• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Lâmpadas dos Valar

Mulder

Usuário
Todo Mundo conhece a Era das Lampadas quando existia 2 grandes lampadas iluminando arda na 1º Primavera. Elas emitiam uma luz forte e onde as 2 luzes se juntavam o local se tornava um local de grande beleza - que era extamente a ilha dos valar.
Por acaso essas lampadas não seriam uma especie de Silmarills maiores? Não seriam por acaso melhores que as ditas cujas? O que aconteceu com elas depois que foram derrubadas? Evaporaram? :o?:



* 100º Topico - Quando eu vo ser atani? :D *
 
Não seriam como silmarills não. Pq elas foram criadas a partir da luz das árvores, que só apareceram bem depois das lâmpadas. Estas lâmpadas não seriam melhores que as árvores nem que as pedras, pois as árvores e sua luz foram as mais belas criações dos Valar.

* 100 Tópico??? Tá doido? 100 Post... - Vc só vai ser Atani com 250 POSTS
 
Bom, estamos falando então da natureza da luz das Lâmpadas e das Árvores. Eu atualmente acho que a Luz das Lâmpadas seja menos "divina" ou "angélica" que a das Lâmpadas.

Os Valar prepararam Arda como morada dos homens e elfos. A luz das Lâmpadas não poderia consumir a vida dos Filhos mais novos como provavelmente acontecia com a Luz das Árvores, que era perfeita para os Eldar.
 
Quer dizer que a Luz das Arvores era mais indicada para os Eldar enquanto a luz das lampadas teria um efeiro melhor em Humanos?

E quanto as luzes - Não sei, para min a luz das sillmarils se equivalia em "divindade" com as das Silmarills (Embora as luzes das lampadas fossem mais fortes), afinal, ambas não foram consagradas pelos valar? Sendo que as lampadas foram feitas pelos proprios valar enquanto que a sillmaril apenas a luz era, digamos, vinda dos Valar.

* 100 Tópico??? Tá doido? 100 Post... - Vc só vai ser Atani com 250 POSTS

:lol: UhAUhauhaU - vc é um estraga prazeres :mrgreen:
 
Eu acho q não tinha nada a ver com as pedras, mesmo pq as lampadas tinham uma espécie d oleo em chamas pra iluminar. Tanto q qdo Melkor as derrubou, o oleo espalhou e botou fogo em qse toda Arda.
 
Eu acho que as Lâmpadas eram muito mais grandiosas que as Árvores, além de maiores pq quando tombaram criaram duas baias gigantescas.
 
É claro que a Luz das lâmpadas não fazia mal aos humanos. Se originalemnete eles iam viver ali, os Valar não poderiam fazer a luz das Lampadas prejudicias aos humanos, como a luz das árvores.
Eu acredito que as lampadas fossem sim menos "divinas" que as árvores, embora fossem muito maiores que as árvores, pois as lâmpadas iluminavam toda a Arda.
 
É claro que a Luz das lâmpadas não fazia mal aos humanos. Se originalemnete eles iam viver ali, os Valar não poderiam fazer a luz das Lampadas prejudicias aos humanos, como a luz das árvores.
Eu acredito que as lampadas fossem sim menos "divinas" que as árvores, embora fossem muito maiores que as árvores, pois as lâmpadas iluminavam toda a Arda.

Tipo, as arvores só não iluminavam arda toda por causa das montanhas de aman, que eram muito altas.

Mas os Valar não tinham conhecimento de como seriam os filhos de Eru, portanto não podiam preparar algo "melhor para elfos" ou "adequado para humanos". Não se sabe se a luz das lampadas seria prejudicial aos humanos (ou elfos) visto que eles nunca chegaram à velas.
Eu não acho que a luz das lampadas fossem superiores às das arvores (que pareciam funcionar de um jeito muito similar às lampadas), embora fossem similares, mas acho que eram superiores às das silmarills (em termos de "consagração")

Mas, no fim, de onde vinha a luz das lampadas? Seria por acaso um vislunbre do que viria mais tarde? A luz das lampadas com certeza é bem diferente das Silmarills, já que não atraia cobiça (Morgoth só queria derruba-las). Seria as lampadas os trabalhos maximos de Aulë (que construi a lamparina) e Varda (que deu a luz à lamparina) assim como as arvores foram o trabalho maximo de Yavanna e as Silmarills as de Fëanor?
 
Tipo, as arvores só não iluminavam arda toda por causa das montanhas de aman, que eram muito altas.
Então quando as árvores existiam, uma grande facho de luz saia através da Calacirya (não lembro se é assim que escreve) e iluminava toda Arda na sua faixa?Sei não....
Mas, no fim, de onde vinha a luz das lampadas? Seria por acaso um vislunbre do que viria mais tarde? A luz das lampadas com certeza é bem diferente das Silmarills, já que não atraia cobiça (Morgoth só queria derruba-las). Seria as lampadas os trabalhos maximos de Aulë (que construi a lamparina) e Varda (que deu a luz à lamparina) assim como as arvores foram o trabalho maximo de Yavanna e as Silmarills as de Fëanor?
Acredito que sim 8-)
 
Eu não estou tão certa de que a luz das lâmpadas seria boa para os humanos, pelo seguinte motivo (que é muito parecido com o que o Mulder postou): os homens só apareceram no Terceiro Tema, que Ilúvatar propôs contra a discórdia de Melkor. Naquela altura da Música, já tinha havido pelo menos dois embates entre os Valar e Melkor, e me parece que o ataque a Almaren e às Lâmpadas foi um deles (o primeiro). Então, não é verdade que os homens estavam destinados a viver em Arda como ela era na época das Lâmpadas. Os homens foram introduzidos por Ilúvatar para despertarem bem mais tarde do que isso, e num mundo que já teria sofrido certos efeitos da luta dos Valar e dos Elfos (que iam chegar com o Segundo Tema) contra Melkor. Se, entre outras coisas, Melkor não tivesse atacado as Lâmpadas, Ilúvatar não teria colocado os Filhos na história...

Se Valinor era mais bonita do que Arda durante a Primavera de Arda (Silm: 1, lembrar que as lâmpadas existiram exatamente nessa época), eu não vejo motivo para considerar que a luz das Árvores fosse inferior à das Lâmpadas.
 
Se Valinor era mais bonita do que Arda durante a Primavera de Arda (Silm: 1, lembrar que as lâmpadas existiram exatamente nessa época), eu não vejo motivo para considerar que a luz das Árvores fosse inferior à das Lâmpadas.

A luz das arvores não era inferior a das lampadas não. Eu disse que a luz das silmarills eram, no minimo, as mesmas da lampada.

Então quando as árvores existiam, uma grande facho de luz saia através da Calacirya (não lembro se é assim que escreve) e iluminava toda Arda na sua faixa?Sei não....

Era um corte que fixava a luz apenas para a ilha (como se fosse uma lanterna).
 
Eu só passei pra deixar um lembrete: As Lamparinas foram criadas com o intuito de justamente iluminar o mundo. As Árvores surgiram do canto de Yavanna, ou seja, foi algo mais, humm, "natural", por assim dizer.
 
Qual das duas fontes de luz era mais perfeita?? A luz essencialmente era a mesma... talvez as Árvores emitiam essa luz com maior intensidade ou menor controle do que as lâmpadas... talvez pelo fato de terem sido feitas somente por um único Vala, enquanto as lâmpadas foram trabalhadas e pensadas por todos.

P.S.: Naugrim rulez!!!! Yeah baby!!! :-P
 
Os homens foram introduzidos por Ilúvatar para despertarem bem mais tarde do que isso, e num mundo que já teria sofrido certos efeitos da luta dos Valar e dos Elfos (que iam chegar com o Segundo Tema) contra Melkor. Se, entre outras coisas, Melkor não tivesse atacado as Lâmpadas, Ilúvatar não teria colocado os Filhos na história...

Todos os filhos se originaram no terceiro tema: "Pois os filhos de Ilúvatar foram concebidos apenas por ele; e surgiram com o terceiro tema".

Concordo com a Swanhild de que não dá para saber se a luz das lamparinas faria mal aos homens, e mesmo aos elfos. Os valar não sabiam muito sobre os filhos nessa época. Acho que aconteceu o que deveria acontecer. Os elfos estavam predestinados a nascer sob a luz das estrelas, assim como os homens sob o Sol.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
A luz essencialmente era a mesma
Eu discordo desse ponto, Elrond, pq elas vinham de fontes diferentes: Enquanto a das árvores vinha de Yavanna e parecia "luz pura" (apenas luz, sem calor ou outra energia), as lâmpadas vinhan de Varda e pareciam mais com "estrelas dentro de gobos", incandescentes, porem líquidas.
 
Tem uma coisa que havia na luz das Arvores que nao havia na luz das Lampadas: o sentimento dos Valar pelas perdas sofridas no tumulto do final da Primavera de Arda. O Silma cita especialmente que Yavanna lamentava pelas coisas cujo crescimento havia sido bloqueado por aqueles tumultos (ou algo assim, eu estou sem os livros aqui para ver isso certinho). Ela criou as Arvores envolvida por esse sentimento. E o lamento pela beleza passada e destruida nao e o unico. Quando as Arvores foram criadas os Valar sabiam como Arda era sob a luz. O fato de eles terem tido luz antes so faria com que eles desejassem mais ainda ter luz de novo. Quando as Lampadas foram feitas os Valar talvez nao se importassem tanto, pois nao haviam ainda sofrido essas perdas.

No Tolkien beleza e sofrimento muitas vezes estao relacionadas.

Ja repararam como no livro a criacao da Arvores e contada de modo mais rico do que a criacao das Lampadas? Mais solene, tambem. O unico som era o do cantico de Yavanna. Eu acho que isso nao e por acaso. A luz das Arvores devia ser a melhor dentre as duas.
 
Swanhild disse:
O fato de eles terem tido luz antes so faria com que eles desejassem mais ainda ter luz de novo. Quando as Lampadas foram feitas os Valar talvez nao se importassem tanto, pois nao haviam ainda sofrido essas perdas.

(...)

Ja repararam como no livro a criacao da Arvores e contada de modo mais rico do que a criacao das Lampadas? Mais solene, tambem. O unico som era o do cantico de Yavanna. Eu acho que isso nao e por acaso. A luz das Arvores devia ser a melhor dentre as duas.

Com certeza Swanhild; por isso que eu acho que a luz das Árvores é sim, mais sagrada, mais solene, que a das Lamparinas. Foi algo que surgiu da dor da perda, de um cântico solene e um tanto triste, e não que foi simplesmente criado pra se poder enxergar melhor. Pode-se até dizer que as Árvores foi uma espécie de "presente" para os Valar, e não tão somente uma de suas sub-criações. É notável que a dor pela pela perda das Duas Árvores foi muito maior do que a dor pela perda das Lamparinas.

Swanhild disse:
No Tolkien beleza e sofrimento muitas vezes estao relacionadas.

Quer melhor exemplo disso que os próprios elfos? :wink:
 
As lâmpadas foram derrubadas por Melkor. As Silmarils foram roubadas por Melkor. As Árvores foram destruídas por Melkor. Tudo tinha um bom propósito, e o Melkor ia lá e detonava...
Mas as Lâmpadas foram feitas pelos Valar. As Silmarils por Fëanor. Nada a ver. Nenhuma comparação.
 
As Lampadas dos Vala

As lampadas foram criadas para iluminar Arda, mas, como foram feitas ??? Sua luz podia acabar ??? Elas faziam alguma outra coisa além de iluminar ???

Por favor respondam !!!
 
Não há mtas informações sobre elas, mas foram feitas por Aule, então eram boas, não se sabe se a luz podia acabar mas ela não era continua, ou seja, quem ta longe da lampada não eh iluminado por ela, e a unica coisa q elas fizeram alem de iluminar foi virar caquinho e quase destruir o mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo