1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

AS forças de Gundabad e Dol Guldur

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 14 Dez 2014.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Pessoal, ontem depois de assistir no cinema a Batalha dos Cinco Exércitos tive uma dúvida por realmente não lembrar mais. Muito tempo sem ler os livros de Tolkien.

    Os exércitos de Sauron que atacaram Erebor vieram de onde especificamente? De toda a cordilheira das Montanhas Nevoentas ou especificamente de Gundabad como foi retratado no filme?

    Se não me engano na época da Batalha dos Cinco Exércitos Dol Guldur não tinha uma grande força estabelecida por lá.

    Não é mesmo?


    Obrigado!
     
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Quem atacou erebor foram os orc de moria e os wargs de gundabad, mas em função dos anões terem matado o grão orc. Ou seja, sem relacao c o comando de sauron.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    É mesmo?
    Pensei que Gundabad fosse ainda um reduto orc.

    Obrigado Grimnir!
     
  4. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Ainda era sim. A questão é que a batalha não teve nada a ver com sauron ou Dol guldur (que tinha alguns orcs p defender contra o ataque do conselho branco).

    O ataque foi de orcs de moria aliados aos wargs de gundabad em vinganca a morte do grão orc.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. All Duarte

    All Duarte Usuário

    Isso no livro, só deixando claro pro @Elessar Hyarmen . No filme, entrou aquela questão de ser o Sauron desejando a montanha por motivo estratégico, para ser a porta de entrada da reconquista do reino de Angmar.
     
  6. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Exato. E Angmar fica lá longe da Montanha Solitária, mas tudo bem. :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Exatamente. Esse argumento do filme foi péssimo. Era melhora falar apenas que Erebor era um ponto estratégico para dominar o norte e pronto. Angmar ficava perto de Gundabad, que teoricamente já estava dominada por Sasuron.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Pessoal!

    Em Gundabad só existiam wargs mesmo?
     
  9. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Olha, eu pesquisei mais um pouco. Essa história de "wargs de Gundabad" é dos filmes mesmo. Em O Hobbit, Gundabad é citada apenas uma vez:

    Foi assim que aconteceu. Desde a morte do Grão-Orc da s Montanhas Sombrias, o ódio de sua raça pelos anões acendera-se novamente e transformara-se em fúria. Mensageiros haviam percorrido todas as suas cidades, colônias e fortalezas, pois agora estavam decididos a conquistar o domínio do norte. Haviam conseguido notícias de maneiras secretas, e em todas as montanhas forjavam-se armas e armavam-se soldados. Então marcharam e juntaram-se, em colinas e vales, indo sempre por túneis ou sob a proteção da noite, até que, ao redor e sob a grande montanha Gundabad do Norte, onde ficava a sua capital, um vasto exercito se reuniu, pronto para varrer tempestade.

    Fonte: Explode a Tempestade, O Hobbit

    Outra coisa interessante desse trecho é que também há a informação sobre o deslocamento dos orcs através de túneis. Só que nada é dito sobre vermes gigantes.

    Embora Gundabad fosse uma capital dos orcs (originalmente um lugar sagrado para os anões, onde acordou Dúrin), a maioria deles foi morta pelos anões num ataque liderado por Thráin, em vingança pela morte de Thrór. Após Smaug atacar Erebor, Thór decidiu visitar Moria, teoricamente acompanhado apenas por Nár (uma decisão meio idiota para um rei, mas tudo bem). Ele foi morto por Azog e Nár voltou para contar a notícia. Thráin decidiu então se vingar e teve início a guerra entre orcs e anões. Primeiro teve o ataque a Gundabad e depois a Batalha de Azanulbizar (que vimos nos filmes). O resultado final é que as forças dos orcs foram drasticamente reduzidas, especialmente em Gundabad. Anos depois, em vingança pela morte do Grão Orcs nas Motanhas Sombrias pelo grupo de Thórin, os orcs se reuniram em sua antiga capital, Gundabad, e partiram para o ataque, resultando na Batalha dos Cinco Exércitos.

    Acho que é isso.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. All Duarte

    All Duarte Usuário

    Prefiro essa versão que a do filme. A ligação com Sauron e referência de seu retorno podia ter ficado só por conta do plot de Dol Goldur, não precisavam ter forçado que até a batalha fosse relacionada. É o que eu acho.
     
  11. artenio

    artenio Usuário

    é por isso que eu odiei o filme nesse ultimo eles distorceram dimais a estoria original, pra não mencionar que no filme nem um perçonagem matou quem deveria ter matado...bolg não morre pelas mãos de legolas e azog pelas de thorin(na verdade foi dain que o matou) e não fala quem matou o thorim que na verdade só morre depois da batalha devido aos ferimentos da mesma(mas nem um nome de orc importante e citado)
     

Compartilhar