• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As melhores traduções

Brianstorm

Usuário
Muitas vezes quando vou pegar um livro na biblioteca ou comprar e existem diversas traduções diferentes, me sinto perdido e não sei por qual optar. Creio que isso aconteça com muita gente.

A ideia é postar sobre as melhores traduções de cada obra (ao menos de algumas que existem n traduções diferentes ou conforme forem perguntando).

Por exemplo, algumas obras que eu pretendo ler, mas estou em dúvida:

Ilíada (Homero) - A melhor é a do Haroldo de Campos?
Odisséia (Homero) - ?
Eneida (Virgílio) - ?
Fausto (Goethe) - A melhor é a da editora 34 (não lembro o tradutor)?
Paraíso Perdido (Milton) - ?
Ulisses (Joyce) - ?
Obras do Shakespeare - ?
 
O Tillion fala bem de Ilíada e Odisséia com tradução do Carlos Alberto Nunes.

Shakespeare depende, tem a Helena Heliodora que é a mais bem falada aqui no Brasil, a Anica disse em outro tópico que a tradução dela é mais voltada para o teatro, e tem a tradução também do Carlos Alberto Nunes novamente, essa saiu em uma edição da Agir muito bonita. Aí depende há quem prefira um, há quem prefira outro.
Há as edições L&PM mas aí a tradução é variada.
 
A dica maior é sempre olhar de onde vem o livro, editoras como Cosac Naify, Comapnhia das Letras e Cosac & Naify, costumam ter a melhor equipe de tradução. POREM, também costumam querer cobrar um braço e uma perna por um livro. Aí dificulta.

O tradutor de Fausto (Goethe) é Jenny Klabian Segall. A melhor tradução de Ulisses (James Joyce) é a de Bernardinha Pinehiro, que ganhou prêmio Jabuti e tudo mais. Sobre os outros eu não se dizer, até porque Shakespeare não é unanimidade, mas uma das melhores é a da Barbara Heliodora, que será lançada na coleção Abril.
 
Da Eneida tem a tradução clássica do Odorico Mendes. Acho que nenhuma outra superou (ou vai superar) essa ainda.

A tradução da Ilíada pelo Haroldo de Campos não deixa de ser boa, mas tem aquilo de ter mais do tradutor do que do autor, principalmente por ele ser poeta. O "dedo" do Haroldo fica mais visível que o do Homero, por assim dizer. E como já fiz antes, recomendo a do Carlos Alberto Nunes, assim como a da Odisséia, que também tem tradução do Donaldo Schüler pela L&PM.

O Carlos Alberto Nunes também traduziu todo o Shakespeare. É mais uma boa opção.
 
Conferi umas traduções de sonetos do Shakespeare que saíram em edições bilíngues, feitos por Ivo Barroso, e achei o trabalho muito bom.

Não entendo bulhufas de grego, mas um amigo que conhece disse que as traduções do Haroldo de Campos "forçam a barra", que ele é muito intrusivo.

As traduções do russo vão além do trabalho do Boris Schnaiderman? Alguém conhece outros tradutores que trabalhem direto na língua original e façam o serviço direitinho?
 
Fausto (Goethe) - Jenny Klabian Segall. Sim. Ela traduziu as duas partes do Fausto, e a edição da 34 possui notas para com a tradução e para com o texto. De longe a melhor edição do Fausto que tem. De longe mesmo.

Paraíso Perdido (Milton) - Gosto muito da tradução do dr. José Lima Leitão, que possui um caráter lírico muito forte, coisa que é bastante importante no Paradise Lost. Tem uma edição da Logos, em duas edições, com gravuras do Doré, e uma dos Clássicos Jackson. Como a da Logos só possui notas e índice explicativo de nomes na segunda edição, isso fica meio complicado... A da Jackson pode ser mais cômoda e mais acessível, por ser apenas uma edição...

Ulisses (Joyce) - Por enquanto, Antônio Houaiss, mas creio que a tradução do Ulisses que vai sair pela Cia das Letras em 2012 venha a superar a do Houaiss a partir do momento em que vai retirar o excesso de erudição desnecessário do Houaiss em determinados trechos.
 
Se você não fala alemão, não leia Kafka se não for Modesto Carone... depois não diga que não avisei... :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo