?

Dunharrow era o acampamento dos Rohirrim, mas já foi meio que desconsiderado. As estátuas dos Homens de Púkel já foram adicionadas à lista.

Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária e o Portão de Mordor podia estar selecionados para a final.

Se vir a lista final que está sendo considerada, uns posts atrás, estão lá incluídos. ;)

Vamos ser diplomaticos e incluir alguma coisa do hobbits, os grandes Smials é uma boa escolha.

Não é uma questão de diplomacia, eu até tenho tentado ser justo nesse aspecto mas não me parece que haja nada mesmo que seja merecedor disso. No entanto, se quiserem, podemos adicionar os Grandes Smials; sinceramente não me tinha lembrado deles e até seriam uma opção interessante.

Vou esperar por mais opiniões sobre os assuntos discutido agora antes de mudar alguma coisa.

depois dessa tambem dava pra fazer outra votação das 7 maravilhas da 1ª e 2ª era também ne

Como disse no primeiro post, é esse o objectivo.
 
Última edição:
Eu sei que tá pelo meio dos caminhos mas eu sugiro uma coisa até mais ampla. Que tal se tivéssemos uma fase pré, também oficial? Onde as pessoas da Valinor - não só do Fórum - pudessem sugerir as Maravilhas e daí então partir pra votações?

Inclusive eu acho que caberia, quem sabe, um sorteiozim pra quem participar das votações pra ajudar a eleger as Maravilhas. Fazem inclusive banner, seção especial na Valinor, destaque no Informativo, coisa e tal =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo