1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Bilbo Bolseiro, 24 Jun 2009.

  1. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Me surpreendi por ninguém ainda ter aberto um tópico sobre esta série aqui.
    Eu comecei a ler, já li os dois primeiros volumes e estou indo para o terceiro. Até agora achei legal, apesar do forte tom religioso e, como já tinha lido comentarem, alguns plágios da obra do Tolkien.
     
  2. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    ñ são plágios, daniel, os dois escritores eram amigos e trocavam figurinhas.

    esse foi o primeiro livro q resenhei na estréia do meu blog, lá por janeiro de 2007. se quiser ver oq eu falei de cada um dos 7 livros,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    e sim, o apelo cristão da obra é forte e intencional.

    a propósito, qual é a edição q vc está lendo? é igual a minha, com desenhos do autor?
     
  3. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Sim, eu sei que eles eram amigos, mas mesmo assim li em alguns lugares ser dito que o próprio Tolkien acusou o Lewis de plágio, de ter roubado algumas idéias dele.
    A edição que tenho é diferente da sua, pois as ilustrações não são do Lewis, são de uma artista chamada Pauline Baynes. É uma edição em volume único, com uma capa preta com uma ilustração do leão na frente.
     
  4. Guilhermina

    Guilhermina Usuário

    Minha edição também é o volume único, devo ter lido no ano que lançaram o 1º filme (motivo que me fez querer ler o livro, claro).
    A única coisa que me arrependo foi de como eu li os livros... deveria ter feito por ordem de edição e não pela ordem cronologica da história.
     
  5. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Por que você acha que é melhor ler os livros seguindo a ordem de publicação ao invés da ordem cronológica da estória?
     
  6. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    foi oq eu disse: eles faziam troca-troca. :sacou:

    qto ao destino da suzana, sugiro a leitura do coisas frágeis do neil gaiman, onde ele dá a versão dela da história. dela e do gaiman, of course.

    qto as ilustrações, daniel, são da pauline baynes mesmo. eu q tava com pregui de pegar o livrão e acabei confundindo com outro q tenho aqui.
     
  7. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É, eu também acho isso, que as situações e acontecimentos carecem de explicações mais detalhadas. Mas sempre que eu penso isso lembro que a intenção dele era escrever uma obra destinada às crianças (ao contrário do Tolkien, que intencionava criar uma obra de fantasia para adultos), e aí sou menos rigoroso.

    :lol:

    Tudo bem, eu precisei pegar o livro pra ver, não sabia de cabeça também, hehe
     
  8. imported_?

    imported_? Usuário

    Realmente, você está lendo uma "bíblia disfarçada" e não está percebendo. :rofl:

    Brincadeiras à parte, se você tiver algum conhecimento bíblico, vai reconhecer diversos personagens do Velho (e Novo) Testamento.
    Eu não sou uma pessoa religiosa, mas gostei muito de "José e seus irmãos", acho que é no livro A viagem do Peregrino da Alvorada que aparece isso.

    Também reparei nisso. Mas acredito que sempre vai ser assim, o branco bom, o escuro ruim. Acho que no último livro, se não me engano, um Calormano é descrito como mais ou menos "de boa aparência, apesar de ser um Calormano de pele escura" (me corrijam se eu estiver errada pois não tenho o livro aqui em casa).

    Também li em alguns lugares que Tolkien também teve idéias que inicialmente eram de Lewis. Eu não terminei SdA ainda (estou no último livro), mas não notei tantas semelhanças assim, pelo contrário, não se pode comparar, As Crônicas de Nárnia é claramente escrito para crianças menores (e para crianças crescidas como eu também =]). Tanto que a linguagem simplificada prova isso. É um livro facílimo e rápido de se ler, todos passam do primeiro para o segundo sem nem perceber.
    Eu não indicaria Crônicas de Nárnia para um grande fã de SdA, dizendo que é do mesmo estilo, como já vi muitas pessoas fazendo por aí em outros fóruns.

    Obrigada pela dica, JLM. Eu realmente não sabia sobre esse livro, fiquei muito interessada.
     
  9. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Hehe, então pelo visto o Lewis não disfaçou muito bem não, rs
    Eu me considero uma pessoa religiosa, porque mesmo não fazendo parte e nem seguindo nenhuma religião acredito em muita coisa, estou longe de ser ateu. Mas não me incomoda essa forte semelhança e alegoria d'As Crônicas de Nárnia com a Bíblia, até porque considero este livro uma obra interessante de fantasia (sem ofender quem acredita no que está escrito nela).

    Eu também não acho uma boa idéia, porque depois de ler O Senhor dos Anéis (e qualquer outro livro do Tolkien sobre a Terra-média) a pessoa está muito "exigente", devido à grande gama de detalhes nas estórias, e pode achar as estórias do Lewis meio "simples" demais, na minha opinião.
     
  10. imported_?

    imported_? Usuário

    Mas eu disse "disfarçada" pois muitos leem As Crônicas de Nárnia sem saber antes que se trata de histórias inspiradas na bíblia. Se não fosse disfaçada, alguns iriam torcer o nariz e não iriam querer ler! XD
    Acho isso bonito, um livro cheio de simbolismos e realmente achei interessante descobrir quais trechos da bíblia os livros se referiam. Alguns eu não consegui identificar e depois acabei me esquecendo de dar uma procurada na net.

    Acho que a linguagem não é "meio simples", mas realmente simples!
     
  11. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É verdade, você tem razão. O Lewis deu essa disfarçada pra conseguir fazer com que crianças se interessassem em ler e ouvir estórias que passassem os conceitos e preceitos cristãos, sem aquela aura "sisuda" da Bíblia. Aí criou estórias em um ambiente de fantasia, de contos-de-fadas, pois sabia que isso cativaria a atenção delas.
    E a gente percebe esse linguagem simples no vários momentos onde ele explica, literalmente, pra quem está lendo alguma coisa, igual se faz quando se está contando algo pra uma criança.
     
  12. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Bem, isso pq ele se dizia um bom evangélico... eu comprei o volume único, mas emprestei p/ uma amiga e ela ñ me devolveu mais, tb ñ gostei muito pq ñ gosto de nada com temas religiosos, o último livro que leria na vida é a bíblia e vc ve muitas semelhanças na história.
     
  13. Oseas

    Oseas Usuário

    Li o primeiro volume de da obra de C. S. Lewis. e gostei bastante.

    O que chamou a minha atenção é o fato de vc afirmar que o último que vc leria é a Bíblia.

    A Bíblia é o livro mais fantástico do mundo. Não precisa ser religioso para reconhecer isto.
     
  14. Juliana Rocha

    Juliana Rocha Usuário

    EI....VOU DAR UMA NOTÍCIA DÁ QUAL RECEBINO MEU E-MAIL, ONTEM:
    NO SUBMARINO ESTAUM COM O PREÇO DO LIVRO Á R$29,90, FRETE GRÁTIS.NAUM SEI SE AINDA ESTA...MAS!!!!
    :tchauzim:
     
  15. Alisson P.

    Alisson P. Usuário

    Sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas eu concordo com a Guilhermina. A leitura fica muito mais interessante quando seguimos a ordem de publicação. O Sobrinho do Mago não é o primeiro livro da série: é uma espécie de prequel, que se propõe a contar como Nárnia foi criada e explicar a origem de elementos que aparecem nos livros anteriores (como o guarda-roupa, o lampião, o Professor Kirke e a Feiticeira Branca). Espera-se que o leitor já conheça tais elementos antes de ler o prequel, se não a história perde um pouco o sentido.

    Isso também me incomodou um pouco. Esperava descrições um pouco mais detalhadas e uma linguagem menos infantil, mas percebi que o público alvo dos livros é a criançada mesmo. É o tipo de história que se lê em voz alta para os filhos antes de irem para a cama.

    Valeu pela dica, JLM. Li Coraline já faz algum tempo, e estive pensando em procurar outros livros do Gaiman. Fiquei curioso com esse.
     
  16. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Eu li todas as crônicas e quando estava lendo não senti todo esse apelo bíblico comentado. Entrei de cabeça nas histórias mesmo, o que estava ali, sem buscar inspirações.
    Claro que teve algumas partes que percebi a semelhança, mas isso não me impediu de continuar lendo ou de recomendar o livro. E quando recomendo nem lembro de dizer que tem algumas histórias "parecidas" com a da Bíblia....
     
  17. Indu

    Indu MANDALORIAN

    Meio pueril, mas gostei de O Sobrinho do Mago, que vem antes da série.
    Gostei apesar de não ter terminado de ler ainda, mas espero.
     
  18. Petra

    Petra Usuário

    Uau, foi a primeira coisa que eu pensei quando comecei a ler o primeiro "conto", já que eu li em volume único. Apesar de que, eu tentava não levar em um tom religioso, nada contra não sou tão religiosa mas nunca imaginei quando comecei a ler crônicas de nárnia que ela teria um forte tom religioso.

    Bom, foi uma das séries que eu mais me decepcionei. Eu imaginava uma série completamente diferente, acho que é um pouco "infantil" mesmo levando em conta o público do livro, também achei um pouco "vazia" as histórias/contos são rápidos demais e inclui ao longo da história personagens que na minha opinião, não valem a pena. Acho que só aquele "primo" deles que valeu a pena, que foi o livro que eu mais gostei..
    Porém, como eu não lii SdA não posso dizer sobre plágios, etc e tals. Eu fui a única que nao gostei do final? Achei o último conto desnecessário e aquele final com a Suzana meio fúti.

    Não sabia desse livro, vou procurar saber e ler *-*
     
  19. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Acho que ainda sou um leitor muito ruim ainda, pois embora seja de leitura fácil e tals, não achei tãããããão simples assim. Ah, e tem umas descrições sim... Acabei agora o segundo (em ordem cronológica) e gostei bastante dos dois. O primeiro foi realmente muito legal, o segundo eu já tinha visto o filme, mas é ótimo haha.

    Gostei daquela parte em que ele descreve como era "cavalgar" em um leão. :D

    E eu não sei se é por causa do muito pouco conhecimento nesses assuntos religiosos e tals. E vocês me deram vontade de ler a bíblia.

    Ah, comentaram sobre ele explicar bem literalmente e achei bem legal isso. E deve ser mesmo legal você ler em voz alta para crianças.
    "...como vimos no capítulo interior..."... (parafraseado)



    Nossa, esse forum amadurece cada vez mais minha leitura e tudo mais. :P




    edit:
    Vejam esse trecho da resenha do Jeff. Agora consegui perceber melhor o que vocês estavam falando. :D
     
  20. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Estou surpresa com o preço dele na submarino... Edição única 29,90 :) yey! Eu quero!
     

Compartilhar