1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Grandes Águias...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Uglúk o Uruk-Hai, 8 Out 2003.

1. Uglúk o Uruk-Hai

Uglúk o Uruk-Hai ... o maioral.

Então, outras das criaturas q me facinam nas estorias de Tolkien...

Gwahir e Landroval, as Aguias q hmm... deixa isso pode ser espoler... :mrgreen:

Bem, os dois q sao grandes Aguias, eles sao decendetes de Torontor ( é isso mesmo? Esqueci o nome dele).

Mas bem, esse era um Maia de Manwe certo?

Mas como Torontor podia ter decendencia? Os Maiar tericamente não podem se reproduzem... :?

E fato, q Tolkien ja deixou "escorregar" varios detalhes sobre essas coisas, tb... seria impossivel... mas bem, isso num vem ao caso.

O q eu queri saber e se alguem conhece indicios ou textos relacionados sobre Gwahir e Landroval...

Se algum Maiar poderia se reproduzir... :o?:

E como, alem da aparencia, eles podem ser ligados a Torontor e Manwe.

2. Alassante

Alassante Usuário

A Melian era uma maia e teve a Luthien como filha, por que não as aguias serem descendentes de um maia de Manwe com algum outro animal tao grande qto?
    so site da valinor, em raças e personagens tem um pouquinho sobre Thorondor e Gwaihir

3. Skylink

Skylink Squirrle!

Maiar não podem se reproduzir... isso é um fato... o caso de Melian, foi um fato especial... e mesmo assim, ela teve que encarnar num corpo élfico para poder fazer isso... acho que as aguias são como Huan, ents, etc... seres com um espírito dentro... só que seres como esses, são bem raros...

4. Gildor

Gildor Usuário

É isso que o Skylink falou. As Grandes Águias não são apenas pássaros, são espíritos mais evoluídos, de uma classe diferente dos Maiar. A comparação com Huan é perfeita, e demonstra que Huan poderia ter se reproduzido e deixado descendentes.

Lembrem-se que também existiu a grande linhagem dos Mearas, desde Felaróf até Scadufax. 8-)

5. Eönwë

Eönwë Usuário

Se eu não me engano, as águias não são maiar nem descendente de maiar. Elas são uma criação de Manwë, assim como Yavanna criou os ents e Aulë, os anões. Torondor seria apenas a primeira águia, o "pai" das águias, assim como Durin para os anões.

6. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Olha, acho q Thorondor não era Maia não. Ele era um animal apenas. Um animal cujo Manwe depositou um pouco de sua capacidade criativa/sub-criativa. Seria como o cão Huan, ou como o Os Dragões de Melkor.

Assim, como um animal ele poderia reproduzir, do mesmo modo que Ungoliant, essa sim uma maia, reproduziu.

Mas temos q ver bem nesse critério de reprodução dos Maia. Lembre-se q eles reproduzem mas seus filhos são da raça q este maia tomou e não um ainu. Ficou meio confuso não é?

Bom... explicando

Melian tomou forma de Elfo, logo sua filha, Luthien era uma Elfa.
    Ungoliant tomou forma de Aranha, logo sua cria tb eram aranhas. Ungoliant podia ser uma maia mas suas crias não.

De qq forma, como eu expliquei ali, as águias não eram Maia, pelo menos não até onde eu sei, mas sim animais "abençoados" pelos Valar, nesse caso o Vala Manwë que deu ao Thorondor um pouco do seu poder.

Bom, Maiar podem reproduzir nesse esquema q eu citei acima, e uma parte do seu poder será sim passado ao seu descendente. Luthien tinha parte do poder de Melian, oq tornou ela a mais poderosa dentre os Filhos de Eru.

Bom, +ou- como os anões. Seria como os anões antes do Eru dar a eles o "sopro de vida" oq aconteceu antes deles "nascerem".

No Capítulo de Aule e Yavanna, acho q paga 43 ou 44 do Silmarillion(não to com ele aqui pra conferir) Yavanna reclama q os olvar(animais) e os kelvar(plantas e arvores) ficariam desprotegidos mas Manwe diz que qdo os filhos despertarem Eru irá convocar espíritos de longe que irão se juntar aos animais e plantas para poder ajudá-los a se proteger. No momento ele até os chama de Pastores das Arvores, se reverindo aos Kelvar com espíritos(ents).

Mas eu penso em até q ponto um Ent pode ser comparado com Thorondor, pois eu considero o Ent uma arvore com alma ou espírito enquanto Thorondor é uma águia com o poder sub-criativo de Manwë mas sem alma. Mas isso já é achismo.

7. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

:stop: :nope:

Calmae. Não tem em nenhum lugar a real natureza de Ungoliant, o que temos são suposições.

Veja bem, ela podia ser uma maia tanto quanto podia ser uma encarnação do Vazio, um bicho sem explicação, etc.
    Não dá pra usar a Ungie como base pra "reprodução entre os Maiar".
    Nem a Melian, já que esta esta predestinada a tanto, provavelmente tendo sido aberta uma exceção para que ela pudesse ter uma filha, etc. :mrgreen:

8. Fingolfin

Tudo bem, reconheço o erro no caso de Ungoliant, ela podia ser uma maia. No entanto acho q não há nada nos livros q indiquem que os Ainur não podiam reproduzir.

Não q eles pudessem dar origem a outros Ainurzinhos, isso nunca.

Mas como no caso de Melian, ela assumiu a forma de um eldar, casou-se com um eldar e sua filha foi uma eldar.

Eu acho, e repito, apenas acho, q com a presença de um dos filhos de ilúvatar, um dos ainur poderia sim reproduzir, desde q ele assumisse a forma ou um hröa da raça desse eldar ou edain. Mas para isso ele teria sim q abandonar seu fána.

Eu tenho minha teoria mais elaborada sobre isso, e até agora não encontrei nada q a desmintisse.

Relembrando q nunca, um filho de um ainu seria outro ainu. Apenas Eru pode criar ainur.

9. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Mas um ainur assumir um corpo como o nosso era uma coisa, à princípio, proibida por Ilúvatar, já que os ainur se apegavam de uma forma grande à terra, e não quereriam mais de desfazer. Foi a Queda que Melkor sofreu ao querer dominar Arda fazendo parte dela. Ele se tornou parte de Arda, a ponto de ter um corpo para si. Melian era uma exceção, recebeu autorização de Ilúvatar por seu amor a Elwë. Era uma coisa sincera, não havia sentimento de dominação na atitude dela.

Agora as águias, olha o que Tolkien diz naquele famoso ensaio sobre os orcs:
    "E o que dizer de feras falantes e pássaros com raciocínio e linguagem? Estes têm sido adotados levianamente por mitologias menos "sérias", mas representam um papel que agora não pode ser cortado. Eles são certamente "exceções" e não muito usados, mas suficientemente para mostrar que eles são uma faceta reconhecida do mundo. Todas as criaturas aceitam-os como naturais, se não comuns. Mas criaturas "racionais" verdadeiras, "povos falantes", são todas de forma humana/"humanóide". Somente os Valar e Maiar são inteligências que podem assumir formas de Arda à vontade. Huan e Sorontar poderiam ser Maiar – emissários de Manwë. Mas, infelizmente, no Senhor dos Anéis é dito que Gwaehir e Landroval são descendentes de Sorontar [Thorondor]. "

E ainda:
    "O mesmo tipo de coisa pode ser dito de Huan e as águias: eles aprenderam uma linguagem à partir dos Valar – e elevaram-na a um nível superior – mas eles ainda não tinham fëa."

10. Fingolfin

Mas já aconteceu algumas vezes não?

Melian e os Istari pelo menos?

Então poderia Gandalf ter um filho?

11. Deriel

Deriel Administrador

O corpo físico e humano que Gandalf possuía na Terra-média poderia sim, gerar um filho - a menos que o corpo tivesse sido tolhido de tal capacidade. Mas seria um filho humano de um corpo humano (e velho)

Compartilhar