• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Relações Perigosas (Choderlos de Laclos)

Anica

Usuário
Um livro bem interessante, a começar pela forma como o Choderlos conta a história: através de cartas trocadas pelos personagens da trama. Com isso, a leitura fica bem leve.. e... ok, acho que tem uma coisa meio de voyeur. Acho que cai na mesma explicação de porque os livros com forma de diário fazem tanto sucesso.

A história conta as armações que a Marquesa de Merteuil faz com o Visconde de Valmond para se vingar de um homem que no passado deu um fora nela. Toda a trama gira em torno de questões sobre sedução (Valmond é muito bom no negócio), traição e principalmente, orgulho.

E é interessante também porque ao longo da história, nota-se várias críticas do Choderlos à sociedade da época. Tem uma passagem bem legal em que uma das personagens denomina o duelo (de espadas, que hoje achamos tão romântico) algo "primitivo".

Segue uma das minhas cartas favoritas:

Carta CLIII
(do Visconde de Valmont à Marquesa de Merteuil)

Respondo imediatamente a vossa carta, e tratarei de ser claro; o que não é fácil convosco, quando tomais a resolução de não entender.

Não eram necessários tão longos discursos para estabelecer que, tendo cada um de nós tudo que é preciso para perder o outro, temos igual interesse em nos poupar mutuamente; não é, por tanto, do que se trata. Mas, entre a resolução violenta de nos perdermos e aquela, sem dúvida melhor, de permanecermos unidos como até agora estivemos, de nos tornarmos mais ainda reatando a antiga relação; entre essas duas resoluções, digo, há mil outras. Não era, portanto, ridículo dizer-vos, nem o é repetir-vos, que a partir deste dia serei vosso amante ou vosso inimigo.

Sinto muito bem que a escolha vos embaraça, e que preferíeis tergiversar; e não ignoro que nunca apreciastes ser colocada assim entre o sim e o não; mas deveis sentir, também, que não posso deixar-vos sair desse círculo estreito sem me arriscar a ser ludibriado; e deveis ter previsto que não o suportaria. Cabe-vos decidir agora; posso deixar-vos a escolha, mas não ficar na incerteza.

Previno-vos, tã-somente, de que não me enganareis com vossos raciocínios, bons ou maus; que não me seduzireis, tampouco, com alguns carinhos com que talvez procureis enfeitar vossa recusa; e que, enfim, o momento da franqueza chegou. Não desejo outra coisa senão dar o exemplo; e declaro, com prazer, que prefiro a paz e união; mas, se for preciso romper uma coisa e outra, acredito ter o direito e os meios de fazê-lo.

Acrescento pois, que o menor obstáculo de vossa parte será tomado da minha por uma verdadeira declaração de guerra. Vedes, assim, que a resposta que vos peço não exigenem longas nem belas frases. Duas palavras bastam.

Paris, neste 4 de dezembro de 17**.

RESPOSTA DA MARQUESA DE MERTEUIL, (escrita ao pé da mesma carta):

Pois bem, a guerra!
 
Minha lista de compras ja está grandinha, chega a bater um leve desespero quando vejo nova indicação aqui no forum, desse jeito estarei falido muito em breve ^^ . Obrigado pela dica Anica, gosto deste tipo de leitura.
 
Shaytan disse:
Minha lista de compras ja está grandinha, chega a bater um leve desespero quando vejo nova indicação aqui no forum, desse jeito estarei falido muito em breve ^^ . Obrigado pela dica Anica, gosto deste tipo de leitura.

uheuaheuaheua meu, somos dois! Eu JÁ to falida! Sem poder comprar nenhum livro, e não resisti e amanhã vou comprar outro :P
 
Este livro foi adaptado para o cinema numa versão maravilhosa do Stephen Frears [imdb], em 1988, com Glenn Close (Marquesa de Merteuil), John Malkovich (Visconde de Valmont), Michelle Pfeiffer (Madame Tourvel), Uma Thurman (Cecile de Volange) e Keanu Reeves (professor de música que esqueci o nome). O filme é realmente primoroso.
 
Eu gostei do livro, apesar de não gostar de livros que queiram me passar uma lição de moral. O final é extremamente moralista, com a
Marquesa de Merteuil ficando sem dinheiro e deformada pela varíola.


Os nobres e aristocratas franceses parecem em sua maioria, pelo tom das cartas no livro, todos muito bondosos e inocentes e que são facilmente enganados e influenciados pelo Visconde de Valmont, pela Marquesa de Merteuil, pelo Sr de Prévan e outros.

Uma das minhas cartas preferidas é a LXXXV onde a Marquesa detalha ao Visconde toda arquitetura de seu plano contra o Sr de Prévan. É genial! Dando continuidade tem a carta LXXXVII onde ela conta seus infortúnios à Sra Volanges.

Uma adaptação para o cinema que eu gosto muito é Valmont com direção do Milos Forman e com Colin Mr Darcy Firth no papel principal.
 
Anigel disse:
Uma adaptação para o cinema que eu gosto muito é Valmont com direção do Milos Forman e com Colin Mr Darcy Firth no papel principal.

Anigel,

A adaptação do Milos Forman não chega nem aos pés da que eu citei acima, do Stephen Frears.
 
Eu acho que ela só está sugerindo outros títulos baseados no filme, 30, não necessariamente dizendo qual é melhor. Aliás, tem outro filme baseado no livro que apesar de ser mais "teen" conseguiu ficar bem interessante, o Segundas Intenções com a Sarah "Buffy" Michelle Gellar. Não é tão bom quanto o do Frears (que sim, na minha opinião também é a melhor adaptação), mas vale a pena conferir. Até porque a transição do passado para o tempo atual foi muito bem feita.
 
Anigel e Anica,

Relendo meu texto curto, reparei no tom rude com o qual me expressei. Perdoem-me, eu só queria dizer que eu prefiro o do Frears. :rodinha:
 
Agora fiquei mais interessado, assisti o filme segundas intenções a muito tempo, nem imaginava que tinha alguma coisa a ver com esse livro. Ainda essa semana eu compro \o/.
 
Shaytan disse:
Agora fiquei mais interessado, assisti o filme segundas intenções a muito tempo, nem imaginava que tinha alguma coisa a ver com esse livro. Ainda essa semana eu compro \o/.

Putz ó a vergonha, eu tb não XD Tb fiquei com vontade de ler.
 
Simone "Chyz" disse:
Anigel disse:
Eu gostei do livro, apesar de não gostar de livros que queiram me passar uma lição de moral. O final é extremamente moralista, com a
Marquesa de Merteuil ficando sem dinheiro e deformada pela varíola.

Acabei de ler nesse exato minuto e concordo com a Anigel na questão da lição de moral...Fica um final bem esperado:

A Marquesa pobre e deformada, o Visconde morto num duelo contra o Cavaleiro de Danceny, Cecile interna num convento....
Mas ainda estou tentendo racionalizar sobre todo o cinismo que lí naquelas cartas! Confesso que, apesar de saber que o ser humano é capaz das maiores imoralidades, não consigo deixar de me revoltar contra a manipulação da vida das pessoas!

Ainda não sei dizer se gostei pelo estilo e pela história ou se estou triste com o desperdício de vidas que percebí alí....


kika_FIL disse:
Eu li este livro no original, e lendo a versão da carta ali no primeiro post digo: No original é tããããoooo mais simples... O vocabulário é mais direto, menos floreado.

Devorei este livro.. e depois de tudo que a mulher fez, mereceu, mereceu mereceu mereceu mereceu heheheh


Mas lembremos que as últimas cartas são das pessoas que mais sofreram nas mãos da Marquesa... A confissão do Vicomte é primorosa, e o sofrimento da Mme de Volanges são extremamente reais, na minha opinião. Para mim é menos moralismo do que pessoas magoadas falando sobre quem as magoou...

Simone "Chyz" disse:
kika_FIL disse:
Eu li este livro no original, e lendo a versão da carta ali no primeiro post digo: No original é tããããoooo mais simples... O vocabulário é mais direto, menos floreado.

Devorei este livro.. e depois de tudo que a mulher fez, mereceu, mereceu mereceu mereceu mereceu heheheh


Mas lembremos que as últimas cartas são das pessoas que mais sofreram nas mãos da Marquesa... A confissão do Vicomte é primorosa, e o sofrimento da Mme de Volanges são extremamente reais, na minha opinião. Para mim é menos moralismo do que pessoas magoadas falando sobre quem as magoou...

Sim, sim!! Não resta dúvida que ela mereceu tudinho...e merecia até um pouco mais.... Mas é que fica aquela coisa meio final de novela, com o vilão se lascando no último minuto.

E
o sofrimento daquela mãe e daquela tia, são de partir o coração!

kika_FIL disse:
É..é meio final de novela mesmo..heheh mas sei lá...se terminasse diferente eu ficaria com raiva, e outra...
TODO MUNDO se deu mal no livro... os bonzinhos, os mauzinhos, os coluna do meio...hehe
nem tem o casamento, a gravidez e a festa que tá todo mundo presente... :língua:

kika_FIL disse:
sorry Anica.... o pesquisas está com problemas pq procurei por Laclos e por Perigosas e por Ligações... e não apareceu nenhum

Anica disse:
tá com problema não. acabei de pesquisar pelos mesmos termos e deu certo. quer dizer, ligações não daria nada mesmo pq era relações e talz, mas laclos e perigosas está ok.

Lector disse:
Livro muito interessante. O meu exemplar tem a tradução de Carlos Drumond de Andrade em uma edição da Abril Cultural. Muito bom texto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo