• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As fotos da maior usina solar do mundo, que começou a gerar eletricidade

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Ivanpah-Solar-1.jpg


Há cerca de um ano, em Abu Dhabi, a Shams 1 recebia o título de maior usina solar do mundo, com seus 258.000 espelhos para coletar a luz do sol. Hoje, esse recorde foi quebrado.

O Ivanpah Solar Electric Generating System, na Califórnia (EUA), reúne 300.000 espelhos com 2 m de altura e 3 m de largura. Eles são controlados por computador, focalizando a luz do Sol até o topo de torres com 140 m de altura. Nelas, a água se transforma em vapor para mover turbinas de energia.

Esta é a maior usina de energia solar do mundo, e pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google – a gigante das buscas investe há tempos em energia limpa. A usina começou hoje a gerar eletricidade, após resolver questões regulatórias e problemas jurídicos.

O anúncio oficial lista as vantagens da energia solar:

O Ivanpah Solar Electric Generating System já está funcionando, e leva eletricidade solar para clientes na Califórnia. Em plena capacidade, as três torres com 140 m de altura produzem um total bruto de 392 megawatts (MW) de energia solar. Isto é eletricidade o bastante para 140 mil casas na Califórnia, que recebem energia limpa e evitam 400.000 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente à remoção de 72 mil veículos da estrada.

A usina se estende por um terreno de 13 km² que pertence ao governo americano, próximo à fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada. E ela é linda demais. Confira as fotos:

Ivanpah-Solar-11.jpg


Ivanpah-Solar-13.jpg


Ivanpah-Solar-14.jpg


Ivanpah-Solar-2.jpg


Ivanpah-Solar-6.jpg


Ivanpah-Solar-5.jpg


Ivanpah-Solar-7.jpg


Ivanpah-Solar-8.jpg


Ivanpah-Solar-9.jpg


Ivanpah-Solar-10.jpg


Ivanpah-Solar-4.jpg


Ivanpah-Solar-3.jpg


Ivanpah-Solar-15.jpg


Fotos por BrightSource Energy

Fonte

As fotos impressionam
Pena que ainda se faz necessário ter uma área grande pra conseguir produzir uma quantidade razoavelmente grande de energia, mas como os EUA tem muitas áreas desérticas fizeram muito bem escolher essa
 
O visual é exuberante.

Sou absolutamente leigo no assunto. Usinas deste tipo costumam ser mais caras que as usinas hidroelétricas em termos de Custo X Benefício?
 
O visual é exuberante.

Sou absolutamente leigo no assunto. Usinas deste tipo costumam ser mais caras que as usinas hidroelétricas em termos de Custo X Benefício?

Sim e já começa de largada que você só aproveita o uso útil delas durante a parte do dia com, problema que com as demais não existe.
 
Fico com calor olhando as fotos (vontade de beber algo gelado).

Talvez mais para frente eles encontrem um modo de acumular a força gerada durante o dia sem precisar de baterias para usar durante a noite. Tipo assim, poderia puxar uma linha elétrica para um lugar com água e durante o dia toda a energia ociosa seria direcionada para bombear água da baixada para uma área alta. Daí durante a noite aproveitaria a queda natural para pequenas hidrelétricas. Outra forma seria usar o método de relógios que procuram armazenar energia com grandes molas mecânicas que poderiam girar pequenas turbinas.

Me pergunto também se existe alguma preocupação em áreas com menos chance de tempestades de areia.
 
Me pergunto também se existe alguma preocupação em áreas com menos chance de tempestades de areia.

Idem. Embora existam vastas áreas áridas e planas no oeste dos EUA que são dois fatores favoráveis pra instalação das usinas, por outro lado existe esse inconveniente que sopra literalmente contra. Provavelmente houve um estudo bem criterioso de onde tenha havido a menor incidência dessas ocorrências e mesmo assim a construção das mesmas tenha sido preparada pra uma eventual tempestade pra que o impacto na manutenção do sistema seja o menor possível.
 
Tipo assim, poderia puxar uma linha elétrica para um lugar com água e durante o dia toda a energia ociosa seria direcionada para bombear água da baixada para uma área alta.
Essa é uma das formas usuais de armazenar energia em grande escala, até porque é relativamente simples gerar na frequência e tensão necessárias para interligar a usina à rede de transmissão. Há muitas delas em operação no mundo para compensar flutuações na demanda pela energia gerada de formas tradicionais -- bombeiam à noite, quando há energia sobrando, e geram durante os horários de pico. O processo tem bastante perdas, mas é lucrativo dada a diferença de preço da energia ao longo do dia (ele varia a toda hora no mercado de transmissão) e porque a capacidade de geração existente seria desperdiçada de qualquer forma nos períodos de baixo consumo.

Essa usina em Markersbach, no leste da Alemanha, dá uma ideia do tamanho dessas coisas -- ela foi construída nos anos 70 para estabilizar a disponibilidade de energia na antiga Alemanha Oriental. Vejam o rio que fornece a água e o reservatório superior onde ela é armazenada. A Alemanha planeja cosntruir mais um punhado delas justamente para permitir a substituição de usinas nucleares e a carvão por fontes renováveis (o tal da Energiewende que todo mundo fala).

Se tivéssemos algumas delas no Brasil, instaladas perto de alguns grandes centros consumidores, poderíamos compensar algumas das nossas deficiências de geração e transmissão no horário de pico.


EDIT: Tinha colocado por engano uma foto da usina de Rönkhausen (que é bem mais caricata). Corrigido.
 
Última edição:
um tempo atrás eu li notícia de que essa usina estava matando os pássaros por causa do calor :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo