1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Intermitências da Morte (José Saramago)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 7 Abr 2011.

  1. Anica

    Anica Usuário

    No dia seguinte ninguém morreu. É como José Saramago abre o livro As Intermitências da Morte, publicado originalmente em 2005. O que se vê a seguir é o que aconteceria se a morte (sim, ela insiste no uso da letra minúscula) não cumprisse seus deveres. Inicialmente recebida como uma boa notícia, logo se percebe que “não morrer” não é exatamente o maior desejo do ser humano, visto que “não morrer” quando você está doente e sofrendo não parece uma boa perspectiva, por exemplo.
    A partir dessa ideia das “férias” da morte, Saramago mais uma vez usa de sua língua ferina para criticar diversos setores de nossa sociedade e, por que não dizer, nós mesmos. Mas a crítica é feita com um senso de humor formidável, fazendo da obra talvez uma das mais leves que já tive a oportunidade de ler de Saramago, o que não deixa de ser irônico visto que lida com um dos nossos maiores tabus.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Haleth

    Haleth There's no such a thing as a mere mortal

    Acho essa frase inicial bacaníssima. Achei um bom livro, mas talvez seja o mais fraquinho dos dele que li até hoje. Até o Todos os Nomes, que nem é tão crítico assim, me agradou mais. É bom na mesma, talvez uma boa introdução a Saramago pra quem deseja conhecê-lo por completo e busca uma primeira obra. Pra quem lê outros mais densos primeiros, esse é meio ah tá. (Falei, falei e não disse nada, né? hehe)
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    Eu acho que entendi o que vc quis dizer, Manu. Algo como: não tem todo o potencial que dá para ler em livros como o ensaio sobre a cegueira, por exemplo. Eu concordo, não acho que seja nem de perto tão bom quanto esses, mas ainda assim achei muito bom. Ou seja, Saramago é foda o suficiente para até quando não é um dos melhores, entrega um livro bom, hehe.

    Achei que é uma boa recomendação para quem está começando com o Saramago para não se assustar com estilo e densidade da obra, aí vai aos poucos. Pega o estilo diferentão dele numa obra mais leve, aí vai para os outros.
     
  4. Haleth

    Haleth There's no such a thing as a mere mortal

    Sim, vc me entendeu lindamente ^^
     
  5. Samla

    Samla Usuário

    Concordo com a Anica: é muito bom, sem ser um dos melhores. Ou seja: Saramago é foda de qualquer maneira.
     
  6. Samla

    Samla Usuário

    Aliás, tenho aqui o link para o download de um documentário sobre o Saramago, bem interessante, bem bom tanto para quem conhece como para quem quer conhecer: http://www.megaupload.com/?f=75RL366T

    (sou nova, não sei bem onde é que divulgo essas coisas. se alguém puder me dizer se há algum lugar específico...)
     
  7. Calib

    Calib Visitante

    Concordo com todos. E "Todos os Nomes" é também melhor que "As Intermitências da Morte".
     
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Eu já tinha dito isso antes, e continuo dizendo (e concordando com a Anica): Intermitencias é o melhor livro "de entrada" para o Velho.

    Por ser curto acaba dando uma sensação de que basta aguentar um pouquinho que você vai conseguir pegar o jeito de ler, e a história não é tão densa como as grandes obras; apesar de que ainda assim a história tem um cunho filosófico e critíco tão característico das obras do Velho.

    Gosto muito desse livro, sempre recomendo pra quem quer conhecer e pega um Evangelho ou Ensaio começar por ele.
     
  9. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Legal as dicas, quando começar a ler algo de Saramago esse vai ser o primeiro =)
     

Compartilhar