• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Horas

As Horas (The Hours, em inglês) é um filme de longa-metragem anglo-americano de 2002, do gênero drama, dirigido por Stephen Daldry, baseado no livro As Horas, de Michael Cunningham.


Sinopse

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1951 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.


Elenco

* Nicole Kidman.... Virginia Woolf
* Meryl Streep.... Clarissa Vaughn
* Julianne Moore....Laura Brown
* Ed Harris.... Richard
* Stephen Dillane.... Leonard Woolf
* Eileen Atkins.... Barbara
* Linda Bassett.... Nelly
* Toni Collette.... Kitty
* Claire Danes.... Julia
* Ed Harris.... Richard
* Allison Janney.... Sally
* John C. Reilly.... Dan Brown
* Miranda Richardson.... Vanessa Bell
* Jeff Daniels.... Louis Waters


Prêmios e indicações

Oscar 2003 (EUA)

* Venceu na categoria de Melhor Atriz (Nicole Kidman)
* Indicado em outras oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris), Melhor Atriz Coadjuvante (Julianne Moore), Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.

Globo de Ouro 2003 (EUA)

* Venceu nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Atriz - Drama (Nicole Kidman)
* Indicado em outras cinco categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris), Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

BAFTA 2003 (Reino Unido)

* Venceu nas categorias de Melhor Atriz (Nicole Kidman) e Melhor Trilha Sonora.
* Indicado em outras nove categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris), Melhor Atriz Coadjuvante (Julianne Moore), Melhor Maquiagem, "Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

Grande Prêmio Cinema Brasil (Brasil)

* Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Festival de Berlim 2003 (Alemanha)

* Venceu o Urso de Prata (Meryl Steep, Nicole Kidman e Julianne Moore).
* Recebeu um prêmio especial do júri.
* Indicado ao Urso de Ouro.

Prêmio Bodil 2004 (Dinamarca)

* Indicado na categoria de Melhor Filme Estadunidense.

Prêmio César 2004 (França)

* Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Prêmio David di Donatello 2003 (Itália)

* Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


Curiosidades


* Apesar do filme estar pronto desde 2001, as distribuidoras Miramax e a Paramount Pictures decidiram adiar seu lançamento em um ano, por considerar a disputa ao Oscar muito acirrada naquela ocasião.
* Para fazer o papel de Virginia Woolf, Nicole Kidman usou um nariz falso.
* Nicole Kidman é canhota e teve que aprender a escrever com a mão direita porque a escritora Virginia Woolf não era canhota.
* Emily Watson e Gwyneth Paltrow estiveram cotadas para o papel de "Laura Brown".
* O segmento do filme com Meryl Streep foi filmado primeiro, depois o de Julianne Moore, e por último o de Nicole Kidman.
* A transformação de Julianne Moore em uma senhora idosa levava seis horas.
* Antes de definir o título de seu livro como Mrs. Dalloway, a escritora Virginia Woolf cogitou intitulá-lo como The Hours.
* As Horas é o 2º filme dirigido por Stephen Daldry. O anterior fora Billy Elliot.
* A Paramount e a Miramax não sabiam se indicavam Nicole Kidman para concorrer ao Oscar de melhor atriz ou de melhor atriz coadjuvante. A primeira opção foi escolhida, apesar de Kidman ter apenas 30 minutos de tela durante o longa, enquanto Julianne Moore aparecia durante 33 minutos e Meryl Streep durante 42.


Fonte: Wikipedia
 
amo esse filme, acho ele de uma delicadeza ímpar. sabendo agora que foi inspirado em um livro e este, por sua vez em mrs. Dalloway, fiquei com vontade de ler os dois. Demorei umas três cenas para reconhecer a Nicole Kidman no filme, ela está irreconhecível!!!
 
eu vi o filme antes de ler mrs. dalloway, então acabei perdendo várias referências, mas mesmo assim tinha amado. uns anos depois li não só o mrs. dalloway, mas tb o livro do qual é adaptado, e aí me encantei ainda mais. é muito lindo. minha parte favorita é com a Clarissa Vaughn (interpretada brilhantemente pela Meryl Streep :sim: )
 
Eu fiz uma apresentação na universidade (em 2007) sobre o fluxo de consciência (de Virginia Woolf) utilizando o filme As Horas. Foi espetacular.

E o filme é muito bom, um dos melhores que eu já assisti. :sim:
 
Eu nunca vi o filme nem nunca li As Horas nem 'Mrs. Dalloway', então por favor, alguém pode me explicar qual a relação exatamente entre esse filme e Virginia Woof? Por que quando alguém cita esse filme logo 'Mrs. Dalloway' é lembrado?
 
Lu, é o seguinte:


O filme "As Horas" descreve um único dia na vida de três mulheres de gerações diferentes. O que as une é o livro Mrs. Dalloway.


A primeira destas três mulheres é a própria Virginia Woolf (Nicole Kidman), mostrada no começo do filme escrevendo Mrs. Dalloway (em meados de 1920).

Em seguida, aparece a dona de casa Laura Brown (Julianne Moore), que lê o romance já na década de 50.

Por fim, Clarissa Vaughan (Meryl Streep) realiza quase o mesmo itinerário de Clarissa Dalloway (personagem principal do livro de Virginia). Sai para comprar flores numa linda manhã ensolarada.


As correspondências entre o livro de Virginia e o filme não param por aí: Richard (filho de Laura) é o equivalente perfeito de Septimus Smith, de Mrs. Dalloway. Por várias vezes Richard se refere à Clarissa cinematográfica como se ela fosse a personagem do livro. Aliás, ambas organizam festas - outra semelhança.


Abraço XD
 
Cristiano disse:
Eu fiz uma apresentação na universidade (em 2007) sobre o fluxo de consciência (de Virginia Woolf) utilizando o filme As Horas. Foi espetacular.

E o filme é muito bom, um dos melhores que eu já assisti. :sim:

Cara, muito massa a tua foto, ia até comentar quando você respondeu à minha apresentação no fórum.

Minhas relação com as 3 obras é bem especial. Primeiro li Mrs. Dalloway porque o único cinema da cidade em que morava nunca iria exibir As Horas, nem a livraria tinha nada além de best-sellers. Depois vi o filme. Depois li As Horas. Acho que essa era a sequência ideal.

Depois disso, viciei no autor, só falto um dele pra ler, que tá piscando pra mim ali na estante. =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo