• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"As Estrelas São Estranhas"

A questão Torugo é que Umbar ficava numa região muito distante, bem ao sul de Harondor.

Harondor (conhecida como Gondor do Sul) faz divisa com o reino de Harad, especificamente na região noroeste (Harad) e sul-sudeste de Harondor.

Na realidade, Umbar encontra-se a quase 1000 km de Minas Tirith (verticalmente. Esta informação é confirmada pelos meus dois livros de SdA com mapa e por este mapa da internet) e como eu já disse, Tolkien deixou numa das cartas que Minas Tirith encontrava-se numa localização próxima a Florença! Sendo assim, nunca Umbar estaria à distância de mais de 3500 km que separam Florença do equador, no mundo real! Ou seja, Aragorn teria de ter ido bem mais longe que Umbar para conseguir alcançar o Hemisfério Sul.

Aragorn viajou pelas amplas terras deste reino que vai muito além daquilo que (...) Possivelmente toda a região do Harad Distante já é praticamente o hemisfério sul.

Exactamente! Ele pode ter viajado até muito longe, mas Umbar, com certeza, não estava no Hemisfério Sul, isso pode ser confirmado. Harondor também era limitado a Sul por um rio e apenas o Haradwaith, do qual apenas uma pequena parte esteve alguma vez sobre total poder numenoreano poderia alcançar o Hemisfério Sul.

Como o Westfold disse, Tolkien colocou uma nota de fim de página onde diz (...) dos usos e costumes desse povo; bem diferente dos usos e costumes dos dúnedain. :D

Não concordo! A Nota de fim de página estava relacionada com a frase de Aragorn, ou seja, Aragorn viajou até terras meridionais, mas não é dito que terras são essas! É impossível que seja Umbar!

;D
 
Gente, preciso lembrá-los que um viajante que parte de regiões setentrionais (por exemplo, próximas da latitude +50º), não precisa NECESSARIAMENTE atravessar a linha do equador para passar a enxergar 'estrelas estranhas'. Exemplo: a constelação de Carina, mais visível a partir do hemisfério sul, é visível para observadores que se localizam em latitudes próximas a +20º (ou seja, no hemisfério norte). Claro que isso só vai ocorrer em uma certa época do ano e somente uma parte da constelação será visível. Quando você viaja por uma distância grande para o sul ou para o norte, é natural que o céu que vc enxerga vai mudando de cara, aos poucos.
 
Olha aí está algo que não nos lembramos! :)

Muito bom Gabriel, muito bom! Realmente, ele até poderia ver um céu diferente a partir de Umbar (o que acho muito improvável, mas mais aceitável do que a hipótese anterior)! De qualquer forma, continuo a afirmar que Umbar está muito longe do Equador! E se assim for, como penso, mas a hipótese do Gabriel não tem muito fundamento para justificar as afirmações de que Aragorn viajou até Umbar e lá viu o céu estranho! Continuo a achar que ele viajou até bem mais longe!

;D
 
Não concordo! A Nota de fim de página estava relacionada com a frase de Aragorn, ou seja, Aragorn viajou até terras meridionais, mas não é dito que terras são essas! É impossível que seja Umbar!

;D

Tudo bem! Posso estar enganado com relação a Umbar :think:, entretanto, na nota que Tolkien escreveu, lá é dito que Aragorn esteve no Hemisfério Sul, portanto abaixo da linha do Equador de Arda.

É importante salientar que existem as similiaridades entre Arda e o nosso planeta, isso é muito perceptível e interessante. Mas existem as proporcioanlidades. Será que o planeta de Arda tinha que ter o mesmo tamanho (eixo, volume, massa e etc) do nosso planeta Terra? Eu acho que não! :D

O que foi dito pelo usuário anterior, isso é verdade! Existem constelações que são vistas perfeitamente nos dois hemisférios. Mas claro que não são todas.

O que Aragorn disse a respeito das estrelas serem estranhas deixa claro que o céu visto nas regiões do sul é diferente daquilo visto no norte, embora se tenha estrelas que aparecam nos dois céus.
 
A minha idéia era apenas ressaltar como o Tolkien conseguiu recriar um mundo tão fantástico onde até mesmo é possível identificar os hemiférios norte, sul, leste e oeste.

Acredito que a definição exata do Equador não é identificado, entretanto, é importante ressaltar que Aragorn viajou para terras muito distantes, tanto a leste como a sul, sendo que chegou até mesmo ao hemisfério sul.

Um outra coincidência é a relação dos biomas, uma vez que indo em direção a Harad e Khand podemos perceber uma zona mais tórrida, com uma maior radiação solar, um clima mais seco que lembra muito as regiões de sertão, clima semi árido e áreas de savana.
 
O TorUgo explicou melhor o que eu quis dizer no meu primeiro post aqui!
Concordo com ele em tudo...

É importante salientar que existem as similiaridades entre Arda e o nosso planeta, isso é muito perceptível e interessante. Mas existem as proporcioanlidades. Será que o planeta de Arda tinha que ter o mesmo tamanho (eixo, volume, massa e etc) do nosso planeta Terra? Eu acho que não! :D

Vale lembrar que, em suas cartas aos fãs, Tolkien disse que as histórias da Terra-Média se referiam a um "passado mítico da Terra". Logo, Arda é igual à Terra sim!
 
O TorUgo explicou melhor o que eu quis dizer no meu primeiro post aqui!
Concordo com ele em tudo...



Vale lembrar que, em suas cartas aos fãs, Tolkien disse que as histórias da Terra-Média se referiam a um "passado mítico da Terra". Logo, Arda é igual à Terra sim!

Totalmente igual, acho que não, haviam diferenças em ambos os planetas.

Arda seria igual a Terra, mas ambos com características distintas.
 
Características distintas sim! Mas se Tolkien considerava Arda um passado mítico da Terra, não acho que entre a Terceira Era e o "presente" tenha existido alguma mudança no raio da Terra, por exemplo.

Como disse, acho que Aragorn viajou longe o suficiente para as estrelas se tornarem estranhas, por causa da aproximação ao Hemisfério Sul, mas Umbar definitivamente não se encontrava no Hemisfério Sul e duvido mesmo que Aragorn tenha viajado tão longe que tenha passado o Equador!

;D
 
Como disse, acho que Aragorn viajou longe o suficiente para as estrelas se tornarem estranhas, por causa da aproximação ao Hemisfério Sul, mas Umbar definitivamente não se encontrava no Hemisfério Sul e duvido mesmo que Aragorn tenha viajado tão longe que tenha passado o Equador!

;D

Acredito eu que sim. De todos os dúnedain que habitou a Terra média, acredito que Aragorn foi o que mais se adentrou pelo continente.

Revendo algumas observações, estou acreditando mesmo que Umbar seria no hemisfério norte.

Bom, talvez, eu acho, a forma mais eficaz seria por meio da cartografia. Alguém se habilita a verificar as coordenadas geográficas exatas de Umbar? :mrgreen:
 
Falando nisso, onde eu encontro um mapa decente e de preferência em português?
Aqueles que vêm no final do livro são muito ruins de ver.
 
Nossa, nunca tinha refletido tanto sobre essa frase.
É realmente intrigante, eu não consigo acreditar que o Aragorn cruzou um hemisfério.
Por mais que seja possível, acho que Tolkien diria mais sobre o assunto, nem que fosse pra elevar o Aragorn como um grande capitão dos mares. (Poxa, dizer que ele cruzou o hemisfério a pé acho mais difícil ainda! Pelo menos sem nenhuma menção ou comentário).
Mas daí a frase que ele disse não faria sentido... porque as estrelas seriam diferentes?

eu encaro mais como uma expressão...
 
(Poxa, dizer que ele cruzou o hemisfério a pé acho mais difícil ainda! Pelo menos sem nenhuma menção ou comentário).
Mas daí a frase que ele disse não faria sentido... porque as estrelas seriam diferentes?

eu encaro mais como uma expressão...


Por que seria difícil ele passar de hemisfério para o outro? :think:

De todos os dúnedain que nasceram na Terra média, Aragorn dentro da minha concepção foi o que mais se adentrou pelo mundo, pelas gamas de espaços geográficos da Terra média.

Tolkien deixou poucos ou quase nada de fragmentos a respeito das terras ermas além do conhecimento dos povos do ocidente.

Ao mesmo tempo não acho que foi uma mera "expressão", foi algo mais, além, ou seja, realmente o conhecimento da outra parte do mundo para além, bem além de Haradwaith.

Todos nós já estamos habituados a conferir a existência dos outros dois hemisférios dentro do legendarium Tolkien, o hemisfério oeste e o hemisfério leste.
 
Por que seria difícil ele passar de hemisfério para o outro? :think:


Bom, imagino que seja complicado para um viajante adentrar em território desconhecido/pouco conhecido a pé, sem mapas, provável que sem guia.
Não acho que seja impossível, afinal, Aragorn é um ranger.
Mas não é sobre as dificuldades que eu fico em dúvida, (Frodo entrou em Mordor), e sim pela ausência de maiores comentários no livro. Afinal, geraria curiosidade de todos (outros habitantes da "Terra-média conhecida") saber mais sobres outros reinos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo