• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)

Terminei de ler ontem à noite.
Gostei muito mesmo!
O livro final: "A Última Batalha" apesar de ser uma história bem bonita me deprimiu um pouco com
o fim triste de Nárnia dominada pela maldade, inveja e medo. E quando todos descobrem que morreram no acidente de trem! Nossa! aquilo foi bem trágico, eu achei.
E me chateou também o fim que o autor deu pra Susana.
Mas depois fiquei pensando que talvez ele quisesse criticar uma coisa que a gente vê bastante nos dias de hoje: todo mundo quer ser jovem, a vida toda.
Como no livro (página 708 do Volume Único):
"Quando (Susana) estava na escola, passava o tempo todo desejando ter a idade que tem agora, e agora vai passar o resto da vida tentando ficar nessa idade. Tudo em que ela pensa é correr para atingir a idade mais boba da vida o mais depressa possível e depois parar aí o máximo que puder"

E a gente vê isso acontecendo todos os dias, meninas de 7 ou 8 anos (às vezes menos) se vestindo e se comportando como se já fossem moças. E mulheres de 50 anos (às vezes mais) agindo e se vestindo como se ainda fossem moças.
Pode-se afirmar que isso se deve em grande parte ao machismo da sociedade, que privilegia sempre a mulher jovem e bonita, mas como explicar que, a cada dia que passa, também vemos homens assim, que se recusam a amadurecer?

Achei legal essa crítica do Lewis, como Nelson Rodrigues que dizia: "Jovens, envelheçam!" (envelheçam no sentido de amadureçam, não no sentido de se ficar decrépito e ultrapassado).

Mas me chateou por a Susana ter sido usada pra essa crítica.
Não lembro de ela ter sido fútil nas outras histórias, o Edmundo era bem mais egoísta e fútil e se redimiu apesar de tudo.

Mas ó, nota dez pro livro, me arrependo de não ter lido antes e lamento não ter tido acesso a ele quando era garota.
 
Ah, eu li também mas nem tenho o livro... Li emprestado de uma amiga e acabei em uma duas semanas pela curiosidade. Faz um ano que eu devo ter lido... É li pelo volume único também.

No começo eu achei um pouco cansativo o livro, a primeira história não me agradou muito... Confesso que desde o começo a forma como o autor escreve a história me fez lembrar de quando era pequena e me falavam sobre o paraíso, e deus e todas essas coisas.
Mas eu tentei não focar muito nisso enquanto estava lendo, pois senão ia perder a graça de tudo porque iria ficar criticando a opinião do autor e como ele influencia seu ponto de vista na história. Como já disseram, é um biblia pra crianças...

Meu livro favorito é A Viagem do Peregrino da Alvorada e meu personagem preferido é o Edmundo. :sim: Admito que no começo eu não gostava dele, mas pra mim ele era o personagem com mais sentimentos reais na história. Todo mundo um dia já foi egoísta, já teve medo e até ciúmes dos irmãos e amigos. E ele evolui na história, aprende com os erros e tudo mais. :grinlove:

Também não gostei do final da Susana, achei injusto demais. Mas é como a Clara falou, até entendo o que ele quis mostrar com esse "final".

Ah, e gosto mais dos personagens que vão surgindo ao longo do livro
Como o primo que eu esqueci o nome e aquela amiguinha dele
do que os irmãos "principais" (tirando o Edmundo)
 
Nossa, não lembrava desse final não. (mas também faz uns mil anos que eu o li)
E acho que quando li, nem pensei nessa crítica. Mas realmente, tem tudo a ver com a história de nunca se ter o que deseja, ou de nunca estar satisfeita com o que vc tem. Isso gera a vontade de parecer mais velha quando ainda se é nova, e a vontade de parecer jovem quando já está velha. (velha num bom sentido!)

E como a Clara disse, isso provém mesmo de uma realidade, porque ambos os períodos da vida de uma pessoa tem suas vantagens e desvantagens. Penso eu que o melhor é aproveitar cada momento, que é único, e não vai mesmo voltar. Assim, como não adianta querer apressar as coisas. ;D
 
Cabal disse:
Vcs acham que um moleque de 14 anos possa vir a gostar ?

Fico receioso por causa desse apelo biblico que tanto falam.

Eu acho que pode gostar. A relação com a religião provavelmente se dá para aqueles que já tem um conhecimento mais amplo no assunto, além de ser fruto de uma leitura mais aprofundada, que leva a essa ligação.

Para alguém de 14 anos, pode ser que essa relação seja percebida, mas geralmente na primeira leitura não é de se preocupar muito com isso. Pelo menos eu, com essa idade, tava nem aí pro que um livro poderia ter em comum com o mundo real. Queria mais era a fantasia. =B
 
.Izze. disse:
Cabal disse:
Vcs acham que um moleque de 14 anos possa vir a gostar ?

Fico receioso por causa desse apelo biblico que tanto falam.

Eu acho que pode gostar. A relação com a religião provavelmente se dá para aqueles que já tem um conhecimento mais amplo no assunto, além de ser fruto de uma leitura mais aprofundada, que leva a essa ligação.

Para alguém de 14 anos, pode ser que essa relação seja percebida, mas geralmente na primeira leitura não é de se preocupar muito com isso. Pelo menos eu, com essa idade, tava nem aí pro que um livro poderia ter em comum com o mundo real. Queria mais era a fantasia. =B

É como a Izze falou Cabal. E eu também li esse mais ou menos quando tinha 14 anos e, apesar de achar que o Leão era Deus e tal, não era com isso que eu me importava, mas sim com as aventuras. Então, acho que a última coisa que um garoto dessa idade vai se importa é com esse apelo religioso, que afinal não está tããão implícito assim, só pra quem lê olhando por esse lado.
 
Valeu Anne e Izze, pretendo comprar pro meu sobrinho, ia dar um box do Vianco com os sete e setimo, mas fiquei na duvida se crônicas de narnia não poderia ser melhor no momento.

Bigado.:sim: :tchauzim:
 
Muito bom...

Eu, como cristão católico gostei bastante. Tem muitas semelhanças com algumas passagens bíblicas... mas também tem uma boa trama.

E também não é assim nada exagerado. São alguns trechos do livro... e mesmo assim, alguns deles só são entendidos se você tiver um certo conhecimento do cristianismo...

Quem não conhece tanto passa batido em muitas partes... :sim:
 
gangrel7 disse:
Quem não conhece tanto passa batido em muitas partes... :sim:

Acho que é por isso que não gostei tanto do livro no começo, não conheço muito das histórias do cristianismo, só as básicas mesmo, dos filmes de feriados religiosos, mas é nítida a semelhança de Aslan com Jesus.

Agora pretendo reler o livro, pois a minha visão e opinião sobre C S Lewis mudou por causa do livro O Dom da Amizade, além do que meu professor sempre diz: que devemos ler a bíblia se quisermos entender bem de literatura, acho que vou caçar a que ganhei a milhares de anos e nunca abri.
 
Olha, isso daria um belo tópico explicando os trechos...

Mas vamos ver o que consigo lembrar de cabeça:
1) Tem sim essa semelhança de Aslan com Jesus: Aslan significa "leão" (parece idiota falar isso, rsrs :rofl:) em uma lingua (sorry, não lembro qual agora). E Jesus era chamado de "leão de Judá")
2) No livro fala que Aslan era filho do Grande Imperador dos Mares (ou algo do tipo)... e logo no inicio da bíblia (Livro do Genesis) lemos que "O espirito de Deus pairava sob as águas).
3) Deus cria o mundo "falando" ("Faça-se a luz", "Faça-se isso, faça-se aquilo"). Nárnia é criada por Aslan "cantando"...XD
4) Os animais chamam as crianças de "Filho de Adão", "Filha de Eva"... forte referência a Adão e Eva também...
5) O "líder" das crianças é Pedro... que por "coincidência" também é o nome do lider dos apóstolos: São Pedro.
6) Aslan se entrega para morrer no lugar do Edmundo e tem aquela profecia que fala no livro "Quando um inocente se entregar por um culpado ele pode vencer até mesmo a morte" e Aslan "ressurge". O próprio fato das criaturas do mal rasparem o pelo dele, o amarrarem, o levarem para "a pedra do sacrifício" (que é um altar) estão todos voltados para Jesus.

De cabeça, o que lembro é isso:tchauzim:

Luciano
 
repeteco

JLM disse:
se quiser ver oq eu falei de cada um dos 7 livros, dá uma olhadinha aqui.

nas resenhas individuais q fiz d cada 1 dos 7 livros citei mtas referências cristãs.

pra quem ñ gostou do final de susana, neil gaiman escreveu um conto chamado 'o problema de susan', no livro coisas frágeis, onde traz uma versão apimentada narrada por ela mesma. tb falei 1 tico do conto aqui.
 
Rafaela disse:
Agora pretendo reler o livro, pois a minha visão e opinião sobre C S Lewis mudou por causa do livro O Dom da Amizade, além do que meu professor sempre diz: que devemos ler a bíblia se quisermos entender bem de literatura, acho que vou caçar a que ganhei a milhares de anos e nunca abri.

Rafaela, seu professor tem toda razão. Nossa cultura foi cristianizada (não necessariamente cristã) desde Constantino, obviamente ficaram marcas boas e ruins em tudo, não só na literatura. O bom de ter sido criada frequentando igreja é que conheci bem essas histórias e é quase imediato reconhecer alusões bíblicas, principalmente em caras tipo Lewis e Saramago, rs. Se quiser mesmo ler a Bíblia, deixa essa sua continuar perdida e tenta ler uma versão da Bíblia chamada NVI (Nova Versão INternacional) ou a Bíblia na Linguagem de Hoje. A leitura flui mais nessas, conselho de amiga. E não vai seguindo a "ordem de publicação" se não logo no terceiro livro vc desiste, rs. Mas se quiser falar mais sobre isso, manda MP, q a gnt troca figurinha. =P

Já sobre o Lewis, se vc gostou de O dom da amizade,experimenta ler A Abolição do Homem e Os quatro amores. Ele tem um fluxo de raciocínio tão coerente, profundo e penetrante que às vezes vc tem q parar a leitura pra dar conta (racional e emocionalmente falando) das coisas q ele escreve. E pra quem não tem grilo com tema religioso, Cartas de um Diabo a seu aprendiz é um livro divertidíssimo.XD

Petra disse:
Também não gostei do final da Susana, achei injusto demais. Mas é como a Clara falou, até entendo o que ele quis mostrar com esse "final".

Será que fui a única a não achar o fim da Suzanna sexista?
Convenhamos, se ele fosse sexista roots, não tinha deixado a Lucy ter um papel tão importante nos volumes em q ela aparece, e detalhe, ela é a que mais dura na história. Acho que ele eliminou a Suzanna por dois motivos: primeiro (discordando da Clara) porque,
desculpem, se o livro é uma alegoria bíblica e ele era cristão protestante, não bastava ter o perfil de herói pra entrar no céu. E a Suzy ficou de fora não foi por ter sofrido a síndrome de Peter Pan às avessas, mas porque ela deixou Aslam de lado. Quando os quatro se reuniam, ela nem queria falar sobre o assunto, lembram? Em vários momentos das CN (como em O Sobrinho do Mago), ele ressalta que só quem tem o coração de criança, puro e despreocupado com convenções sociais (quer dizer, o oposto a essa "idade mais boba da vida", q é qnd a gnt se deixa conformar às normas sociais em detrimento daquilo que realmente somos e pensamos), pode acreditar em e chegar a Nárnia. Lembrem q a Suzy é mais velha, e o que ele "reprova" não necessariamente é a vaidade ou a sexualidade, mas o fato dela ter se deixado dominar pelas pressões do outro mundo e ter esquecido Aslam, Nárnia e os valores q ela aprendeu lá.


O segundo motivo é porque ela, dos quatro, era o personagem mais fraco. Pedro nem era tão importante na história, mas era o grande rei, não dava pra tirar. Edmundo foi o central em O Leão, A..., e encarnava a essência do perdão e reparação. Fica tb. De todos, a Lucy é a mais fiel a Aslam. Então, sobrou a Suzy q nem era assim tão importante. Mas, enfim, isso é o que eu acho, rs.
 
Aliás, falaram nessa tal ordem de publicação, mas, qual é ela? Eu li na ordem que veio no Volume Único, rs.
 
Manu M. disse:
Aliás, falaram nessa tal ordem de publicação, mas, qual é ela? Eu li na ordem que veio no Volume Único, rs.

é a ordem em q as histórias foram sendo escritas e publicadas, conforme a ordem abaixo. se vc prestar atenção, verá q o grande carro-chefe, q começou tudo, foi o leão, a feiticeira e o guarda-roupas. na minha opinião, os 3 melhores são os primeiros. há tb o detalhe q somente o último livro foi escrito na mesma sequência da história.

2. O Leão, a Feiticieira e o Guarda-Roupa (The Lion, the Witch and the Wardrobe)
Publicado em 1950.
Ano na Inglaterra: 1940
Ano em Nárnia: 1000

4. O Príncipe Caspian (Prince Caspian)
Publicado em 1951.
Ano na Inglaterra: 1941
Ano em Nárnia: 2303

5. A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Voyage of the Dawn Treader)
Publicado em 1952.
Ano na Inglaterra: 1942
Ano em Nárnia: 2306

6. A Cadeira de Prata (The Silver Chair)
Publicado em 1953.
Ano na Inglaterra: 1942
Ano em Nárnia: 2356

3. O Cavalo e seu Menino (The Horse and His Boy)
Publicado em 1954.
Ano na Inglaterra: 1940
Ano em Nárnia: 1014

1. O Sobrinho do Mago (The Magician's Nephew)
Publicado em 1955.
Ano na Inglaterra: 1900
Ano em Nárnia: 1

7. A Última Batalha (The Last Battle)
Publicado em 1956.
Ano na Inglaterra: 1949
Ano em Nárnia: 2555
 
Também li, ja faz um tempo, a amei demais esses livros. A forte religiosidade, citada aqui como ponto negativo, é o que faz essa série tão boa, a obra-prima de Lewis. É um livro pra crianças, mas também não tem idade, qualquer um pode adorar esse livro. Eu, particularmente, coloco As Crônicas de Nárnia como uma série que marcou minha vida, e indico infinitamente para qualquer um que quiser ler...
 
Voltei a ler, álias, relendo, gosto das crônicas, acho interessante.
Li a bastante tempo tbm, logo qnd lançou o 1º filme creio eu.
 
Estou terminando o segundo livro e tenho gostado bastante do enredo (apesar da grande quantidade de referências da bíblia); a narrativa é agradável e os diálogos bem feitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo