• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Guerras de Arda: Qual lado saiu vitorioso?

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Voltemos desde a época da Canção dos Ainur, onde Melkor ergueu sua voz para impor-se aos seus semelhantes. Eru interveio antes que derrubassem seus palácios.
Melkor auto-proclama-se rei de Arda, os Valar o combatem e desfiguram Arda.
Os Valar constroem sua morada em Almarën e fazem as Lamparinas, Melkor vai la e as derruba e bota pra correr os Valar; não sem causar outra grande devastação.
Melkor constrói Utumno e começa a contaminar Arda com sua maldade, encontra os elfos e homens antes deles e planta sua semente em seus corações. Os Valar declaram guerra à ele e o retiram acorrentado de lá.
Os Valar, tomados de amores pelos eldar, os convocam para ir morar em Valinor. Ulmo e Oromë são votos vencidos. A contragosto, os eldar iniciam sua marcha até chegarem ao mar. Ocorre a cisão.
Tudo é festa e alegria em Aman, menos para o azarado Finwë, que perde a esposa imortal ao parir Fëanor. Séculos de luto depois, o rei dos noldor desposa Indis dos vanyar, o que não agrada nenhum pouco seu filho.
Melkor é julgado, puxa 3 eras da detenção e,por bom comportamento, tem sua pena revista. É liberto por Manwë, porém ele o deixa solto em Valinor por pura ingenuidade. Preferiu acreditar nele do que em Tulkas e Oremë.
Melkor derruba as Árvores, mata Finwë e rouba as Silmarills, deixando todos no escuro.
Fëanor enlouquece e lidera uma rebelião contra os Valar, como Melkor (agora Morgoth) queria. Chacina os teleri, rouba seus barcos, deixa seu meio-irmão Fingolfin no meio do caminho e bota fogo nos barcos. Mandos lança sua praga sobre os exilados, melhor impossível.
Guerra dos eldar contra Morgoth pelas gemas e para cumprir o juramento. Lutaram elfos e homens bravamente, mas no fim, foram escorraçados pelo exército de Morgoth de toda a Beleriand, graças a maldição de Mandos e de Morgoth sobre os Filhos de Húrin, que desncadearam uma série de eventos funestos. Tuor, Beren e Lúthien e Ëarendil salvam os Filhos de Eru por pouco.
Os elfos partem de da T-m sem gema ou qualquer outra riqueza, só com o perdão. Os homens são presenteados com Númenor, repetem a besteira de Levarem Sauron para a ilha. Deu no que deu.
Sauron aterroriza a T-m pelas duas eras seguintes. Os magos aparecem e começam a mudar o rumo da história. Contra todas as mais loucas expectativas, o Senhor dos Anéis é derrubado por um pacato morador do Condado, que perdeu seu dedo na Montanha da Perdição. Fim da história? Creio que não, já que Morgoth voltará e travará outra guerra, a melhor de 3.

Quem saiu ganhando neste saldo final?
 
Esse texto do apocalipse tolkeniano em que o Melkor volta é totalmente sem pé nem cabeça... ainda bem que foi descartado.


Sobre quem saiu ganhando... Melkor, mesmo perdendo a batalha... ele tomou um pau, mas deixou sua marca bem funda, e ninguém vai conseguir tirar isso. Vide o Anel de Morgoth, que era a própria Arda.
 
Totalmente bem pé nem cabeça o texto não é. Apenas a concepção de Túrin nele (no qual ele se tornaria um Vala depois de derrotar Morgoth definitivamente) não fica de acordo com as partes mais tardias do legendário. Tolkien descartou essa versão basicamente por isso, mas tudo indica que, caso ele realmente conseguisse desenvolver o Silmarillion completamente, reescrevendo todos os textos mais antigos, essa versão do "Apocalipse" também existiria (e isso fica claro em vários textos tardios, pós-SdA, nos quais ele já começava a retrabalhar certos conceitos de cunho teológico do legendário), mas de uma outra forma, sem essas discrepâncias.
 
Quem sai ganhando é Eru que cumpre todos os seus planos.
Todas as maldades de Melkor e Saurin foram úteis para aperfeiçoar a TM.

EX: "...E tu, Melkor, verás que nehum tema pode ser tocado sem ter em mim sua origem mais remota, e nem nnguém pode alterar a música contra minha vontade. E aquele que tentar, provará ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantasticas, que ele proprio nunca imaginou"

Com a rebeldia de Melkor na musica fora criada coisas inimaginadas aos Ainur, mesmo para Melkor, que apenas Eru sabia. Com a rebeldia de Melkor fora criada a chuva, a neve o frio e o calor...porém tudo sempre fez parte dos planos de Eru.

Do mesmo modo da criação de Arda quando os Valar criavam e Melkor destruia. Se não fosse a rebeldia de Melkor talvez a natureza da TM não seja tão linda com suas montanhas e rios.
 
Se considerarmos que houve um grande número de batalhas sangrentas, mortes desnecessarias como as do Teleri, traições e perdas como Númenor ou até a mácula no Condado o lado de Melkor sairia ganhando. Mas, mesmo com tudo isso temos que pensar que a Terra Média ficou mais bonita (com as constantes destruições e reconstruções), os homens e os elfos se aliaram várias vezes cada um vendo o que havia de melhor em cada raça, grandes feitos saíram dessas guerras como o próprio Feanor disse que aconteceria e todas as raças, agora, conhecem o mal porque foram atingidas por ele em alguma época, seja ele Morgoth ou Sauron e com certeza lutarão contra ele na próxima batalha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo