• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin)

Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

Só uma correção: é os Karstark de Karhold.
 
Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

Os Karstarks e os Karhold eram uma força considerável no Norte, além de pertenceram ao mesmo ramo familiar dos Starks, por isso Robb ficou exasperado com a fuga do Jaime. Enquanto ele estivesse preso, seria possível agrupá-los tentar retomar Fosso Cailin. Mas sem eles, Robb teria de fazer mágica na Praça Torrhen e em fosso Cailin, isso se eles não fossem supreendidos pela Montanha que Cavalga que já havia retomado Harrenhal enquanto eram celebrado o casamento de Edmure e Roslin Frey. Mas Walder Frey fez um estrago além de qualquer plano que Twyn Lannister poderia conceber.

O Príncipe Doran poderia ser covarde, mas a Víbora Vermelha, não. Com as forças minguadas pelos esforços de reaver Winterfell, Robb enfrentaria o poderio do Sul e dos Homens de Ferro, caso o irmão de Balon Greyjoy voltasse sua frota para lá.
Concordo com a importância dos Karstark, mas isso não é tudo. Clegane não iria surpreender ninguém: ele não comanda nenhum exército, comanda(va) uma gangue de salteadores, rufiões, cães estupradores, queimadores de fazendas. Lorde Tywin os usa ora como monstros que devastam terras agrícolas, ora como os cães loucos da vanguarda de um exército anteriormente já formado e bem organizado. E isso não ocorreria de forma diferente das guerras anteriores, os Lannister e Clegane ainda teriam de se bater contra Correrio e terras fluviais muito bem guarnecidas. Não seria fácil nem mesmo penetrar no Tridente. O estrago de Walder Frey foi destruir o que unia as forças esparsas do Norte: os Stark. Sem os Stark, era inevitável que os vassalos se dispersassem e que disputas por sucessão pelo domínio do Norte ocorressem, como os Bolton bem sabiam e agiram rápido pra isso. Da mesma forma, o plano de retomada do Norte ruiu e as parcas forças de Guardamar e poucos vassalos leais sucumbiriam aos homens de ferro ou aos Bolton, 'aliados' do Trono de Ferro.

Sobre Dorne há o fator motivação: Oberyn não tinha motivos pra se aliar aos Lannister em nenhuma guerra contra nortenhos. Mesmo se fossem convocados, duvido muito que ele e as filhas desejariam menos que o sangue de Clegane E de Tywin em troca dessa aliança.

Quanto a Euron Greyjoy há o fator tempo: a guerra que Robb planejava seria rápida como é bem o estilo dele. Ele teria retomado Winterfell antes do Corvo voltar das Ilhas do Verão. Teria tempo de reorganizar suas defesas, seus vassalos, talvez até punir os Bolton e fazer uma visitinha do Rei do Norte à Muralha. Formalidades.
Só uma correção: é os Karstark de Karhold.
Viajei grande na viagem do Elring, Thaleão. My bad. :lol:
 
Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

O Príncipe Doran poderia ser covarde, mas a Víbora Vermelha, não. Com as forças minguadas pelos esforços de reaver Winterfell, Robb enfrentaria o poderio do Sul e dos Homens de Ferro, caso o irmão de Balon Greyjoy voltasse sua frota para lá.
Hein?

Doran não é covarde. Nem de longe.
 
Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

Por que você diz isso? Porque teve coragem em prender as donzelas?

Digo porque ainda não li o quinto livro.

Porque o que eles está planejando é muito mais digamos, corajoso, do que exigir a cabeça do Clegane. No quarto livro ele já expõe seu plano.
 
Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

Porque o que eles está planejando é muito mais digamos, corajoso, do que exigir a cabeça do Clegane. No quarto livro ele já expõe seu plano.
Bom, o plano dele é bem audacioso pelo que deu pra pescar mas... convenhamos que audácia ainda é algo complicado pra Doran. Ou melhor, ele não simularia um ataque ao Norte unido aos Lannisters mesmo levando isso em conta.
 
Re: As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 3 - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin

Ele prende as filhas do Oberyn porquê elas estavam estimulando perigosos levantes nas ruas. Não chamam elas de Víboras sem motivo.

Doran não é covarde, ele só não é idiota. Uma guerra contra o Trono de Ferro significa a destruição de Dorne. Mas desde a morte da Elia - palavras exatas dele - ele vem preparando a queda de Tywin e da casa Lannister. Casar Arianne com Aegon Targaryen e deixar os Targs invadirem Westeros.
Já começaram aliás no quinto livro, Aegon e a Companhia Dourada.
.
 
Book 3
Boas.

Tenho lido as Crônicas de Gelo e Fogo sem parar, desde o volume 1.

Ontem terminei "A Tormenta das Espadas", batendo o meu recorde temporal de leitura de livros desta saga e segunda-feira começarei o volume seguinte.

Para começar, considero o "Casamento Vermelho" o acontecimento mais revoltante até ao momento. O Robb Stark era a minha personagem favorita. Fiquei realmente chateado com a sua morte. Enfim, ainda tenho esperança que ele reapareça de alguma forma.

Os mistérios mais pertinentes até ao momento:

a) A filiação de Jon Snow.

É atribuída a sua maternidade, diversas vezes ao longo dos livros, a uma tal de Wylla.

Contudo há uma personagem que diz a Arya que Ned Stark e Ashara Dayne apaixonaram-se no tempo em que o Ned supostamente estaria com Wylla.

Ainda assim, não me parece verossímil q o Jon Snow seja filho de Lyanna e Rhaegar. Algures no vol. 1, quando Ned Stark e o Robert Baratheon regressam a Porto Real, este pergunta a Ned por Wylla e se não estou em erro o nortenho ameaça o rei por ele insultá-la.

Outro facto que me leva a descrer nessa ascendência são as constantes citações de que Jon Snow seria fisicamente mais parecido com o Ned Stark que os próprios filhos legítimos dele.

b ) Petyr Baelish

c) O salvador de Samwell Tarly e guia de Bran Stark

c) O "renascimento" de Catelyn Stark.

d) Quem é que Robb Stark nomeou como seu herdeiro.

e) Qual o real envolvimento da mulher de Robb Stark e da sua família no «Casamento Vermelho».

f) Sobre a morte de Jon Arryn, Cersei já não tinha admitido que fora responsável pela sua morte? E agora Lysa Arryn confessa tê-lo envenenado sob a influência de Petyr Baelish?

g) Paradeiro da loba Nymeria.
 
f)
a própria Lysa acusa Cersei, mas esta nunca admite ter matado Jon Arryn

mas pelo menos na série televisiva acho que há insinuações claras por parte de Cersei admitindo que fora ela a responsável pela morte de Jon Arryn.
 
terminei de ler e gostei bastante. foi, por enquanto, o melhor livro (achei o CoK mais ou menos). embora as histórias sejam interessantes, eu sinto falta de um pouco mais de clareza sobre o objetivo da série. claro, não precisa ser tão linear quanto "levar o Um Anel para a Montanha da Perdição". por outro lado, o fim da série parece cada vez mais imprevisível.

gostei de todos os acontecimentos. acho que tem que ser assim mesmo: os personagens tem que morrer e tem que tomar decisões do tipo "agora não tem volta".

eu achei bem confusa a morte de Joffrey. certo, entendi que Olena e Mindinho arquitetaram, mas não entendi a execução. uma das ametistas da rede de cabelo de Sansa era um veneno cristalizado, certo. Olena quando vai arrumar o cabelo de Sansa pega um dos cristais da rede, certo. e então? Olena coloca o cristal na taça de Joffrey e ninguém percebe nada? além disso, pq passar por todo esse trabalho da rede de cabelo? não fez sentido. parecia mais simples Olena estar logo de cara com o veneno. realmente não entendi essa estratégia. fora isso, achei o máximo Joffrey morrer cheio de torta de pombo na boca.

continuando, embora eu goste das tramas políticas, confesso que estou bastante curioso sobre as explicações sobre lado fantástico do enredo. até a chegada de Melisandre, eu achava que os novos e velhos deuses podiam muito bem ser imaginários, mas agora não dá mais pra acreditar nisso. tem que existir algum tipo de entidade ou força operando no universo dos livros. além disso, continuo sem entender a importância de Edric Storm e pq seu sangue tem propriedades mágicas. os reis em Westeros não são como os reis em OSdA, que tem por natureza algo de especial.
 
Galera, alguem sabe quem é aquela "Tanásia" que o pai da Catelyn fica falando em seu leito de morte? Ele fala algo sobre filhos legítimos e pede o perdão dessa moça.

Aguém sabe quem ela é? Ou esse ainda é um mistério que o Martin ainda não revelou?
 
Galera, alguem sabe quem é aquela "Tanásia" que o pai da Catelyn fica falando em seu leito de morte? Ele fala algo sobre filhos legítimos e pede o perdão dessa moça.

Aguém sabe quem ela é? Ou esse ainda é um mistério que o Martin ainda não revelou?
Você leu todos os livros já? Pq é meio que esclarecido isso já...
 
Galera, alguem sabe quem é aquela "Tanásia" que o pai da Catelyn fica falando em seu leito de morte? Ele fala algo sobre filhos legítimos e pede o perdão dessa moça.

Aguém sabe quem ela é? Ou esse ainda é um mistério que o Martin ainda não revelou?

É respondido ainda no final do Tormenta.

Não é uma pessoa. É uma planta aborticida que o Hoster Tully fez a Lysa beber para que perdesse o bebê que esperava do Mindinho, depois deles dormirem juntos quando Mindinho se recuperava do duelo que teve contra o Brandon Stark.
 
Nossa, eu li até o Dança com Dragões e tinha passado despercebido essa da Tanásia.

Estou relendo o Tormenta agora para acompanhar melhor a série e já vi que devo te esquecido muita coisa.

Jamais que ia lembrar essa da Tanásia. Bacana. E e achando que era tudo papo do Mindinho...
 
Esse livro teve tantos episódios de explodir a cabeça que eu também nem me liguei muito na história da Tanásia, até pq achei que esse assunto teria pouca ou nenhuma repercussão no enredo. Já as demonstrações de poder de Melisandra me deixaram bastante curioso, pq acho q serão necessárias explicações nos outros livros.
 
Sobre a tal da Tanásia...

Incrível! Estava pensando porque Lorde Hoster teve o fim que teve: atormentado, pedindo tanto perdão. Meu, você tem noção que a Lisa era mais gata que a Catelyn, ele deu para ela um anticoncepcional do capeta que não só matou aquela criança, mas todas as outras no ventre de Lisa? A única criança que sobreviveu foi Jon Arryn que nasceu doente e quase morto para o resto da vida. Todos os outros foram natimorfos, etc. É, Lorde Hoster desgraçou mesmo a vida da filha...

Sobre reler a obra antes da série:

Estou gostando muito! Fico imaginando se o capítulo que estou lendo está no começo ou no meio da série, de que forma ele será apresentado, enfim. Estou curtindo muito reler esse livro. Já faz tempo que o li e tinha esquecido muito coisa. Bacana reenontrar algumas situações e personagens!:joy:
 
Última edição:
Um pergunta que de tão óbvia acho que é idiota: Existe alguma declaração de Martin sobre a relação entre a expressão "valar morghulis" e Tolkien? Como eu disse, parece uma referência tão óbvia que nem sei se o autor precisaria se manifestar, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo