1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Relações Perigosas (Choderlos de Laclos)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 7 Fev 2009.

1. Anica

Anica Usuário

Um livro bem interessante, a começar pela forma como o Choderlos conta a história: através de cartas trocadas pelos personagens da trama. Com isso, a leitura fica bem leve.. e... ok, acho que tem uma coisa meio de voyeur. Acho que cai na mesma explicação de porque os livros com forma de diário fazem tanto sucesso.

A história conta as armações que a Marquesa de Merteuil faz com o Visconde de Valmond para se vingar de um homem que no passado deu um fora nela. Toda a trama gira em torno de questões sobre sedução (Valmond é muito bom no negócio), traição e principalmente, orgulho.

E é interessante também porque ao longo da história, nota-se várias críticas do Choderlos à sociedade da época. Tem uma passagem bem legal em que uma das personagens denomina o duelo (de espadas, que hoje achamos tão romântico) algo "primitivo".

Segue uma das minhas cartas favoritas:

2. Shaytan

Shaytan Usuário

Minha lista de compras ja está grandinha, chega a bater um leve desespero quando vejo nova indicação aqui no forum, desse jeito estarei falido muito em breve ^^ . Obrigado pela dica Anica, gosto deste tipo de leitura.

3. imported_Nanda

imported_Nanda Usuário

uheuaheuaheua meu, somos dois! Eu JÁ to falida! Sem poder comprar nenhum livro, e não resisti e amanhã vou comprar outro :P

4. 30PorCento

30PorCento Usuário

Este livro foi adaptado para o cinema numa versão maravilhosa do Stephen Frears [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ], em 1988, com Glenn Close (Marquesa de Merteuil), John Malkovich (Visconde de Valmont), Michelle Pfeiffer (Madame Tourvel), Uma Thurman (Cecile de Volange) e Keanu Reeves (professor de música que esqueci o nome). O filme é realmente primoroso.

5. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

Eu gostei do livro, apesar de não gostar de livros que queiram me passar uma lição de moral. O final é extremamente moralista, com a
    Marquesa de Merteuil ficando sem dinheiro e deformada pela varíola.

Os nobres e aristocratas franceses parecem em sua maioria, pelo tom das cartas no livro, todos muito bondosos e inocentes e que são facilmente enganados e influenciados pelo Visconde de Valmont, pela Marquesa de Merteuil, pelo Sr de Prévan e outros.

Uma das minhas cartas preferidas é a LXXXV onde a Marquesa detalha ao Visconde toda arquitetura de seu plano contra o Sr de Prévan. É genial! Dando continuidade tem a carta LXXXVII onde ela conta seus infortúnios à Sra Volanges.

Uma adaptação para o cinema que eu gosto muito é Valmont com direção do Milos Forman e com Colin Mr Darcy Firth no papel principal.

6. 30PorCento

30PorCento Usuário

Anigel,

A adaptação do Milos Forman não chega nem aos pés da que eu citei acima, do Stephen Frears.

7. Anica

Anica Usuário

Eu acho que ela só está sugerindo outros títulos baseados no filme, 30, não necessariamente dizendo qual é melhor. Aliás, tem outro filme baseado no livro que apesar de ser mais "teen" conseguiu ficar bem interessante, o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    com a Sarah "Buffy" Michelle Gellar. Não é tão bom quanto o do Frears (que sim, na minha opinião também é a melhor adaptação), mas vale a pena conferir. Até porque a transição do passado para o tempo atual foi muito bem feita.

8. 30PorCento

30PorCento Usuário

Anigel e Anica,

Relendo meu texto curto, reparei no tom rude com o qual me expressei. Perdoem-me, eu só queria dizer que eu prefiro o do Frears. :rodinha:

9. Shaytan

Shaytan Usuário

Agora fiquei mais interessado, assisti o filme segundas intenções a muito tempo, nem imaginava que tinha alguma coisa a ver com esse livro. Ainda essa semana eu compro \o/.

10. imported_Nanda

imported_Nanda Usuário

Putz ó a vergonha, eu tb não XD Tb fiquei com vontade de ler.

11. Gigio

Gigio Usuário

Compartilhar