• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As maiores torcidas do Brasil

A maior torcida do Brasil

seg, 04/05/09
por decio.lopes |
categoria Brasil

Quais são as maiores torcidas do Brasil? Quantas pessoas torcem pelo Flamengo? E pelo Corinthians? Quem são os Top 15 do futebol brasileiro quanto a número de torcedores? O tema, sempre polêmico, é esclarecido com a ajuda dos insitutos de pesquisa.


No texto de ontem sobre os títulos das duas grandes “nações” do nosso futebol, vários comentários tocaram em um tema delicado e sempre polêmico: quais são, de fato, as maiores torcidas do Brasil e qual é a parcela de cada clube na divisão deste grande e delicioso “bolo” de paixão do brasileiro.
Longe de querer encerrar o assunto, fui em busca de alguns dados para, pelo menos, fugirmos do mero ”achismo” e do disse-me-disse. Neste caso, os institutos de pesquisa são a nossa mais confiável fonte. Mas há outros dados interessantes.
Então vamos a eles:
O Ibope, instituto líder no Brasil, sob encomenda do jornal Lance!, pesquisou em outubro de 2004. Ouviu 7.300 pessoas de todas as regiões do país e o resultado foi o seguinte:
1. Flamengo - 18,1%
2. Corinthians - 13,2%
3. São Paulo - 7,3%
4. Palmeiras - 6,5%
5. Vasco - 5,5%
6. Cruzeiro - 3,7%
7. Grêmio - 3,5%
8. Santos - 2,7%
9. Inter - 2,6%
10. Atlético MG - 2,0%
11. Botafogo - 1,5%
12. Fluminense - 1,2%
13. Bahia - 1,1%
14. Sport e Vitória - 1, 0%

Na época o Brasil tinha 182 milhões de habitantes. Por isso, a pesquisa indicava aproximadamente 33 milhões de rubro-negros e 24 milhões de corintianos. A população brasileira hoje, segundo o IBGE, é estimada em 191 milhões de pessoas. Assim, segundos os números do Ibope, o Flamengo teria hoje 34 milhões e 570 mil torcedores. Os corintianos seriam 25 milhões e 200 mil. Gente pra caramba!
______________________________________________
O Datafolha, em novembro de 2007, fez a mesma pesquisa e encontrou resultados semelhantes. Mas com um detalhe, na minha opinião, negativo: não havia casas decimais. Os resultados foram arredondados na divulgação. Foram ouvidas 11.700 pessoas, em 390 municípios, de 25 estados brasileiros. Veja só:
1. Flamengo - 17%
2. Corinthians - 12%
3. São Paulo - 8%
4. Palmeiras e Vasco - 6%
6. Grêmio 4%
7. Cruzeiro e Inter - 3%
9. Atlético MG, Botafogo e Santos - 2%
12. Bahia, Fluminense, Sport e Vitória - 1%

Projetando estes números do Datafolha para a população brasileira atual, teríamos hoje 32.470.000 rubro-negros, enquanto contaríamos 22.920.000 torcedores do Timão. Duas nações, de fato. Ou eu exagerei no texto de ontem?
__________________________________________
O Datafolha também publicou no ano passado um quadro muito interessante, mostrando a variação das torcidas ao longo da década - e com uma referência mais antiga. Estes dados nos mostram que embora haja variações em determinados momentos, dependendo de ídolos e resultados, no quadro geral, a longo prazo, há bastante estabilidade na preferência do brasileiro. Veja reprodução lá embaixo, ao fim do texto.
___________________________________
A pedido da Editora Ática, o Gallup, maior instituto de pesquisas do mundo, também fez o seu trabalho sobre o tema. Mas o resultado é muito conflitante com as outras sondagens. Isso porque o instituto abordou a questão de um modo diferente, tentando descobrir o verdadeiro torcedor, que acompanha o seu clube e o futebol, e não apenas aquele que afirma simpatizar com alguma agramiação. Foram entrevistadas 34 mil pessoas, em 1.913 cidades, incluindo todas as 27 capitais, no primeiro semestre de 2008. Veja só que o que apontou o placar final:
1. Flamengo - 9, 91%
2. Corinthians - 8, 93%
3. São Paulo - 7%
4. Palmeiras - 6,9%
5. Vasco - 6,8%
6. Grêmio - 6,7%
7. Bahia - 5,3%
8. Cruzeiro - 5,29%
9. Atlético MG - 5,27%
10. Inter - 5,11%
11. Fluminense - 3%
12. Botafogo - 2,999%
13. Vitória - 2,8%
14. Sport - 2,7%
15. Goiás - 2,1%
———————————————-
Embora longe de mostrar um quadro real da quantidade de torcedores, um índice nos ”fala” algo sobre participação dos apaixonados por cada clube.
A Timemania, até janeiro de 2009, vinha tendo a seguinte participação:
1. Flamengo - 7,63%
2. Corinthians - 6,17%
3. São Paulo - 4,62%
4. Palmeiras - 4,40%
5. Grêmio - 4,18%
6. Santos - 3,76%
7. Inter - 3,59%
8. Vasco - 3,40%
9. Cruzeiro - 3,00%
10. Botafogo - 2,87%
11. Fluminense - 2,68%
12. Atlético MG - 2,61%
13. Bahia - 2,26%
14. Fortaleza - 2,57%
15. Vitória - 1,56%
—————————————-
Ainda nos ajudando na questão e revelando detalhes interessantes quanto à renda do torcedor, trago agora a lista dos jogos comprados no pay-per-view, segundo o Clube dos Treze:
1. Flamengo - 13,84%
2. Corinthians - 9,77%
3. São Paulo - 9, 21%
4. Palmeiras - 8,23%
5. Grêmio - 8,17%
6. Inter - 6,87%
7. Cruzeiro - 6,56%
8. Vasco - 6,46%
9. Atlético MG -5,94%
10. Fluminense - 5,55%
11. Botafogo - 4,67%
12. Santos - 2,42%
13. Atlético PR - 1,59%
14. Figueirense - 1,42%
15. Coritiba - 1,41%
——————————————-





http://colunas.sportv.com.br/expressodabola/2009/05/04/a-maior-torcida-do-brasil/#more-431




....................................


O texto acima fez um apanhado curioso sobre o perfil e a diferença de sensos sobre as maiores torcidas do Brasil.
 
Acho válida a pesquisa da Gallup no sentido que ela ve quem torce pra algum time pois na minha experiencia é q 80% de quem não tem time diz q é Flamengo. No entanto os número ainda são estranhos pra mim. Eu acho q o número de flamenguistas diminuiria mas continuaria com +ou- o dobro do de Vascaínos. É a minha impressão pelo menos aqui no rio. Flamengo = Vasco + Botafogo + Fluminense.
 
Não interessa a quantidade de empecilhos que queiram colocar para dizer que o Flamengo não tem a maior torcida.
Só perderemos em pesquisas nacionais se excluirem a presença de clubes rubro-negros.


A pesquisa desse Gallup realmente seria a mais interessante.
Mas tem que divulgar exatamente qual o critério utilizado para separar torcedores de simpatizantes. Não pode ser uma escolha feita subjetivamente da cabeça dos entrevistadores.
 
Última edição:
Pra mim existe um jeito bem simples de descobrir: pergunta se tem dois times.

Como isso NÃO existe pra quem gosta de verdade de futebol, a pessoa que falar que tem dois times é apenas simpatizante de ambos.
 
Eu não to dizendo q o Flamengo não tem a maior torcida. Tem sim, só to dizendo tb q o número é contaminado por não torcedores, flamenguistas por tabela. Principalmente mulheres.
 
Como descobrir um simpatizante: pergunte coisas da época anterior ao período de glórias do clube (o número de são paulinos pós 2005 é impressionante, pra ter um exemplo).
Como disseram aí, se tem dois times NÃO É torcedor.
E que tal perguntar a escalação do time? :lol:

Eu incluiria nessa lista os caras que nasceram lá nos cafundós do Judas e aperenderam a torcer pro Vaxcão vendo a Globo, também, mas aí já é uma coisa mais complexa.
 
Eu incluiria nessa lista os caras que nasceram lá nos cafundós do Judas e aperenderam a torcer pro Vaxcão vendo a Globo, também, mas aí já é uma coisa mais complexa.

Não absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Se o cara torce, não vale ver os motivos. 90% das pessoas escolhem times por motivos externos: é o time do pai(em geral), do melhor amigo de infancia, que tinha a camisa mais bonita, etc. São pouco os casos de paixão incondicional a uma esquadra de brilhar os olhos.
 
Como descobrir um simpatizante: pergunte coisas da época anterior ao período de glórias do clube (o número de são paulinos pós 2005 é impressionante, pra ter um exemplo).
Na verdae seu argumento seria melhor aproveitado se vc usasse o nºde são paulinos pós 92/93. Foi nessa época que formamos a maior base jovem de torcedores, que hoje influenciam seus filhos... que já viram o time ser campão mundial.

Coisa de time grande. :mrgreen:
 
Pra mim existe um jeito bem simples de descobrir: pergunta se tem dois times.

O jeito mais simples, eficiente e mais imparcial que qualquer pesquisa sabe qual seria?.... Usar a estrutura do nosso sistema eleitoral com urnas eletrônicas... onde se atribuiria um numero pra cada um das centenas de clubes que temos em todas as divisões e só seria possivel votar num só. Até o nosso presidente doente por futebol apoiaria em peso uma medida dessas.
Como isso tem um custo, este tipo de votação até sairia em conta se rolasse pegando a carona de alguma eleição e seria uma última etapa depois de tantas outras que estamos acostumados a votar (governador, dep. estadual, presidente, etc) aí quem não gosta de futebol vote nulo ou branco. É claro que nesse processo não teriamos os votos dos jovens com menos de 16 anos, mas daria um panorama bem mais preciso que qualquer pesquisa jamais feita.
 
Ou seja: a idéia é tão absurda que esperamos que nossos ociosos deputados/vereadores não leiam esse fórum.
 
O ideal seria levar cada cidadão para uma máquina da verdade e dar choque (igual à de uma cadeira elétrica americana) cada vez que ele dissesse um time mas a máquina acusasse "mentira". Sendo liberado só quando desse "verdade".
Inclusive crianças, mulheres, idosos e quem não possui nenhum documento como RG ou CPF.
 
Há uma pesquisa que mostra q metade da população brasileira não gosta de futebol. No Brasil só existe duas torcidas nacionais que integra o Brasil de norte a sul...que é Flamengo e Vasco.

Palmeiras nunca q tem mais torcida q o Vasco. Torcer pro São Paulo é modinha agora no Brasil
 
O estado de São Paulo possui mais de 1/5 da população brasileira. Tenho certeza que Palmeiras possui mais torcida que Vasco. Até porque no sul/nordeste, pesquisas mostram Palmeiras sempre com mais torcida que o Vasco.
 
Knolex disse:
Pra mim existe um jeito bem simples de descobrir: pergunta se tem dois times.

Como isso NÃO existe pra quem gosta de verdade de futebol, a pessoa que falar que tem dois times é apenas simpatizante de ambos.

Zé da Manivela disse:
Como disseram aí, se tem dois times NÃO É torcedor.


Naaada a ver, pessoal. Se tiver de escolher um, eu escolho na hora. Mas nada me impede de TORCER pra mais de um time.
 
O estado de São Paulo possui mais de 1/5 da população brasileira. Tenho certeza que Palmeiras possui mais torcida que Vasco. Até porque no sul/nordeste, pesquisas mostram Palmeiras sempre com mais torcida que o Vasco.

Acontece q em sampa a proporção de são paulinos, santistas e corinthianos tb é bem significativa. Já Botafogo e Fluminense tem poucos torcedores, comparativamente.

Qdo o sul, concordo q há mais palmeirenses, mas no nordeste eu to duvidando ein.

De qq forma acho que o número deva ser equivalente... 100 mil pra lá ou pra cá.
 
Há uma pesquisa que mostra q metade da população brasileira não gosta de futebol. No Brasil só existe duas torcidas nacionais que integra o Brasil de norte a sul...que é Flamengo e Vasco.

Se metade da população brasileira não gostasse de futebol mesmo... então seria ainda meio dificil andar pelas ruas de uma grande cidade como São Paulo como por exemplo em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Na ultima, na Alemanha durante o jogo Brasil x Gana teve um grupo de 6 pessoas que ousaram por isso a prova caminhando peladas pela avenida mais famosa da cidade... a Av. Paulista e eles conseguiram caminhar tranquilamente.. foi noticia em vários jornais.
Já quanto ao Vasco.. eu vi o 2° tempo inteiro contra o Ceará e antes de começar o jogo quando mostraram uma visão panorâmica do estádio inteiro.. eu vi que a torcida vascaina em numero bem reduzido ocupando um espaço muito pequeno e discreto do estadio.. enquanto a torcida do ceará era ampla maioria.
Daí pergunto.. foi feito esquema de venda por cota reduzida a torcida visitante???... o que sinceramente não tem sentido já que é só começo de campeonato e o Ceará teve a oportunidade de receber um clube de grande torcida e poder assim lotar mais seu estádio ou então a torcida do Vasco que sempre afirmam ser muito grande no Nordeste... em Fortaleza não é tudo isso que falam? Só sei que quando é o Flamengo contra os times de lá... a torcida dos times locais sempre são obrigadas a dividir o estádio meio a meio com os flamenguistas ficando muitas vezes em minoria. Bom.. tem muito jogo pela Série B e o Vasco ainda vai jogar em outras capitais importantes.. ai veremos isso melhor.
 
Última edição:
A nova edição da Revista Placar (aqui no Sul, com o Fernandão do Inter-RS na capa) traz uma pesquisa com o tamanho das torcidas brasileiras. Algumas surpresas e novas tendências aparecem no estudo da TNS Sports, empresa inglesa que pesquisou 13 capitais brasileiras.
A pesquisa tem um foco diferente: todos os números foram colhidos de torcedores que REALMENTE gostam de futebol. Entre as 64 perguntas que cada pesquisado teve de responder, a principal era se o entrevistado acompanha e consome futebol. Por isso os números são expressivos. Afinal, trata-se de um público consumidor.
Os maiores times do Brasil (21 ao todo) ocupam a preferência de 74,81% dos fãs da bola. A Seleção (sim, tem gente que torce só para o Brasil) e os demais clubes dividem a parcela restante. O glorioso Londrina, por exemplo.
Como já era de se esperar, o Flamengo segue com a maior torcida do País, com 15,34% da preferência. Mas o Corinthians colou. Os paulistas já tem 14,83%. Mesmo na crise, o Timão cresce. Aliás, crsceu nos últimos anos, com Tevez & cia. Mas quem cresce mesmo é o virtual pentacampeão brasileiro. O São Paulo, que vive o segundo "boom" da história (a Era Telê foi o primeiro), tem 11,89%. Me lembro de uma entrevista do ex-presidente do Tricolor paulista, Marcelo Portugal Gouvêa, dizendo que em 10 anos o projeto sampaulino é de ocupar o posto de maior torcida do Brasil. Pelas conquista e ações de marketing (lembram-se da parceria com a Disney?) o São Paulo caminha a passos largos para tanto, com a ajuda de Fla e Corinthians.
Depois de anos doutrinados pelo rádio carioca, os torcedores, que se acostumaram a ver mais o futebol de SP pela TV, já preferem os bandeirantes aos cariocas. Por isso, o Palmeiras tem a quarta torcida do País (8,58%), à frente do Vasco (4,47%), que por sua vez está à frente do Santos (3,8%).
A resistência fora do eixo começa com a dupla mineira. Mesmo que por uma diferença apertada, a pesquisa quebra a imagem de que o Atlético-MG tem a maior torcida das Alterosas. O Cruzeiro lidera, com 3,38%. O Galo tem 3,04%. Depois, seguem Botafogo (2,12%) e Fluminense (1,66%), também mudando a imagem de que o Fogão é o menor dos cariocas.
O Grêmio tem a maior torcida entre os clubes do Sul do Brasil. O Tricolor gaúcho ficou com 1,19% das indicações. O crescimento do Furacão nos últimos anos fez com que o Atlético ultrapassasse o Inter e ocupasse o segundo posto da região, com 0,62%. Porém, nacionalmente, entre Grêmio e Atlético estão o Bahia, maior do Nordeste (0,77%) e Sport Recife (0,70%). O Vitória é outro que aparece à frente do Colorado gaúcho. Os rubro-negros soteropolitanos tem 0,57%, pouco à frente do Inter, com 0,55%.
Cinco clubes encerram nacionalmente a lista dos mais citados. Goiás (0,38%), Coritiba (0,35%), Santa Cruz (0,27%), Náutico (0,22%) e Paraná (0,09%) fecham os 21 times.


_____________________________________________________
Philadelphia Florist Shop
New Car Reviews
 
O foda de pesquisa é q a metodologia muda tudo. Acho válida e até coerente o resultado, mas me surpreende a posição do inter por exemplo.
 
Essa pesquisa parece mais séria do que sair pelas ruas perguntando, sem saber se acompanha futebol. Só achei estranho ter tanto São Paulino que realmente gosta de futebol, porque quase todos são modinhas. Tanto é que faz tempo que não vejo um postando por aqui...
 
Po, tb não é assim, são três os são paulinos que participam do Esportes: o Rama, o Fúria (que está fora por um ano devido à promessa) e o Kurt. E vc tb passou um bom tempo fora Neithan, n pode falar de ninguém n. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo