1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As origens do heavy metal.

Tópico em 'Música' iniciado por Drakus Vorthën, 9 Jan 2008.

1. Drakus Vorthën

Drakus Vorthën Usuário

O heavy metal teve suas origens no final da década de 60 e começo de 70, com o surgimento de algumas bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. Existe uma "briga" pra saber qual banda criou o estilo, uns apostam no Led, outros no Black Sabbath. Mas qual banda foi a primeira ?

Na minha opinião o Led pende mais pra pop, O Black Sabbath tinha um visual diferente, soturno, as letras eram igualmente soturnas, os arranjos eram bem pesados, enfim, eles foram os primeiros a assumir uma postura mais heavy mesmo.

2. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Pra mim isso não existe.
    Led Zeppelin e Black Sabbath são bandas tão iguais ou tão diferentes quanto agente queira. Não existe uma linha clara pra separar e definir estilos musicais. Nenhuma banda se propõe a ser rotulada, mas sim diferenciada.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Nerdanel

Nerdanel Usuário

Beriadar tem razão, mas eu apostaria em Black Sabbath.

4. Uncle

Uncle Sou cool

O Led tende muito mais para o Hard, Blues e psicodélico do que para o heavy em si (principalmente os dois primeiros, se formos comparar com a data de lançamento com o cd abaixo).

O primeiro cd de metal lançado é o Black Sabbath, do próprio.

5. Drakus Vorthën

Drakus Vorthën Usuário

Concordo que ninguém gosta de ser rotulado, mas o fato é que essas duas bandas marcaram época pelo estilo, tanto das músicas quanto do comportamento. E ademais, quando tentamos definir um estilo de música, de pessoa, etc, estamos criando um rótulo( não no sentido pejorativo, estamos apenas organizando os conceitos). Tanto Black Sabbath quanto O Led eram bandas com som mais pesado do que as demais da época. A questão é: qual se encaixa melhor no conceito heavy metal? Qual pode ser considerada pioneira deste estilo?

6. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Bem, se é pra forçar a barra e ter que misturar farinha com batata no mesmo saco, eu diria que nem uma nem outra é banda de heavy metal. O Black Sabbath é mais homogêneo e próximo, sem dúvida, mas eu não consideraria, talvez pq não sou da época e absorvi o conceito de heavy metal de outra forma.

Ói o que a Wikipedia diz

De fato. O estilo envolve uma série de componentes, onde cada uma das bandas contribuiu.
    A primeira banda que mesclou todos esses componentes característicos (ou pelo menos o suficiente pra enquadrar) foi o Judas Priest.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Última edição: 9 Jan 2008
  7. Jango

Jango Branca! Branca! Branca!

Black Sabbath.
    Pelo menos se eu tivesse que mostrar a alguém o que é heavy metal eu começaria com Black Sabath e Iron Maiden. Por ser mais antigo eu daria o título de pioneiros ao Sabbath.

8. Drakus Vorthën

Drakus Vorthën Usuário

Ói o que a Wikipedia também diz
    "O Black Sabbath é uma banda britânica formada em 1968 pelo quarteto composto por Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Bill Ward (baterista) e Geezer Butler (baixista). Devido ao seu novo estilo de fazer música, lançaram as bases do heavy metal." e "O Judas Priest é uma banda inglesa que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco da banda ("Rocka-Rolla") foi lançado em 1974 pela Gull Records."

Bom, quando o Judas lançava seu primeiro cd O Black Sabbath Já estava consolidado, colhendo anos de sucesso e preparando o quinto disco: Sabotage. Nesta época muitas bandas já se inspiravam no estilo do Sabbath, pois a banda já tinha muita estrada. O Judas contribui, mas já infuenciando outras vertentes do Heavy.

9. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Acho que todas são pioneiras e merecem o reconhecimento... é impreciso dizer que uma influenciou outra. Foi uma mistura de varios fatores que vieram a criar oque hoje chamamos de Heavy Metal... ele não veio derepente.

Compartilhar