• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Placas Toynbee

TT1

Dilbert
Lendo o lance do 08/03 eu lembrei de uma notícia interessante : As Placas Toynbee . Segue um texo sobre elas :

O crédito pela descoberta das placas brasileiras pertence ao Nicholas Frota. Foi ele quem encontrou o site de Bill O'Neill e lembrou já ter visto as placas por essas bandas. Depois de encontrada a primeira, no meio da Av. Presidente Vargas, uma segunda na Uruguaiana foi avistada por Rodrigo Teixeira (nenhuma relação de parentesco) que nos passou a localização Um detalhe interessante é que em uma antiga entrevista ao New York Times, o criador do site original diz "Uma vez alguém disse que viu uma placa no Brasil, mas eu não sei se acredito nisso".


O que são as placas

As Placas Toynbee possuem normalmente de 20 a trinta centímetros de largura e 15 de altura e são encontradas em esquinas de ruas movimentadas pelo continente inteiro. As placas são presas de alguma maneira junto com o asfalto, como se tivessem sido postas no local antes do asfalto secar completamente ou se fossem presadas ali com o tempo, pelo movimento constante de pessoas e automóveis. O material com o qual as placas são feitas não é claro, eu pessoalmente acredito se tratar de um tipo de plástico duro. Em alguns casos a placa parece ter sido pintada com a mesma tinta usada para marcar sinais de trânsito no asfalto.


A Mensagem

Todas as placas seguem um padrão e a mensagem básica geralmente varia em cima da frase "Toynbee ideas in Kubrick's 2001 ressurect dead in planet Jupiter". A versão carioca da placa diz "Toynbee ideas in cine 2001 ressussitar morto sul planeta Jupiter". Algumas outras placas encontradas nos Estados Unidos possuem mensagens maiores, com menção a uma conspiração entre a mídia americana e a União Soviética, passando pela máfia e incitando o assassinato de jornalistas. Uma listagem mais completa de todas as mensagens pode ser encontrada aqui.


Semelhanças

As placas cariocas e as placas americanas são bastante semelhantes e parecem ter sido feitas pela mesma pessoa ou organização. Como é apresentado na imagem, o formato das letras e o método de corte é muito parecido. O português da placa brasileira também é bastante tosco, dando a impressào de que quem a produziu não conhecia muito bem a língua ("filme" é "cine" e "in" substituí um "no").

imagem_a.gif


Motivos

Os motivos para a produção das placas são obscuros. O que leva uma pessoa ou organização a viajar milhares de quilômetros para colar uma placa no asfalto? Qual a importância das placas?


Kubrick e Toynbee

Arnold Toynbee foi um historiador e até aonde sabemos, não existe nenhuma relação entre sua obra e o filme 2001 de Stanley Kubrick.


Mais Placas

De acordo com Nicholas Frota, existia uma outra placa dessa na Avenida Rio Branco, mas foi destruída por uma obra. Até o presente momento não conhecemos mais nenhuma placa além das 3 mencionadas aqui.

O que leva alguém a produzir e colar pelo menos 90 placas pelas três américas, que levam uma mensagem completamente sem sentido? Qual o propósito por trás das placas Toynbee? Quem é o responsável por elas?
 
Eu já havia visto algo sobre essas placas em algum jornal, mais faz algum tempo.

É interessante perceber a quantidade de possibilidades que essas placas trazem junto de si. Da pra pensar em tudo e não chegar a lugar nenhum 8O
 
O que leva alguém a produzir e colar pelo menos 90 placas pelas três américas, que levam uma mensagem completamente sem sentido? Qual o propósito por trás das placas Toynbee? Quem é o responsável por elas?

1- Ser um doido varrido
2- Fazer todos olharem e comentarem
3- Um maluco pixador de Nova York ou um louco que diz que a teoria do Planeta X é verdade.

Sou maluco mais nem tanto, gente!
 
Credo! Esse forum tah cada dia mais obscuro...
TT1, vc jah foi na Uruguaiana e viu essa placa? Depois dessa eu acho que eu vo dar uma passadinha lah (A rua eh soh um pouco grande... detalhe)
 
Não.. eu não nao cheguei a procurar....

mas eu lembro que passou uma reportagem no Fantástico que mostrou
 
Se a placa estivesse em espanhol aí eu teria certeza de q foi obra de um americano desocupado. Mas msm assim... mó eskisito...
Green Arrow disse:
o Fantastico anda cada vez mais decadente....
com certeza.
 
TT1 disse:
O que leva alguém a produzir e colar pelo menos 90 placas pelas três américas, que levam uma mensagem completamente sem sentido? Qual o propósito por trás das placas Toynbee? Quem é o responsável por elas?

Fanatismo.
Nunca duvide o que um "grupinho" de pessoas podem fazer. :tsc:
 
Se a placa estivesse em espanhol aí eu teria certeza de q foi obra de um americano desocupado. Mas msm assim... mó eskisito...

Se não me engano, resucitar e cine estão em espanhol...
Mais uma prova de que estas placas são de um bobo alegre americano.
Vou fazer um tópico com uma teoria apocalíptica no Geral...
É a nova moda! :lol:
 
Se a placa estivesse em espanhol aí eu teria certeza de q foi obra de um americano desocupado. Mas msm assim... mó eskisito...
pois é!
está em português!
é justamente esse o mistério! :mrgreen:

hmm..
bom, sei lá viu

me parece coisa de doido mesmo
 
Já sei sobre as estrelas!
Elas indicam que agora, a Estrela Azul vai entrar na órbita de Júpiter, liberando uma energia magnética que vai rotacionar até chegar ao distante Planeta X, que, em sua órbita desviada para a Terra, decide entregar umas placas escritas na língua mais usada no Planeta Terra para avisar-nos!!

Uni as três teorias!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Mais duas placas detectadas no Rio :

- Avenida Nossa Senhora de Copacabana e

- Rua Conde de Bonfim ( perto da Praça Sães Pena )

8O
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo