• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Memórias do Livro - Geraldine Brooks

Daewen

Elener
São duas horas da manhã em Sydney quando Hanna Heath, uma conservadora de livros, é acordada por um telefonema que lhe traz excelentes notícias. A Hagadá de Sarajevo, raro manuscrito judeu medieval desaparecido em 1992, durante a guerra civil, foi reencontrada na capital da Bósnia. E Hanna foi a escolhida pelas Nações Unidas para estudá-la e restaurá-la para uma exposição. A Hagadá é uma obra-prima única, que nasceu e sobreviveu por séculos apesar do anti-semitismo e até mesmo da própria doutrina judaica. Para começar, aquele exemplar ricamente iluminado do livro que recontava o Êxodo para as famílias judaicas na celebração do Pesach não devia ter sido criado. Afinal, contrariava cânones religiosos da época, que poribiam qualquer tipo de ilustração. Só isso já fazia da Hagadá uma raridade. E propunha um de seus maiores enigmas: por que e por quem fora feita? Mas o fato de ter sobrevivido a séculos de perseguições e intolerância religiosas na Europa trazia outros mistérios. Como atravessara a Inquisição Espanhola? O que significavam as anotações do século XVII em suas páginas? Como se salvara da perseguição nazista? Excitada com a maior oportunidade de sua carreira, Hanna chega a Sarajevo cheia de perguntas. Qual seria o estado do livro? Como fora salvo? Po que mãos passara até chegar às dela? Por que um bibliotecário muçulmano tinha se arriscado tanto para mantê-lo em segurança? à medida que se aprofunda no exame das páginas em pergaminho envelhecido, Hanna luta também para solucionar seus problemas pessoais. Envolve-se com o bibliotecário muçulmano responsável por ocultar a Hagadá na úlitma década e esforça-se para melhorar seu relacionamento com a mãe, uma neurocirurgiã respeitada que despreza a filha por ter trocado uma carreira médica pelos livros. Da encadernação carcomida de Hagadá, Hanna retira pistas minúsculas que começam a lhe dar as respostas que tanto buscava. Uma mancha de vinho, cristais de sal, um pêlo branco, uma asa de inseto… Cada um deses pequenos detalhes leva Hanna e os leitores a um lugar distante, povaoado de personagens únicos cuja história se mistura à de Hagadá. As memórias do livro é uma jornada inteligente e bem construída rumo ao passado, para desvendar os segredos de um livro. Um romance marcante e erudito, com o ritmo cativante de um mistério inesquecível que só uma autora com o talento da vencedora do Pulitzer, Geraldine Brooks, poderia criar.

Estou simplesmente adorando a leitura deste livro. Claro que além de ser uma coisa super da minha área (História, livros antigos, e esse fascinio todo por eles) adorei a forma de Brooks escrever...pelo menos até agora.
Quem não leu, recomendo com ctz! E quem leu, espero os comentários...

Aqui o site pra quem se interessar...
 
Dei uma olhada no site (e não li o "spoiler" que você colocou aqui).
E concluí que este é mais um livro que parece ótimo e me deu vontade de ler... :osigh:
 
Eu comprei e não li ainda ! Hehehehe
Comprei muitos livros em pouco tempo (foram 11 livros em menos de dois mêses) e agora ele ta na fila.
Mas parece ser um livro ótimo e tenho certeza que nao irei me arrepender de tê-lo comprado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo