1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As sete casas dos anões.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Asmodha, 20 Dez 2012.

  1. Asmodha

    Asmodha Usuário

    Tolkien sempre me aparentou gostar dos anões mais do que escreveu sobre eles. Tanto é que pouco ouvimos falar de todas as casas dos anões.

    Bem, a mais famosa delas, a casa de Durin, é bastante abordada, no entanto, o que mais pode ser encontrado sobre as outras 6? Brasões. História. Membros. Tesouros. Reinos.

    A casa de Dúrin reinava em Khazad-Dûm, e a casa de Azaghal reinava em Belegost. Mais e quanto as outras? As casas de Dwalin,Thrár, Bávor, Thélor, Drúin e Barin.

    A um tempo atrás, inclusive, eu estava tentando pesquisas os simbolos das sete casa, pois queria tatuar uma delas em meu braço. Infelizmente, encontrei apenas o brasão de Dúrin.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Re: As sete casa dos anões.

    Muito pertinente a sua dúvida. :yep:

    Com a ênfase dO Hobbit nos anões, acho que muito da história deles, antes deixada de lado, será cavado. Só espero que não cavem com gana e fundo demais... :think:
     
    • LOL LOL x 4
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Re: As sete casa dos anões.

    Nem no SdA, contando as apêndices, nem no Silma ou nos Contos temos grandes detalhes sobre as outras casas. Elas são citadas em diversos trechos, mas apenas com breves descrições, com clara exceção para o povo de Durin e seus reinos.

    Num artigo da Dúvendur:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , tem uma excelente explicação sobre a história dos anões, incluindo trechos interessantes, como:
    Mas, mesmo lendo sobre toda a sua história e origem, acho muito difícil encontrar Brasões das demais casas. Mesmo que encontre imagens, acredito muito mais num trabalho feito por fãs de anões de Tolkien, do que algo feito pelo Mestre. Assim como foi com os orientais e Haradrin, Tolkien pouco se importou com todas as raças, já que o povo de Durin sempre foi o mais utilizado em suas histórias.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Re: As sete casa dos anões.

    Eu tava dando uma relida no que concerne aos anões, talvez motivado pelo filme, e me veio umas dúvidas que não se resolveram numa pesquisa rápida:

    - Os anões de Nogrod e Belegost foram para onde depois da Primeira Era?

    - Onde os anões pequenos, como Mîm do conto de Túrin Turambar, se encontram no contexto dos sete grupos de anões?

    - Antes de Erebor os anões se estabeleceram nas Montanhas Cinzentas, em um reino tão ou mais duradouro que Erebor. Mas o local fora atacado e um dragão-frio matou Dáin I, o rei, e seu filho Frór, o que causou a migração para Erebor e as Montanhas de Ferro. Porém mais tarde também em Erebor são atacados por uma fera e tem que abandonar seu reino (pela terceira vez, história meio repetitiva hein?!): dessa vez tratou-se de Smaug . Mas nenhum rei foi morto. A pergunta é: por que aparentemente houve mais comoção por parte dos anões pela tomada de Erebor do que pela tomada das Montanhas Cinzentas? Para estas ao que me consta não houve nenhuma missão para recuperar o local e nenhuma vingança contra o dragão.

    Talvez uma das respostas para a última questão seja o fato de Erebor ser ocupada apenas pelo dragão e não por uma multidão de orcs, mas não acho essa resposta satisfatória, visto que Moria também estava cheia de orcs e isso não impediu a grande guerra entre anões e orcs.
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Re: As sete casa dos anões.

    Novas tendências na AT, certeza que tópicos de anões vão bombar mais que Fëanor ou Túrin. :lol:

    De acordo com os apêndices do SdA, foram para Moria:

    "Depois do final da Primeira Era, o poder e a riqueza de Khazad-Dum cresceram, pois a casa foi enriquecida por muitas pessoas, muita tradição e muitos ofícios quando as antigas cidades de Nogrod e Belegost, nas Montanhas Azuis, foram arruinadas na destruição de Thangorodrím." Com Moria sendo devastada pelo Balrog, creio que aí se dividiram entre as Ered Luin, Erebor, Colinas de Ferro e outras localizações anãs. :think:

    Silma, de Turin Tuambar:

    "Pois Mîm descendia de anões que haviam sido banidos no passado distante das grandes cidades de anões do leste; e, muito antes da volta de Morgoth, eles haviam penetrado em Beleriand, indo para o oeste. Mas foram diminuindo de estatura e perdendo a habilidade de ferreiros. Com isso, acostumaram-se a vidas clandestinas, andando com ombros encurvados e passos furtivos. Antes que os anões de Nogrod e Belegost viessem para o oeste pelas montanhas, os elfos de Beleriand não sabiam quem eles eram..."

    E do artigo que eu linkei uns posts abaixo:
    "A história dos Anões Pequenos, os Noegyth Nibin, requer algumas considerações, contudo. Eles clamam ter vivido em Beleriand antes dos elfos terem chegado. Isso sugeriria que os anões devem ter acordado antes de 1130. O primeiro elfo alcançou Beleriand no Ano Valiano 1115. Os Noegyth Nibin eram proscritos das outras sete casas, não realmente uma oitava casa, mas aparentemente seus números eram suficientes para manter uma comunidade pelo equivalente de várias gerações"

    Não lembro de nenhum trecho onde diz de qual casa eles eram. O mais provável na verdade é que eles eram anões banidos de mais de uma casa Anã, que migraram para Beleriand.

    Então, vejo mais ou menos assim: Dos herdeiros de de Daín:
    -Grór foi para as Colinas de Ferro, onde ele e seus filhos reinaram;
    -Frór morreu com Dain;
    -Thrór foi para Erebor, onde reinou com seus filhos. Mas aí Smaug chegou e expulsou seus herdeiros. E Thorin, seguindo sua linhagem, se identificava muito mais com Erebor do que com as Montanhas Cinzentas, afinal tinha nascido em Erebor, que era o reino de seu avó.

    E aqui entre nós, essa "comoção" nada mais foi que uma dezena de anões, Bilbo e Gandalf, que precisava de um jeito de se livrar de Smaug antes que Sauron o recrutasse, então instigou Thorin para reaver seu reino. Mas agiu assim pensando em seus próprios propósitos. Olhando o panorama de todos os povos livres, a tomada de Erebor (E por consequência o fim de Smaug) era vital. Já a retomada das Montanhas Cinzentas, se mostrava algo muito mais fadado a catástrofe para os anões, e mantinha um Dragão vivo. É aquela frase de Gandalf para Frodo, após a destruição do Um Anel "Quando pensarem na grande Batalha de Pelennor, não se esqueçam da Batalha de Valle. Imaginem como poderia ter sido. Fogo de dragão e espadas selvagens em Eriador! Poderia não haver rainha em Gondor. Agora poderíamos esperar voltar da vitória daqui para minas e cinzas. Mas isso foi evitado - porque me encontrei com Thorin Escudo de Carvalho certo dia ao anoitecer, à beira da Primavera, não longe de Bri. Um encontro casual, como dizemos na Terra-Média." Óbvio que não foi tão casual assim. Gandalf tinha sua missão como istari, e a cumpriu, graças a esse plano de tirar Smaug de Erebor enquanto havia tempo para isso.

    É que Khazad-Dûm sempre foi o Maior de todos os Sete Reinos anões. O mais poderoso e mais sagrado reino para todos eles. A comoção ali era natural, algo que motivava todos os da Linhagem de Durin. Por isso tantas tentativas. O poder de Erebor, das Colinas de Ferro, Ered Luin, etc...não chegava nem perto da grandeza de Khazad-Dûm em seu auge.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  6. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Re: As sete casa dos anões.

    Realmente é perceptível entre os anões essa valorização de Moria, e eu diria que principalmente por três motivos:

    1 - O já explanado pelo Neithan, de Khazad-Dûm ter sido o maior de todos os reinos dos anões em seu explendor;
    2 - O fato de ser o único lugar onde o precioso Mithril era encontrado;
    3 - E também, se não me engano, Moria fora descoberta por Durin I (talvez tenha sido outro Durin, mas tão importante quanto ele) e significou algo como uma capital para os anões.

    Tenho a impressão de que se Númenor tivesse sido dominada por inimigos (Sauron por exemplo), e não afundada em Belegaer, os homens teriam por ela o mesmo sentimento.

    Além disso, a guerra dos anões contra os orcs em Moria foi causada pelo assassinato de Thrór, a forma horrenda como Azog o decapitou e marcou sua testa. Confiando em meus conhecimentos (não me lembro as fontes agora), diria que essa guerra foi mais pela honra da Casa de Durin e seu herdeiro do que pela reconquista de Moria, dado que os anões não quiseram acompanhar Thráin em uma incursão de tomada do antigo reino, pois as perdas em Azanulbizar e no restante da guerra já haviam sido o suficiente.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Re: As sete casa dos anões.

    Ah, não sei, mesmo lendo seu texto ainda tem algo que não me soa coerente na história toda.
    - Rei e seu filho são mortos em seu reino e demais anões expulsos - nada acontece.
    - Anões são expulsos do novo reino mas ninguém importante morre - grande missão para recuperar Erebor
    - Rei meio louco e sem reino vai até o covil dos orcs e é morto de forma humilhante - guerra mundial.

    Mesmo você pontuando que a missão para Erebor foi de pequenas proporções em número de anões, ainda acho que podemos considerá-la uma "grande missão", pelos que se envolveram. Seria o análogo se, em um universo alternativo, Fëanor e Maedhros morressem em algum grande reino e os demais noldorin fossem expulsos, mas nada de importante acontecesse como reação. Em um novo reino, menos duradouro, os noldorin fossem expulsos novamente, e os filhos restantes de Fëanor, juntamente com Finrod, Fingon e Turgon, fizessem uma missão para recuperar o novo reino... Mais tarde Maglor fosse louco até Angband, fosse despedaçado, e todos os povos élficos se juntassem para se vingar.

    Acho que os roteiristas de O Hobbit inclusive tiveram pensamentos semelhantes, já que eles uniram os três acontecimentos em um só. :lol: Essa questão, justamente com o fato da história dos anões ser meio repetitiva, afinal foram expulsos de seu reino por feras três vezes, além do destino meio besta de Thror e Thrain II (sair sem destino rumo à morte por causa da "ambição" causada pelo anel :roll:), me faz pensar que Tolkien tava com preguiça de desenvolver melhor os anões, talvez limitado pelas condições de contorno de O Hobbit.

    Thror deixa a "vingança contra Smaug" para seu filho. Vejo assim a participação de Gandalf na missão mais como acidental, penso que a missão aconteceria de qualquer forma e Gandalf só se aproveitou dela ou a fez acontecer mais cedo. E quanto a questão dos dragões, outra dúvida, não havia dragões um pouco mais ao norte? Por que Sauron não recrutou esses dragões?
     
    • LOL LOL x 1
  8. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Re: As sete casa dos anões.

    Vendo desse modo, fica realmente estranho. O que consigo pensar: a ligação dos anões com Erebor foi tão grande (talvez por sua semelhança com Moria em relação à descoberta da montanha por um pai dos anões (ver spoiler abaixo), ou por ter sido, como Moria, um dos reinos anões mais sucedidos diplomaticamente com os reinos ao seu redor, ou ainda por ter sido muito mais rico que o reino das Montanhas Cinzentas (especulação)) que eles a lamentavam muito e ansiavam por tomá-la novamente, uma vez que viam mais possível tomá-la que aos outros (Moria e Cinzentas). E tem toda aquela história: por já ter acontecido de dragões atacarem os anões, eles criaram uma porta secreta dessa vez, para conseguirem tapear o lagarto ou qualquer besta de Morgoth que quisesse acabar com eles, e essa porta lhes dava esperança (coisa que não é citada no reino das Montanhas Cinzentas, e presumo que não havia), e eles já estavam de saco cheio de dragões, principalmente aquele que era o mais poderoso dos dragões de seus tempos. Se pudessem derrotá-lo, pra quem perderiam sua casa novamente? E ainda tem a pedra arken, que era de um valor inestimável (pelo menos para Thorin). São hipóteses que eu tomaria como justificativas plausíveis...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Durin Descobre Khazad-Dûm
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Thráin II Descobre Erebor (Ambas do Ted Nasmith, e com outro título)
    Isso é fato: elfos e homens sempre foram o foco de Tolkien, nunca os anões, apesar de termos bastante coisas sobre os naugrim. Acho que a ideia era fazer todos os anões meio que parecidos: ávidos por riquezas, resistentes e fortes, barbudos, que usavam machado e cavavam montanhas. São bons, mas são ruins. Bons por serem inimigos do inimigo, e ruins por serem avarentos (o que já os fez confundir o inimigo, no caso de Thingol).

    Bom, Smaug era o mais poderoso dos dragões de seu tempo, e sem dúvida o mais fácil de achar, além de já ser famoso e causador de pânico entre seus inimigos. Era perfeito para Sauron. Mas porque ele não recrutou outros dragões, a partir do momento em que não tinha Smaug? Realmente, eu não sei. Talvez Smaug fosse o último dos lagartos de Melkor... Allgum lugar fala sobre os dragões nessa época (pós-Smaug)?
     
    Última edição: 24 Dez 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  9. Gondoriano

    Gondoriano Numenoriano Fiel

    fis um teste na super interessante qual seria a sua raça se vc vivese na térra média . a minha raça é anão seria mais um do povo de Durin di+ ja fiz varias vzs e o resultado e sempre o msmo . ISSO e bem legal kk
    algun de vcs aqui ja fez
     
    Última edição: 10 Nov 2015

Compartilhar