• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As pesquisas eleitorais influenciam o voto?

Pesquisas eleitorais influenciam o voto?


  • Total de votantes
    20
Eu acho e por isso sou contrário a elas.

Muita gente vota em quem está ganhando, não quer "desperdiçar" o voto com um perdedor.

Além disso, tem gente que olha as pesquisas e decide em quem vai votar em cima dela para "equilibrar a equação" exemplo:

João ia votar na Marina. MAS como os que têm maiores chances de ganhar é Dilma e Serra. Então João vota na Dilma para não deixar o Serra ganhar, e vice-versa.

As pesquisas não deveriam acontecer, as pessoas poderiam votar mais livremente em quem elas realmente querem votar.
 
Penso que sim, muitos indecisos podem usá-las como diferenciador; não só para votar em alguém que já está ganhando, mas também para mandar para o segundo turno alguém que está com menos intenções (o que eu acho que infelizmente não ocorre).
 
Certamente influenciam em algum grau.

Um exemplo: caso se vislumbre em uma pesquisa a possibilidade de um candidato vencer em primeiro turno, há quem vote no mesmo apenas pensando em evitar um segundo turno e a incomodação de ter que votar novamente.

Tem também o que o Gerbur mencioncou.


Acho impossível a inexistência de pesquisas de intenção de voto em uma sociedade que vive da informação. Na verdade a culpa não é da pesquisa em si, e sim das pessoas que baseiam seu voto em critérios nada sólidos do ponto de vista político. Se fulano muda de candidato meramente em função do resultado de uma pesquisa, ele está exercendo muito mal seu direito/dever de votar.
 
A questão é: Pesquisas Eleitorais no Brasil são confiáveis?

Inclusive as que são realizadas por entidades como o Data-da-Folha que publicam editoriais manifestando suas preferencias eleitorais?

Em alguns paises 30 dias antes das eleições é o prazo para se publicar qualquer pesquisa.
 
Mas pensar em acabar com as pesquisas é complicado, por todos os motivos que já disseram acima.

Basta regulamentar e reavaliar o que está em vigor atualmente

A Rádio Jovem Pan AM a qual sou ouvinte assíduo, o seu presidente já declarou publicamente o quanto está decepcionado pelo fato que as emissoras de rádio por lei não poderem realizar pesquisas por conta própria SE NÃO FOR com a mesma metodologia dos institutos de pesquisa.

A emissora se baseia no fato de ser totalmente contra a metodologia que eles usam e em todas as pesquisas que Jovem Pan pode realizar livremente até o final dos anos 80 sempre tiveram um indíce de acerto elevadíssimo, inclusive tendo acertado a eleição municipal de São Paulo mais disputada dos anos 80 quando todos os institutos davam como certa a eleição de Fernando Henrique Cardoso e quem venceu foi Jânio Quadros e a emissora foi a única que acertou. Sem falar também da eleição da Luiza Erundina e do governador Fleury onde novamente os intitutos levaram um olé humilhante.
 
Última edição:
O meu não por isso votei não... mas sim, eles influenciam de mta gente.
Ainda assim, mesmo que a maioria pareça votar em candidato X e eu tiver certeza que quero o Y, não adianta a pesquisa mostrar alguma coisa pra mim....

Mas poucas pessoas tem certeza quanto a politica =/
 
infelizmente sim
muita gente q nao sabe em quem votar vai na onde do que tem mais votos segundo as pesquisas
e é obvio que comprar/falsificar as pesquisas não é barato, mas acontece
 
Bem, isso é uma cosia meio que óbvia.
Apesar de muitos falarem,
-Não, que nada, voto em quem eu achar melhor, e mais digno... etc

Muitas vezes, e repito , "muitas vezes", as pessoas votam em quem está na frente, quem VAI GANHAR. Justamente porque pensam que seu voto não fara diferença.Mas imagine se todos os brasileiros pensarem assim, somente por manipulação e influência de uma simples propaganda nos veículos de comunicação em massa, o presidente e outros tantos vão ao poder, bons ou não. E querendo ou não, eleger o Tiririca, foi um desses exemplos.
Céus, o Homem é engraçado, mas para mais do que piada é ignorância, quem tem esperança, esqueça-as.

Mas não sei de uma coisa.
Acham melhor Votar em quem está ganhando?
Ou simplesmente votar Nulo/Branco?

Não tem diferença nenhuma, não aproveitou de seu direito como eleitor, quantos anos até conseguir esse direito a todos. Pobres e MULHERES.
Por Favor, votar é exercer seus direitos e seus deveres.Isso CONSCIENTEMENTE.
 
Concordo com o que a maioria disse, e gostaria de acrescentar a importância das pesquisas eleitorais para as EMPRESAS.

A política de troca de favores é mais velha que a República, e ajudar quem irá entrar na presidência é incomparavelmente melhor do que ajudar o 2º colocado.
 
No meu voto não influencia, mas a opinião pública contrária deixa de ser a partir do momento em que ela se vê em desvantagem, o ser humano ñão gosta de perder, "não adianta eu votar num candidato que está perdendo nas pesquisas...vou perder meu voto." muitos pensam assim, de uma maneira ou outra acaba influenciando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo