• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"As Estrelas São Estranhas"

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
É interessante ver como Aragorn intitula as regiões distantes da Terra média. Ele afirma:

"onde as estrelas são estranhas (A Sociedade do Anel).

Contos Inacabados

Numa nota de fim de página é dito:

As 'estrelas estranhas" aplicam-se estritamente apenas a Harad, e devem significar que Aragorn viajou e percorreu alguma distância já no hemisfério sul.

O mundo Arda percebe-se que era muito amplo, gigante não se limitando a uma pequena região determinada, mas sim algo maior.

Quando se afirma hemisfério sul, é possível comparar essa situação com nossa realidade física, pois nosso mundo possui hemisférios, norte, sul, leste e oeste.

Com relação a Harad, pode-se identificar e/ou comparar com nosso Oriente Médio, e regiões do norte e áreas a leste e sudeste da África e também partes em direção a antiga Pérsia e em consideração a Rhûn, o leste europeu, regiões extremas para a Rússia e Cáucaso.

É interessante notar também que quando se afirma que partes de Harad se localizam no hemisfério sul, e também que as estrelas são estranhas, é porque talvez as estrelas que eram vistas no hemisfério norte nem todas são vistas no hemisfério sul, assim como estrelas vistas em harad (hemisfério sul) não são vistas no hemisfério norte (Arnor).

No nosso mundo também é assim, pois a constelação do Cruzeiro do Sul só é vista no hemisfério sul, e a constelação da Ursa Maior só é vista no hemisfério norte.
 
Olha, pelo que já entendi do que já li sobre o Universo Tolkieano, a Terra-Média se refere ao que nós chamamos de Velho Mundo, ou seja, a Europa (continente).

Então, como vc disse, as terras mais longinquas e estranhas para nossos heróis, a leste e ao sul, na Terra-Média, correspondem ao Leste Europeu e Norte da África.
Acredito que haja diferenças no mapa das estrelas nessas regiões em relação ao Norte Europeu, mas não é uma diferença muito absurda...

Quando se diz que Harad fica no "Hemisfério Sul" é o Sul da Terra-Média, ou em comparação, da nossa Europa... Mas não o sul do planeta (Arda ou Terra).

Portanto, não se poderia ver em Harad alguma constelação que se pudesse comparar com o Cruzeiro, que só é visto no Extremo Sul comparado à Europa... ou seja... aqui, América do Sul... continente que aparentemente nem existe no mundo de Tolkien.
 
Olha, pelo que já entendi do que já li sobre o Universo Tolkieano, a Terra-Média se refere ao que nós chamamos de Velho Mundo, ou seja, a Europa (continente).

Então, como vc disse, as terras mais longinquas e estranhas para nossos heróis, a leste e ao sul, na Terra-Média, correspondem ao Leste Europeu e Norte da África.
Acredito que haja diferenças no mapa das estrelas nessas regiões em relação ao Norte Europeu, mas não é uma diferença muito absurda...

Quando se diz que Harad fica no "Hemisfério Sul" é o Sul da Terra-Média, ou em comparação, da nossa Europa... Mas não o sul do planeta (Arda ou Terra).

Portanto, não se poderia ver em Harad alguma constelação que se pudesse comparar com o Cruzeiro, que só é visto no Extremo Sul comparado à Europa... ou seja... aqui, América do Sul... continente que aparentemente nem existe no mundo de Tolkien.

Na verdade, não é que o Westfold quis dizer que em Harad existe o Cruzeiro do Sul ou no norte da Terra média em Arnor existe a Constelação da Ursa Maior.

Pelo que eu entendi ele apenas se referiu a Terra média como um supercontinente que vai além dos mapas tradicionais que nós vemos.

Realmente a Terra média é basicamente o contexto da Europa, mas não é toda a Terra média, uma vez que o próprio professor em sua biografia deixou isso claro, a Terra média não se limita em sua plenitude (100%) a Europa; ela vai além disso como bem sabemos, abrangendo regiões desconhecidas e de certa forma místicas para alguns olhos. Indo em direção ao leste temos vastas regiões com povos "diferentes" como todo o contexto da península dos Balcãns, o ex império Bizantino, toda a região da Armênia, Rússia, Pérsia (atual Irã). Todas as regiões do Oriente médio bem como o norte e partes mais ao sul da África que de certo modo atingem o hemisfério sul da Terra. Existem constelações que aparecem no hemisfério sul e outras somente no hemisfério norte.

A frase que Aragorn diz que as estrelas em Harad são estranhas, seria uma incógnita, pois pode haver relações com a cultura do povo que seria bem diferente dos númenorianos como também a questão do espaço geográfico em si. Outra vez, acho que o Westfold não quis dizer que existe Cruzeiro do Sul na Terra média; é apenas uma analogia acerda do mundo real com o mundo ficcional, as semelhanças....somente isto :mrgreen:
 
Olha, sendo bem purista, a rigor estamos falando do hemisfério Sul sim, uma vez que Arda É a Terra, sem tirar nem pôr ;-) A diferença na visualização das estrelas só pode significar que em algum momento o Aragorn cruzou o Equador e chegou ao hemisfério Sul. Apesar da diferença no formato dos continentes, Arda é a Terra.

Abraços,
 
Olha, sendo bem purista, a rigor estamos falando do hemisfério Sul sim, uma vez que Arda É a Terra, sem tirar nem pôr ;-) A diferença na visualização das estrelas só pode significar que em algum momento o Aragorn cruzou o Equador e chegou ao hemisfério Sul. Apesar da diferença no formato dos continentes, Arda é a Terra.

Abraços,


Concordo contigo amigo!
A estranheza das estrelas mencionada por Aragorn pode ser entendida se pensarmos que ele atravessou o limite entre os hemisferios norte e sul. E se ele ficasse lá por mais tempo, teria notado tambem, acredito eu, uma diferença entre as estações tambem.
 
Olha, sendo bem purista, a rigor estamos falando do hemisfério Sul sim, uma vez que Arda É a Terra, sem tirar nem pôr ;-) A diferença na visualização das estrelas só pode significar que em algum momento o Aragorn cruzou o Equador e chegou ao hemisfério Sul. Apesar da diferença no formato dos continentes, Arda é a Terra.

Abraços,

:eh: Não duvido das façanhas de Aragorn. Mas... ter caminhado até o Sul do hemisfério sul é uma proeza e tanto. Ir e voltar, então... nem Judas perdeu tantas botas!

Fiquei curioso para saber como ele realizou essa empreitada.
 
Cara, não é nada tão além da lenda assim. Os mercadores venezianos iam e voltavam da China a pé na Idade Média. Supondo que ele partia de Gondor, é como alguém ir da Itália à Malásia... que é mais ou menos o que Marco Polo fez. Não é o sul do hemisfério sul, é o norte do hemisfério Sul -- na altura da Amazônia, lembre-se.

Abraço,
 
Se não me engano também existe um trecho que cita de forma indireta a aurora boreal, mas não me lembro nem em que livro foi haha, vou dar uma pesquisada.
 
Posso estar enganado, mas creio que Eä não seja somente a Terra Média, e sim a Terra toda.

O Fato de as estrelas serem estranhas em Harad pode também ser uma questão de perspectiva. Como já foi dito, existem constelações que só são vistas do hemisfério sul e para Aragorn pode ser bem provavél que como um caminhante rápido possa ter andado o suficiente para chegar ao hemisfério sul. Mas ele teria que ter andado muito.

Acho que são certas coisas que somente o mestre saberia responder, agente só pode especular mesmo.
 
Oi Guilherme,

Vamos com calma: Eä é o Universo, Arda é a Terra, e a Terra-média é o Velho Mundo da Terra.

Abração,
 
:eh: Não duvido das façanhas de Aragorn. Mas... ter caminhado até o Sul do hemisfério sul é uma proeza e tanto. Ir e voltar, então... nem Judas perdeu tantas botas!

Fiquei curioso para saber como ele realizou essa empreitada.


Não é à toa que ele era chamado de Passolargo :lol:
 
Olha, sendo bem purista, a rigor estamos falando do hemisfério Sul sim, uma vez que Arda É a Terra, sem tirar nem pôr ;-) A diferença na visualização das estrelas só pode significar que em algum momento o Aragorn cruzou o Equador e chegou ao hemisfério Sul. Apesar da diferença no formato dos continentes, Arda é a Terra.

Abraços,

Cara, não é nada tão além da lenda assim. Os mercadores venezianos iam e voltavam da China a pé na Idade Média. Supondo que ele partia de Gondor, é como alguém ir da Itália à Malásia... que é mais ou menos o que Marco Polo fez. Não é o sul do hemisfério sul, é o norte do hemisfério Sul -- na altura da Amazônia, lembre-se.

Abraço,

Oi Guilherme,

Vamos com calma: Eä é o Universo, Arda é a Terra, e a Terra-média é o Velho Mundo da Terra.

Abração,

É interessante notar como Tolkien foi perfeito até mesmo quanto a latitude e longitude de Arda, cabe realmente as similaridades entre os dois mundos.

Eu encontrei este artigo na internet que fala a respeito das latitudes e longitudes da Terra média e mostra a posição do Harad e Haradwaith com suas latitudes e como a região de Harad vai se aproximando do Equador de Arda.

O artigo se chama A Meridional Grid on the Middle-Earth

Bem interessante!

Cliquem aqui!

http://lalaith.vpsurf.de/Tolkien/Grid.html

Abraços!
 
Acredito que Aragorn tenha visto as estrelas estranhas enquanto estava sob a identidade de Thorongil, durante o governo de Ecthelion, ele foi capitão e assim pode ter navegado até alguma região além do Equador de Arda, talvez ele tenha visto o Cruzeiro do Sul e não mais visto a Ursa Menor.
 
Acredito que Aragorn tenha visto as estrelas estranhas enquanto estava sob a identidade de Thorongil, durante o governo de Ecthelion, ele foi capitão e assim pode ter navegado até alguma região além do Equador de Arda, talvez ele tenha visto o Cruzeiro do Sul e não mais visto a Ursa Menor.


Interessante, nao tinha me lembrado disso! Realmente ele foi mandado combater em Umbar, o que fica no hemisferio sul!
 
Umbar fica no hemisfério Sul?

Se a Terra Média tiver dimensões semelhantes à Europa, Umbar nunca seria nem perto do Equador! Creio que Tolkien refere em uma das cartas que Minas Tirith fica no mesmo paralelo de Florença (ou de uma outra cidade italiana, não tenho a certeza) e se assim for, Umbar ficaria mais ou menos pelo paralelo de Rabat, talvez até mais a Norte! Milhares de quilómetros a Norte do Equador!

Pessoalmente, eu sempre achei esta frase um pouco estranha porque Aragorn teria que ter viajado MUITO para alcançar o Hemisfério Sul! Atenção que não digo que seja impossível, mas realmente é uma imagem estranha! É também um bom fruto para imaginarmos as grandes aventuras que ele viveu antes da Guerra do Anel!

;D
 
Muito bom o topico. Essa observação dele sobre as estrelas é bem estranha mesmo, pois essa variação de estrelas ´realmete é notavel por nos mesmos que estamos no norte ou sul. O Harad está bem ao sul da terra média, não sei mas mapa que eu tenho é muito limitado, pois é um mapa da versão brasileira do senhor dos anéis... então depois de Harad é um mistério para mim... se Aragorn chegou tão longe em suas andanças acho que ele poderia sim ter visto outrar estrelas que seriam estranhas a ele!!! :roll:
 
Umbar fica no hemisfério Sul?

Se a Terra Média tiver dimensões semelhantes à Europa, Umbar nunca seria nem perto do Equador! Creio que Tolkien refere em uma das cartas que Minas Tirith fica no mesmo paralelo de Florença (ou de uma outra cidade italiana, não tenho a certeza) e se assim for, Umbar ficaria mais ou menos pelo paralelo de Rabat, talvez até mais a Norte! Milhares de quilómetros a Norte do Equador!

Pessoalmente, eu sempre achei esta frase um pouco estranha porque Aragorn teria que ter viajado MUITO para alcançar o Hemisfério Sul! Atenção que não digo que seja impossível, mas realmente é uma imagem estranha! É também um bom fruto para imaginarmos as grandes aventuras que ele viveu antes da Guerra do Anel!

;D

A questão Torugo é que Umbar ficava numa região muito distante, bem ao sul de Harondor.

Harondor (conhecida como Gondor do Sul) faz divisa com o reino de Harad, especificamente na região noroeste (Harad) e sul-sudeste de Harondor.

Aragorn viajou pelas amplas terras deste reino que vai muito além daquilo que podemos ver e perceber nos mapas. Quando olhamos para o Harad Distante e/ou Far Harad bem como para o Haradwaith, ou seja, as imensidões deste domínio, tem-se a noção da continentalidade da Terra média. Possivelmente toda a região do Harad Distante já é praticamente o hemisfério sul.

Como o Westfold disse, Tolkien colocou uma nota de fim de página onde diz exatamente Hemisfério Sul, ou seja, todas as regiões em Haradwaith bem como suas terras além à leste e à sul e parte do Oeste indo para Umbar estão nos domínios do hemisfério meridional. Claro que guardada as devidas proporções. Portanto, faz sentido como bem sabemos a expressão de Aragorn no Senhor dos Anéis quanto se diz que "as estrelas são estranhas" além dos usos e costumes desse povo; bem diferente dos usos e costumes dos dúnedain. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo