• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda As Ruínas de Osgiliath

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
As Ruínas de Osgiliath

attachment.php


Osgiliath era a capital de Gondor nas primeiras eras desta. Situava-se no Rio Anduin, com construções em ambas as margens. Minas Tirith ficava à oeste da cidade; Ithilien, à leste, entre o rio e Ephel Dúath, as Montanhas da Sombra, fronteira oeste de Mordor. Osgiliath era uma vasta e bela cidade. Entre suas construções está o domo das estrelas, onde o principal Palantír era mantido. Os reis de Gondor governaram desse grande salão.


Entre as duas partes da cidade havia uma imponente ponte de pedra com torres e casas sobre ela, e nas proximidades outras pontes menores. Nas margens do rio havia docas para as embarcações que levavam pessoas e comercializavam pelo Anduin, desde as Terras Selvagens no norte até a Baía de Belfalas, no sul.

Localização

attachment.php


Osgiliath foi fundada por Isildur e Anárion, filhos de Elendil, quando o reino de Gondor foi estabelecido em 3320 da Segunda Era. Elendil, o Alto, residiu em Arnor, enquanto seus filhos governavam Gondor. Na Terceira Era, após a derrota de Sauron e conseqüente morte de Anárion, seus descendentes se tornaram os Reis de Gondor.

Durante a Contenda de Famílias, o Rei Eldacar foi cercado por rebeldes em Osgiliath, sendo esta capturada em 1437, queimada, saqueada e com muitos de seus habitantes mortos, inclusive Ornendil, seu filho. O Domo das Estrelas foi destruído e o Palantír perdido nas profundas águas do Anduin. O líder da rebelião, Castamir, usurpou o trono de Gondor e moveu sua capital para Pelargir. De lá comandou por 10 anos antes de Eldacar derrotá-lo em 1447 e mover a capital para Osgiliath novamente.

A Grande Peste veio do este em 1636 e devastou Gondor, com Osgiliath severamente atingida. Muitos de seus habitantes morreram, incluindo o Rei Telemnar e todos os seus filhos. Tarondor, sobrino de Telemnar, tornou-se rei e em 1640 mudou a capital de Gondor de Osgiliath para Minas Anor.

attachment.php

Osgiliath em chamas

Algumas pessoas permaneceram em Osgiliath, mas a cidade estava em grande parte abandonada, e começou a cair em ruínas. Em 2475, Uruks de Mordor invadiram Ithilien e tomaram Osgiliath. Os Uruks foram expulsos por Boromir, filho de Denethor I, mas a cidade estava arruinada e a ponte que atravessava o Anduin estava bastante destruída. Os que ainda viviam no local se mudaram, deixando a cidade vazia.

Por volta de 2900, Ithilien foi infestada por Orcs e criaturas más espreitavam em Osgiliath. A cidade foi passada ao controle, ora de Gondor, ora de Mordor. Depois que Denethor II se tornou Regente em 2984, reclamou Osgiliath e montou uma guarnição lá. A ponte foi novamente reconstruída para permitir que os soldados e suprimentos atravessassem o rio.


Em 20 de Junho de 3018, o Senhor dos Nazgûl liderou um ataque contra Osgiliath. Ninguém podia resistir à sua presença, e a parte leste da cidade foi tomada. Boromir e Faramir, ambos filhos de Denethor, lideraram uma defesa para Osgiliath, e lançaram a ponte no Anduin, protegendo a parte oeste da cidade contra as forças inimigas.


attachment.php

Rei-Bruxo em Osgiliath; ao fundo, Minas Tirith

Em 10 de março, Faramir enviou a maioria de sua companhia de guardiões para fortalecer a guarnição de Osgiliath. No dia seguinte, Denethor enviou Faramir para comandar essa guarnição, de onde ele acreditou que mais ataques viriam.


As forças de Sauron no leste de Osgiliath tinham, secretamente, construído barcaças, pontes flutuantes e torres de vigia para a preparação do ataque. Em 12 de março, Orcs vindos de Minas Morgul, liderados pelo Rei-Bruxo, se juntaram às forças de Haradrim vindos do Sul. Eles atravessaram o rio à força, e Faramir e seus homens bateram em retirada para Minas Tirith.


As forças de Sauron invadiram Rammas Echor, a muralha externa que circundava Minas Tirith. Durante a Batalha dos Campos do Pelennor em 15 de março, novas tropas do Inimigo estavam em Osgiliath, incluindo os povos do Leste e de Harad. Eles foram enviados para os campos de batalha por Gothmog, e a batalha começou a voltar-se a favor das forças inimigas, mas foram derrotados, no fim.


attachment.php

Orcs na Osgiliath invadida

Todos os trabalhadores que estavam disponíveis foram mandados para Osgiliath de Minas Tirith para fortalecerem as defesas e reconstruírem os barcos e pontes que as forças de Sauron haviam deixado para trás. Em 18 de março, a Companhia do Oeste atravessou Osgiliath, e por sobre o rio, a caminho do Portão Negro.

Após a queda de Sauron, a Companhia do Oeste retornou a Osgiliath em 29 de abril, ficando por lá antes de definitivamente retornarem a Minas Tirith, onde Aragorn foi coroado Rei Elessar no dia 1º de maio. Minas Tirith manteve-se como capital de Gondor durante o reinado de Aragorn, e aparentemente a cidade de Osgiliath foi reconstruída.

Nomes e Etimologia

Osgiliath significa Cidade das Estrelas do Sindarin ost e giliath, ambas significando "fortaleza, cidade", e "estrelas", respectivamente.

Em dias mais antigos, Osgiliath fora chamada de "Velha Gondor" por conta de já ter sido a capital de Gondor. As duas partes de Osgiliath cortadas pelo Anduin eram chamadas de Osgiliath do Oeste e Osgiliath do Leste.


Vídeos

Ataque à Osgiliath


Faramir em Osgiliath (cena estendida)


Discurso de Boromir (cena estendida)


Autores

Lord Treville - imagens e vídeos
Snaga - imagens
Ursa Menor - tradução
Tuor - tradução e revisão


Fonte

Thain's Book - Guide to Tolkien's Middle-Earth
O Senhor dos Anéis, As Duas Torres - J.R.R. Tolkien
 

Anexos

  • 29a+Osgiliath-Minastirith.jpg
    29a+Osgiliath-Minastirith.jpg
    39,5 KB · Visualizações: 867
  • osgiliath01.jpg
    osgiliath01.jpg
    51,2 KB · Visualizações: 850
  • osgiliathd.gif
    osgiliathd.gif
    68 KB · Visualizações: 903
  • osgiliathinvaded001.jpg
    osgiliathinvaded001.jpg
    27,1 KB · Visualizações: 890
  • atack.jpg
    atack.jpg
    36,8 KB · Visualizações: 866
Última edição por um moderador:
attachment.php

Mapa de Osgiliath: as partes claras seriam as submersas


attachment.php

Guarnição em Osgiliath


attachment.php
Guarnição em Osgiliath​

attachment.php
Boromir em Osgiliath: cena estendida​

attachment.php

Adaptação em que Nazgûl e Frodo estão em Osgiliath
 

Anexos

  • osgiliath_big.jpg
    osgiliath_big.jpg
    69,1 KB · Visualizações: 800
  • s.jpg
    s.jpg
    46,7 KB · Visualizações: 781
  • nazgulattack010.jpg
    nazgulattack010.jpg
    54,3 KB · Visualizações: 787
  • boromirInOsgiliath.jpg
    boromirInOsgiliath.jpg
    57,6 KB · Visualizações: 1.031
  • 16 Osgiliath.JPG
    16 Osgiliath.JPG
    150,7 KB · Visualizações: 803
Última edição:
attachment.php

Panorama de Osgiliath


attachment.php

A cidade em ruínas


attachment.php

Peter Jackson conversa com os atores e figurantes


attachment.php

Ruínas da cidade


attachment.php

Torre em Osgiliath
 

Anexos

  • tournage_osgiliath.jpg
    tournage_osgiliath.jpg
    84,2 KB · Visualizações: 791
  • Osgiliath3.gif
    Osgiliath3.gif
    35,2 KB · Visualizações: 749
  • osgiliath.gif
    osgiliath.gif
    170 KB · Visualizações: 1.026
  • osgiliathg.jpg
    osgiliathg.jpg
    51,7 KB · Visualizações: 754
  • adventure01.jpg
    adventure01.jpg
    18,7 KB · Visualizações: 734
Última edição:
attachment.php

Osgiliath de acordo com um jogo


attachment.php

Osgiliath em 3D


attachment.php

Ilustração de Osgiliath por Alan Lee


attachment.php

Construção da ponte de Osgiliath




Comentem e tal.



:joinha:
 

Anexos

  • Osgiliath.jpg
    Osgiliath.jpg
    72,7 KB · Visualizações: 746
  • La Citt__ di Osgiliath.jpg
    La Citt__ di Osgiliath.jpg
    17,4 KB · Visualizações: 711
  • Osgiliath2.JPG
    Osgiliath2.JPG
    41,9 KB · Visualizações: 715
  • osgiliath_als.jpg
    osgiliath_als.jpg
    63,6 KB · Visualizações: 744
  • osgiliath_.jpg
    osgiliath_.jpg
    38,7 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Ali no nomes e etimologia, apertou a letra errada, tá "Ost".

EDIT: A não, tá certo ?
EDIT²: Deve estar, já foi revisada.
 
Sim, está certo. Pelo menos é o que está na fonte. Não manjo de sindarin, fica aí a verdade.
 
Texto muito bom e elucidador.
A história dessa bela cidade, que um dia foi a capital de Gondor, com toda a importância inerente a ela, além de ter sido ponto estratégico por muitos anos, não podia mesmo ficar oculta.
Gostei muito.
 
Última edição:
Também gostei bastante do texto e das ilustrações.
Eu gostaria de ver uma figura que mostrasse Osgiliath em desenho e inteira. A do Alan Lee não revela praticamente nada da cidade.
 
É, Laurelin, esse é o problema. Os desenhos não são muitos no estilo panorama, além do que nem de partes de Osgiliath há muitas ilustrações. O que se tem aos montes é o que é visto nos filmes.
 
Nem sei, meu caro. Mas esse Stronghold Crusades tem alguma relação com SdA? Tudo o que foi pego são imagens que o próprio google proporcionou.
 
Mto bom o texto completo, saitor. E vc conseguiu figuras muito boas, que eu particularmente nem tinha visto antes. Me diga uma coisa, para postar aqui basta escrever um artigo e colocar? Ou tem limitações?
 
Não é qualquer artigo; há limitações e uma lista que você encontra aqui. Mas eu expliquei mais sobre o porquê de eu continuar com isso, aqui. Daqui a algumas semanas termina.
 
Última edição:
Parabéns Tuor & Cia pelo texto e imagens. Está tudo muito bom mesmo.

As imagens de Osgiliath, dos filmes SdA, sempre me intrigaram. Não condiziam com a cidade estrategicamente importante e 1ª capital de Gondor. Aparentemente parece uma cidade aberta. Sentia falta de muralhas. Sei que nesse período ela está em ruínas, mas não parece haver vestígios de que em volta dela existiu um dia uma muralha. A imagem do post 4, "Osgiliath de acordo com um jogo", parece bem interessante na medida em que mostra como a cidade foi no passado, ou deveria ter sido. Há uma muralha em volta dela, muito parecida com Paris, que até o século XIX ainda possuia muralhas e portas, tendo o rio Sena cortando o centro da cidade.
Lembro-me de PJ dizer nos extras das estendidas que queria Osgiliath bem parecida com Berlim na época do colapso do Terceiro Reich nazista, em 1945. E realmente, se comparar-mos as imagens de ambas, veremos muitos semelhanças.

A propósito: quando escreverão sobre Orthanc?:mrgreen:
 
É verdade, as muralhas. Na primeira imagem do segundo post, o mapa, se vê como seriam as muralhas. Bom, imagino que boa parte dela deve ter sido destruída, mas algo deveria existir. A imagem de que falou a respeito me fez lembrar mais Roma antigamente que Berlim.

Enfim, Orthanc será apresentada em breve. Resta a apresentação de 5 candidatas: Salão de Thráin, Minas Tirith, Forte da Trombeta, Faróis de Gondor e Orthanc, não nesta ordem. Já tenho minha lista.
 
A imagem de que falou a respeito me fez lembrar mais Roma antigamente que Berlim.

Ah, sim! Lembra Roma também! Na verdade lembram as ruínas da Roma Antiga. Mas lembram Berlim no sentido de que a cidade já está em ruínas, decadente, e ainda continua sob ataque. Os soldados mandados para a morte, correndo entre prédios e monumentos desfigurados e desabitados, defendendo uma cidade já perdida que não passa de cinzas, escombros e pó. Acho que foi pensando nisso que PJ disse que queria Osgiliath parecida com a Berlim de 1945.
 
Osgiliath me fascina. As referidas docas que recebiam os barcos de comerciantes que vinham de sitios tão distantes quando as Terras Selvagens ou a Baía de Belfalas! Eu adorava viver em Osgiliath! Sinceramente, talvez a melhor das maravilhas da TM
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo