1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Crônicas de Narnia estão chegando!

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 8 Dez 2005.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    "A culpa é mesmo de Peter Jackson. Se ele não tivesse feito a obra-prima O Senhor dos Anéis, não estaríamos sofrendo de abstinência por falta de uma dose anual de fantasia épica."

    É assim que Roberto Sadovski, diretor de redação da revista SET, começa a matéria especial sobre o filme "As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", que chega aos cinemas amanhã, dia 9 de dezembro.

    Baseado no livro de C.S. Lewis, amigo de J.R.R. Tolkien, o filme promete ser uma grande produção épica que irá agradar também aos fãs do Professor, já que segue uma linha de fantasia semelhante.

    Lewis conheceu Tolkien em maio de 1926, numa reunião da escola de inglês, e algum tempo depois passaram a conversar madrugadas adentro na casa de Tolkien sobre vários assuntos, como teologia e mitologia. A amizade surgiu do interesse de ambos por mitologia nórdica. Começaram a participar de encontros em grupos como os "Coalbiters" e mais tarde os "Inklings", onde discutiam, liam e emprestavam suas obras uns aos outros.

    Tolkien é o responsável por "converter" Lewis ao cristianismo, "numa noite de setembro de 1931" (como conta Isabela Boscov, na edição de 7 de Dezembro da Revista Veja). Até então, Lewis era ateu. E isso fez com que "Nárnia", seu principal sucesso literário, assumisse um espírito cristão. Nárnia é uma alegoria, pois está cheia de referências ao cristianismo como "Filhos de Adão e Filhos de Eva", dentre várias outras (algumas se aqui contadas podem estragar a história para alguns).

    Tolkien não gostava de alegorias, e acabou desaprovando "As Crônicas".

    Surge a ironia: "Tem-se nos dois amigos, então, uma contradição intrigante, que ultrapassa em muito o domínio da literatura. Aquele de fé inabalável nunca quis pregar – enquanto o outro, atormentado por dúvidas, fez de doutrinar a sua missão" (Revista Veja).

    E se Tolkien demorou mais de 14 anos para produzir os 3 volumes de O Senhor dos Anéis, Lewis fez os 7 volumes das Crônicas em 7 anos. Isso incomodava Tolkien. O professor, por ser muito descritivo e atento a cada detalhe, criticava que Lewis não dava muita preocupação ao seu texto, e disse que a história estava cheia de contradições e inconsistência. Foi aí que a amizade começou a esfriar. "Nárnia, ironicamente, ocasionou o esfriamento da amizade que a originara" (Revista Veja).

    Deixando todas essas intrigas de lado, o fato é que "As Crônicas de Narnia" se torna agora o substituto natural de "O Senhor dos Anéis" no cinema, enquanto a transposição de "O Hobbit" para a telona continua sendo um sonho para os fãs.
    Narnia não é Tolkien, mas o Professor exerceu sua influência sobre a obra do amigo Lewis. Se não há mais "O Senhor dos Anéis" para aguardar nos cinemas, aguardemos os filmes de "Narnia". Quem não tem cão, caça com gato, ou melhor, com leão...


    [Agradecinemtos ao Smaug pela pesquisa e grande ajuda com a notícia]
    =]

    Fontes:
    Revista SET, ed. 222 – dezembro 2005. Editora Peixes
    Revista VEJA, ed. 1934 (nº 49), de 7 de dezembro. Editora Abril.
    Tolkien – Uma Biografia, de Michael White. Editora Imago.
     
    Última edição: 8 Dez 2005
  2. Edrahil

    Edrahil Usuário

    E EU VOU ASSISTIR A PRÉ-ESTRÉIA HOJE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :joy:

    Sorry ... estou empolgado. :mrgreen:
     
  3. Elessar Tasardur

    Elessar Tasardur Senhor dos malas sem Alças

    Afff tudo isso so pelo filme tio?

    Ps: eu a Anne tamben vamos
     
  4. Annë

    Annë C´est la vie

    Essa pré estréia é praticamente um mini encontro Valinor!!!
     
  5. Camlost

    Camlost Usuário

    Estou receoso com este filme. Vão ter de acrescentar muita coisa no roteiro pra fazer algo tragável na telona.
     
  6. Que inveja, é nisso que dá nascer em terras longícuas como a minha. Só para se ter uma idéia, H.P. e o Cálice só chega dia 17/12. Nárnia, aqui, é futuro distante! Mas mesmo assim, apesar de ser apaixonada por fantasia, não sei Lewis vai ter o poder de superar a magia de Tolkien. O Hobbit, pelo visto não sai em cinema tão cedo e o Silmarillion, será que tem alguma chance?
     
  7. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Eu quero ver o ASLAMMMMM!!!
    ¬¬ desculpem...é só a ansiedade heheheh
     
  8. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Ainda não assisti nenhum trailler, mas pelas fotos parece que o filme é realmente bem feito. Mas só vou assistir depois que ler o livro.
     
  9. #Lúthien#

    #Lúthien# Usuário

    Alguem aih jah leu o livro?

    O filme parece muito legal!!! Vi o trailler uma vez e adorei!!

    O Hobbit bem q podia sair msm!! Mas acho q nem seria bom se o Silmarillion saísse nao! O livro eh muito detalhado, um filme acabaria com a sua magia.
     
  10. Edrahil

    Edrahil Usuário

    EU FUI, VI E ... É MUITO BOM!!!! Assistam.
     
  11. Nimrodel Telcontar

    Nimrodel Telcontar Hobbit embaraçada

    ótimo texto, não sabia de várias destas coisas...
    Na verdade descobri Crônicas por causa de Tolkien e do site Na toca do hobbit, quando este estava fazendo um sorteio valendo o livro...

    Sabia da amizade deles, mas não que Crônicas a tinha esfriado... Embora soubesse que Tolkien desaprovava a obra. Realmente, o Lewis não precisava ter feito tantas alegorias, mas...

    To com curiosidade, queria ver o filme tb com vcs T.T Mas ngm me conhece e eu não tenho dinheiro, vou esperar até dia 20... Mas me digam se ficou infantil...
     
  12. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Particularmente não achei tão infantil. Não deixa de ser já que baseado em um livro infantil, mas vale a pena assistir.
     
  13. Elessar Tasardur

    Elessar Tasardur Senhor dos malas sem Alças

    bOM O MELHOR QUE RECEBI RESPOSTA DA DYSNEI POSSO ATE FRISO ATE GANHAR OS 7 LIVROS
     
  14. Annë

    Annë C´est la vie

    Blaghhhh ! Meia boca esse filme ai...
     
  15. Flora Valls

    Flora Valls Usuário

    Eu já li As Crônicas de Nárnia e gostei bastante, mas nada que pudesse ser comparado a O Senhor dos Anéis, pelo amor de "Deus"! Hoje de manhã ouvi um locutor de rádio dizer o absurdo de que As Crônicas eram o SdA 4. Ah, por favor!
     
  16. Almáriel

    Almáriel Die Sonne

    Ei vi hojeeee
    na estreia
    po, mto maneiro
    eu oensei que a disney ia estragar o filme e deixar o filme mto infantil
    mas foi foda ASLAM RETORNOU!
    up C. S. Lewis
    up J. R. R. Tolkien!
     
  17. elfo pardo

    elfo pardo Valfenda

    O leão Aslam está atacando nas telonas agora!!!
    Quero ver a bruxa ruir!!!
     
  18. pois eh quem naum tem cão caça com o gato...depois de SdA no cinema naum tinha mais oq esperar, naum tinha pré estreias legais...espero q o filme naum decepicione.
     
  19. Morion- O Negro

    Morion- O Negro Usuário

    Vou ver na quarta-feitra que é mais barato.XD
     
  20. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Fui ver o filme ontem. Gostei mesmo ^^. Foi uma das poucas adaptações da Disney que eu gostei, porque em geral eles adocicam muito a história.... Mas como dessa vez eles não tinham como adocicar mais ainda, o filme ficou bem legal. Destaque novamente para a Tilda Swinton, a Feiticeira Branca. Muito boa mesmo, fez a feiticeira do jeito que eu a imaginava!! ^^

    Quanto às comparações com Senhor dos Anéis... o primeiro é o motivo mercadológico, dar uma comparação pra aqueles que nunca tinham ouvido falar de Nárnia... o outro é a estupidez da maioria dos jornalistas. Ainda mais quando se trata de literatura de fantasia... jornalistas já não costumam pesquisar, ainda mais quando o assunto é fantasia... fazer o q?
     

Compartilhar