1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Placas Toynbee

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 9 Mar 2003.

1. TT1

TT1 Dilbert

Lendo o lance do 08/03 eu lembrei de uma notícia interessante : As Placas Toynbee . Segue um texo sobre elas :

O crédito pela descoberta das placas brasileiras pertence ao Nicholas Frota. Foi ele quem encontrou o site de Bill O'Neill e lembrou já ter visto as placas por essas bandas. Depois de encontrada a primeira, no meio da Av. Presidente Vargas, uma segunda na Uruguaiana foi avistada por Rodrigo Teixeira (nenhuma relação de parentesco) que nos passou a localização Um detalhe interessante é que em uma antiga entrevista ao New York Times, o criador do site original diz "Uma vez alguém disse que viu uma placa no Brasil, mas eu não sei se acredito nisso".

O que são as placas

As Placas Toynbee possuem normalmente de 20 a trinta centímetros de largura e 15 de altura e são encontradas em esquinas de ruas movimentadas pelo continente inteiro. As placas são presas de alguma maneira junto com o asfalto, como se tivessem sido postas no local antes do asfalto secar completamente ou se fossem presadas ali com o tempo, pelo movimento constante de pessoas e automóveis. O material com o qual as placas são feitas não é claro, eu pessoalmente acredito se tratar de um tipo de plástico duro. Em alguns casos a placa parece ter sido pintada com a mesma tinta usada para marcar sinais de trânsito no asfalto.

A Mensagem

Todas as placas seguem um padrão e a mensagem básica geralmente varia em cima da frase "Toynbee ideas in Kubrick's 2001 ressurect dead in planet Jupiter". A versão carioca da placa diz "Toynbee ideas in cine 2001 ressussitar morto sul planeta Jupiter". Algumas outras placas encontradas nos Estados Unidos possuem mensagens maiores, com menção a uma conspiração entre a mídia americana e a União Soviética, passando pela máfia e incitando o assassinato de jornalistas. Uma listagem mais completa de todas as mensagens pode ser encontrada aqui.

Semelhanças

As placas cariocas e as placas americanas são bastante semelhantes e parecem ter sido feitas pela mesma pessoa ou organização. Como é apresentado na imagem, o formato das letras e o método de corte é muito parecido. O português da placa brasileira também é bastante tosco, dando a impressào de que quem a produziu não conhecia muito bem a língua ("filme" é "cine" e "in" substituí um "no").

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Motivos

Os motivos para a produção das placas são obscuros. O que leva uma pessoa ou organização a viajar milhares de quilômetros para colar uma placa no asfalto? Qual a importância das placas?

Kubrick e Toynbee

Arnold Toynbee foi um historiador e até aonde sabemos, não existe nenhuma relação entre sua obra e o filme 2001 de Stanley Kubrick.

Mais Placas

De acordo com Nicholas Frota, existia uma outra placa dessa na Avenida Rio Branco, mas foi destruída por uma obra. Até o presente momento não conhecemos mais nenhuma placa além das 3 mencionadas aqui.

O que leva alguém a produzir e colar pelo menos 90 placas pelas três américas, que levam uma mensagem completamente sem sentido? Qual o propósito por trás das placas Toynbee? Quem é o responsável por elas?

2. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Eu já havia visto algo sobre essas placas em algum jornal, mais faz algum tempo.

É interessante perceber a quantidade de possibilidades que essas placas trazem junto de si. Da pra pensar em tudo e não chegar a lugar nenhum 8O

3. Green Arrow

Green Arrow Usuário

1- Ser um doido varrido
    2- Fazer todos olharem e comentarem
    3- Um maluco pixador de Nova York ou um louco que diz que a teoria do Planeta X é verdade.

Sou maluco mais nem tanto, gente!

4. black_pilot

black_pilot Usuário

Credo! Esse forum tah cada dia mais obscuro...
    TT1, vc jah foi na Uruguaiana e viu essa placa? Depois dessa eu acho que eu vo dar uma passadinha lah (A rua eh soh um pouco grande... detalhe)

5. TT1

TT1 Dilbert

Não.. eu não nao cheguei a procurar....

mas eu lembro que passou uma reportagem no Fantástico que mostrou

6. Green Arrow

Green Arrow Usuário

o Fantastico anda cada vez mais decadente....

7. The Man T.

The Man T. Usuário

Se a placa estivesse em espanhol aí eu teria certeza de q foi obra de um americano desocupado. Mas msm assim... mó eskisito...
    com certeza.

8. Sprog Bullit Rockatansky

Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

Fanatismo.
    Nunca duvide o que um "grupinho" de pessoas podem fazer. :tsc:

9. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Se não me engano, resucitar e cine estão em espanhol...
    Mais uma prova de que estas placas são de um bobo alegre americano.
    Vou fazer um tópico com uma teoria apocalíptica no Geral...
    É a nova moda! :lol:

10. TT1

TT1 Dilbert

Te garanto que ja deve ter uns 526 tópicos assim lá :wink:

11. #_Slash_#

#_Slash_# Philip Marlowe Follower

Meu o q saum essas placas afinal de contas ??

12. Ogden

Ogden Usuário

pois é!
    está em português!
    é justamente esse o mistério! :mrgreen:

hmm..
    bom, sei lá viu

me parece coisa de doido mesmo

13. Olifante

Olifante O Rei dos Bretões

é mesmo...
    tem ate uns loucos que querem fazer o maior topico do mundo :lily:

14. Sauron_Body

Sauron_Body Usuário

Q coisa mais bizarra

15. Alex deLarge

Alex deLarge Usuário

alguém pode me dizer oq são essas estrelas ao lado de alguns tópicos?

16. Sauron_Body

Sauron_Body Usuário

Coloque o mouse sobre elas e descubra...

17. é uma boa pergunta... :o?: :o?:

quantos às placas, coisa mais estranha... deve ser coisa de desocupado...
    como alguém já falou aí... :?

18. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Já sei sobre as estrelas!
    Elas indicam que agora, a Estrela Azul vai entrar na órbita de Júpiter, liberando uma energia magnética que vai rotacionar até chegar ao distante Planeta X, que, em sua órbita desviada para a Terra, decide entregar umas placas escritas na língua mais usada no Planeta Terra para avisar-nos!!

Uni as três teorias!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

19. TT1

TT1 Dilbert

Ah cara, para de bagunçar o tópico. Vai floodar no Carl Sagan... na boa.... :evil:

20. TT1

TT1 Dilbert

Mais duas placas detectadas no Rio :

- Avenida Nossa Senhora de Copacabana e

- Rua Conde de Bonfim ( perto da Praça Sães Pena )

8O

Compartilhar