• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As obras de Tolkien, alegóricas ou não?

Existem alegorias nas obras de Tolkien?

  • Sim, conscientemente

    Votos: 7 15,9%
  • Sim, inconscientemente

    Votos: 22 50,0%
  • Não

    Votos: 10 22,7%
  • Não tenho opinião formada

    Votos: 5 11,4%

  • Total de votantes
    44
Mas, é claro, se meu amigo Kainof tivesse lido meus posts, e os de Anna, veria que sim, existem as alegorias não intencionais.

Mas eu li, seu jacu! E vocês dois têm opiniões diferentes do assunto. Quando eu abri o tópico, tinha a mesma opinião que tu, mas agora tô meio perdido...

Por exemplo, pela minha interpretação, creio que terei que dar mais um aviso para o Kainof e Aracáno para pararem de trocar "caricias".

Cabe mais um aqui, Mene. :grouphug:

Sei que vai ser off-topic, mas o Kainof é meu amigo pessoal, essas "brincadeiras", são realmente brincadeiras, e não ofensas. =]

É mentira dele. :hihihi:
 
Concordo plenamente com os argumentos expostos pela Ana. Creio que Tolkien, de forma alguma, usou alegorias em O Senhor dos Anéis. Os leitores que, ao lerem o livro, acabam o relacionando com eventos ocorridos no "mundo real". Após ler o artigo linkado no início do tópico convenci-me ainda mais de que não existem alegorias no SdA, consciente ou inconscientemente.
 
Tinha que ser idéia do Kainof né? Sensacional o tópico. Mas eu creio que Tolkien não tinha a intenção de fazer alegorias nas suas obras, isso fica bem claro no prefácio de SdA, tem até uma parte onde ele diz que não deixou a guerra influenciar o epílogo da trilogia e talz.
 
Se Tolkien fez alguma alegoria em suas obras, não acredito que tenha realizado isso conscientemente (Até pq ele mesmo dizia não gostar de alegorias...).
 
Apesar da inteligência extraordinária de Tolkien, não acredito que ele tenha feito alegorias conscientes.
Mas é inegável que elas estão presentes. Para mim, as que mais "saltam" são as da criação de Arda e os Ents, representando o protesto da natureza com o que os homens fazem ao meio ambiente.

[]s
 
Não havia alegorias! Quando falamos de coisas inconscientes estamos tratando de inspiração. Essas que, apesar de não serem por livre vontade, acabam registrando nossos credos e desejos.

Mas alegorias é diferente. Nesse caso, é a intenção de expor uma idéia usando um elemento para representar outro. E em milhares de vezes lemos, vemos e ouvimos Tolkien falar que ele não gosta de alegorias e como já disseram por muitas vezes aqui, o motivo de desentendimento de Tolkien e Lewis foi justamente o excesso de alegorias que este ultimo usava.

Enfim, não há alegorias nas obras de Tolkien.
 
Preguiça de ler as páginas anteriores pra chegar a uma conclusão em comum. Então comento só o meu voto:

Por mais que o Professor diga que não, que não existem alegorias ali, é evidente que existem. Claro que não era a sua intenção, mas faz parte de nós colocarmos em nossas obras aquilo que acreditamos! Tolkien nunca teve a intenção de criar algo alegórico, mas o fez de uma maneira INconsciente!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo