• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As potencialidades escondidas.

LuizHS

Lériar
Olá a todos.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que está escrito abaixo.
Retirei do anime Serial Experiments Lain, que fala algo sobre o que anda escondido de nós e suas potencialidades.

Só porque vem de um anime, não significa que é mentira, já que o próprio anime cita nome de cientistas, teorias, documentos, etc.

"A Terra possui suas próprias ondas eletromagnéticas. Entre a ionosfera e a superfície da Terra há uma ressonância constante a uma freqüência de 8Hz na banda ELF.
Essas ondas são chamadas ressonância Schumann. O efeito dessas "Ondas cerebrais da Terra" sobre os humanos que o planeta constantemente emite, é desconhecido.
A população humana da Terra está aproximando o número de neurônios que existe no cérebro.
Douglas Rushkoff propõe que a consciência da própria Terra deverá acordar quando todos os humanos estiverem coletivamente conectados. A evolução da rede seguiu o modelo igual ao dos neurônios, e assim como os neurônios do cérebro humano são conectados por sinápses, a Terra em si se tornaria uma rede neural."

Ressonância Schumann
A Ressonância Schumann é um conjunto de picos no especto na banda de freqüência extremamente baixa (ELF) do espectro do campo eletromagnético da Terra.

Descrição
O fenômeno das ondas estacionárias terrestre tem seu nome em homenagem ao físico alemão Winfried Otto Shumann, que predisse matematicamente as mesmas em 1952.
A ressonância Schumann deve-se ao espaço entre a superfície da Terra e a ionosfera condutiva, que age como uma guia de ondas. As dimensões limitadas da Terra fazem com que esta guia de onda funcione como uma cavidade de ressonância para ondas eletromagnéticas na banda ELF. A cavidade é naturalmente excitada pela energia dos raios. A freqüência mais baixa (e a maior intensidade) da ressonância Schumann é na freqüência aproximada de 7.83 Hz. Picos adicionais de ressonância são encontrados em 14, 20, 26, 33, 39 e 45 Hz.

E então? O que acham?
 
Já criei posts gigantescos em mais de uma comunidade, com base em sites inteiros que desmentem a existência da ressonância, que não de hoje é discutida, mas passo a bola.

Aliás, imagino que o assunto já tenha sido levantado aqui. Se não foi, me desculpe.
 
A parte mais interessante da teoria não foi citada. Parte do texto famoso:

[...]Não apenas as pessoas mais idosas mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real?

Pela ressonância Schumann se procura dar uma explicação. O físico alemão Winfried Otto Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por uma campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma frequência de 7,83Hz (hertz).

Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13Hz por segundo. O coração da Terra disparou.

Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann.

Os problemas do texto começam na discussão sobre a frequência da onda na ionosfera e a veracidade de sua alteração. A grande verdade é que uma argumentação convincente com dados que poucos podem refutar dificilmente seria contestável. E acredito que seja por isso a teoria tenha se disseminado tanto.

Encontrei uma resposta sem base científica ou referencial, mas interessante, em outro site.

[...] O texto continua, mas a parte principal é essa acima. Seria verdade? De fato, a Ressonância Schumann existe, mas ao contrário do que o texto diz, a ressonância não é constante em 7,8Hz. Na verdade poderíamos falar em "Ressonâncias Schumann" pois, embora 7,8Hz seja a mais forte, existem oscilações de 8, 14 e até 20Hz nesta faixa. Outro erro é dizer que houve uma mudança nas ondas a partir dos anos 80. Ao longo dos anos, as freqüências oscilam levemente (menos de 0,3 Hz) em torno da média devido à radiação de microondas do Sol, mas, como podemos ver aqui, não é nada que chame a atenção. O único detalhe interessante é que a freqüência está chegando próximo a 8Hz, e SE houver alguma relação entre o nosso cérebro e essa freqüência (não há nada cientificamente provado, nem mesmo sugerido, à respeito), isso significa que estaremos saindo da influência entorpecente das ondas Teta para um maior "despertar" das ondas Alfa. Mas isso é apenas uma leitura esotérica, não científica. Mas, enfim, o site é esotérico... hehehehe.

Enfim, é pura besteira essa coisa do tempo estar mais acelerado por conta das ondas Schumann, pois, se o fose, o tempo percebido por nós estaria apenas 0,3 mais rápido, quando qualquer pessoa pode dizer que o tempo nos parece estar MUITO mais acelerado que isso... embora o relógio continue marcando as 24 horas.

Lembro que existe um site ".org" americano que desmente o texto "esotérico" original. Se ninguém buscar ou encontrar, eu busco, acho e coloco. Ou não.
 
Pessoal, mantenham os pés no chão e deixem essas exoterices de lado. Numa pesquisa breve, eu não encontrei nenhuma referência a algum estudo sério [1] relacionando essa frequência a tais influências.

Há um texto sintético de um funcionário do ON que desmitifica algumas coisas:
1406: Eu gostaria de saber o que há de verdadeiro, deixando as especulações místicas e opiniões pessoais isentas de observação e maior rigor na análise, o que a ciência conhece sobre o dito campo de ressonância Schumann e suas implicações para a vida na Terra, que foi objeto de recente artigo de Leonardo Boff, disponível no link: http://www.adital.org.br/asp2/noticia.asp?idioma=PT&noticia=11197

Frei Leonardo Boff, nesse texto, mistura fatos e conclusões. Os fatos, em sua maioria, são verdadeiros. As conclusões são "enviesadas". Pelo que eu saiba, investiga-se a ressonância de Schumann no quadro da regulação dos relâmpagos. Possui uma distribuição de freqüências de 5 a 50 Hz (ref. http://www.oulu.fi/~spaceweb/textbook/schumann.html). Seu máximo é em torno 7,8 Hz, mas existem picos secundários em 14, 20 26 33, 39 e 45 Hz.

Se há relação entre a freqüência da ressonância de Schumann e as freqüências cerebrais dos animais vertebrados, desconheço. Situações de "crises de abstinência" das freqüências de Schumann nos astronautas, desconheço. Finalmente, não existe qualquer informação do valor das freqüências de ressonância de Schumann no passado. Esse efeito é mal e porcamente detectado nos dias de hoje, o que se dirá de evidências fósseis de tal efeito em outras eras. Se tal efeito tivesse importância capital nos seres vivos e se estamos assistindo a uma mudança em seus valores em até 80%, os resultados a se esperar deveriam ser catastróficos assim que tais mudanças se manifestassem.

Leonardo Boff é um autor sério. Leio seus textos com vivo interesse, sobretudo aqueles relacionados à ética e a espiritualidade. Mas é preciso considerar que, enquanto teólogo, suas considerações extravasam o nível do teórico, fazendo dele mais um metafísico do que qualquer outra coisa. É no plano metafísico que devemos considerar o que diz Leonardo Boff. Se o levarmos para o plano prático, o autor, às vezes, parece "viajar na maionese".

Fonte: http://www.on.br/pergunte_astro/indice_resposta.php?id_tema=9


Nota [1]: Estudo sério = Oriundo de uma universidade ou instituto de pesquisas que siga metodologias isentas, abertas, reproduzíveis e validadas por outros membros da comunidade científica.
 
Eu estou sem o menor saco no momento para discutir as implicações exotéricas desse fenômeno. Mas aparentemente ele serve para algo científico:

Globally, the terrestrial surface forms a nearly perfect conductor. The sun’s radiation creates the ionosphere at 70–1,500 km altitudes, and the two spherical conductors form an electromagnetic resonant cavity. Lightning discharges in the cavity create global resonances in the 5–50 Hz range. By measuring these Schumann Resonances one can infer lighting and thunderstorm activity planetary-wide. This is important since much of the lighting occurs in inaccessible parts of the world. Lightning is related to thunderstorms and rainfall, and in turn to global temperatures. NASA-sponsored researchers have used Schumann Resonance measurements in global- precipitation and warming studies. There is a handful of Schumann Resonance receivers in Arizona, and the East- and West Coasts, but none in the central U.S. The Iowa Space Grant Consortium has provided funding to construct a Schumann Resonance receiver and to deploy it in rural Johnson County, Iowa—an ideal location, relatively isolated from man-made electrical noise. A Schumann Resonance receiver measures very weak electric and magnetic fields in the ultra-low frequency (ULF) and extremely low frequency (ELF) bands, and requires custom electronics and special antennas.

http://www.iihr.uiowa.edu/projects/schumann/Index.html


a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13Hz por segundo

Hz já é uma unidade 1/s, então Hz por segundo seria 1/s² , o que não faz sentido :mrgreen:

(Desculpem, não resisti corrigir isso aí)
 
Então, ainda é desconhecido o efeito das ondas sobre os seres vertebrados? Hum...

Mas quanto a essa conexão cerebral coletiva através da ressonância. É possível? A conexão é sugerida em conectar apenas o subconsciente das pessoas e não uma conexão tipo 'admin', onde, se isso acontecer um dia, você possa ler os pensamentos da sua mãe.

Que besteira a minha... Se o efeito da ressonância é desconhecido, então não poderemos saber se é possível. Mesmo assim, dêem suas opiniões
 
Então, ainda é desconhecido o efeito das ondas sobre os seres vertebrados? Hum...

Mas quanto a essa conexão cerebral coletiva através da ressonância. É possível? A conexão é sugerida em conectar apenas o subconsciente das pessoas e não uma conexão tipo 'admin', onde, se isso acontecer um dia, você possa ler os pensamentos da sua mãe.

Que besteira a minha... Se o efeito da ressonância é desconhecido, então não poderemos saber se é possível. Mesmo assim, dêem suas opiniões

Encontrei no site saindodamatrix.com.br duas citações do livro "Na próxima dimensão", que fala justamente da afirmação de que a essa noção de passagem de tempo tem mudado (tem passado mais rápido), ainda que vivamos mais. Tudo indica que é um livro espiritualista.

[...]Conforme se constata, o nosso problema crucial está na Terra, pois, de acordo com o nosso menor ou maior aproveitamento por lá, é que nos direcionamos depois da morte. Temos que reencarnar mais bem preparados e conscientes, sobretudo conscientes de que o tempo no corpo passa depressa e não vale a pena nos entregarmos à ilusão; até aproximadamente os 40 de idade, o homem soma: saúde, prazeres, aquisições; depois dos 40, começa a subtrair em sentido inverso... Com a evolução tecnológica e a velocidade do pensamento, a existência humana vem se tomando vertiginosa; um século contínua tendo 100 anos, mas l dia parece não ter mais o mesmo número de horas... A mente do homem está encurtando o seu tempo de permanência no corpo: a expectativa de vida tem aumentado significativamente, mas o tempo mental da criatura encarnada está diminuindo progressivamente

e

[...]- Com a palavra os físicos, para melhor explicarem tal fenômeno de encurtamento do tempo interior - acentuei. - A continuar assim, dentro de mais alguns séculos, o homem será chamado a modificar a sua medida-padrão de tempo; à proporção em que a vida se espiritualiza na Terra, o tempo se desmaterializa, ou seja: quanto mais o homem se absorve interiormente, mais as coisas de fora deixam de se lhe constituir em ponto de referência. Por este motivo, quando nos dirigimos aos nossos irmãos encarnados, habitualmente o fazemos sem noção de relógio e de calendário, pois a vida além da morte é apenas uma questão de aceleração das partículas que constituem o espaço em que nos movimentamos no novo corpo que nos abriga. Cada dimensão espiritual é caracterizada por uma velocidade e, conseqüentemente, por um espaço geográfico; a diferença de velocidade faz com que duas dimensões espaciais coexistam, ou seja, se interpenetrem; isto modifica antigas concepções da Física, que, é bem provável, venha, em tempo mais curto que o esperado, colocar a questão da sobrevivência da alma numa equação matemática. Futuramente, a Religião do homem será a Ciência, que, por sua vez, se lhe constituirá na mais legítima manifestação de Fé.

Sinceramente acho muito infundado - desconsiderando qualquer preconceito ao espiritualismo - dizer que "o tempo mental da criatura está diminuindo progressivamente", mesmo sabendo que essa informação dificulmente terá, algum dia, base científica. Faltam dados palpáveis.

Mas isso tudo prova que diferentes correntes como a espírita e a esotérica estão chegando a pontos semelhantes no que se refere à nossa noção passagem de tempo, mas ambos carecem de dados experimentais, já que os encontrados com o caso da ressonância foram amplamente desmentidos.
 
Não acredito em reencarnação. Não há um motivo para viver, morrer e viver denovo. Não adianta, eu posso não compreender, vocês podem formular compreensões, mas mesmo assim, só há uma vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo