1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As maiores derrotas da Seleção Brasileira

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fingolfin, 4 Dez 2005.

1. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Estamos as vésperas de mais uma Copa do Mundo e mais uma vez o Brasil chega como o grande favorito. Isso nunca é bom mas depois de 24 anos de jejum entre 70 e 94 o Brasil fez 3 finais seguidas na Copa e as constantes eliminações nas quartas de final já são passado tão longínquo que se torna inaceitável.

Muitos aqui vão lembrar de 82. Os mais novos vão lembrar da derrota pra França... qual é pra vc as maiores derrotas da seleção...

Mas eu lembro dessa época de vacas magras e depois de discutir um pouco disso com o Krebain hoje eu vou contar aqui:

Vou pedir pra gente por um pouco de história do jogo tb pra podermos conhecer e adiquirir conhecimento com o jogo.

Brasil 1(3) x 1(4) França - Quartas de Finais - Copa do Mundo de 1986

Que 3 a 0 em 98 que nada, pra mim a grande derrota pra França foi em 86. O jogo que coroou a amaldiçoada carreira de Zico na Seleção que perdeu um penalty na prorrogação qdo tava 1 a 1. Esse jogo é pra mim uma das piores derrotas de todos os tempos por vários motivos:

- É o primeiro jogo que eu lembro na minha vida. Eu tinha 5 anos de idade.
    - A Copa do Mundo tinha uma importancia muito maior do que tem hoje onde a vida responsável tem mais importancia. Tudo parava mesmo, hoje quase tudo para.
    - Havia umas 40 pessoas só na minha casa assistindo e esse espírito de Copa não existe mais.
    - Foi a minha primeira decepção com um time de futebol.

Escalações

BRAZIL
    1 GK CARLOS
    4 DF EDINHO
    13 DF JOSIMAR
    14 DF JULIO CESAR
    17 DF BRANCO
    6 MD JUNIOR (Silas no 1 min da prorrogação)
    15 MD ALEMAO
    18 MD SOCRATES
    19 MD ELZO
    7 FW MULLER (Zico aos 72 min)
    9 FW CARECA

Tele Santana

FRANCE
    1 GK Joël Bats
    2 DF Manuel Amoros
    4 DF Patrick Battiston
    6 DF Maxime Bossis
    8 MD Thierry Tusseau
    9 MD Luis Fernandez
    10 MD Michel Platini (c)
    12 MD Alain Giresse (Jean-Marc Ferreri aos 84)
    14 MD Jean Tigana
    18 FW Dominique Rocheteau (Bruno Bellone aos 11 da prorrogação)
    19 FW Yannick Stopyra

Coach: Henri Michel

Gols: 17' Careca e 41' Platini

Penaltys: Alemão, Zico e Branco converteram; Socrates e Julio Cesar erraram
    : Stopyra, Amoros, Bellone e Fernandes converteram; Platini errou

Brasil 1 x 2 U.R.S.S - Final das Olimpiadas Seul - 1988

Nenhuma outra vez o Brasil esteve tão perto de conquistar o ouro Olímpico. Se em 84 o Brasil tb tinha chegado a final, naquele ano a favorita disparada era a França que venceu. Nesse ano com Romário e Bebeto no ataque, Taffarel no Gol, Jorginho na lateral eramos favoritos. Começamos vencendo a campeã mundial junior de 87 Yugoslávia continuou com uma vitória dramática sobre a Argentina nas quartas e outra nos penaltys contra a Alemanha na semi final e assim chegamos a aspirantes ao título. O favoritismo se confirmou qdo o Brasil saiu na frente com gol do Baixinho no início do jogo mas a União Soviética empatou de penalty e na prorrogação virou o jogo.

Pra quem nunca tinha visto o Brasil ganhar um título importante e só veria em 94, esta, que foi a 1a final q eu vi o Brasil disputar ficou marcada. Ainda lembro de assistir este jogo deitado na cama dos meus pais cedinho, do lado da minha mãe.

FICHA TÉCNICA
    União Soviética 2x1 Brasil
    Local: estádio Olímpico (Seul-CSU)
    Público: 73 mil
    Árbitro: Gerard Biguet (França)
    União Soviética: Kharine; Ketashvili, Yarovenko, Gorlukovich e Losev; Kuznetsov, Dobrovolski, Mikhailichenko e Tatarchuk; Liuty (Skliyarov) e Narbekovas (Savichev)
    Brasil: Taffarel; Luís Carlos Winck, André Cruz, Aloísio e Jorginho; Andrade, Milton e Neto (Edmar); Careca, Bebeto (João Paulo) e Romário
    Gols: Romário (30/1º), Dobrovolski (17/2º, de pênalti) e Savichev (14/1º da prorrogação)
    Cartões vermelhos: Tatarchuk (5/2º da prorrogação) e Edmar (13/2º da prorrogação)

Tiveram outras... marcantes... mais rescentes que postarei depois com mais calma.

2. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Fingol, só retificando, entre 88 e 94 o Brasil ganhoua Copa América de 89, no maracanã, com show de bebeto e romário.

E pra mim a derrota mais marcante, pela idade e por imapcto que teve em mim, foi a de 98 mesmo. Copa América de 95 deu apenas raiva... a outra derrot amarcante pra mim não conta pq foi naquele amistoso Brasil e Argentina no maracanã em 98...

3. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Na Copa de 82 eu tinha 8 anos. Foi a primeira Copa que pude acompanhar razoavelmente bem, então sou "calejado" por aqueles 2 bons times que o Telê montou mas que por fatalidade fracassaram.

A derrota pra URSS em Seul também foi uma enorme decepção já que o Brasil vinha jogando bem, saiu na frente no placar e tomou a virada de forma tão bizonha quanto foi aquele jogo pra Nigéria.

4. Felagund

Felagund Well-Known Member

Bem...a que eu mais me lembro foi 98 e aquele Pré-Olimpico com aquela geração Robinho, Diego, Rafael Sobis, Dudu Cearense e outros craques....

5. Turgon

Turgon 孫 悟空

As que eu me lembro mais são a derrota em 98 também e uma outra que aconteceu contra a Nigéria nas Olimpíadas, que o Brasil tinha tudo para chegar na final, acabou perdendo mesmo com jogador a mais no campo.

6. Fingolfin

Sim, mas eu nunca considerei a Copa América uma competição importante.

7. Eö Calmcacil

Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

Pra mim, a maior derrota do Brasil foi uma em 96 ou 97, não sei por qual competição ou amistoso, mas que, em pleno Maracanã, perdemos de 1 a 0 pros nossos "hermanos". Aquilo foi um baque no moral...

8. Fingolfin

Isso foi em março de 98... na volta do Raí.

Teve é claro aquele 4 a 3 contra a Nigéria em 96 ... mas como eu ainda não consegui os dados da partida eu não quis incluí-la no meu relatorio

9. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Estou surpreso de ninguém ter citado o 2 x 1 pro Uruguai na Copa de 50.

10. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Craques?

ps:
    O Sobis não era dessa seleção. Os atacantes eram o Nilmar, Robinho, Daniel Carvalho e um outro cabeçudo lá ...

11. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Q eu tenha sentido mermo foi em 98.....
    Já q minha história em Copas começou em 94 (dava pra ter começado em 90, mas eu lembro q passei a acompanhar realmente futebol lá pra 92).....
    Ainda mais q eu ainda considero essa seleção como a melhor q eu vi formada pra uma Copa (q com toda certeza essa de 2006 já vai superar).....Não q tenha jogado melhor, mas a q tinha os melhores jogadores e ainda nos auges de suas carreiras.....
    Lembro mais ainda da dupla Ro-Ro q vinha bem e q por fatalidade acabou naum atuando na Copa.....

De resto, por alguma razão naum me marcaram tanto.....
    Naum sei pq nunca consegui dar uma importancia em ambitos futebolisticos para as Olimpiadas.....

12. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Alguém aí era nascido em 1950?

Aquela derrota na olimpíadas de 2000 tb foi foda, acho que o time tava com dois jogadores a mais...

13. Knolex

Considerando que só estamos falando das derrotas que vimos, seria meio estranho alguém citar mesmo. Pq, vc tava lá no Maracanaço?

14. Krebain

Krebain Banned

A minha vida futebolisticas, em termo de seleção Brasileira, praticamente só teve glórias... Das 3 Copas que vivi, o Brasil ganhou 2 e chegou a final na outra....

Logo, acho que só poderia citar a de 98 e a derrota para a Nigéria...

A primeira, logicamente, por ser uma final de Copa, e ser um bom time.... Depois da vitória sofrida da Holanda (com direito a mandar energia para o Taffarel na disputa de penaltys), eu já dava como certa a vitória... Aquela confusão toda com o Ronaldo nunca me pareceu nada sério, então quando o Brasil foi tomando os gols, eu quase não podia acreditar... Me lembro até hoje do quarto árbitro levantando a placa de 3 mins de acréscimo e eu pensando:"Um gol por minuto, ainda dá!!". Não deu. Fui pro meu quarto, deitei na cama e meus olhos se encheram de lágrimas...

A segunda não me atingiu tanto, mas pelo adversário, a ótima geração de jogadores e pelo fato do Brasil nunca ter ganho as Olimpíadas, marcou.

O Pré Olimpíco recente já não me afetou nem um pouco. Eu fiquei é com raiva daqueles garotos que achavam que iam levar tudo fácil, sair atropelando todo mundo, além do Carnaval feito pela mídia que endeusava aquele time.

15. Fingolfin

Eu tava pensando nisso no dia q eu conversava com o krebain... o Brasil esteve nas 3 finais das ultimas copas ganhando duas então a galera tá muito mal acostumada. Antes disso o Brasil passou 24 anos sem sequer chegar a uma final... alguém hoje consegue imaginar isso?

16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Como comecei acompanhar futebol no inicio dos anos 80, não tenho esse mal costume, mas serve de alerta

Aproveitando o gancho desse tema não tem como citar a última vez que o Brasil foi eliminado e sem jogar as 7 partidas. Aquela bizonha derrota de 1x0 pra Argentina em 90 comandada pelo Lazaroni que pra mim mesmo ganhando de forma ilusória aquela Copa América de 89 sempre foi um bundão e um "Zé Ninguém" como treinador. Só no RJ é que dão crédito pra ele.

Eu nunca esqueço que quando o Brasil perdeu aquela partida havia um grupinho de torcedores no aeroporto do RJ a fim de lincha-lo, mas covarde que foi logo depois da derrota nem sequer voltou a concentração. Ficou ali mesmo na Itália e só voltaria ao Brasil depois de muito tempo, quando muitos já tivessem esquecido aquela derrota. Não é a toa que aqui em SP ele é chamado pela imprensa de o "Fernando Collor" do futebol.

17. Knolex

O engraçado de 90 é que vencemos todos os jogos da primeira fase jogando bem mal, e no primeiro jogo que o BRasil mereceu vencer perdeu. Ironia, hein...

18. Krebain

Krebain Banned

Não consigo nem imaginar um Brasil ficar de fora nas quartas de final... E pelo jeito, não vai ficar por um bom tempo...

19. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Muita coisa pode acontecer. Ninguém imaginava também a França e Argentina fora das fases finais em 2002, e aconteceu o que aconteceu.
    De repente, o Kaká se machuca, e aí?!
    Acho que o Kaká é o grande ás dessa seleção, mais necessário para o grupo do que o Ronaldinho. Sem ele, ainda temos craques, mas a história vai ser outra, e num grupo difícil, agente pode se estrepar.

Temos rigorosamente TODAS as grandes seleções na Copa, assim como em 98. E mesmo assim, os campeões foram os até então desacreditados anfitriões.

Agora, não somente temos as seleções fortes como cabeça de chave, mas temos outras ... como Portugal, Holanda, Suécia, Espanha, República Tcheca e Ucrânia (Ucrânia, segundo alguns, não por mim).
    Só o que digo, antecipadamente, é pra não fazerem muitos prognósticos. Esperem de tudo .. amanhã vamos acompanhar os sorteios.

Última edição: 8 Dez 2005
  20. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Eu axo tanto Kaká qto o Ronaldinho igualmente necessários.....
    O Kaká representa o lado europeu do futebol, de um jogador q tem facilidade de se adaptar às táticas do treinador e jogar pelo time.....E o Ronaldinho q é o representante do lado "irresponsavel" do futebol sul-americano sendo o unico q consegue em 1 só jogo hj em dia fazer no mínimo 3 ou 4 jogadas inusitadas q criam xances de gol.....
    E numa copa, em jogos complicados e q ninguem está inspirado, é sempre bom saber q temos um Kaká q podemos confiar.....Mas q tb pode vir o Ronaldinho Gaucho e inventar de cobrar uma falta na linha da lateral no angulo do goleiro adversário pq ele lembrou q o treinador de goleiros tinha dito pra ele q esse goleiro costuma ficar sempre uns 2 ou 3 passos adiantados.....

Compartilhar