• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Senhoras dos Anéis-Mulheres da Obra de Tolkien.

Excluído014

Excluído a pedido


Bem, todos conhecem o livro "As senhoras dos Anéis-Mulheres na Obra de Tolkien" né..( segue o link pra quem não conhece http://www.senhorasdosaneis.com.br/ )


Existem personagens femininas importantes na ficção de J. R. R. Tolkien? Ao lermos "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" somos tentados a responder que não, pela escassez do elemento feminino. Contudo, uma leitura mais atenta a essas e outras obras do Professor, em especial "O Silmarillion" e "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média", nos mostra que Tolkien deu uma relevância, totalmente atípica aos autores da primeira metade do século XX, a certas mulheres presentes em sua obra.

Bem, venho aqui com uma idéia de abrirmos um debate pra falarmos sobre as mulheres da terra-média.

Afinal muitas pessoas desinformadas, que nunca leram a obra completa, as pessoas não levam em conta as lutas e sacrifícios destas nobres personagens criadas por Tolkien, acham que apenas Eowyn foi uma grande heroína, quando podia ter se contentado, em ser mais uma donzela bordadeira...Ou como Lúthien, que pôs para dormir o lobo Carcharoth..., diante do trono Lúthien cantou para Morgoth, e ele dormiu, sonhando com a escuridão de antes do mundo. E então Beren conseguiu resgatar uma Silmaril de sua coroa..


Bem, não vim aqui pra falar especificamente do livro, e sim de todas as mulheres da terra-média..


Agradeço a zannah, por ter me dado um ajuda..
Tks miga..:abraco:

 
Última edição:
Bom Tópico, acho que muita gente (principalmente as meninas de plantão) irão participar sim! Acho que recentemente houve um tópico que levantou esses assuntos...

Bem, não podemos negar que a figura feminina na obra de Tolkien não pôde ter mais destaques, pois seu pano de fundo era a Idade Média (?!?). E apesar que eu li aqui em alguns Tópicos, falando a respeito desse assunto, que a mulher medieval não era guerreira, ficava em casa... blá, blá, blá... Infelizmente terei que dizer que isso é a mais redonda mentira!

A história medieval está repleta de pequenas histórias de mulheres que deram suas vidas pelas famílias e seus povos. Se elas não são muito famosas é porque quem fez os registros históricos foram homens, mais precisamente, padres e sacerdotes, que não precisamos nem dizer que eles tem toda uma inclinação patriarcal devido sua crença...

Uma das mulheres mais famosas foi Bodacéia, que lutou contra os ataques dos anglo-saxões na ilha da Inglaterra. Sim, ela não só lutou, como levou suas companheiras a lutarem também, com um diferencial: Elas lutavam nuas!

Lógico, em se tratando de uma história fictícia da Europa como um todo, a Terra-Média não podia ser diferente: Teve a presença de heroínas também, mas cada uma com suas próprias características.

Eu irei ressaltar essa:

A Esposa do Velho Magote - A Rainha das mulheres dos fazendeiros, como Frodo disse. Ela foi hospitaleira, serviu a mesa dos Hobbits, e permitiu que seu marido desse uma forcinha para ajudá-los. Talvez alguém diga: Mas isso não tem nada de heróico? Mas todo homem casado, ou até quem esteja namorando sabe, quando a companheira não concorda com algo que ele faz, ele pode até fazer, mas o preço da chateação é grande. Ela demonstrou que amor e cuidado são sempre bem-vindos a qualquer hora.

Há outras lógico, mas vou passar a bola para outro colega que queira dissertar!
 
Adorei, nunca dão muita importancia as mulheres das obras de Tolkien. Vou dar uma lida direito no site e depois volto a postar o que eu achei.
 
Realmente. O fato de serem poucas as mulheres heroínas nas obras de Tolkien faz as pessoas machistas acharem que o papel delas também é pequeno. A verdade é que heroínas como Lúthien e Éowyn foram muito mais corajosas e realizaram feitos muito maiores que muitos heróis homens das obras.
Agora eu estou sem tempo para ver o livro, mais tarde eu dou uma olhadinha. :yep:
 
Por mim as mulheres deveriam ficar em casa, esquentando a barriga no fogão e esfriando no tanque!






HAuHAuHAuHAUhaUAHuA
Desculpa, não resisti!

Respondendo à Sara.
Então vamos mudar um pouco.

O pano de fundo é a idade média conforme contada pelos homens, religiosos ou bobres em geral.
Contada por esses por eram poucas as excessões que dominavam a língua (leitura e escrita).

Mas ainda assim, Tolkien não deixou por menos e incluiu mulheres importantes na história.
Mulheres que fizeram parte realmente. Com feitos de todas as características possíveis.
Mulheres altruístas, mulheres amantes, corajosas, amdreontadas, coagidas até as mais insanas...
(Mulheres cabeças e desequilibradas... :assobio: hauhauah tou impossível hj)

São muitos exemplos...
Arwen, Galadriel, Lúthien, Éowyn, Morwen, Aredhel, Elwing, Nimloth, Legolas (hahaha desculpa de novo).
Sem falar em Melian, Yavanna, Varda.

Inclusive Tolkien fez em número igual os grandes espíritos, os Valar.
Talvez pra mostrar igualdade e quivalência neles.
 
Esse é o legal da Terra-Média, apesar de ser um mundo bastante hostil, com grandes heróis, é também um mundo em que todos têm "vez". O destino do mundo é carregado no pescoço de um hobbit, um ser bastante irrelevante à primeira vista. Mesmo o anel é um objeto tão ínfimo e ao mesmo tempo extremamente poderoso.
Tem a Elwin, clássica, que simplesmente (com a ajuda de um hobbit) mata o maior general de Sauron, um cara que nem mesmo os grandes entre os rohirrim teve coragem de enfrentar, nem mesmo seus cavalos suportavam sua presença! O Rei-bruxo, que foi morto pela Elwin, foi o cara que (se não me engano) matou Eärnur, o último rei de Gondor! E Arnor, o Reino do Norte teve grandes problemas com o Rei-Bruxo e Angmar!
Enfim, a Elwin foi mais que sensacional, eu não tenho palavras para descrevê-la.
Não é à toa que Gandalf diz: "Quando os sábios tropeçam, a ajuda costuma vir das mãos dos pequenos".
É por isso que eu adoro a Terra-Média.
 
(Mulheres cabeças e desequilibradas... :assobio: hauhauah tou impossível hj)

:rofl::rofl::rofl:

São muitos exemplos...
Arwen, Galadriel, Lúthien, Éowyn, Morwen, Aredhel, Elwing, Nimloth, Legolas (hahaha desculpa de novo).
Sem falar em Melian, Yavanna, Varda.

Inclusive Tolkien fez em número igual os grandes espíritos, os Valar.
Talvez pra mostrar igualdade e quivalência neles.

É verdade, muito relevante você ter falado dos Valar!
 
Quem disse que Tolkien não valorizava as mulheres? O melhor exemplo que o Professor nos deixou foi o belíssimo texto Athrabeth Finrod ah Andreth, o díalogo entre Finrod Felagund e Andreth da Casa de Bëor e irmã de Bregor, pai de Barahir que é pai de Beren! Boa leitura!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo